Hélio Schwartsman > O povo de Hitler Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A Folha está impedindo a gente ler o editorial sobre as monocráticas do STF, queremos ver e ler! OrasilDemocracia!
—Como os alemães, um dos povos mais instruÃdos da Europa— a questão é que em geral isso se refere a uns 10% da população. O grosso dos alemães, assim como outros povos, eram e são ralé.
Caro Hélio, vou ler o livro, mas pode se constatar que, assim como o povo alemão à quela época, atualmente há povos que apoiaram e apoiam um criminoso de guerra no governo de His Rael , ele geram o ora inelegÃvel aqui e aceitam um tal de ex-coach abjeto , tudo com a complacência da grande im pren sa .
Impressiona determinados comentários insatisfeitos com os resultados das urnas, devido seu candidato ter perdido nas urnas, solta toda sua raiva achando ser aqui divã de psicanálise. A ascensão de Hitler é consequência da humilhação do povo alemão passou na 1ª Guerra Mundial e aceitou as propagandas de Hitler e apoiadores. As consequências foram trágicas, com 30 milhões de mortes, 6 milhões de judeus exterminados. Pena ainda existem indivÃduos em pleno século XXI ainda apoiam estas atrocidades.
Hélio, faça vc e seus amigos militantes de redação a pergunta de como vcs apoiam um ban dido, um ladrao para presidente em troca de dinheiro público? Pq vcs apoiam as arbitrariedades de Alexandre de Moraes pq acham que isso mantém os status quo que mantém o emprego de vcs. A hipocrisia é alma dos esquerdistas!
Seu Napoleão , como sempre, confuso invertendo os fatos e conceitos .
calma Nopô, acabou zporra haha
com o seu sobrenome dá para entender um texto absurdo desse
vocês o deiam Alexandre de Moraes porque é o único que faz que as leis sejam cumpridas, estavam acostumados a fazer e acontecer e ficava por isso mesmo, quer comprar um Rolex ou prefere um kit de diamantes? quem sabe um patek Philipe?
então nem precisa perguntar por que uns dos povos mais ignorantes do mundo apoiaram Bolsonaro e quejandos? neh? Entretanto, povos mais ou menos ignorantes, mais ou menos instruÃdos em todas as latitudes e longitudes sempre apoio essa gente que gosta não só de comer gente mas eliminar gente, e das piores formas possÃveis em nome de outras gentes.
Viu, Zé? Tudo você e eça velhiporka, que montaram a cena do B.O. de Jóia, Rolex, rrrooludo, sei lá que mais. Gente morta na pandemia? Tudo mentira, gastaram fortunas fazendo aqueles buracos, pra depois cobrir tudo de novo, só para fazer foto. Aquele povo morrendo no hospital? O olavão desmentiu de lá dos states, mostrou que fizeram no mesmo cenário da chegada do homem à lua. São Bozo, procurador dos indébitos, herói dos seBozos! Hahahahah!
Povo como vc, José, que se deixa levar pela velha e porca imprensa a atacar Bolsonaro e não ao ladrao de estimação desta imprensa.
O povo de Bibi
"Hoje sabemos melhor do que humanos são capazes." Opa, e como. Que o digam aqueles outrora vÃtimas de Hhhiitler, que encontraram as suas. Menos profissionais, mas repletos de um renovado ódio.
O colunista e outros podem escrever o nome H i tl e r , eu não. Escrevi um comentário e citei o sujeito e meu comentário foi para a moderação . Tambem não posso escrever I s r a e l, G a z a, g e n o c i d i o . P a l e s t i n a. e outras mais.
Cara Marina, a folha é muito democrática: *ninguém* pode escrever sequer Iiissrael sem que sua mensagem vá levar porrada lá no campo de concentração. Quem não deforma as palavras, que aguarde a boa-vontade da sençura. É que o sistema não informa quando uma mensagem foi torturada. Ao ver Pppaalestina escrito sem deformidade, pode crer que passou pelo porão e emergiu depois.
