Equilíbrio e Saúde > Não é possível voltar ao modelo original do SUS, diz Armínio Fraga Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O custo da doença sobe rapidamente, paÃses ricos estão rebolando para pagar custos. No Brasil, o câncer será a primeira causa de morte em 2030, cada dia câncer entre pessoas mais jovens aumenta, Alzheimer e diabetes continuam subindo. Esse custo será impagável. Focar somente na assistência aos doentes eh um erro. Na saúde o governo deve reduzir a carga da doença na população, articular promoção da saúde, prevenção de doenças e assistência. Público e privado precisam ser complementares.
Por mim, gente da laia de armÃnio fraga pode morrer na sarjeta a espera da "remoção" do Einstein.
Mesmo essa pessoa não servir nem para esterco! Sim verdade! Serviço público de saúde, dentre outros, não deveria ser universal, é para quem precisa. Desde o SAMU até os Serviços de Imunização e Vacinação. Nenhum serviço público deveria ser oferecido gratuitamente a quaisquer pessoas fÃsicas com renda individual mensal acima de 10 salários mÃnimos, independente da renda familiar e ou empresas jurÃdicas com porte declarado/anuÃdo acima de 10 salários mÃnimos. Simples assim.
Lamentável que esse senhor venha em pleno 2024, pós-pandemia, defender a "privatização" do SUS. Falar de 4% do PIB para saúde, mas esquece de 48% do PIB que vai para a dÃvida pública nunca auditada!
O modelo original do SUS nunca foi realmente implementado por pressão e ação de pessoas como Fraga. Duas coisas importantes que ele diz e mostram o que quer: "não conheço o campo da saúde" e "as OSs funcionam muito bem em São Paulo"! O desfinanciamento do Sistema Único de Saúde é proporcional ao aumento do lucro de serviços privados de "saúde" muito ruins. A base do SUS é a prevenção. Tratar a saúde é diferente de tratar a doença visando o lucro. Sugiro ao economista que se torne usuário do SUS.
E a privatização, essa ladainha de que sempre é mais eficiente, pode gerar resultados terrÃveis, como o episódio de pessoas transplantadas que se contaminarem com AIDS pela atuação de uma empresa privada de realização de exames cujo objetivo era o lucro a qualquer custo ( no caso o custo foi a contaminação das pessoas) e a maravilhosa Enel oferecendo serviços maravilhosos de energia elétrica em São Paulo.
O modelo original do SUS nunca foi realmente implementado por pressão e ação de pessoas como Fraga. Duas coisas importantes que ele diz e mostram o que quer: "não conheço o campo da saúde" e "as OSs funcionam muito bem em São Paulo"! O desfinanciamento do Sistema Único de Saúde é proporcional ao aumento do lucro de serviços privados de "saúde" muito ruins. A base do SUS é a prevenção. Tratar a saúde é diferente de tratar a doença visando o lucro. Sugiro ao
ArmÃnio Fraga foi desenterrado do lixo da história para vir propor a destruição do SUS. É um serviçal dos banqueiros e a opinião dele vale tanto quanto um bocejo.
CLARO ! O MINISTRO Adib JATENE QUE EXIGIU A CRIAÇÃO DA CPMF PARA SUSTENTAR O SUS, Jà MORREU. E A CPMF, QUE PODERIA INJETAR 3% DO NOSSO PIB (NÃO CHEGA NEM A METADE DO PAGO DE JUROS REAIS PELO PAÃS), NÃO EXISTE MAIS. AFINAL ÔNDE ELA SE FOI? CONTA PRA NÓS AFINAL VOCE FOI CONTEMPORÂNEO DO MINISTRO DA FAZENDA QUE FALAVA " O QUE É BOM A GENTE FALA E O QUE É RUIM A GENTE ESCONDE"
Quando aparece uma figura dessa, sem nenhuma autoridade sobre o assunto, desfiando ilações e senso comum, é porque já existe projeto com inÃcio, meio e fim, e estão começando a amaciar a opinião pública. E figuras como essa também já possuem seus candidatos e candidatas "reformistas", devidamente financiados(as). Vamos acompanhar com atenção.
Sr. Fraga, para o bem da saúde deixe o SUS em paz! Quer mudar lei pétrea? Só com outra constituição. Sistema Único de Saúde SUS, esse é o plano.
$u$
Entrevistem quem usa e quem trabalha no sistema para saber como funciona. Pedir opinião sobre o sistema público de saúde para um banqueiro que admistra fundos ( provavelmente de empresas de planos de saúde) é no mÃnimo perturbador. Ele fala do sistema inglês no qual o SUS foi inspirado. Margareth Thatcher quase destruiu o sistema inglês, que começou a ressuscitar com o conservador Boris Johnson quando ele próprio precisou durante a o pandemia. Sabem como funcionava a acesso à saúde antes do SUS?
