Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Nilson Gregolis

    Está chegando próximo da eleição para presidente e demagogo do desgoverno já começa fazer promessas novamente. Prometeu e não cumpriu. Chega de promessas.

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    VTF, é óbvio que a progressividade da tabela terá de ser revista, do contrário não faria sentido chamar isso de reforma. Também me parece óbvio que as alíquotas terão que mudar, inclusive para não penalizar quem está muito próximo da faixa de isenção. Isso não é difícil de fazer. Mas também é óbvio que acabar com a cascata também é necessário. Uma forma de enfrentar o problema pode ser considerar todas as rendas para o cálculo da alíquota mínima, o que o governo já sinalizou que pretende fazer.

    Responda
  3. Tiago GAdelha de Moraes

    Tô começando a perceber a genialidade da proposta. Voce pode colocar uma alíquota de 30% sobre rendas mais altas em troca de aumentar a faixa de isenção para 3500,00, por exemplo. Com a promessa de chegar em 5mil mais pra frente. Com a inflação e aumento real do SM, certamente chegará em algum momento. Mas a alíquota de 30%, que dificilmente seria aceita sem essa barganha estará lá para sempre... Quando chegar nos 5mil, congela a tabela do IR de novo rsrs

    Responda
  4. Adauto Lima

    Em nome de uma promessa de Campanha lançada sem uma análise acurada, o Lula solta um desejo via balão de ensaio com uma lista de questões que não tem a menor ideia de como resolver. Exemplo típico de populista jogando para a plateia.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tá falando do que, mané? Quem te falou isso? Há uma equipe altamente qualificada na Fazenda preparando isso. Essa notícia foi apenas para dar satisfação ao povo de que a promessa será cumprida e logo. Não divulgaram o projeto completo porque não é hora, há que se fazer discussões e acordos pois a mudança é profunda. Deveria fazer parte dos que discutem a sério, ou és um dos ricos com grande potencial para vir a pagar impostos que não paga?

  5. Hamilton Octavio de Souza

    A proposta de aumentar a isenção do IR para as faixas de menor renda (assalariados) faz sentido e é justa num País com brutal desigualdade e com muita gente na pobreza, na miséria e passando fome. Faz sentido colocar alíquotas de 30%, 35% e 40% para as pessoas que ganham acima de 50 mil reais. Isenção até 5 mil reais e alíquotas maiores para os altos salário. É mais do que justo e necessário. Só que a demagogia do populismo promete isso há duas décadas. Vai ser promessa para 2026?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A Folha censurou isso: “ A promessa é para agora, todo mundo sabe disso e o próprio Lula acabou de reforçá-la. Só não acontecerá se a elite econômica não deixar e se o povo interessado continuar omisso em defender o que é do seu mais amplo interesse. Os próprios números do Vtf demonstram isso: 64 por cento dos declarantes do IR ganham menos de cinco mil!” Pode?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A Promessa é para agora, todo mundo sabe disso e o próprio Lula acabou de reforçá-la. Só não acontecerá se a elite econômica não deixar e se o povo interessado continuar omisso em defender o que é do seu mais amplo interesse. Os próprios números do VTF demonstram isso: 64% dos declarantes do IR ganham menos de cinco mil!

  6. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Quem é aposentado pelo teto do INSS que é muito baixo, sobretudo se comparado ao do funcionalismo público, deveria ser isento de imposto de renda.

    Responda
  7. Hamilton Octavio de Souza

    A proposta de aumentar a isenção do IR para as faixas de menor renda (assalariados) faz sentido e é justa num País com brutal desigualdade e com muita gente na pobreza, na miséria e passando fome. Faz sentido colocar alíquotas de 30%, 35% e 40% para as pessoas que ganham acima de 50 mil reais. Isenção até 5 mil reais e alíquotas maiores para os altos salário. É mais do que justo e necessário. Só que a demagogia do populismo promete isso há duas décadas. Vai ser promessa para 2026?

