Bruno Boghossian > A esquerda está diante de um momento de mudança inadiável Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Análise muito boa. Concordo com Boghossian.
Marcelo Fernandes é ombudsman da folha? Parece...
Mudar é difÃcil e a maioria esmagadora resiste. A esquerda é muito autocentrada e o povo internalizou a ética duvidosa de pastores pi ca re tas, coachs e outros fanboys do mundo corporativo. Todos querem prosperidade mas ninguém acredita no estudo. Todos buscam um atalho,bets,jesus,coachs, influencers. A prosperidade de um capitalismo de araque,que precariza o trabalho mas que vende férias nas ilhas gregas.
Mas se olharmos com olhos afiados veremos que a direita tem pés de barro. A ascensão de um coach de reputação duvidosa, um ex presidente envolvido em escândalos em série, todos tendo como base a mentira e o pânico moral ,deixa claro que a armadura é frágil. O Estado nunca se preocupou em educar os mais pobres,uma educação de qualidade e universal. O resultado hoje nos esbofeteia.
A esquerda está se acabando porque se alimentava só de discursos de ética, luta contra a corrupção, quando se atola no mensalão e petrolão e no apoios a ditaduras que não tem nada a ver com o interesse do povo. OrasilQuestionador!
E não me venham com papo de bosolismo porque já fui petista( Deus me perdoe) e na últimas eleições, votei no menos ruizinho!
O Bruno é bom jornalista e comentarista, mas neste texto esquece duas questões centrais do decadência das esquerdas: Primeiro a negativa das corrupções investigadas e punidas pelo mensalão e lava jato e segundo as posições do governo Lula afagando ditadores e mais recentemente se colocando contra Israel, quando este se defende de grupos terroristas! OrasilRepúblicaConstitucional!
Um bom exemplo do que pode fazer uma esquerda moderna, democrática e Ãntegra está logo aÃ, na nossa vizinhança. Trata-se da Frente Ampla, que governou o Uruguai muito bem com Mujica e Tabaré Vásquez e está a ponto de retornar ao poder com Yamandu Orsi. Infelizmente, o PT prefere cultivar relações com Cuba, o chavismo e o Partido Nossa Casa Rússia de Putin.
A esquerda que deixa de ser esquerda desaparece. O centro que se ligou à extrema direita foi engolido. O eleitor percebe as incoerências. O sonho do pensamento único neoliberal não vai prosperar. Na Europa e EUA direita e esquerda o questionam. Quem pratica neoliberalismo na veia perde eleição atrás de eleição.
Não foi o que o colunista defendeu. A Frente Ampla uruguaia atualizou-se sem recair no neoliberalismo. O seu legado, aliás, é muito superior ao do PT. Por esta razão, o seu candidato tem vinte pontos de vantagem sobre o candidato do atual governo nas pesquisas de opinião.
Sim! A esquerda precisa transformar as plataformas, o conteúdo, as propostas e sobretudo o olhar pra pessoa. Independentemente de quem sejam, as pessoas querem ser felizes e evitar o sofrimento, o que significa ter mais dinheiro, saúde e autonomia. Acho que esse é um princÃpio fundamental pra revisar toda a estratégia daqueles que querem ser dirigentes polÃticos, à esquerda. É nesse campo que um princÃpio aparentemente utilitarista pode se aliar à reparação das injustiças sociais.
Essa virada de chave ainda está longe de acontecer. Para saber como vai ser o futuro da esquerda, é só olhar as universidades públicas, os jovens nunca foram tão radicais e nunca dialogaram tão pouco com a classe mais baixa como atualmente. Essa esquerda moderna criou uma fábrica de militantes que simplesmente não consegue mais entender o que ocorre na sociedade, se fecharam em uma bolha. Como alguém pode se dizer de esquerda sendo totalmente incompatÃvel com os mais pobres?
Pois é caro Bruno. Venho falando disso faz tempo. Entendo que não só o PT tem estrelas intransponÃveis para o povo. Outros que nasceram bem depois seguem achando que são celebridades. Viva Mano Brown, que em poucas palavras disse tudo. E eu digo: sigam o exemplo de humildade de Eduardo Suplicy e do próprio Lula.