O retorno do ArmÃnio Praga. Grande emissário dos abutres do mercado financeiro.
Com saúde não se brinca! E dinheiro para pagar juros reais astronômicos não podem faltar, né? LEMBRO-ME DO GRANDE MINISTRO DA SAUDE - ADIB JATENE, QUE AMEAÇÕU LARGAR O MINISTÉRIO CASO NÃO TIVESSE RECURSOS. Aà A TURMA DA BUFUNFA TEVE QUE APROVAR A CPMF, QUE INJETOU QUASE 3% DO PIB NA SAÚDE. POR FALAR NISSO, CADÊ A CPMF? O CORTE NO EXCESSO DE JUROS PAGOS Dà PARA RETORNÃ-LA PARA A SAÚDE, NÉ?
E lá vai a FSP servir ao lobby da saúde privada… Vcs não tem vergonha não?
Batedor de carteira avisando qual bolso ele vai atacar daqui em diante.
É um cara de pau...e a Folha publica um texto que num tem nada...nenhuma proposta. Uma conversa de bar bem rasa
Será que ele sabe o que é viver e morar nas beiradas.
O pilantra quer transferir dinheiro público para enriquecer o setor privado
Gente! Vocês repararam que ele não tem ideia nenhuma? Nenhuma proposta? Tudo tem ainda que ser estudado. A única certeza que ele tem é a de entregar um pouco mais de dinheiro público para os privados. As OSs em SP deram certo para quem?
Um capitalista chefe que quer capitalizar em cima do pobre brasileiro, ca-na-lha.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Terceirizar é piorar o serviço para o pobre consumidor e arrecadar bilhões aos prestadores dos serviços de baixa qualidade. Afinal classe media baixa e pobre quase que não é gente.
Não à privatização do SUS!
Ele já está pensando alternativas para encher os bolsos e deixar o povo mais à mÃngua.
Longa vida ao SUS. Aos desmemoriados lembro a importância do SUS na pandemia, mesmo com a ação deletéria do governo danoso da época.
O que ele quer não vai funcionar. O privado sonha em ter o governo alimentando os seus lucros. Eles deveriam buscar clientes entre os que podem e querem pagar pelo serviço cuja qualidade está sempre atrelada ao custo caro. A lógica é gerar um lucro robusto. Ao governo cabe fornecer serviços de qualidade aos que não podem e não querem pagar tão caro por algo tão importante como a saúde e que por isso não deveriam se submeter à ganância de espertalhões.
ordinário da cara de pau
esse sat|a.nas adora gente pobre e só quer o bem deles, me faça uma garapa
Inacreditável!
A Folha deveria ter mais escrúpulos em publicar isso, numa semana em que uma parceria público-privada fez com que pessoas que receberam transplantes fossem contaminadas com HIV. O Brasil tem o 2o maior sistema de transplantes do mundo, público e portanto, associado ao SUS. Com certeza laboratório públicos, como vinculados a universidades, teriam condições de fazer tais exames com segurança. Agora um laboratório privado (que beleza de parceria!) pode nem ter realizado os testes nos doadores...
Que nojo.
Saúde Pública é Justiça para injustiças.
Não é possÃvel, segundo o ArmÃnio, que certamente não tem nada a ganhar com o modelo hÃbrido.
As intenções são boas, mas há casos desastrosos de gestão terceirizada.
O golpe tá aÃ. Esse povo não têm escrúpulos. A sanha não tem limites. É o fim ...
Segurança, saúde educação e seguridade social é dever moral e integral de estado. Eles mais pra onde "crescer" ... Daà o ataque. A argumentação é pobre e rasa.
ArmÃnio Fraga abusa de seu lugar na história por sua participação no plano Real. Mantidas as devidas proporções, o que ele propõem é um sistema de gestão similar ao da energia elétrica. E vejam que serviço eficiente e maravilhoso, vide o caos que a cidade de São Paulo encontra-se nesse final de semana. O objetivo é unicamente preservar espaço no orçamento para juros mais altos e mais empresas serem régia e seguramente pagas para prestar um serviço que deveria ser obrigação no estado.
Se acabarem com a corrupção vai sobrar dinheiro no sus.
Excelente texto! Modificação no sus inclusive na saúde complementar (plano de saúde). Você paga um plano B e não pode ir no hospital que gostaria de ter atendimento, apenas nos conveniados, isso não favorece a concorrência e qualidade de atendimento.
O Armindo é o tÃpico neoliberal que acima de tudo e todos, o lucro fácil. Privatizar a saúde é o maior desejo destes capitalistas de meia tigela. Este senhor deveria ter um pouco de vergonha. Os apagões de metrô, energia elétrica e o custo pata o consumidor deveria falar mais alto, mas não paracestevtipo de gente.
