Cotidiano > Apagão em SP une governo Lula, Tarcísio e Nunes em pressão por fim de concessão da Enel Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Este caso em São Paulo mostra (e prova) que nem toda privatização produz bons resultados. E que a intervenção do governo se faz necessária em alguns casos pontuais. O professor Joseph Stiglitz está certo ao afirmar que este liberalismo que aà está, com total e absoluta liberdade do mercado e iniciativa privada, é muito ruim para o conjunto esmagador das populações.
O Presidente do Brasil sempre disse SERVIÇOS ECENCIAIS não se privatiza os paulistas sempre votam em privatistas, tá aà o resultado!
Ontem os semáforos da cidade ficaram abandonados pela prefeitura. Igual a poda das árvores.
A Folha está arriscando manchetes entre lamber as botas do TarcÃsio e fingir que é isenta. Está engraçado.
Quer dizer que, agora, a privatização não é mais a salvação do paÃs?
Continua sendo a salvação dos banqueiros
No Brasil, os fios, cabos e postos são um verdadeiro emaranhado que nem mesmo os técnicos conseguem entender tamanha gambiarra! Como que isso tudo ainda não foi aterrado como são em cidades de paÃses desenvolvidos?! Caminhamos a passos de tartaruga como sempre!
O problema é o brasileieo que rouba os fios. Aqui roubaram os fios e ficamos 4 dias sem energia. Se enterrar é pior.
A culpa é da prefeitura sim. Primeiro pelo contrato, depois por não cuidar das árvores. Elas caem porque a prefeitura não cuida. Teve uma gigantesca que o cidadão tinha protocolo desde 2020 avisando que estava podre.
Privatiza que melhora.
Não privatizou como deveria. É importante retirar as empresas privatizadas da relação de consumo (CDC); isentá-las de impostos para gerar empregos; baixar a carga tributária e conceder incentivo fiscal para fomentar a economia; expandir alvarás para podar todas as árvores no caminho dos fios; parar com esse negócio de energia limpa; tributár quem usa energia solar; enfim, acabar de vez com os comunistas.
Precisa acontecer o caos para unir os governos. O correto seria a união natural dos governos para prevenir os diversos problemas.
Essa tal Enel não aprendeu nada com o apagão anterior. Sugiro reativar a Eletropaulo.
Ocorreu sim um fenômeno climático anormal. Contudo, a poda das árvores é obrigatória pela prefeitura. A derrubada de cabos e postes aconteceu em sua maioria por árvores que estavam encostadas em postes e fiação. A atual concessionária já herdou essa situação da estatal de energia elétrica paulista. A fiação de cabos em postes na capital é um verdadeiro cipoal.
1) A Aneel, ao contrário do que afirma a matéria, não é uma agência reguladora do governo Lula, mas, assim como todas as agências reguladoras, é um órgão de Estado, não de governo; 2) O atual Diretor Geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, cujo mandato findará em 13.08.2027, foi indicado/nomeado pelo ex-Presidente Bolsonaro; 3) A manutenção de árvores, como podas e tratamento de doenças, não é da responsabilidade da Aneel nem da Enel, mas da Prefeitura Municipal de São Paulo.
A Eletrobras foi privatizada em junho de 2022. O governo de Bolsonaro colocou ações da empresa à venda e reduziu sua participação nela de 65% para 42%. Com isso, deixou de ser acionista majoritário e perdeu o controle da companhia. Agora São Paulo colhe o caos no despreparo dessas empresas de energia privatizadas.
Podemos e devemos denunciar aqui nos estreitos limites destes comentários, apesar das ameaças da censura. Mas os donos desta fo lh a estão pouco se importando. O grave é que o importante para eles é que uma manchete e uma notÃcia distorcidas vão sirvam de panfletagem fal sa para os milhares de leitores desavisados, servindo aos interesses que não são os da democracia e da maioria do povo.
O que cada um de nós pode fazer é adotar a solução chinesa. Paineis fotovoltaicos com baterias para termos a nossa independência em relação à Enel e ao governo. Isso está sendo possÃvel pelo barateamento dos paineis chineses e pela isenção de impostos dado pelo governo na compra do kit de paineis. Podemos ter a geração de energia dentro de casa e quando a BYD começar a produzir as baterias na Bahia, o preço da bateria deverá ser viável.