O livro inclui os industriais,como a companhia quimicaIG Farben, Krupp e Siemens-Schuckert que usaram trabalho escravo? E alguns colaboradores do governo alemão foram para os States, ex. o Wernher von Braun era membro do partido do Hitler, engenheiro dos primeiros misseis, depois da guerra foi trabalhar para nada menos que a NASA!
Marina! Será por conta disso que o peçoau de Porsche anda atropelando a escória? Hahahahah! Bem que combina.
Absolutamente afastando qualquer associação com o nazismo tanto para Lula como para Bolsonaro, mas tão-somente quanto ao que levou à liderança de ambos sobre um povo como o nosso, é de se pretender que algum historiador, quando voltarmos a tê-los independentes, se debruce sobre o tema, porque não pode haver dúvida de que já pelo temperamento desrespeitoso com tudo e todos de Bolsonaro e enganador de Lula, ambos se revelaram piores do que nosso povo, ao qual ainda lideram em parte. Namastê!
Darci. Eu falei com o nazismo! Você sabe que eu falei nazismo. E isso que está escrito aà em cima. Ou lá nos "cultos do templo" do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) muito frequentando por pseudosintelectuais frustrados além de ensinarem que todo aquele ama o Brasil apoia Bolsonaro também estão ensinando a ler errado? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Você quis afastar qualquer associação com o nazismo mas, desculpe, não conseguiu. A conotação de Bolsonaro com o fascismo é evidente. Já a de Lula só forçando muito a barra ... Namastê !
Correto. Qualquer povo é melhor do que seu governo. Para a polÃtica vão os piores.
João, você está certo. O tal Bibi quer exterminar aquele povo de uma vez por todas. Não sei se é ou não uma questão bÃblica do povo de Isaac contra o povo de Ismael, como dizem. O que eu sei é que se um cidadão mata outro e corre para casa , não se matar toda sua famÃlia para incluÃ-lo na chacina
Edmundo Jose Santiago: a biblia e a religião são os escudos que o governo do BN e outros antes dele usam para se apoderar da terra do povo nativo. Apregoam que o deus deles deu as terras somente para eles.
A propaganda é a alma do negócio. Gente mal informada nos dois extremos polÃticos são facilmente seduzidos a odiar seus opositores e desejar atrocidades aos que pensam diferente. Bastam alguns recortes em rede social ou um panfletinho de sindicato e logo surge o famoso apoio popular que justifica qualquer abuso. Sociedade hipócrita.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
É sempre bom nos lembrarmos da frase do filósofo George Santayana: "aqueles que esquecem o seu passado, estão condenados a repeti-lo."
O fato é que o nazismo não tem o monopólio da maldade. A humanidade repete essas atrocidades sistematicamente. Os negros sofreram atrocidades bem piores pelos impérios coloniais europeus. Os palestino estão sendo massacrados em sua própria terra. A única coisa que muda são as narrativas, assim como os alemães, outros povos são e serão coniventes com atrocidades, o povo é ludibriado pelos seus lÃderes.
Pô, Valdir, e eu me creio pessimista...
Continuando: o que mais me impressiona no holocausto é que os perseguidores dos judeus não foram só os militares e policiais nazistas. Foram os vizinhos e conhecidos, pessoas comuns que dividiam o mesmo mercado, a mesma escola, o mesmo time de futebol. Da noite pro dia tornaram-se algozes cruéis, inimigos. É a chamada "banalidade do mal". Isso não dá pra entender.
Acho que a maioria dos europeus fecharam os olhos para o que acontecia na Alemanha. Só quando Hitler tentou invadir outros paÃses, principalmente a União Soviética e a própria Inglaterra é que o jogo começou a virar.
