Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Muitos aqui cobram o PT pelas alianças. Alguém sabe dizer o que teria sido se o PT permanecesse o “radical” que não admitia aliança alguma? Eu não faço a menor ideia mas não posso concordar com a opção que destruiu eleitoralmente e moralmente o PT perante o povo de direita, sim, o povo é de direita, que foi a de tentar comprar diretamente em espécie o apoio dos centrões da vida na ilusão de assim permanecer no poder e um dia implantar o seu programa.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Talvez o próprio desgoverno Bozo seja o exemplo do que poderia ter sido uma tentativa de governar sozinho sem o Centrão. Se não capitulasse teria sido defenestrado, ou alguém se esqueceu que o Centrão era sinônimo de ladrão para o bozonarismo?

  2. Hamilton Octavio de Souza

    O PT perdeu. Mais uma vez o PT ignora suas origens para repetir desvios políticos e éticos do lulismo. Se quiser recuperar credibilidade e se renovar precisa rever seus erros: 1) Não puniu os envolvidos no mensalão; tentou superar o desgaste em aliança com partidos e grupos oligárquicos fisiológicos. 2) Não expulsou do partido os envolvidos no petrolão; tentou apagar o escândalo com negacionismo do assalto à Petrobras. O lulismo sempre fortalece a direita fisiológica. Vide eleições passadas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por que só o PT faria isso? Mesmo não sendo o partido com mais integrantes envolvidos nos escândalos o PT foi o que mais lideranças históricas perdeu. Personagens como José Genoino e José Dirceu foram excluídos da vida pública. Queria mais ou um haraquiri?

  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Não sabemos a resposta da pergunta no último parágrafo? Pelo contrário, sabemos muito bem que o centrão prefere se alugar e ficar "anônimo", contanto que receba o seu mensalão cada vez maior.

    Responda
  4. Marco Antônio Drumond

    Em Curitiba, pelo que a mídia divulga, os dois candidatos são bolsonaristas. Aqui em Belo Horizonte, eu acho difícil vencer. A rejeição é maiúscula!

    Responda
  5. Marcus Figueiredo

    O grande vitorioso da eleição municipal foi o orçamento secreto.

    Responda
  6. José Cardoso

    A oportunidade perdida foi a divisão da esquerda pós Sarney. Psdb, pdt e pt passaram a brigar entre si, e preferiram se aliar a adversários mais à direita como Pfl e Pmdb que entre si.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Cersão, meu bão-ótemo, creio que virou um só bagúio, dereita-rede-máquina, composta por puros sangue-ruim. Não creio que seja possível diferenciá-las entre duas direitas distintas: a máquina oficialista sempre se utilizará das redes; estas, por sua vez, sempre acolherão os resíduos discursivos gerados pela fábrica industrial de memes e mentiras - que, bobeou, também se fundirão em mementiras, não havendo mais como separá-las. Razão-corpo tinha sua colega Tati Bernardi, virou tudo uma zona psican

    Responda
  8. Rosa B Palmiro

    Quem perdeu com certeza foi o povo. Elegeu um bando de oportunistas que só pensam em saquear os cofres públicos!

    Responda
  9. MAURO SANTOS SALGADO

    Os de esquerda são os novos negacionistas. Mas vão perceber aos poucos. O povo responde nas urnas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Leu

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Meu outro texto, mané?

  10. Luciano Napoleão de Souza

    O povo precisa acordar e enxergar que a esquerda nunca deu certo em lugar nenhum, em tempo algum. Ela morreu com a queda da URSS e esqueceu de deitar. Virou um zumbi a infernizar a vida do cidadão de bem.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Coitado, só gente muito medíocre se intitula cidadão de bem. Fazem muito mal.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A URSS morreu mas a direita chucra e beócia continua mais viva do que nunca. Parece que quem se esqueceu de deitar foi mesmo o Napô do delírio. Cidadão de bem? Quer coisa mais fóssil do que isso?