Papo furado, para fazer o que vc propõe seria necessário um sistema não conectado na rede que distribui. Quem gera energia coloca energia no sistema e usa energia do mesmo sistema, só que não é a mesma energia. Queria ver custear sistema de baterias autônomo, além da captação não financiada.
Quem mora em apartamento onde vai botar os painéis?
Você é vendedor de painéis solares ou representante da BYD?
Da velha história: privatiza que melhora! É um absurdo. E o povo ainda escolhe essa direita.
Os dados mostram que empresas estatais são, na média, menos eficientes, e prestam serviços bem ruins. A ENEL é ruim? É só trocar a empresa. Não dá pra trocar uma estatal ruim. Por isso conceder é sempre melhor. Dá pra trocar o prestador. A privatização, quando bem feita, com uma regulação boa, traz ganhos para todos. Para o cidadão e para o Tesouro Nacional. As estatais brasileiras vão dar um prejuÃzo de 10 bilhões esse ano. Quem paga isso? Eu e você, com nossos impostos. Faz o L!
Não entendi o interesse do Ministro em renovar esse contrato desastroso feito por Dilma
Flor de Lis, você é perfeita nas fakes, ódio, ressentimento, mentiras, distorções, difamações, calúnias, negacionismo, misoginia, reacionarismo. Uma mulher identificada com o posicionamento machista.
Vamos acompanhar quanto tempo para essa fake denunciada ser retirada. Se for.
Mais uma do New feke
Não custa lembrar que o atual Diretor Geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, com mandato até 13 de agosto de 2027, foi indicado/nomeado pelo ex-Presidente Bolso-naro, e que a manutenção de árvores, como podas e tratamento de doenças, não é da competência da Aneel nem Enel, mas da Prefeitura Municipal de São Paulo. Portanto, indevida a atribuição de culpa ao atual go-ver-no federal.
Observe-se a tentativa de unir o governo Lula a seus opositores, num contexto de disputa eleitoral, no qual as privatizações são propostas do lado de Nunes e a valorização e efiência de estatais estão do outro. O projeto liberal e ultraliberal não são respostas viáveis ao desenvolvimento otimizado do capitalismo. E, sr. Nunes, se há o por tu nis mo, é da sua parte que nunca cuidou juntamente com o governo do estado da energia do povo e da economia do estado.
Para quem ama o lula! Recordo que em Amazonas o lula deu uma concessão para uma empresa,recentemente, e vai jogar nas costas dos Contribuintes quatorze bilhões em quinze anos. Que todos os eleitores percebam que todos os Oportunistas são iguais.
Célia , percebe-se que os gados são iguais. Uma irmã que gado do bolsonaro que dizia a mesma coisa. Você não tira ele da cabeça...
Sr José: sempre fui contra privatização. Lucros para as empresas, prejuÃzos para os Consumidores, como o caso da Ambar na Amazônia.
Sr José: digitei treze em vinte e dois, mas não deletei minha inteligência. PolÃtico é para ser cobrado e não idolatrado. Por falar em Postura Séria, isso o lula não tem!, veja o caso da Ambar. Ele lula vai jogar nas costas dos Consumidores, por quatorze anos, quinze bilhões de reais.O
Nelizinha, você não tira o L da cabeça, né?
Não dá para esconder que a pr iv ata ria no paÃs é feita e defendida pelos que odeiam o Presidente Lula por sua postura séria e equilibrada de governante, de defesa intransigente da preservação da empresa pública para os serviços básicos, mas também de respeito e incentivo à s empresas privadas. Lula está certÃssimo.
Olha a demagogia! O q Enel podia fazer? Trata se d um fenômeno natural imprevisÃvel. Agora é correr e restabelecer o serviço. O fim da concessão engendra indenização, dinheiro público jogado fora
muita coisa, um apagao durante a chuva é uma coisa, milhares ou milhões de clientes sem energia desde sexta não é fenomeno natural, é descaso e incompetência.