    Responda
  8. jose prado

    Toda vez que se fala em justiça tributária, taxar rentistas, super salarios, aparece um monte de gente colocando dificuldades, senões, " no meu ,nao!", etc.. tudo manhoso!

    Responda
  9. jose prado

    Toda vez que se fala em justiça tributária, taxar rentistas, super salariois, aparece um monte de fente colocando dificuldades, senões, " bo neu ,nao!", erc.. tudo manhoso!

    Responda
  10. Joao FREITAS - 2Y

    Parece que o jornalista estava com preguiça de escrever e encomendou o artigo ao gerador de lero lero.

    Responda
  11. Tiago GAdelha de Moraes

    Tributação nos países que funcionam é maior sobre a renda e menor sobre o consumo. Esta proposta vai no sentido contrário. IVA de 27,5% e isenção s/renda do trabalho de 90% dos trabalhadores. Os beneficiados acham que é uma boa, pq o IR todo mundo vê no contracheque, mas o IVA está escondido em tudo. O cara q ganha 5mil não pagará IR, mas a conta será distribuída para todos que pagam IVA, inclusive ( e principalmente) os ganham só 1SM.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acontece que para fazer a reforma completa, ou seja, reduzir a alíquota do IVA e aumentar as das rendas concomitantente seria quase impossível. Teria que ser aplicada imediatamente e você deve ter notado que a reforma do IVA será gradual ao longo dos próximos dez anos. Portanto, o que está sendo feito é preparar o terreno para que no futuro se alinhem as alíquotas de cada um.

    2. Marcos Benassi

      Escondido não, tá explícito na nota fiscal de cada produto adquirido, uai. Salvo engano, Tiago, *salário* não é considerado renda em alguns lugares civilizados.

  12. José Freitas

    Quando se fala em taxar a renda da pessoa fisica não se explica para a opinião pública que "renda" significa muito mais do que "salários". A "renda" dos mais pobres se concentra na remuneração de seu trabalho mas não a dos mais ricos. Um politico, empresario ou banqueiro não depende de "salario" para acumular riqueza. Sua renda tem origem na remuneração de capital na forma de alugueis, dividendos e participação nos lucros de suas empresas. O bancário vive de salários mas o banqueiro não!

    Responda
  13. Gilberto Rosa

    Vida de Jagunço de bilionário não é fácil, o malabarismo que o Vicius fez para tentar barrar a taxação de milionários aliviando pobres, é algo patético, mas até que divertido.

    Responda
    1. luis rosa

      Comentário irreparável. O

  14. José Cardoso

    Claro que isenção até 5 mil significa que quem ganha por exemplo 6 mil só pagará pelos mil excedentes. O máximo que se pode fazer é uma transição abrupta de faixa. A alíquota seguinte à isenção ser logo de 15% por exemplo em vez dos atuais 7,5%.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas aí penaliza a classe média e o objetivo é corrigir as distorções na tributação dos mais ricos. A progressividade teria que ser mais gradual.

  15. OSVALDO NALLIM DUARTE

    Vão atrás de um bilhão aqui, outro bilhão acolá. Até surrupiarão o dinheiro “esquecido” nos bancos. Mas nunca será suficiente. E não se ouve uma palavra sequer para cortar gastos. A gastança é desenfreada. Nenhum governo se sustenta a longo prazo sem responsabilidade fiscal. A bomba relógio está sendo plantada.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Com quem seria a gastança? Com programas sociais, saúde, educação e previdência? Porquê com investimentos já se cortou há muito tempo. Quando se fala em cortar gastos já sabemos a o que se referem. Antes de pensar nisso precisamos corrigir essa absurda e vexaminosa desigualdade tributária. Depois talvez fique até mais fácil mirar no que pode e precisa ser cortado. Talvez até os subsídios para pobres possam ser aliviados se conseguirmos taxar mais rendas e menos o consumo.