Entregador de IFood. Uber não quer sibdicato! Quer seguro acidente, piso salarial, etc.
Só agora perceberam que as esquerdas estão caquéticas? Atrasadinhos hem!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Análise perfeita, inteligente e bem fundamentada. Vamos torcer para que os cardeais do PT leiam e entendam.
Dia sim e outro também a Folha escala um dos seus calunistas para demonizar a esquerda ou endeusar a direita. Nem tenta disfarçar.
Sem discutir as inclinações do jornal, o fato é que o colunista tem razão em sua análise.
PolÃtica identitária não dá voto e 2026 está aÃ.
A esquerda ainda não percebeu que seu principal partido politico não atualizou seu discurso na mesma velocidade das mudanças sociais. O proprio nome PT - Partido dos Trabalhadores - não condiz mais com a realidade se for considerado "trabalhador" apenas aquele assalariado dos anos 70 que tinha carteira assinada. O PT de hoje é um partido de intelectuais de esquerda concentrando sua força nas universidades e não nas fábricas.
Marcos Benassi, você apontou o principal problema: o PT ainda não entendeu as mudanças ocorridas na natureza e na organização do trabalho. Quando a direita consegue dialogar com a periferia é sinal de que a esquerda está dormindo em berço esplêndido - e sabemos que a direita não se destaca pela inteligência.
Não sei se "à esquerda" não percebeu, José; à s vezes tenho impressão de que o PT, ele mesmo, não percebeu. De resto, hoje parece ser dia de crÃticas dolorosas... Salvo engano, é a terceira que me dói, agora no baço.
O liberalismo é contra os direitos humanos e as minorias ? O articulista precisa estudar mais sobre liberalismo.
Vitor, você matou a cobra e mostrou o pau Parabéns! Em tempo: pau no bom sentido, é claro.
E você precisa aprender a ler com maior atenção. Os liberais privilegiam a liberdade e a esquerda a justiça social - nó a ser desatado desde as primeiras Internacionais, sendo que ambos os lados possuem sólidos argumentos.
Ele não é contra, só não se importa. O liberalismo foi base para a decisão da suprema corte americana, por exemplo, de que uma empresa de eventos pode se recusar a realizar cerimônia de casamento de pessoas do mesmo sexo, ou o pano de fundo para se enquadrar manifestações a Ku Klux Klan e da Marlboro Baptist Church (*God gates fags*, *Thank God for our dead soldiers*) no guarda-chuva da liberdade else expressão.
O povo foi capturado pelo Fla - Flu da polarização habilmente armado pela direita, que tem sido absurdamente mais competente que a esquerda para combater nesse campo de batalha. Nós, eleitores, devemos ter claro que no Fla - Flu da polarização somos todos gado, enquanto a esquerda deve mudar no sentido de cortar as amarras da polarização colocadas pela direita.
As pessoas querem prosperidade. Esse é o imaginário moderno. É isso que as neo-ig#rejas vendem: "você não nasceu para sofrer, viver de assistencialismo, você nasceu para prosperar". Se a esquerda não for capaz de gerar riquezas, está fadada a desaparecer em alguns anos. Ninguém aguenta mais esse discurso mofado dos anos 1970-80, que trata as pessoas como se fossem incapazes de tomar as próprias decisões e dependentes do Estado.
Com certeza a esquerda (e a direita atual também) precisa mudar muito: Não apoiar mais ditaduras com estado forte demais; Parar de dividir o paÃs entre trabalhador/ empresário, branco/negro,etc e trabalhar pela coexistência feliz entre todos; Afastar suas lideranças envolvidas com malfeitos; Esquecer dos costumes familiates ; Defender a ética e apoiar a liberdade individual de cada um planejar sua vida.
Digo esquecer esta luta querendo impor uma pauta de costumes (vale tambem para a direita). Costume é uma herança da cultura familiar , religiosa ou de origem do imigrante que não deve ser imposta por ninguém, mas que cada um vai adequando ao meio e circunstâncias conforme vai vivendo e aprendendo.