Tem mesmo demagogia. O que não tem e imprevisibilidade dos fenômenos climáticos. Pé no chão. Tem que investir na formação bruta de capital fixo com tecnologia e não só pagar barato pela energia e vender caro, com serviço péssimo. A ENEL não investem em pesquisa e desenvolvimento. Ou fazem de conta que sim. Tem legislação da ANEEL para isto.
E a Aneel? Existe para quê? Sempre fui contra essas agências. O FHC errou ao criar agências, ministério da defesa, reeleição. Crimes contra a Nação.
Célia ,bom dia!, percebe-se que os gados são iguaizinhos. Tenho uma irmã que gado do bolsonaro que dizia a mesma coisa. Você não tira ele da cabeça...
Euripedes: essas agências, criadas pelo FHC não servem para nada!
Antes de haver agências autônomas haviam órgãos diretamente subordinados aos Ministros. Uma solução melhor? O Departamento Nacional de Produção Mineral, que não tem autonomia só deixou acontecer um dos maiores desastres ambientais do mundo, em Minas Gerais. Atraso!
A Agencia pode fazer só 2 coisas, multar ou tirar a concessão e nada garante, dado o que aconteceu em agencias reguladoras ao redor do mundo que isso vá resolver algo.
Ministério da Defesa!?!! O que há de errado com o Ministério da Defesa? Toda democracia tem um Ministério da Defesa com titular civil. Errada era a situação anterior, com uma Pasta para cada Arma, o que só existe em ditaduras.
Pelo que sei, o posicionamento de Lula sempre foi contrário à s privatizações. Será que ele poderia privatizar empresas do estado de SP? TarcÃsio e Nunes estão corretos, devem se livrar de empresas ineficientes. Espero que os paulistas sigam o mesmo exemplo, se livrem de governos ineficientes, que seguem liquidando o patrimônio público.
Espero que a população de SP, frente a mais um apagão, acenda uma luz na hora de voltar. Não apague esse descaso, essa tragédia, esse abandono no momento da escolha.
O (des) governador forasteiro acaba de dar cobertura para privatizacão de uma boa empresa estatal, entregando o serviço básico de fornecimento de água para uma empresa privada nanica que pagou um preço simbólico.?Mais um desastre da privataria à vista, com o argumento ideológico.
Graves as omissões dos poderes públicos na horrorosa operação da concessão de eletricidade em São Paulo. Ninguém se pergunta por que a Enel demora tanto tempo para restaurar o fornecimento de energia, após os estragos deixados por um temporal. A resposta, óbvia, é incompetência. A falha se explica pela falta de materiais de reposição no estoque da empresa (cabos, transformadores, postes etc.) e de mão de obra. Foi assim no ano passado. A incompetência da Enel expõe a omissão das autoridades.
Cadê o Nunes e TarcÃsio? Não pregam as privatizações? A ineficiência do Estado em gerir suas empresas? Qual a parte que lhe cabe nesse latifúndio?
Omissão direta do prefeito e incompetente Ricardo Nunes, é ele que é, por lei e por direito, o responsável pelos serviços oferecidos à população. Há muito que a Enel vem dando problemas e Nunes não teve competência para resolver.
Perfeito, o lucro das concessionária esta em reduzir o OPEX.
Isso se chama MAXIMIZAR LUCROS: Reduzir estoques e enxugar a estrutura.
Perfeito!
A Folha desviando o foco da responsabilidade, que é a do perfeitinho Nunes, o incompetente, que deixa São Paulo num verdadeiro inferno!
Pq a Enel prestaria um bom serviço se não tem concorrente e custa mais barato pagar advogado e lobby? A mesma coisa vai acontecer com a Sabesp. Privatizar sem concorrência é uma estupidez imensa.
Distribuição de energia é um monopólio natural. Não dá para ter concorrência. Ou há um órgão regulador realmente autônomo e eficaz ou o consumidor pagará o preço.
setores eletrico e de fornececimentod e agua não tem com ter concorrencia, pois não tem como voce colocar duas redes numa cidade. Assim o ideal é ser publico.
Com essa demonstração de fracasso, o Nules deve ter subido mais uns 10% no datafolha.