    2. Marcos Benassi

      Opa, gastança pra valer. Nenhum sociopata mercadolóide ganha dinheiro apostando. E esse povo que come sem "produzir", Zorra, não é poçíveu. Daqui a pouco, vão querer médico e vacina de graça.

  16. Michel Patrick Viana de Oliveira

    É preciso reconhecer que a promessa em questão, embora pareça vaga, busca alimentar a esperança na gestão do Presidente Lula. No entanto, as ações até agora implementadas ainda não se traduziram em resultados concretos que justifiquem essa confiança. A sensação é que, até o momento, o governo Lula se apresenta como uma alternativa ao governo Bolsonaro, mas sem oferecer uma mudança substancial na realidade do país.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Ótima ironia seu Zé Padilha

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Claro, nada mudou! O desemprego continua o mesmo, a inflação idem, o crescimento da economia também, a renda média do trabalhador também nada mudou, as carreatas e motociatas continuam as mesmas e até as tentativas de golpe de estado, sem falar nas compras de vacinas, no genocidio de indígenas e no desmatamento da Amazônia.

  17. Marcos Benassi

    Nããão, Vêtêfê, o peçoau sabe, sim, tudo e muito mais: já tem gente projetando o final dos tempos, o tal do Apopalípice. Diz-que não vai haver nem energia pra levar os justos para o céu, o PT vai abrir um buraco no chão e quem quiser que pule. Hahahahah!

    Responda
  18. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    o lula tá quem nem o Biden. Melhor passar este resto de mandato pro Geraldoo. Cada dia uma fanfarra : Picanha com cerveja, passagens aéreas de 200 Reais para os pobres, isentar imposto de renda até 5.000 Reais.Só que com 40 absurdos Ministérios lotados de as pones e este natimorto "calabouço' do Hadade , já estamos na lona , puxando cachorinha e com a dívida cavalar .. O cara agora quer escalar a seleção brasileira. O povo, vejam as urnas desta eleição tá de saco cheio das fanfarras deste cara

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não vou perder meu tempo. Aliás, nem o Muskito quer lançar foguete para o universo paralelo.

    2. Marcos Benassi

      Justa Lerda, é tanto absurdo lisérgico que nem sei por onde começo. Aliás, vire-se nesse mundo perverso, tô fora.

  19. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vtf parece querer sugerir algo liberal: tipo, deixa que o "mercado " regula. Tipo, pra que imposto se o objetivo eh acabar com o estado.

    Responda
  20. fabio saraiva moura

    Qual o custo de administrar o imposto de renda PF? muito alto. Qual é tambem função do imposto? corrigir desigualdades e instrumento de politica monetaria (retirar liquidez). Ora, MEI, Pejotização, tudo isso diminuiu a carga tributaria dos ex-clts e dos empresarios. Tributar distr. de dividendos acima de 50 mil mês talvez fosse uma saida. Patrimônio tornando progressiva a tributação. Peguem as empresas de lucro real, capital aberto, e comparem a carga tributaria final , pasmem: nem 20% efetiva!

    Responda
  21. Durval Orlato

    Olha o texto só fez hipóteses. Mas de fato, isentar do IR quem ganha menos e aumentar de quem ganha mais, é uma ótima iniciativa. Que façam os equilíbrios de arrecadação e mudem o quanto antes.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Educação e saúde de qualidade para todos é dever do estado. Está na constituição. E a educação do estado é de péssima qualidade. Os trabalhadores que recebem acima de R$5 mil deveriam se organizar e ir unido as ruas cobrar da justiça e dos políticos a isenção do imposto de renda para que possamos pagar educação e saúde de qualidade para os nossos filhos. Chega de servir de capachos para políticos sem escrúpulos pisar.

  22. Felipe Macedo

    O pobre de direita que defende milionário e bilionário mais que a própria mãe ainda tem a coragem de se dizem "antissistema". Patéticos

    Responda
  23. Zelis P F

    Cada decisão desastrosa os ricos riem a toa

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não sou rico e estou rolando de rir! Do seu comentário, é claro!