    3. Marcos Benassi

      Ahhhh, não, napô, Leão. Não pudo deixar-te em erro. De crer que zumbi é de sinistra. A esquerda num arrasta perna. Ao contrário, Dança. Num come célebro, só criança. Zesquerda deu certo aqui, enquanto não fez lambança. Retomo o diagnóstico: não sêmo zumbi. Nossa população não aumenta. As destra, só procria e se alimenta. A nós, malemá sobra polenta. A ti, sugestão: te cuida ou ficas pernóstico.

    4. Franco Oliveira

      Que falta de visão, meu amigo! Você ainda é do tempo que a ditadura soviética era o único e melhor exemplo de esquerda?? Pensei em te dizer para você dar uma atualizada em seu software ou aplicativo…mas estou pensando aqui se o seu hardware dá conta. Anauê…kkkkkkkk

  11. ADONAY ANTHONY EVANS

    Sim Celso, os culpados são os Outros. Sempre os outros. Vamos ignorar que o PT amamenta a Direita até ela se tornar o rapaz anabolizado e sórdido que temos hoje. E do qual Marçal nada mais é que seu buraco negro mais escuro no rastro cósmico do Capitão Medonho. Vamos ignorar que em lugar de se aliar à Social Democracia do PSDB de Fernando Henrique ao vitorioso governo Lula, depois de anos de Fora Fhc, preferiu se aliar ao coronelismo dos grotoes, feto espúrio do Centrão. = continua -

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Antes de Lula optar pelo centrão, FHC se aliou ao PFL (hoje no União Brasil) e isolou o PT. Aliás, se Covas não tivesse interferido a tempo, FHC teria apoiado Collor no segundo turno de 94. Ele já previa ser o chanceler do novo governo, o que só aconteceria com Itamar Franco.

    2. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio, meu caro, doloroso e fundo. Mas, devo lembrá-lo, nem com dois mensalões (nem três, creio) essa quantidade de reformas teria sido possível, só com revolução - que teria, digamos, uns "colaterais", pra ser sutil. O que não invalida o ácido arrazoado, evidentemente.

  12. ADONAY ANTHONY EVANS

    Vamos ignorar que no afã de governar sozinho, e se tornar o PT Reich de mil anos, promoveu a destruição das siglas civilizadas mediante a nefanda pulverização em 33 partidos, dividir para governar. Vamos ignorar que plantou o Nos contra eles, aterrorizando a Maioria Silenciosa, e colheu Jair Bozó dos eles contra nós. Vámos ignorar que em lugar de apoiar delirantemente ditaduras falso socialistas, a modo Maduro, como coerente e dignamente conden o PSOL, implicitamente apoia o golpismo Bolsonaro..

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A multiplicação de partidos é resultado do desenho das instituições políticas que emergiu da Constituição de 88.

  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    Vamos ignorar, que em lugar de educar a juventude nos valores do Humanismo e do Iluminismo, formando em todas as cidades quadros de renovação, preferiu envelhecer isolado e cego na gruta da Nomenklatura do anacrônico culto stalinista. Com a geração formada por combatentes de violência de video gamers vulneráveis ao herói Marçal, e seus pais e avós a metástase pentecostal. Na Esquerda hoje, só o PSOL se salva. Sim Celso, nos tsunamis da História, os culpados são os outros. Sempre os outros.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Caríssimo, quero te cumprimentar pelo texto arrazoado que mostra o quadro das dificuldades nas quais se encontra o partido. Mas não se emenda, ao invés de corrigir rumos, prefere a saída fácil de achar culpados.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Embora discordando, sempre considerei o Zé Dirceu, organizador brilhante e um cara sagaz. Mas os sagazes também envelhecem, e em seu Ocaso, em lugar de um projeto iluminista, apoiam um Maduro. E pior, não contentes, ainda confundem ós dois.

  14. ULISSES JANUARIO DA SILVA

    Curioso notar que agora, a extrema direita, se cala quanto à segurança das urnas...São uma piada, mesmo!