Tempestade Nules, a tempestade do Estado mÃnimo,da meritocracia . Chamem o posto Ipiranga ,kkkkkkkkkkk. A direita incompetente só ganha mesmo no X ! Oremos para nossa senhora das fake News. Kkkkkkkkkk
Quem é da direita ? O MDB? Pois o partido do prefeito é MDB que tem ministérios no atual governo.
No Rio de Janeiro, na região dos lagos, todos os dias acaba a energia e sem nenhuma explicação plausÃvel e, pasmem, sem nenhum desconto na fatura de energia elétrica. É uma empresa bem sa-fa-da que não está honrando o contrato licitatório. Tem que perder a concessão e pagar uma multa milionária para os consumidores.
A foia continuará incentivando a privatização de empresas estratégicas????
Privatiza tudo, pois isso é a solução né...??? Até quando a população cairá nessa ba lela...
Satisfatório quando a realidade mostra que a sanha neoliberal de privatizar serviços essenciais, não funciona.
As manifestações pró estatal são risÃveis, a salvação não é estatizar é estatizar direito ter agência reguladora que funcione. Conheci Eletropaulo, eletricitário fazia greve e pedia propina para fazer serviço de competência deles. Tem que cancelar concessão da Enel e por outra, tipo Elektro que é bem avaliada
Sabe por que serviço desse tipo nunca vai dar certo no Brasil? Por que a empresa pode fazer a besteira que for, depois paga um advogado caro e fica tudo por isso mesmo. É assim que a Light e outras empresas fazem no resto do pais. E mais, privatizar para uma empresa estatal de outro paÃs comprar. Se estatal é ruim, pra que passar pra outra estatal de outro paÃs, só aqui mesmo.
Cara, já ouvi dois casos de pessoas que estavam fazendo obras e tiveram que pagar um por fora para os funcionários da Enel. Quando não tinha tantas empresas de internet era a mesma coisa… a real é que quando não tem concorrência eles baixam a qualidade do serviço seja público ou privado
Oportunismo de TarcÃsio tô-nem-aà é de Nunes, bast ver a quantidade de árvores caÃdas. A privatização da Sabesp, lucrativa, com mais de noventa por cento de cobertura de esgoto, demonstra a hipocrisia. Os sinais (ou faróis) nas ruas do bairro apagam com qq chuvinha, há anos. Como vão eleger esse estru/pÃcio? E ainda trai a maioria de Bruno Covas aderindo ao bolsonarismo mais baixo, negando as vacinas?
Marco, respondo: acho. Acho que Boulos é solução muito melhor que esse Nunes, que já teve chance e mostrou que é incompetente. Sem contar a história das creches. E caráter é importante, como deverÃamos saber todos. E alguém que já teve no por violência doméstica não merece confiança.
A senhora acha que o candidato oposicionista vai resolver o problema das chuvas que afeta todas as gestões? Alguém que nunca teve experiência em administração pública? Aliás, qual a experiência do candidato? São 12 Mil de habitantes para serem administrados por um teórico . Haddad com muito mais capacidade não resolveu.
Tenho minhas dúvidas à responsabilidade das podas das árvores são da ENEL ou da prefeitura?
A ANEEL é do governo LULA? As agências não são independentes? O presidente da ANEEL não foi indicado pelo governo anterior? É pois é!! Você pode contar um monte de mentiras dizendo só a verdade.
Torcendo pelo Nunes 2. São Paulo e o Brasil merecem.
Tem gente que merece o nÃvel do vice na prefeitura, sim. Mas a grande maioria de paulistanos, não!
A classe média (pseudo-rica) precisou de uma empresa estrangeira para lembrar-lhe o seu lugar? Quem sabe agora pensem 2x antes de eleger neoliberais famintos pelos bens do governo.
TarcÃsio e Nunes , defensores da privatização, agora se dizem contra? E a Sabesp, vão privatizar e depois reclamar?
Sandro, se informe.
Sandro, o que o PT tem a ver com o descaso dos governos de SP? A culpa deve ser do comunismo, do aborto, do LGBT, dos banheiros comunitários, do feminismo, dos avanços e transformações sociais.
A Enel comprou a concessão em noventa e nove, certo? Quem era governo na época? O petê nao era.
Só não fazer um contrato tão errado quanto ao que o PT fez nesse.