Aff
Esquecer os costumes familiares? A Direita? Pq?
As pessoas estão preocupadas com suas necessidades individuais (segurança, saúde, emprego). E a maioria não acredita em movimentos sociais e sindicatos como intermediários. Vê-los apenas com mais uma camada (além da polÃtica) para ficar com uma parte dos recursos a tÃtulo de comissão. É isso o que a direita promete. É um discurso que alcança sobretudo aqueles que conseguiram quase sozinhos "progredir" nos últimos tempos. Eles entendem que esse progresso ocorreu por esforço individual.
A esquerda foi bem em lugares onde os candidatos moderados eram fortes como Recife e Rio de Janeiro. Já apostar no radicalismo como em SP é muito arriscado. Como se viu recentemente na Venezuela, é difÃcil o bolivarianismo ganhar no voto.
O Brasil, tradicionalmente conservador, está despertando para as vantagens do liberalismo, algo que a esquerda parece não conseguir acompanhar. As redes sociais são um poderoso catalisador nessa mudança, revelando a ineficácia de uma visão ultrapassada do sindicalismo e a importância de um sistema que privilegie a liberdade individual e a iniciativa privada. É hora de o Brasil dar um passo à frente e abraçar um futuro de prosperidade e progresso, inspirado nos valores do liberalismo.
O governo Bolsonaro foi tudo, menos liberal. O estatismo faz parte da visão de mundo de nossos militares e nem décadas de neoliberalismo foi capaz de muda-los. Guedes era praticamente o único liberal do governo, isolado e desastrado demais para fazer diferença. Aliás, um sujeito tão desinformado que acreditava ser Olavo de Carvalho um liberal!
As "vantagens" do liberalismo foram testadas no governo anterior com o famigerado Paulo Guedes. Pena que o eleitor não conseguiu acompanhar o resultado. Talvez pelo ativismo da nossa imprensa, apoiadora da extrema direita.
Mais do que conservador, o brasileiro ama o Estado, e ninguém ama mais do que a elite. Os Bolsonaros, por exemplos, são milionários sem nunca terem trabalhado nem empreendido, apenas mamando no Estado. O pobre de direita, que desde 2014 comprou essa conversa de empreendedor e não percebeu que na verdade é precarizado, vai tomar um baita susto quando envelhecer e tiver que bater na porta do Estado em busca do seu BPC porque descobriu que não tem cobertura previdenciária.
Michel, eu super defendo o Liberalismo. Mas qual liberalismo neste paÃs? É o povão sendo Uber e vendendo salgadinho na rua enquanto os ricos e a classe média alta vão para a universidade, dirigem empresas e concentram terras em fazendas? Como teremos um liberalismo com a desigualdade que existe neste paÃs? Não dá para falar em responsabilidade individual com tanta concentração de renda e com and povo sem oportunidade !
Bom, a direita vai voltar com força. Com ela vai voltar todos os problemas que vem vom ela; como os golpes financeiros em instituições de aposentados, falências fraudulentas, redução do valor do trabalho, elitismo, acobertamento de crimes hediondos praticados pelos pertencentes a elite burguesa, etc, etc. Então é usar a inteligência para navegar nesse novo mundo velho!
Paulo Guedes, o Guru Econômico de um presidente que matou setecentos mil por falta de vacina e disse que mulher tem que ganhar menos que homem e que quilombola não pesa mais sete arrobas, reclamou certa vez que doméstica estava indo de avião para a Disney e que o filho do porteiro estava na universidade pública. E tem mulher, negro, pobre que vota nesse povo, acorda!
A premissa, embora pareça lógica à primeira vista, esconde uma armadilha que se repete ao longo da história: a suposição de que a verdade polÃtica deve ser moldada de cima para baixo, e que as massas só encontrarão o caminho correto ao submeterem-se ao pensamento iluminado de seus lÃderes. Essa concepção centralizadora, comum nos mais diversos espectros ideológicos, revela não apenas um distanciamento da realidade popular, mas também uma subestimação da inteligência coletiva. Ótima coluna!
