Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amarildo Caetano

    É preciso aumentar as candidaturas indígenas,para combater o fas. cismo

    Responda
  2. Amarildo Caetano

    Como teve 2400 candidaturas indígenas e 241 eleitos ,dez por cento se elegeram .Um bom número.  preciso multiplicar o número de candidatos,para combater a extrema direita

    Responda
  3. jose prado

    O maior risco é o eleito adotar as praticas do político tradicional, corrupto, leniente e populista!

    Responda
  4. Cassio Vicinal

    Oxalá que essa força cresça e que o respeito pela diversidade e pela autonomia dos povos indígenas se torne uma realidade cada vez mais presente. A proteção dos direitos desses povos é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

    Responda
  5. Cláudio Bambirra Machado

    Infelicissimamente, nossa tradição em mascarar grandes violências em normalidades cotidianas ao mais genuíno estilo fascista, piorou. Os povos originários, vítimas prediletas desse processo, são heróis q lutam contra tudo e todos com as próprias vidas p preservar e crescer dentro de seu modo de vida. Únicos que preservam as florestas. Suas áreas são de verde contínuo ilhadas pelas atrasadíssimas fazendas de gado extensivo tipo século XIX: confiram. Vivam os povos originários do Brasil sempre!

    Responda
  6. Cláudio Bambirra Machado

    Infelicissimamente, nossa tradição em mascarar grandes violências em normalidades cotidianas ao mais genuíno estilo fascista, piorou. Os povos originários, vítimas prediletas desse processo, são heróis q lutam contra tudo e todos com as próprias vidas p preservar e crescer dentro de seu modo de vida. ÚNICOS que preservam as florestas. Suas reservas são de verde contínuo ilhadas pelas atrasadíssimas fazendas de gado extensivo tipo século XIX: confiram. Vivam os povos originários do Brasil sempre!

    Responda
  7. Paloma Fonseca

    No catálogo de escolas do Inep é possível consultar quantas escolas estão em terras indígenas: existem três mil, quinhentas e oitenta e nove escolas em terras indígenas, entre estaduais e municipais. Então entendo que a educação formal é uma pauta que extrapola o governo federal e também diz respeito aos municípios e estados: construção de escolas, contratação de professores indígenas, organização da pedagogia da alternância, por exemplo, são pautas de interesse local.

    Responda
  8. João Leite Leite

    Mas. Aí a solução é criar partidos indígenas. Com candidaturas exclusivas de índios para trabalhar em prol dos indígenas.

    Responda
  9. José Cardoso

    A representação proporcional torna os partidos fundamentais. Não adianta, como bem ressalta o Krenak, indígena votar em indígena nas câmaras. É preciso votar em um partido comprometido com a causa, pois é bem possível que os votos minoritários desses povos ajudem a eleger outras pessoas do mesmo partido.

    Responda
  10. julio salles

    Em razão das raízes violentas da colonização, que expulsou os povos originários de suas casas, "terras", e escravizou africanos, a sociedade brasileira continua com esse nível absurdo de violência que todos queremos resolver, mas para isso precisamos tirar a sujeira de baixo do tapete e reconhecer com alegria os benefícios culturais africanos e originais.

    Responda
  11. NACIB HETTI

    Muito boa análise. O Ailton é um dos poucos líderes indígenas que usam a cabeça política. Muitos outros usam cocares carnavalescos.

    Responda