Parei no "agência do governo Lula", depois ficam ligando pra saber porque não paguei mais assinatura.
É isso mesmo, Edailson. A tentativa de idiotização do l ei tor com baixarias deste tipo nesta f olh a não tem tido limites.
Vamos lá, vamos relembrar e nem.precisa ter muita memória. Há 1 ano atrás tivemos momentos.memsmo problema no municÃpio de São Paulo, cujo prefeito era RN e o governador era TF e o presidente da República era Lula. A pressão toda em cima da ENLEL deveria ser dongovernador e domoregeito em cima do órgão governamental. Com certeza isso não ocorreu. A preocupação de ambos era outra. E agora? Todas as.pewssoa deveriam acampar na residência oficial do governador e do prefeito.
Ha um ano atrás foi a primeira vez que isso aconteceu. Todo mundo esperava que a empresa tivesse aprendido a lição e tomado as providências para esse ano. E o que vimos é basicamente que os mesmos erros se repetem. Então a empresa tem que sair pois o compromisso dela não é com o fornecimento de energia, é com outra coisa.
Enel, grupo Esfera, Ministro em Roma...esquece, vida longa a empresa aqui no Brasil
E aguarda a qualidade do serviço de água com a privatização mequetrefe do TarcÃsio. Tudo pode ser piorado por esse governador e prefeito pate tas.
Enel é empresa estatal italiana. O Brasil vende suas estatais a estatais estrangeiras e depois reclama. Voltando à situação de São Paulo a recuperação será lenta mesmo. Os estragos decorreram de evento climático. Fazer o quê?
Sempre teve temporais ness a época meu amigo. Cadê a prevenção? O fato é a Enel ganhou o leilão do melhor preço, demitindo mais de 30% dos seu funcionários. Assim fica fácil. Quero ver o que farão agora? Demitiram os demais por não darem cont do volume de trabalho? Isso se chama incompetência do governador.
Por que a Folha de São Paulo não diz que a Eletropaulo antes de ser vendida não dava tanto problema? Tudo isso para escancarar que a agenda privatista e entreguista de empresas estratégicas que vocês defendem é um fracasso total?
Calma que ainda vai piorar. Faltará água, mais o preço vai subir.
Privatiza que melhora!
Aneel "agencia do governo Lula"??? A qualidade foi para o buraco mesmo...
Quem privatizou foi o governador amigão. Se informa antes de falar erda.
Landson, parei de ler bem aÃ, é vergonhoso, quando da privatização a fsp teve orgasmos múltiplos, mas não lembra disso.
Essa Enel comprou a celg em Goiás ,agora vendeu pra equatorial e posso falar claramente acabou as manutenção preventiva. Em uma região de crixas em Goiás os próprias clientes teve que fazer a poda de árvores na rede rural.
Responsabilidade é da Concessionária e do municÃpio.
Sr. Paulo, as podas das árvores são de responsabilidade da ENEL ou da prefeitura!
Esse Ministro jamais poderia ter renovado o contrato. São vários estados renovados por ele.
Dona Lis, quem privatiza tudo é a direita corrupta. Quem distribuiu dinheiro público foi o governador TarcÃsio, quando fez a venda mais escandalosa do século da Sabesp. A sua raiva do Lula e da esquerda, lhe rouba a capacidade de raciocÃnio e seus comentários ficam sofrÃveis.
Quem cuida disso são os governadores . Não é contrato, eles são donos do negócio qué foi privatizado sem cláusulas de proteção adequadas. É o liberalismo total. Vota no TarcÃsio e no Nunes. Mas não venha chorar depois.
A união aà seria DaFolha ,TarcÃsio e Nunes
Com a privatização da Sabesp pelo governo do TarcÃsio , vai faltar água tb! Vai vendoÂ….
A car de pau desse TarcÃsio é impressionante! Quer culpar Lula pelo fracasso anunciado da privatização garantida por ele, Tarcisio, e seus comparsas da direita liberal...
Ô Maria, puxaram o Lula pra salvar a campanho do Nunes. A culpa é do Lula agora!.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Apagão em SP une governo Lula, Tarcísio e Nunes em pressão por fim de concessão da Enel Voltar
Comente este texto