    Responda
  15. Luciano Napoleão de Souza

    Celso Rocha, vc é daqueles militantes de redação que deve ter pesadelos ao pensar que num futuro próximo o jornalismo a soldo estatal terminará. Jornalista terá que ter qualidade e voltar a reportar fatos para sobreviver na mídia. Militância em troca de PiX governamental está com os dias contados.

    Responda
    1. Maria Lopes

      E que fatos seriam esses? Tico e Teco estão trancadinhos em algum recanto esquecido de sua mente. Tadinhos.

    2. ingrid muller xavier

      Não sei se ainda há Mobral, caso não, outro sucedâneo havera. E, te espera de braços abertos

    3. Marcos Benassi

      Justa lerda, napô, não tens saída. Não há poçíveu geito. Nenhuma emenda ao teu soneto. Nem resposta a teu pleito. Pesadelos horríveis , estes teus? Nunca, são os sonhos que tens em seu leito.

    4. Luiz Candido Borges

      É interessante notar que o artigo é fortemente crítico da esquerda, mas como apresenta argumentos racionais, ao invés de chavões extremistas, gente como este manjadíssimo Napoleão acusa o autor de estar a soldo da esquerda. É gente que além de ser incapaz de raciocinar, exige que todos sejam bitolados.

  16. Jose Ferreira

    A esquerda precisa se reinventar, precisa de novas lideranças . Se continuar dependendo de Lula com os seus já 79 anos fica parecendo samba de uma nota só , envelhecido. Pro outro lado, a direita tomou a dianteira neste quesito . Moral da história: tá na hora de esquecer Lula X Bolsonaro , esquecer o passado e partir para o futuro .

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O passado nunca morre, meu caro! Estranho que a direita tampouco se renovou, ao menos nas disputas nacionais. Bozo é o novo? Aliás, se renovar é produzir um m novo candidato a presidente então tá. No caso do “Direitão” continua o mesmo velho de sempre e fazendo sucesso! Renovou-se? Se você considerar que o orçamento secreto, as emendas pix e de comissão, ou seja, a institucionalização do acharque é renovação, parabéns!

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      O PT está no seu ocaso, e não há mais tempo de formar novas lideranças. Os antigos ficaram no pleistoceno; as que foram surgindo na caminhada o Lula se encarregou de esmagar ou jogar no ostracismo. Não haverá colheita pois o plantado foi pouco e esse pouco não foi zelado.

    3. Igor Cornelsen

      O PT é um partido com ideias do século passado, por isso não atrai lideranças novas. Sempre os mesmos nomes e as ideias velhas.

  17. Lisy P F S

    A extrema esquerda é só corrupção. Não consegue enganar nem o Nordeste mais. O Lula não consegue passar nem de carro em Brasília que é vaia na certa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Joaquim, pra "Junqueira Safra", mizifio, biden é comuna.

    2. Joaquim Rocha

      Extrema esquerda no Brasil? Só rindo mesmo.

    3. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Ooohhh...precisa reciclar esse papinho, hem?! Já deu. Sem passar o pano para ninguém: no alto de sua inteligência, acredita mesmo que a "extrema" direita, é proba? Liverte-se dessa lavagem cerebral.

    4. TIAGO SILVA

      É o Centrão é o altar da ética e da moralidade. A direita só enxerga corrupção do outro lado do espectro ideológico. Se qualquer um fizer um levantamento dos últimos 20 anos descobrirá que os partidos mais corruptos, e que mais roubaram, são de direita...

    5. Expedito Santana de Souza

      Já extrema-direita, na falta de propostas que beneficiem a maioria da população, virou samba de uma nota só. Apenas fala de corrupção, como se tivesse moral para falar nisso. Mas se quer moralizar, pode começar a investigar como o crime organizado está se envolvendo nas administrações municipais da extrema-direita.