  24. Ivan Bastos

    Num país extremamente desigual, os impostos devem ser usados para também gerar mais igualdade. Porém, existem muitas nuances na criação destas normas.

    Responda
  25. Carlos Della Rocca

    Engraçado ver os caras que tem um hb20 financiado achando que imposto para milionários vai atingir ele... só no Brasil memso

    Responda
  26. Florentino Fernandes Junior

    Lorena, churchill foi o grande lider q resistiu e impediu a vitoria dos naz is tas

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Inglaterra ficou de johelhos pedindo apoio doa EUA, Rhússia/HUnião Sohviética foi quem derrotou os Nahzis, estudar história faz bem.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E também foi tudo o que a Lorena disse.

  27. Rives Passos

    A Faria Lima se manifestando por meio de VTF, como sempre!

    Responda
  28. José Eduardo Campos

    Por quê o articulista não apresenta a solução ao invés de procurar trocentos defeitos? É extremamente positiva a ideia de maior justiça tributária e, por conseguinte, maior justiça social. Consultem o tio Rei ou o Eduardo Moreira que certamente apontarão os caminhos. Sabem porquê? Eles tem o social na veia. Pensar o próximo, os mais pobres, e por aí vai.

    Responda
    1. Rives Passos

      Sim, Florentino, foi ele mesmo. Depois, ele viu que a sentença do Moro não dizia coisa com coisa. E que a sentença tinha natureza política. Depois, veio a farsa jato. Ferrou! Aí, Reinaldo enxergou quem são os verdadeiros facínoras da nação. Moro se tornou um palhaço no meio político. Se não tivesse um mandado. Digo para você que deve ser seu primeiro e último mandato.

    2. Florentino Fernandes Junior

      Tio rei é aquele q escreveu o pais dos petralhas?

    3. João Leite Leite

      O caminho do problema é fácil. É só cortar as despesas desnecessária no governo e no parlamento. O governo criou 15 ministérios para dar empregos a sua turma que não ajuda em nada. Tem ministro que levou dirigente do PCC dentro do ministério da segurança. Outro ministro inventou uma convenção para ele participar de leilão de cavalo. É esses gastos que tem que cortar para não precisar aumentar nem criar novos impostos.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      O articulista não tem de apresentar soluções. Tem de fazer exatamente o que fez, qual seja, mostrar que o discurso não se apoia em demonstração de como será isso feito. Se não for explicitado o plano, servirá apenas para , mais uma vez, iludir simpatizantes e, quiçá, obter uma reeleição.

    5. LORENA PARDELHAS

      Perfeito, José Eduardo. Mas por aqui proliferam Sras reaças, Srs, falso-conservadores e por aí vai. Então, durma-se.

  29. Aljamir Duarte Chedid

    “Uma nação que tenta prosperar a base de impostos é como um homem com os pés num balde tentando levantar-se puxando a alça.” Sir Winston Churchill

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Entendi, você quer que os pobres e a classe média continuem a pagar muito mais impostos do que os ricos!

    2. Nelson Vidal Gomes

      * Não prospera.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Luiz. Sua ironia não próspera. Lá os impostos cobrados retornam para o cidadão não em forma de obrigatoriedade do voto mas em Saúde, Educação e Saneamento Básico, tudo bem diferente do país cujo "poveco" da pior qualidade moral e política concebeu Lula e Bolsonaro como líderes Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Por isso que na Inglaterra não se cobram impostos? Acho que vou aprender inglês e me mudar para lá.

    5. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A Inglaterra que já foi dona do mundo , gestou o liberalismo e se tornou uma ilhota.

    6. Rives Passos

      Dá uma olhadinha nos tributos na Inglaterra, França, Alemanha, Noruega, Dinamarca e Suécia. Ah! E da Inglaterra. Quer lacrar, com citações, né? rs.