Outra coisa: povo, povão, parem de achar que a direita vai melhorar a vida de vocês (de nós). A direita não quer o pobre no cargo de gerência, andando de avião e indo pra boa universidade. Eles até aceitam que o povo ganhe o pão como dona de salão de beleza ou Uber, mas jamais aceitarão maior igualdade e distribuição de riqueza. Pobre que vota na direita vota contra si mesmo. Enquanto você abre seu pequeno negócio, as indústrias, bancos, fazendas e universidades pertencem às elites. Acorda povo.
Wesley: meu pai era operário que abriu loja para nos manter. Minha mãe era cozinheira e não terminou o colégio. Hoje ambos são aposentados e eu tive bolsa no colégio e estudo na USP. Não estou desmerecendo o esforço individual, pelo contrário. Estou dizendo que precisamos de governos que olhem sim para nós, o povo, a esmagadora maioria da população que mora em perifa, em cidade pequena e vai trabalhar de transporte público, estuda em escola pública e luta para pagar as contas.
Nasci no Jardim Romano, o cantão da Zona Leste de São Paulo, no quintal da casa tinha um córrego, no final da rua um beco que chamávamos de favelinha. O Lugar onde crio meu a filhos, a vida que eles lavam são, do ponto de vista do conforto, da qualidade da educação, segurança e saúde melhores das que a que meu pai, como operário das indústrias Matarazzo pode me dar. CLT dos 14 aos 17 anos só. Vendi panela, queijo na rua, hoje imóveis. A conversa fiada de vocês me faz rir. Quero não
A esquerda precisa de uma proposta de segurança pública que proteja a população de criminosos sem ferir os direitos humanos e garanta serviços públicos de qualidade premiando o mérito dos servidores e punindo quem não entrega um bom serviço. Além de mais coisas, a direita não pode entregar uma melhora nas condições do povo: as polÃticas dos bolsonaristas e dos liberais atendem à s elites e à classe média alta. Não ajudam o pequeno empreendedor da perifa. Com a direita, a desigualdade irá piorar!
Poi Zé, Felipe, mais e aÃ? A visão de horizonte estreito e curto, que nosso colega acima representa muitÃssimo bem, sem abstração ou generalidade, não combina nem com seu liberalismo rigoroso, de livro. Que não é "de direita", é *liberal*. Mas a confa que foi feita a partir dessas ideias originais, meu caro... [Ai que saco, sençura, azucrinando por conta de aspas e asteriscos, não tenho mais paciência... Vão fão.]
O que ficou sobre a esquerda, é a noção geral de que, "esquerda é comunista e isso é ruim", "esquerda é ladrão e se une ao STF para proteger ladrões e isso é ruim", "esquerda só sabe dar dinheiro e fábrica um monte de gente que vive de benefÃcio e isso é ruim", "esquerda é a favor do aborto", "esquerda é a favor da ideologia de gênero". Enquanto essas frases estiverem ecoando a direita vence. É preciso combate-las em sua essência. Agora, a verdadeira esquerda, hoje, é a Rede Sustentabilidade.
Roberta, os pontos que você colocou são as verdades criadas pela direita para alimentar a polarização que lhe favorece na batalha das redes sociais, onde a polÃtica acontece. Enquanto a esquerda continuar caindo na armadilha do Fla-Flu da polarização, a direita seguirá crescendo, enquanto a esquerda seguirá ainda mais demonizada. A esquerda precisa redirecionar seus posicionamentos para se reerguer.
Roberta, prezada, eu diria que a rede é a "mais moderninha"; tem mais gente "de verdade" pelaÃ, só não estão atualizados, ao que parece.
Após anos de pregação midiática do culto ao antipetismo, das reformas trabalhistas/previdenciárias, desprezo à carteira de trabalho, governo como gestor; fim de sindicatos, empresas destruÃdas, o paÃs que se tornou um mero exportador de grãos e minérios, não há como seguir com teses ultrapassadas. Levemos em conta o imediatismo das redes antissociais, o cada um si, vencer a qualquer custo, meritocracia, riqueza fácil, avanço das crenças religiosas, do vale tudo,repudio à s transformações sociais.