    6. manuel rodrigues

      vc se esquece de que em Brasília, a cada 2 eleitores religiosos. 3 são Evangélios

  18. Gabriel Sobral

    Me parece inapropriado referir a um surto de extrema direita. A análise, neste ponto, parece ingênua. É preciso reconhecer esses eleitores como brasileiros que são e com eles dialogar na busca dos consensos necessários para o bem-estar da população e para o progresso do país. Quanto à reforma partidária, considero que o momento em que ocorreu decorre mais de decisões do Supremo, principalmente as relacionadas ao financiamento de campanha, e não a um oportunismo histórico.

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    Não disseram que o PT ia morrer? Aumentou número de prefeituras e continua com a presidencia. A Folha nunca mudará.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tá Soda, Mano. Nem sequer porcentagem, a mais miserável estatística descritiva, ilumina. Quem nasceu pra média, não chega nem a qui-quadrado.

    2. Gilberto Rosa

      A lavagem cerebral que a Folha faz na galerinha não é fácil, nõa bastou saber que foram enganados com Aécio, com Temer e com Bolsonaro, ver gasolina pra pagar 300bi, privatizações fraudulentas por joias e o maior juros do mundo, a lavagem é profuuuuunda.

    3. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Teu comentário chega a beirar a puerilidade. Achar uma vitória cambiar a qualidade pela quantidade. Fanático realmente não tem cura.

    4. Igor Cornelsen

      O PT é um partido de um homem só e velho. Vão desaparecer da política juntos.

  20. MAURO SANTOS SALGADO

    Não é um “surto” de direita no Brasil, como diz o articulista; é que, depois de décadas de governos de esquerda e de centro esquerda sem progresso significativo em nenhuma área, os brasileiros perceberam qual é o caminho para um futuro melhor. Simples assim…

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Jesus da Goiabeira... Posso me enforcar aí no seu galho?

    2. Joaquim Rocha

      Eu diria que o brasileiro encontrou o caminho para o abismo, mas não se dá conta disso.

    3. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Perfeito Dagmar! Mas, espere. Talvez ele responda que foi o PIX....kkkkkk

    4. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      kkkkkk...desculpe Mauro, desculpe...mas, vc é um pândego.

    5. Régis Cava

      Futuro melhor? Os bolsonaristas querem anistiar bandidos, promotores de tentativa de golpe de Estado e vc acha esse futuro bom? O que falar de Eduardo Girão, Nikolas Ferreira, Damares? O que essa gente prega é bom para o futuro do país? Olha a lama que Temer e Bolsonaro deixaram sobre o país. Miséria, falta de emprego, na saúde nem se fala, com milhares de pessoas mortas por falta de vacina, de oxigênio. Até quando vc e essa gentinha vão tentar enganar as pessoas? Chega. Já deu.

    6. Dagmar Zibas

      Em 4 anos de extrema direita miliciana, diga o q houve de bom para o país? Cite uma só obra de infraestrutura q Bozo tenha feito ou pelo menos iniciado? Zero. Todos os programas sociais, Bolsa Família, Farmácia Popular, Merenda Escolar, Prouni, Luz Para Todos, Minha Casa Minha Vida, etc tudo criação do PT. O q aconteceu é uma onda de fakes e de o dio na Internet, campanh do poder econômico contra a esquerda (inclusive da gde midia) mais fanatismo evangélico induzido por pastores charlatões

    7. Ramon Fernandes de Souza

      Caro Mauro, O "sem progresso significativo em nenhuma área" deve-se mais a sua análise superficial e ao seu negacionismo.

  21. SERGIO saraceni

    E o Gonet??

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Quem? Só conheço o Aras 2.0

  22. SERGIO saraceni

    Resumo. O fim do mundo está próximo.

    Responda
    1. Igor Cornelsen

      Não, só o do PSDB e do PT.

  23. Paulo Francisco Fernandes Pereira Pereira

    Mas quem preside o Brasil é Lula.

    Responda
    1. Henrique Oliveira

      E, diga-se de passagem, muito, muito mais eficientemente do que o inelegível!