    7. LORENA PARDELHAS

      Lula não quer prosperar a custa de impostos, os do Brasil são muito menores que os dos ingleses. E Churchill era um homem odioso, misógino, racista e outros adjetivos - ruins. Informe-se e não o cite mais.

  30. Nelson Vidal Gomes

    Lula, ao contrário de Bolsonaro, que não sabia nem de onde veio tanto mais para onde deveria ir, é um dos maiores gênios políticos de todos os tempos e talvez, por isso, o pior Presidente da História, porque sabe até onde pode ir para se manter no poder, ser reeleito. Não por acaso, deu comida para obter votos com o Bolsa Família mas não onde fazer coco, nos legando 100 milhões sem saneamento não obstante sermos a 8ª economia do mundo. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Etc. Prejuízo de 6 bilhões de reais registrados no balanço da Petrobrás como decorrentes de corrupção cujo impostos não arrecadados deixaram de ir para os mais carentes, como as Redes de Esgoto, cujo Marco Legal Lula sem opõe porque lhe retira poder político. E mais Etc. Aguardando sua resposta. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Paulo. Foi o governo Lula que nada fez pelos trabalhadores - nem segundo a menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido 40 anos. Governou com os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional, que elevou nossa dívida pública a patamares inimagináveis que repercutem na economia até hoje. Cem milhões sem saneamento, unidades universitárias construídas sem professores e hospitais públicos sem médicos e equipamentos. Etc.

    3. Paulo Augusto

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

    4. José Fernando Marques

      Caro Nelson, às vezes o seu silêncio soa melhor que a sua palavra. Namastê!

  31. neli faria

    O lula quer aumentar impostos para torrar dinheiro público em propagandas autopromocional e iludir o pseudo intelectual. Político é para ser cobrado e não idolatrado. O lula está há mais de dezesseis anos no Poder e o subdesenvolvimento continua.

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Luiz Carlos: a Direita, depois da redemocratização, governou: uns oito anos com: Collor, Temer e bolsonaro. O Itamar Franco nunca foi de Direita, Idem FHC:uns dez anos. O lula está no Poder há mais de dezesseis anos. E o que esse Oportunista fez? Tem que cobrar dele.

    2. neli faria

      Senhor Luiz Carlos: sou muito alta para ser Nelizinha. Meus sobrinhos, pequenos, sempre dizem: quero ser alto, forte, bonito que igual a titia Neli.

    3. neli faria

      Sr. Luiz Carlos:o lula está no poder há mais de dezesseis anos. Não jogue o seu fracasso nas costas do passado.

    4. neli faria

      Sr José : não preciso de elogios . Nem quando jovem precisava. Aqui,nesse espaço democrático dado pela Folha,externo o que penso.O senhor à míngua de saber Fundamentar apela para o Subjetivo: você votou em ...!Conheço um Oportunista de Longe, tanto que em 2022, primeira vez na Vida, votei em lula:pelo Meio Ambiente.Meu Pior voto! O bolsonaro foi terrivelmente mau presidente, se tivesse sido apenas Mau Presidente como Mau Militar, teria Anulado o fiz em 2018. O Exército deveria ter expulsado.

    5. Luiz Carlos D Oliveira

      Nelizinha, a Direita está no poder a Séculos, deixando nosso país e povo sendo explorados

    6. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Viche, Neli, não é que eu esqueci, sim, são urgentes a reforma administrativa pra tirar as mamatas ou penduricalhos da elite do funcionalismo público e também o fim dos cargos comissionados. Obrigada por lembrar.

    7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você não fica incomodada ao ser elogiada pela corhjha bozoloide da extrema direita enquanto profere inverdades? Sabia que a carga tributária no governo Lula foi reduzida em relação aos últimos seis anos? A reforma tributária já aprovada pelo Congresso e a do IR são neutras, não tem efeito na arrecadação e você sabe disso. Saudosa do tempo que votava no Bozo e preparando o terreno para voltar, ou já voltou?