Concordo muito com você , Anete. Penso também que o inÃcio dessa derrocada , foi a saÃda covarde dos inconformados (mÃdias convencionais, partidos de direita, parte da elite que odeia pobres),com os governos do PT, fazendo o partido de bode expiatório de tudo que havia de ruim, de podre , na polÃtica partidária brasileira.
Haja torcida! Um abraço!
Boulos, claro, sempre!
Eu vou de Boulos.
Estamos no mesmo lado, Anete. Sei das concessões ao congresso para ter governabilidade, sei dos malefÃcios de Bolsonaro, cia e Lamarçal, mas não aceito polÃticos como Rui Costa, da velha guarda, que tbem ousou desmerecer a ministra Marina Silva dentre outros atos pouco abonadores em relação à ética. O PT precisa de renovação, enquanto isso vou de Psol.
Não aprecio os posicionamentos do Rui Costa e de outros quadros do PT. Procuro sempre manter meu posicionamento critico.
Debie, fiz apenas uma ironia com você, para dizer que as reformas nunca chegam no andar de cima, são barradas ou amenizadas pelo Centrão. Lula é obrigado a beneficiar esses deputados para ver seus projetos aprovados. A minha crÃtica ao PT é pela total falta de renovação, que o PSOL está dando conta de fazer.
Anete, eu não sou milionária, kkk. Sou CLT e de esquerda, mas não sou cega. Esse Congresso é nocivo, sem dúvida. As redes sociais idem, mas não vejo o governo lutando por justiça social enquanto continua beneficiando os seus correligionários com mordomias e inúmeros ministérios. Rui Costa colocar a esposa, enfermeira, no TCU da Bahia foi demais. Não se pode perder a ética jamais. Não voto mais no PT, tenho esperanças no Psol, ainda que tenha tampado o nariz p a Marta na chapa de vice.
Frente a inércia de 4 anos do inelegÃvel, Lula segue reconstruindo o paÃs, pagando as despesas exorbitantes feitas por ele na vã tentativa de se reeleger. Não temos mais passeios de lancha, jetski, cavalos e motos.
Debie, as reformas quando realizadas são sempre em detrimento do trabalhador, do andar de baixo. O que é necessário, e interessa ao governo, é efetuar justiça social, taxar os milionários, como você. São os que sonegam impostos ou pagam desproporcionalmente. Lula não tem maioria no Congresso, que se encontra ocupado, em sua maioria, pela extrema direita neofascista.
A esquerda precisa começar a se mexer. Cadê a Reforma Administrativa que acabe com as mordomias da elites do funcionalismo público? Cadê a Reforma previdenciária dos militares? Cadê o fim das mamatas como o Rui Costa que colocou a mulher no Tribunal de Contas da Bahia? Cadê a segurança? Cadê o enfrentamento ao Pcc? Lutar pelas minorias é importante mas só isso não basta pra se dizer de esquerda. Linguagem neutra é o que menos importa nesse momento.
*do cada um por si.
Ou o comentarista não viu a campanha morna e sem identidade do Boulos, ou tá querendo aparecer, como o Mano Brown. A autenticidade tem ganhado votos. A esquerda deve ser esquerda. Não se trata de discurso, mas de pauta.
Ótimo resumo. O PT, além de tudo, tem o "case" do PSDB, que comandou o paÃs por anos e agora respira por aparelhos.
Mano Brown estava certo, parou de entender o que o povão necessita , ficou para trás. Como pode não defender rigor absoluto em segurança pública, corrupção, fim de ditaduras ? Essa trilogia moveu milhões para a Direita. Ou abrassemos essas pautas ou ficaremos no relento
* abracemos , obviamente
Pautas de esquerda são para os mais evoluÃdas socialmente. Pautas de direita são para os mais individualistas e que pouco aprofundam no estudo dos assuntos. Mas é óbvio que segurança pública e combate à corrupção são urgências que a esquerda tem de abraçar, sob pena de serem relegados ao covio obscuro dos alienados
A esquerda já foi revolucionária, defendeu proletariados, gays, negros, incapacitados, blá, blá, blá! Enganou quem quis ser enganado e sempre entregou o de sempre: miséria e hipocrisia. Agora vem a militância de redação propor nova mudança na esquerda. Sugiro que passem a defender alienÃgenas.