O SUS tem que melhorar e não fingir que vai melhorar e esculhambar. O modelo brasileiro é melhor que o europeu e americano. Precisa apenas de mais dinheiro.
Pobre Arminio Fraga, entrou num corredor polonês ideológico, é liberal pra cá e neoliberal ora lá e dá-lhe xingar o moço. Entendo que ele presta um serviço público ao revisitar criticamente o SUS e os planos privados. A ideia de uma lista básica mÃnima de tratamentos nos planos parece boa, pra deixar as coisas claras e diminuir a taxa usura. Por outro lado, o escândalo dos órgãos contaminados exige que se repense a participação particular nas propostas. O mercado no Brasil não é calvinista.
Fiquei aliviado om a saÃda do capetao, mas esse discurso da esquerda caviar, da muito no jo: - "o sus é maravilhoso mas eu só quero usar hospital particular" - dá para entender a nova surra nas urnas, grande parte está presa na revolução cubana.
Privatize as escolas Privatize a saúde Privatize a polÃcia Privatize a aposentadoria do trabalhador Privatize o ar que respiro Privatize a vida
Sei que quem teve covid e deu entrada em hospitais públicos teve o dobro de chances de morrer em relação aos que podiam ir a um hospital privado. Está bem ruim, tem que mudar, e quem usa a rede privada tem obrigação de clamar por mudança, senão parece hipo crisia.
Caro Marcelo, se vc considera que hospitais de ponta têm baixa mortalidade não pelos recursos que dispõe realmente vc tem um ótimo argumento para se convencer que todos os maus números do SUS, não tentarei mudar, mas oque vejo são famÃlias nas emergências públicas buscando de todas as formas transferir o ente para rede privada, nunca ao contrário.
Prezado Roberto, vou tentar mais uma vez, a ciência não se presta para dizer quem é que vai morrer ou viver neste, ou naquele hospital. Ela pode fazer a seguinte afirmação, a mortalidade hospitalar reflete a mortalidade da população que o hospital atende. Assim, hospital que atende ricos, tem mortalidade baixa, não pelos recursos do hospital, mas pelas caracterÃsticas da população. Grandes emergências públicas tem equipes e experiência em atendimentos de alta complexidade, hospital privado não.
Voltamos ao tostines, o pobre morre mais por só tem acesso ao acompanhamento/atendimento de saúde do sus ou no sus a chance de morrer é muito maior por que so atende os pobres? Não faz sentido dizer que na covid dois irmãos gêmeos, pobres, ambos com gravidade alta, um vai para o hospital regional do estado o outro para o Albert Einstein e pelo seu raciocÃnio ambos têm a mesma chance de morrer? Não consigo entender.
Prezado, estou falando em ciência, ou seja estatisticamente. Os trabalhos mostram que o determinante de mortalidade das populações é a renda e não o hospital que as atende. Foi isso que eu disse. Assim, se um hospital super caro atender uma população miserável, a mortalidade será a mesma que um hospital público. As emergências públicas recebem os grandes traumas e os doentes mais graves. Elas tem equipes próprias para isso. Os hospitais privados não estão preparados para atender emergências.
Não sei se entendi Marcelo, parece a propaganda do tostines, vc não estaria corroborando com meu comentário ao dizer que a população de baixa renda morre mais porque usa o SUS? Ou vc quer me dizer que se a baixa renda usasse o sirio, morreria igual?? Realmente fiquei em dúvida. Se a pessoa chega com embolia e é pobre mesmo se for atendida no Copastar vai ter mesma chance de morrer porque é pobre? Muita dúvida.
Prezado Roberto, o melhor indicador de expectativa de vida é a renda. O hospital simplesmente repete a expectativa já determinada pela renda. Portanto, não foi uma questão do hospital, mas de renda da população. Se os hospitais privados atendessem a população pobre, a mortalidade seria a mesma que a dos hospitais do SUS. Não sei se fui claro…
Não passa de um rico egoÃsta!!
Mesma ladainha desde 2019
E l e fala isso desde 2019....
Não me venha falar mal do SUS, ele é maravilhoso, fantástico, um exemplo. É o que dizem , pois eu não uso, até vacinas dou na rede particular, mas como quase todos aqui que só usam hospital particular, também gosto de falar que ele é tudo de bom, para os pobres, né?
Quando a coisa pegar, você vai descobrir o verdadeiro SUS. Desculpe me, não queria escrever isso, mas é a verdade. Mais cedo ou mais tarde, a não ser que você pague tudo do seu bolso, que no Brasil é possÃvel já que se pode descontar do imposto de renda, todos precisam do SUS.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > Não é possível voltar ao modelo original do SUS, diz Armínio Fraga Voltar
Comente este texto