Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Caio Carvalho

    A empresa não quer resolver, ela quer “melhorar aos poucos”, quando lhe for conveniente e o consumidor que se lasque.

    Responda
  2. Gerson Risso

    Cadê o prefeito?

    Responda
  3. Gerson Risso

    Ao invés de dar prazo, enel faz anúncio na TV descrevendo o nós já sabemos.

    Responda
  4. AILTON SOUZA

    Se a Anel se esquivou de dar um prazo pra restabelecimento dos serviços de energia é que no contrato não consta prazo, aí meu amigo fica a Deus dará, daí esse contrato tem que ser revisto.

    Responda
  5. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    A responsabilidade primária é da Enel, mas quem é o responsável pela zeladoria da cidade? Que inclui o monitoramento constante das árvores, se estão doentes, com cupins e das podas, que são mau feitas? A cidade cinzenta precisa de mais árvores para diminuir a sensação de calor, mas de cuidados também. Fica só na especulação imobiliária com a nova lei de zoneamento e não produz áreas de drenagem e absorção do excesso de chuvas, se não é apagão, é enchente, bueiros entupidos e pouca área verde.

    Responda
  6. Armando Moura

    Não tem que privatizar infraestrutura, tem que comprar eficiência de serviços com parceria público privada. Mas isto não dá dinheiro para distribuir com cumpadres. Fora temer, Arminio, Bolsonaro, Tarcísio , Nunes árvore podre.

    Responda
  7. Armando Moura

    Estão enchendo o furosoh de dinheiro, então não tem planos de emergência, não tem simulações de crises, não tem inspeções de linhas, não tem planos de manutenção robusta, mas senão pagar corta.

    Responda
  8. fernando oliveira de souza

    Nunes perdeu meu voto.

    Responda
  9. Mario Donizete Pelissaro

    Essa é a SP do Nunes

    Responda
  10. Jose Roberto X de Oliveira

    Gostava mais quando era estatal. Tinham equipes em número suficiente para o atendimento de emergência. Os funcionários eram bem treinados e tinham bons salários e benefícios. Os equipamentos eram de ponta. O lucro era reinvestido na companhia para se manter eficiente. Hoje os donos só querem lucrar e explorar os funcionários e deixam os equipamentos obsoletos

    Responda
  11. Waldir Roque Maffei

    Acho que o problema é do governo Lula! (rsrsrs)

    Responda
  12. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O ditador que está no governo do estado que privatizou a SABESP, usando todo o s3u esforço, deveria usar a mesma dinâmica para a ENEL. Bem, a grande preocupação dele atualmente é reeleger o seu capacho predileto

    Responda
  13. Paulo Luizona Castagnao

    Tira essa empresa fora, já provou a incompetência. Estatizar é a melhor solução, ou uma parceria público privada!

    Responda
  14. Sandra Losa

    Se fosse pública o governo já estava dando satisfação e anunciando investimentos. Lamento só pelos contrários à privatização, o resto, tem o que merece.

    Responda
  15. Eduardo Freitas

    O governo estadual deveria reativar a antiga Eletropaulo. A Enel já é prova que privatizar não é o melhor caminho. Já deu ruim.

    Responda
  16. ROGERIO M CORTEZANO

    Poda é responsabilidade do atual prefeito. Se nem podas foram feitas, imagina o resto - e tem paulistano que quer +4 anos disso.

    Responda
  17. Carlos Prota

    Existe uma cláusula que anula o contrato de concessão de qualquer serviço chamada caducidade que é quando a concessionária não cumpre o contrato, como prestando serviços de forma inadequada , descumprindo as cláusulas contratuais que é o caso agora da Enel que inclusive e reincidente no mesmo problema. Falta dirigentes com coragem fazerem uso da lei e chutar essa empresa para fora do nosso país e uma empresa com sérios problemas em vários países do mundo prestando serviços medíocres .

    Responda
  18. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Os paulistas elegeram o Tarcísio. Agora, preparam,- se para reeleger o Nunes. Desgraça pouca é bobagem. Aguentem o que pediram.