Ah, não, napô, açim num dá: alien, as dereita já defende. Melhor que apoiemos o Povo do Centro da Terra (Redonda, sempre).
Você não tem espelho em casa?
Vejo duas questões: 1) o esforço da grande imprensa que passou anos associando a esquerda a corrupção, como se o governo PT tivesse criado este problema; 2) a capacidade da extrema direita em usar as redes para convencer um eleitor pouco interessado em aprofundamento de que o ideal liberal é bom para todos
Identitarismo é suicÃdio polÃtico. A esquerda resolveu fazer polÃtica de costumes. Educar o povo moralmente. Jogar na cara do pai de familia que o que ele ensina a seus filhos é errado. Um politico é elwito para servir p povo, nao para ficar dando licao de moral. A direita revida com uma politica de costumes majoritaria. É óbvio.
Quando a proposta é de educar você ensina a respeitar o próximo, indistintamente . Todo ser humano merece respeito. Ponto.
A esquerda está certa sim em defender as religiões minoritárias como as religiões afro e as pessoas LGBTs. Ou você acha que LGBTs, negros, indÃgenas e mulheres devem simplesmente aceitar toda a sorte de opressão e não lutar por igualdade e respeito?
Mas o respeito às minorias tem de ser ensinado, sim, desde casa e na escola.
Totalmente de acordo!
Esse tema provoca reflexões. Por que será que um partido que governou o paÃs por cinco vezes nos últimos vinte anos está se perdendo ? Talvez porque não se renove, promovendo novas lideranças, tendo apenas um postulante, "o dono do partido", quem define as primárias. Talvez porque prefira ficar no poder a qualquer custo apoiando outros que não do próprio partido ?Talvez porque, e com certeza, deixou de ver as necessidades de todos que vivem na sociedade, ricos ou pobres, escolhendo só um lado?
enquanto essa esquerda não enxergar que o ponto em que ela está é culpa dela mesma nada mudará para ela. enquanto ela não ver que quem não está com ela não está contra ela, mas contra o que ela quer parecer e não é!
Quase sempre comentaristas liberais dizem que a esquerda tem de mudar. E qual proposta queapresentam: que a esquerda faça um discurso de direita.
Não é simples assim. Parte da esquerda ainda acredita que a Rússia é uma força "do bem" e faz polÃtica como se o muro de Berlim ainda estivesse de pé.
O articulista da só o diagnóstico, mas não dá a solução. Qual é a mudança que ele pretendente propõe? Não entendi. Poderia ser mais didático...mas na verdade ele também não sabe qual é a solução na prática.
Você está confundindo jornalista com "consultor". Isso não é papel da imprensa.
Poi Zé, Brunão, tabão. O argumento não é ruim, pelo contrário; preocupa-me é que aquilo que o povão queira seja a utopia predatório-liberal: dá-me o meu, vire-se meu vizinho com "o dele" ; aquilo que é público, sempre será ruim; o privado é bom, para quem "merecê-lo" ; caso não se tenha uma existência decente, é responsa do freguês. Obviamente, os aspectos nebulosos da "utopia" estão ocultos: o estado é apossado por poucos; os bons negócios, aos amigos; aos demais, os maus ou nenhum.
O problema são os exemplos! É preciso fazer o que fala! Outra questão é saber o que significa ser de esquerda?
Realmente só a esquerda defende os pobres, ao contrário do que as escolas públicas pelo golpe militar disseminavam até os anos oitenta! Também as figuras públicas, artistas, esportistas, intelectuais, cientistas, tem que defender a esquerda na mÃdia.
Não, meu caro ! A esquerda tem de defender-se de si.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > A esquerda está diante de um momento de mudança inadiável Voltar
Comente este texto