  24. Valdir Teixeira da Silva

    Tudo isso foi resultado das emendas secretas, o centrão desviou o dinheiro das emendas para fazer campanha.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas o dinheiro das emendas sempre foi para isso. O que ocorre é que o centrão quer se tornar independente e para isso institucionalizou o sequestro do orçamento e por isso praticamente não depende mais do executivo para obter os ‘. Governar sem o centrão é a cada dia mais impossível, embora sempre o fosse. O próprio Bozo teve que captular e entregar a eles o governo e o orçamento sob o risco da degola. Talvez o mesmo tivesse acontecido com o PT se tentasse governar sozinho. Vide Dilma.

  25. Nelson Vidal Gomes

    Não havia vitória de ninguém antes! Agora sim parece que se vislumbra no horizonte o fim da nefasta polarização, que teve por efeito a desarmonia entre amigos, familiares, colegas de trabalho e até vizinhos e nos revelou como "um poveco", da pior qualidade moral e política, que concebeu Lula e Bolsonaro como líderes. O que ocorreu em Fortaleza é emblemático quanto a isso. Lá André Fernandes saiu na frente porque escondeu Bolsonaro e Evandro Leitão atrás porque ostentou Lula. Namastê!

    Responda
  26. Hercilio Silva

    Faltou falar da permissão para a infidelidade partidária pelo STF. Isso permitiu desidratar os partidos de verdade.

    Responda
  27. José Roberto Pereira

    Sangria estancada com sucesso. A Lava-Jato cumpriu sua função anti-petista e poupou o PP (Partido da Propina), o PL (Partido dos Larápios) e o Dem(ônios do União Brasil). O pobre masoquista de direita que alterna entre o papel de capitão do mato e o de chibatado, hora votando em PM (Polícia Miliciana) nazista que chacinam seus parentes, hora votando no coach de sapatênis que privatizará sua energia e água, sairia de casa com orgulho, mesmo sem luz, para votar no Nunes e na Crestina Bolsonara.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Jesus, Zé Roberto, e eu achei que o Adonay tava azedo... Acidezes diversas, é verdade. Tô me sentindo manso como um cordeiro, hoje.

  28. Antonio Araújo

    Jogar o PSDB para a direita não é digno de um cientista social, mas coisa de militante ressentido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É mêmo, Antônio? E a constatação simples de que ele sumiu, justo nos anos em que a direita selvagem chegou? Acaso, porventura?

  29. José Antônio

    Foi o camisão amarelão, vulgo centrão (conjunto de partidos e políticos camisas amarelas), que é o grupo mais forte dentro do PCA (Partido Camisa Amarela), o partido criado da fusão dos 22 partidos que propiciaram 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis. Abaixo as eleitoras e eleitores camisistas amarelistas!

    Responda
  30. Florentino Fernandes Junior

    Ki delicia ver o chorao, perdeu mané

    Responda
    1. José Antônio

      Você e o(a)s demais camisistas amarelistas votaram no camisão amarelão, vulgo centrão (conjunto de partidos e políticos camisas amarelas), e o mané é ele?

  31. Adauto Lima

    Quem venceu foram os contemplados com as cartas marcadas para receber maiores recursos do fundo eleitoral, ou seja, o Centrão após incorporar o Baixo Clero.

    Responda
  32. Vital Romaneli Penha

    Partidos políticos ,todos,no Brasil não tem nenhuma ideologia, é movido a dinheiro,interesse particular ou seja todos são um balaio de gatos gordos.

    Responda
    1. Régis Cava

      Claro que tem ideologia. O PL quer ajudar Bolsonaro a transformar o país numa ditadura, o centrão se preocupa em manter seu poder independente de quem esteja na presidência, o PSDB morreu. O PT faz o que pode para diminuir a desigualdade social e fazer o país sair dessa lama vinda da década perdida 2014-2022. Há ideologia sim. As boa e as que desejam o caos. Vc escolhe.