Como um dos povos mais instruÃdos da Europa puderam apoiar Hitler? Penso que instrução não significa humanidade. Afligidos por uma crise econômica, sem perspectivas, humilhados por causa da I Guerra Mundial, se agarraram a um lÃder que pregava a eliminação do outro como único modo de salvação. Perderam o discernimento e embarcaram na monstruosidade. Infelizmente, não estamos livres disso.
A propaganda foi fundamental nesse processo. Muitas pessoas se acham informadas mas se nutrem intelectualmente por recortes do Instagram ou boletim de sindicato. O resultado é esse, um tentando culpar o outro, pregando adjetivos pejorativos sem nenhuma empatia pelo sofrimento alheio. Estamos em um cenário de polarização lastimável e a dor do próximo é o que.menos importa.
O massacre de srebrenica, tb conhecido como o genocidio de srebrenica, em 1995, com morte 8 373 bósnio muçulmano , foi nas barbas da Europa civilizada e ninguém fez nada.
A pergunta sobre como os alemães, um dos povos mais instruÃdos da Europa, puderam originar e suportar o nazismo por tantos anos me faz duvidar se de fato a Europa Ocidental era ou é assim tão desenvolvida. Vejamos: os dois morticÃnios mais sangrentos deram-se lá em pleno século XX, sendo que no segundo, há mÃseros 80 anos, pessoas estavam sendo assadas vivas em fornos industriais; e hoje vemos o retorno em vários de seus paÃses da ideologia que foi o germe do nazismo.
Karina, acho que as pessoas eram mortas com gases(Ziklon B) e seus cadáveres incinerados nos fornos crematórios.
Karina Kanazawq RIenzo: voce escreveu que" pessoas estavam sendo assadas vivas em fornos industriais "mas isso não ocorreu, as pessoas foram mortas em grande número através do uso de de gases venenosos como o Zyklon B espalhados nas câmaras de gás
As piores atrocidades da história tiveram os europeus como protagonistas. Não duvidaria eles se degladiarem, no atual momento, numa guerra nuclear pela Ucrânia.
É bom não nos esquecermos ainda do colonialismo europeu que depauperou boa parte do mundo. Há um bom livro lançado recentemente, que se chama O Ocidente, que desnuda esse mito que a chamada Civilização Ocidental criou para si mesma como mais avançada.
Não tem nada a ver aprisionar um povo e depois abate-los com gas com bombardear o paÃs invasor como os Aliados fizeram e fizeram mais de 7 milhões de vitimas civis que se deixaram dominar pelo regime. Os palestinos (2 milhões) que vivem lá , na democracia , vivem muito bem.
Os palstinos são prisioneiros no ghetto de Garza desde 20 06 /07 e qdo se rebelaram foram e estão sendo esxterminados com bombaas de quinhentos quilos cada.
Não tem nada a ver aprisionar um povo e depois oa colocar em fornos com bombardear um paÃs invasor como os Aliados fizeram com mais de 7.355.000 vitimas alemães civis , que se deixaram dominar pelo regime . Os palestinos (1.787.000) que vivem lá numa democracia vivem muito bem.
Não tem nada a ver escravizar um povo e depois enfia-lis em fornos com bombardear o paÃs invasor como os Aliados fizeram e mataram mais de 7.355.000 alemães civis que se deixaram dominar pelo regime nazista. Os palestinos (1.787.000) que vivem em Is , vivem muito bem.
Hitler é o eterno ideal dos que não querem estudar a História mas querem fazer "alguma" História, rápida e raivosa como uma Blitz de Panzers?
Assim como os na zis tas executaram o holocausto de ju de us, com a justificativa de que defendiam a "humanidade" deste "mal", hoje o governo de Is ra el mas sa cra o povo palestino, afirmando auto defender-se. PS: espero que este meu comentário não seja censurado!