    Responda
  19. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Os paulistas elegeram o Tarcísio. Agora, preparam,- se para reeleger o Nunes. Desgraça pouca é bobagem. Aguentem o que pediram.

    Responda
  20. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Os paulistas elegeram o Tarcísio. Agora, preparam,- se para reeleger o Nunes. Desgraça pouca é bobagem. Aguentem o que pediram.

    Responda
  21. Lis P F

    Governo Federal.

    Responda
  22. Maria cecilia Camargo aranha lima

    E, pra ajudar, NENHUM guarda de trânsito para mitigar as consequências entre Alto de Pinheiros e Itaim Bibi. Quase todos os faróis quebrados, impossível cruzar a Faria Lima ou Juscelino Kubitscheck ! Isso num sábado, imaginem se fosse durante a semana… CAOS TOTAL!

    Responda
  23. Genésio Marcelino

    Os prós da privatização: não é reduto político de favores; não aceita funcionário improdutivo; não é cabide de emprego; não fica refém dos funcionários e sindicatos; tem melhores resultados para a população: não tem corrupção, pois tem dono: não tem desperdício de material, seja humano ou de transformação, e muito mais que, nem dá pra enumerar os prós. Os contras: não é viável aos interesseiros de plantão e aos concursados que acham que a máquina pública é teta de mãe pra mamar deitado.

    Responda
    1. Karina Akemi

      Genésio agora faça os prós e contras de coelhinho da páscoa e papai Noel por favor.

    2. Karina Akemi

      Alô lojas Americanas?

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Não existe corrupção em empresas privadas realmente. Com licença, por favor: hahahahahahahahahahahahahaha. Pronto! Do que falávamos mesmo, rs?

    4. Marco A Moreira

      Perfeito. A Embraer é uma das maiores fabricantes de aviões porque foi privatizada.

    5. José Davi

      Tanta eficiência que nem energia tem.

  24. Iago Mariano

    Privatizações terríveis feitas em São Paulo pelo prefeito e governador. É preciso desfazer essas duas privatizações, da água e da luz, urgentemente. Ambas já provaram que não deram certo e que estão prejudicando o povo.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Não foi o prefeito que privatizou.

    2. VICTOR FUJITA

      Enel não é privatizado, por isso que está desse jeito...

  25. Hernandez Piras

    A verdade, que os extremistas de ambos os lados preferem omitir, é que somos péssimos liberais e socialistas abomináveis. Administramos muito mal as empresas estatais e privatizamos muito mal, quase sempre para os amigos. Esquerda e direita atuam no Brasil segundo baixos padrões de governança, sempre em proveito de sua clientela. O efeito disto são os escândalos da Petrobrás, a escandalosa privatização da Sabesp e a escandalosa ineficiência da Enel.

    Responda
  26. Geraldo Majela Guimarães

    Esse negócio de privatizar serviços essenciais tipo: luz, água, saúde, transporte público não dá certo! Empresário não quer o bem do povo, só quer lucro. Deveria ter uma emenda na constituição proibindo esses tipos de privatização. Parcerias com a iniciativa privada sim, entregar o "filé" para os empresários. Nunca. Acho que o povo brasileiro com o tempo tomará iniciativas para consertar essas lambanças que os políticos estão fazendo.

    Responda
  27. Antonio Costa

    A turminha paulistana do uber , rapi , e das turminhas de rede social preferem acreditar nas bobeiras do mister M . Da nisso

    Responda
  28. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Em breve será com a água. Aguardem.

    Responda
  29. Idario Costa Junior

    Enel não é privatizada: é controlada pelo governo italiano. Tem que ser muito vira-latas nessa ladainha de entregar setores estratégicos para a iniciativa privada - nacional ou de outros países. E o mau caráter do governador fez o mesmo com a Sabesp.

    Responda
  30. Lis P F

    Enel é governo Federal.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Lis, você acredita mesmo na mentira, não? Mesmo a mentira mais descarada. Todos sabem que a Enel é subsidiária de uma empresa italiana. E quem fiscaliza seus serviços são os governos federal e estadual.

