Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    É muito bom viver em uma bolha

    Responda
  2. Galdino Formiga

    Maurizio: perfeito. Resumiu tudo.

    Responda
  3. Galdino Formiga

    Realmente, a criança precisa de amor, estudos, lazer, viagens, saúde, boa alimentação, convivência sadia, e não preocupações com investimentos, bolsa de valores, fundo garantidor de crédito e problemas do instável mercado financeiro.

    Responda
  4. roberto foz filho

    A sugestão do colunista é válida. Devemos ensinar a preparar o futuro sem deixar de viver o presente. Cabe aos pais escolher o melhor momento para introduzir o assunto.

    Responda
  5. Daniel Salomon Guimarães

    Quem acha que criança não precisa de educação financeira não entende que ela cresce e, como adulto, ela passa a ter sérios problemas com suas finanças. A educação é um processo que dura toda a existência do ser humano. Ela deve começar desde cedo e, claro, ser sempre adaptada aos estágios da vida. Ignorar isso não faz o problema desaparecer. Só o postergar para ser lidado por um adulto frustrado por não ter as ferramentas necessárias para resolvê-lo.

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      Prefiro ensinar valores éticos aos meus filhos, e dar-lhes a melhor educação possível, invés de transforma-los em tios Patinhas como essa coluna quer fazer.

  6. Nelson de Paula

    Carro novo é uma tentação. Cair no mesmo engarrafamento é o que sempre acontece.

    Responda
  7. Rion Correia

    Um dos ensinamentos mais importantes é ensinar no que realmente vale a pena gastar. Bens materiais são, em grande maioria, futilidades. Você precisa de um carro, não do último modelo. Educação, saúde, e experiências como viagens marcam e constroem uma visão mais realista do mundo. Não dê o último iPhone, leve-o/a para viajar, mande-o/a num mochilão, prepare-se para precisar pagar pelo ensino superior. E quando viajar, não hospede-se numa bolha (resort), viva a realidade local.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Isso.

  8. Galdino Formiga

    A censura não deixa explicar melhor e com detalhes.

    Responda
  9. Galdino Formiga

    Criança precisa brincar, estudar, viajar. Sem preocupações financeiras.

    Responda
  10. carlos jardim

    Boa dica!

    Responda
  11. Roberto Carneiro

    Que criança infeliz! Que artigo sem graça! Que pai sem imaginação! Com tanta coisa legal no mundo para ensinar a uma criança ele vai falar sobre orçamento!

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Isso. Ensine para seu filho as coisas legais e não ensine a controlar os gastos e a investir para o futuro. Não fale nada sobre fundo garantidor de créditos nem sobre bancos pequenos e médios oferecerem CDBs com taxas mais vantajosas do que bancos grandes.

    2. Galdino Formiga

      O artigo ignorou a idade da criança.

  12. Cláudio Dias de Almeida

    Muito bom!

    Responda