    8. neli faria

      Paulo: depois da Redemocratização o lula está no Poder há mais de dezesseis anos. Fácil jogar nas costas dozotro, como dizia minha defunta mãe, então viva, a incompetência luliana. Ele, lula, repiso-me, torra dinheiro público em propagandas auto laudatórias para iludir quem não pensa.

    9. neli faria

      Debie concordo. Tem que profissionalizar a Administração Pública e a profissionalização se passa pela Extinção dos Cargos em Comissão. Tem que diminuir o Número de Políticos no Legislativo. Ou seja, uma reforma séria do Estado.

    10. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Concordo que devam ser cobrados. Eu estou cobrando do Lula que faça reformas, sobretudo reforma administrativa no funcionalismo público, chega de benesses para a elite, e o funcionário que não ficar satisfeito que vá pra iniciativa privada. Cobro reforma previdenciária para os militares. Cobro extinção do cargo de vice, cobro eleição p os TCUs e não indicações políticas pra mamar nas tetas do Estado. FIM da reeleição em todas as esferas políticas. E por aí vai... eu não idolatro, cobro.

    11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A conclusão eh perfeita, mas a permissão eh errada. Vc eh prova de que a lógica falha miseravelmente no Br.

    12. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Pelo que entendi, o que se pretende é cobrar mais dos ricos para cobrar menos dos remediados e pobres. Resultado zero. Não aumentaria nem diminuiria a arrecadação. Mas a inveja que a Neli tem do Lula não deixa ela entender o artigo.

    13. Paulo Augusto

      A direita está há décadas no poder e o subsdesenvolvimento continua. Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas cri

    14. Florentino Fernandes Junior

      Comentario preciso, neli

    15. José Fernando Marques

      Neli, acho que você não entendeu o espírito da coisa. A ideia é diminuir impostos pra nós, que não somos ricos, e aumentar pra quem tem dinheiro. É isso.

    16. Nelson Vidal Gomes

      "Político é para ser cobrado e não idolatrado!". Bastava 30% pensar assim e já seríamos uma nação, por isso incapaz de conceber Lula e Bolsonaro como líderes. Parabéns Neli! Acaba de escrever um livro com essa reflexão. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  32. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    O vtf tá sem assunto e se mete a comentar o que não tem elementos pra fundamentar. Se tem algum salário aí na folha, eu me recuso a continuar com a minha assinatura. Não me é lícito custear funcionário incompetente.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Tchau, querida

  33. Gilmar Maghenzani

    O economista VTF, que de economista não tem nada, diz que deveria não aumentar a faixa de isenção e tributar os ricos, pq antes de fazer esta coluna não foi estudar economia? vou desenhar pra vc VTF, se vc tributar os ricos aumenta a arrecadação e se a isenção for para cinco mil a distribuição de renda do povo aumenta aí vem o pulo do gato que o povo poderá consumir mais a economia gira mais rapidamente e consequentemente os aumentam a arrecadação dos impostos e diminui o déficit

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Rodrigo, o IR é escalonado, seu cálculo é furado.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quem dera você estivesse certo. Vou contar um segredo para você: se tributar os ricos, eles deixarão de ter 'renda', e continuarão ganhando dinheiro, ficarão mais ricos, e não ocorrerá a tal da arrecadação.

    3. Rodrigo Cabral

      Se um funcionário ganha seis mil, facilmente será convencido pelo patrão a ganhar 5 pois terá mais dinheiro na mao.

    4. Pery Pedro

      Uau Gilmar.! Gênio! Se zerar gira mais ainda né? Ainda bem que temos você.

    5. Marenildes Pacheco da Silva

      Huuuuum, mas dizem que a grande mídia é uma das beneficiadas pelos juros altos, e ainda, que os exploradores não querem dividir o dim dim do povo com o povo, querem só pra eles que fazem parte do sistema.

    6. Gilmar Maghenzani

      E ainda mais, vc que defende que os juro tem de aumentar, se isso que falei acontece a selic cai e o governo paga menos juros sobra mais para o governo e menos déficit.