    2. Sam Duart

      Vc que é ignorante Vinicius. Mesmo sendo uma multinacional se ela detém os serviços de outro país, logo é privado porque não pertence mais ao nosso. É o mesmo que a Petrobrás comprar uma companhia de outro pais e esse país afirmar que a empresa ainda é estatal. Nem todos tem cérebro de ameba.

    3. Vinicius Branco

      E controlada pelo Governo Italiano. É como a nossa Petrobras - é sociedade de economia mista, mas quem manda é o governo, porque é o dono da maior parte do capital votante. Seja por ignorância ou má fé, os comentaristas da esquerda insistem em ignorar esse fato.

    4. Sam Duart

      Fake News deslavada. A Enel é uma empresa multinacional de economia mista sediada na Itália.

  31. Lis P F

    A Dilma fez esse contrato muito duvidoso. Recentemente o ministro do Lula renovou.

    Responda
    1. Sam Duart

      Enel assumiu o comando em 2018. Distorcendo fatos.

    2. Sam Duart

      Enel assumiu a antiga Eletropaulo em 2018 no governo de Michel Temer. Distorcendo fatos.

    3. Sam Duart

      Fake News .Enel assumiu o controle da antiga AES Eletropaulo em 2018 no governo de Michel Temer.

    4. Julio Shiogi Honjo

      É o governo federal que privatiza concessão estadual? Então não foi o Tarciso que privatizou a Sabesp, certo? Então porque fez propaganda dizendo que foi ele? É mentiroso?

    5. Sam Duart

      Contrato com a Enel Itália foi fechado em 2018 para entrega da antiga AES Eletropaulo no governo de Michel Temer. Pare de espalhar fake news.

  32. Daniel Vitorazzi

    Governantes covardes adoram privatizar...não é com eles, afinal. Mas os lucros são privados, e só aumentam.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Daniel, vc parece não saber, e portanto desde já está desde logo perdoado. A Enel Brasil é controlada pela Enel Italia, que por sua vez é uma estatal. Logo, filho de peixe peixinho é. Entendeu?

    2. Sam Duart

      Privatizam os lucros e socializam os problemas. Assim é fácil governar.

  33. Wilson Luiz Antonio

    O alienado eleitor paulista não leva isso em consideração na hora de votar. Estão todos colonizados pelo antipetsmo oco e pelos boatos de internet. É capaz de dizerem que a culpa é do governo federal, que não podou as árvores lá no Morumbi. Pensei que o problema fosse só com os provincianos reacionários do interior, mas constato que a acefalia política é geral.

    Responda
  34. Diogo Ferreira

    O mundo faz projeções das mudanças climáticas desde a ECO Rio 92. A privatização propunha melhoraria da eficiência para as demandas dos "novos tempos". Alegar clima para a letargia é ridículo, com tantos dados de projeções climáticas disponíveis essa empresa já deveria estar preparada para manter a energia durante o Apocalipse. Com certeza economizam com equipamentos e funcionários pra fazer mais lucro.

    Responda
  35. Julio Shiogi Honjo

    Serviços privatizados ou terceirizados a mil por hora em São Paulo: eletricidade e transporte. Prenuncio de que o fornecimento de água também estará no mesmo nível em breve

    Responda
  36. César de Oliveira lima

    Privatiza a Enel que resolve.

    Responda
  37. Carlos Nogueira

    A propósito, Tarcisão, meu amigo com cara de goiaba, responda a este humilde cidadão: onde foi parar a grana da privatização da Sabesp? Do jeito que o senhor é competente, tenho certeza que conseguiu reverter tudo para o povo, sem caixa 2 e sem remessa para as Ilhas Cayman.

    Responda
  38. Sam Duart

    Agora a culpa é do tempo. Então vão privatizar o gabinete do São Pedro também?

    Responda
  39. wanderley dantas

    Interessante é que é um acontecimento que após a privatização não têm responsáveis!! No tempo que era estatal era um pressão extremada..

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Quem disse que não tem responsáveis ? A responsabilidade é da Enel. Correto? Que enfim vai ser chamada pelo governo federal para prestar contas.