Podemos pegar exemplos caseiros de culto ao autocrata e os que ajudaram a viabiliza-lo e as consequências hoje esquecidas. Tudo começou com empresários, liberais, forças armadas, ideólogos e lideranças religiosas; depois o establishment polÃtico e as instituições de Estado foram amarradas quando não instrumentalizadas. No final, já quase ninguém conseguia para-lo, ministérios funcionando com anti-ministerios, levando morte e destruição da natureza e de vidas. Trevas.
A diferença é que ele não usou câmaras de gás; hoje pega mal fazer isso. Tem maneiras mais discretas de matar.
Hoje os israelenses estão fazendo o mesmo com o povo palestino.
Desculpe Oswaldo. Não tem nada a ver escravizar um povo e depois queimá-lo em fornos com bombardear o paÃs invasor como os Aliados fizeram e mataram mais de 7.355.000 alemães civis que se deixaram dominar pelo regime nazista. Os palestinos muçul. (1.787.000) que vivem em Is , vivem muito bem.
Normalizando o nazismo. Então pela nossa perspectiva teórica atual o nazismo não foi tão ruim. Afinal o povo oprimido pelo nazismo agora pratica genocÃdio.
A história se repete mundo apenas os personagens. Que dizer das monstruosidades que o lÃder do povo israelense comete nesse momento contra crianças, mulheres e pessoas idosas.
No livro ''The people of Yellow'' há uma história semelhante.
Só nunca explicaram foi o 0l0kaust0o. Com bwtalhas nas frentes leste, oeste, sul e no mar, por que secretamente gastar esforços em matar inocentes, mulheres e crianças? Mais ou menos o que ocorre hoje na terra prometida ao povo escolhido
Tudo o que aconteceu naquela monstruosidade está muito próximo de nós... a falta de empatia diante de setecentos mil mortos. O uso da imprensa à época com suas fk é o mesmo de hoje... não é mera coincidência... os fatos sempre se repetem... por um por cento dos votos a gente estaria rumo ao abismo... com a democracia ainda mais atacada e o supremo golpeado.. não devemos nos esquecer...
Estamos cheios de autocratas no executivo que vc elegeu e no judiciário atual!
Excelente observação!
E os que apoiam Netanyahu? É a mesma cabeça
Aqui as pessoas apoiam Nunes, Bolsonaro e etc. então não acho difÃcil crer que muitos apoiaram Hi tler.
E grande parte queria eleger o lamacento, depois de ter eleito o misógino agora ine le gà vel. Tomadas as devidas proporções bem identificadas, erros grosseiros de todos os lados.
Vitoria provavelmente está certa.Nenhum ser humano tem apenas méritos e nenhum tem apenas defeitos. Dizem que Stalin era um bom poeta e, bem ou mal, industrializou a União Soviética e foi o principal responsável pela derrota da Alemanha.Hitler foi pioneiro nas campanhas antitabagismo, baixou uma lei proibindo a vivissecção de caes na Alemanha, promoveu a melhoria das condições de trabalho, com locais mais iluminados, arejados e mais áreas verdes, idealizou o Fusca e construiu as famosas estradas
Méritos? Quais?
Não entendi quais seriam os seus méritos. Os saudosistas na Alemanha dizem que ele construiu as autoestradas. Com trabalho escravo.
Que comentário chocante!!! Quais seriam os "méritos" do autodenominado Führer??? Você acha possÃvel desvincular esse homem da ideologia por ele criada, disseminada e que causou uma das maiores tragédias da história, inclusive para seu próprio paÃs???
Na frase "Como um dos povos mais instruÃdos da Europa, puderam apoiar Hitler?", precisa ser repensada, serviu como uma das bandeiras antinazistas no pós guerra, mas hoje observamos o retorno da extrema direita, na mesma Europa e em outros paÃses tidos como avançados. O fenômeno talvez se explique pela própria natureza humana, viemos de um passado belicoso, protecionista, xenófobo. Em resumo, podemos encarnar o lobo ou o cordeiro, quando as circunstâncias são favoráveis.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O povo de Hitler Voltar
Comente este texto