  40. Ricardo Candido de Araujo

    "Eventos climáticos extremos" é a famosa conversa mole para boi dormir! Como a concessionária de energia da região metropolitana de São Paulo, onde residem mais de 20 milhões de pessoas, pode ser pega de surpresa assim? No meu celular a Climatempo já alertava, imagine uma empresa que deve comprar esse serviço, portanto, com acesso a informações muito mais completa, não sabia? Desculpa mais que fajuta, desonesta.

    Responda
  41. Gerson Risso

    Padrão ENEU

    Responda
  42. Leonilda Pereira Simoes

    A cidade já não é arborizada e isso nem passa pela cabeça do prefeito ou do governador. E, pior, a prefeitura não promove corte das árvores que causam perigo e replantio de novas no lugar. O básico nunca é feito. E Nunes já deveria ter tomado providências porque isso tem se repetido direto nos últimos anos. Mas só pensa em política, não na população, dá nisso. Economiza em funcionários e na poda de árvores e gasta rios de dinheiro para limpar, arrumar e, muito pior, pessoas morrem sem defesa.

    Responda
  43. Marcelo Pires Santana

    Fiquem tranquis. Quando privatizar tenho certeza que melhora.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Kkkkkkk Bando de trou X @ s . Viva a esquerda q écontra as privatizações

  44. Morgana Brígida

    Mas os intelectuais da população Paulista que acredita que o Nordeste, só vota no Lula pq sua população não estuda , e , eles sim sabem e entendem de tudo e são extremamente capazes, intelectualizados para votar nos grupos que apoiam medidas como " privatizar " tudo e qualquer coisa, estão no escuro?? Nossaaaa que barraaaaaaa!!!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Quem pensa não vota em Nunes, se já não fez a poda e plantio de novas mudas em casos de árvores prestes a cair, não fará jamais. Não interessa a ele nem ao governador, só querem se reeleger. A população não protesta, não enche as caixas de e-mail dos dois. E pessoas morrem por isso, o que não os afeta em nada. A cidade já sofre com a falta de milhares de árvores, as poucas que sobram caem por falta de cuidado. Mesmo nas alamedas chiques muitas estão podres por falta de cuidado.

  45. Armando Moura

    É óbvio que a empresa não tem a menor competência para cuidar de uma infra estrutura deste tamanho. Foi um erro brutal entregar a concessão em cima de uma crença que o privado faz melhor. Devia ter feito parcerias com o setor privado para serviços e com várias empresas. Fora Tarcísio Nunes temer Bolsonaro Arminio e os p..a toda. O que vai ser com a água?

    Responda
  46. Sam Duart

    Nossa que incompetência. É melhor privatizar. Não pera!

    Responda
    1. Gerson Risso

      Quando era light e Eletropaulo era bem melhor. Com a AES pioro, mas, agora está uma lástima.

    2. Ivo Broeing

      Eletropaulo levaria o dobro, porque não estaria nem ai para a perda de faturamento rsrsrsr

  47. Leila Barbosa

    16 horas sem energia. Privatiza que melhora ???

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Só para vc saber, Leila, a Enel é controlada pelo Governo da Itália. Melhor privatizá-la mesmo, porque esse modelo não dá certo em lugar nenhum do mundo.

  48. flávio paes

    Tinha o Magri do sindicato dos eletricitários que virou ministro e dizia que ele era “ imexivel”. Eletricitário fazia greve e pedia propina para mexer em cabine primária de energia na cara dura. O mais legal de tudo é ver gente que não passou por isto falando coisa sem ter a mínima noção.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Bolsonarista sempre tem uma mentira pra contar. Chama o Guedes pra privatizar a Enel.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      De onde tirou isso? Por mais de 15 anos implantei cabines primárias na área de concessão de Eletropaulo e nunca tentaram me extorquir. Será que eu simplesmente trabalhava direito?

    3. Marco A Moreira

      Perfeito!

  49. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Que culpa tem a ENEL das consequências de uma tragédia climática?

    Responda
  50. Rogerio Pontes

    Imagina um e evento realmente extremo… teve um vento forte e já fez isso tudo.

    Responda