Ronaldo Lemos > Tesla anuncia robotáxis, e ações caem 10% Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mauricio Oliveira

    Automacao só faz sentido se eleva a produtividade e elimina acidentes. Mas a que custo? Ja se investiram bilhoes e quase nada ate agora. Acho essa ideia de carro autonomo uma bravata, e nao apenas do Musk, mas sim de toda a industria automotiva. Acidentes automobilisticos ja diminuiram no mundo e ate mesmo no Brasil com toda nossa ignorancia ao dirigir, proprocionalmente vêm caindo tambem. Precisamos acelerar investimentos em descabornizacao da economia, isso sim.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Caro Ronaldo, interessantíssima essa sua dúvida sobre a possibilidade de não atingirmos a autonomia automotiva completa, assim como a informação de que a tesla renega a utilização de lasers e respectivos sensores. O Lidar é uma tecnologia com boa maturidade e que permite uma lida com o ambiente muito flexível. O seu almíscar é um cara muito esperto, seu Horizonte de fato é o espaço, mas não dá para simplesmente ignorar um negócio do tamanho da tesla... Vem coisa curiosa por aí, certamente.

    Responda
  3. MARCIO OLIVEIRA

    Teremos carros autônomos, isso é fato, se serão da Tesla ou não, não dá pra dizer ainda.

    Responda
    1. MARCIO OLIVEIRA

      Roberto, conduzir veículos no nível 5, como citado no texto, não é relacionado a IAG, a tecnologia que temos já é suficiente para carros autonomos. Neste momento, precisamos mais de normas e amadurecimento cultural do que de tecnologia.

    2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      O fato é que já temos carros autônomos, a questão é se eles chegarão ao nível 5. Não existe, repito, não existe nenhuma prova formal garantindo que as formas atuais de IA consigam chegar no nível de inteligência humana, quanto mais Inteligência Geral. Quem acha que é um fato e é só questão de tempo com o que temos hoje, publique um artigo em uma revista científica apresentando suas ideias, e esperar alguns anos até ganhar o Turing Awards, o Prêmio Nobel em Computação.

    3. Marcos Benassi

      Ôôô, Márcio, se você tiver boas referências, seria gentil mandá-las aqui na Ãgora. Muito grato!

    4. MARCIO OLIVEIRA

      Pode ser dado como certo, por exemplo, se você soltar uma pedra, ela cairá ao chão, você não soltou ainda, mas é fato que ela cairá. Posso te indicar literatura sobre o tema caso você queira.

    5. Eduardo Luiz De Faria

      Mas como pode ser *fato* se não aconteceu ainda? Fato é algo que aconteceu, não?

  4. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Texto bem desenvolvido.

    Responda
  5. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    A crise do capitalismo se deve ao salário dos motoristas, provavelmente. Musk deve estar trabalhando nisso. Pois eu acho muito mais revolucionário os robots que limpam externamente as vidraças dos edifícios.

    Responda
  6. Marcelo Godoy

    Rapaizzz... Como tem invejosos hein... Não gostar da pessoa é uma coisa, querer desvalorizar suas conquistas tecnológicas é outra. Somos tão exigentes que deixamos empresas como a Gurgel falir...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Marcelo prezado, a Gurgel quebrou por conta de sua posição frágil em relação às grandes montadoras e ao governo de então. Concorrência de verdade nunca foi forte das Grandes, basta ver como a chegada das chinesas trouxe um bom chacoalhão aqui em nosso mercado. Salvo engano, à época, a Gurgel dançou por falta de financiamento público, bloqueado por lobby das fabricantes tradicionais. E olha que tinha carros sensacionais...

  7. Pedro Luis S C Rodrigues

    Bem no dia que o cara atingiu um dos maiores feitos tecnológicos das ultimas decadas, provavelmente o do século, o burocrata parasita, que nunca produziu um parafuso, resolve vir tripudiar porque o taxit robo esta atrasado. Por isso somos um país atrasado e que não sai do lugar, é gente demais com essa mentalidade. Dia pequeno pros haters

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Meu, olha quem vem falar de "haters": você espuma aí do seu lado, dia sim, outro também, mantendo-se constantemente ofensivo. Haters é só o outro, né não? Credo.

  8. Marcelo Carneiro da Rocha

    O sonho do Musk era um país sem presidencia, um Tesla gigante sem voto … quase conseguiu … há muitos zumbis incautos manipulados por qualquer porcaria.

    Responda
  9. Dirceu Cesar

    Esses esquerdinhas são descolados da realidade. Há poucos dias torciam e vibravam pelo coronavirus agora estão torcendo contraos projetos de evolução tecnológica. A politização tem feito mal ao país.

    Responda
    1. Dirceu Cesar

      Caro Flavio, seus ideais são nobres e merece respeito. Mas essa de dizer o o presidente à época matou as pessoas é sem cabimento. O vírus era mortal, o mundo sofreu com isso, a imunização foi feita. Não se trata de defender políticos, mas de ser justo.

    2. Rafael Flávio Montanari Leme

      Eu, como esquerda, torço pras pessoas. Torço pra que não haja uma pessoa passando fome no mundo. Torci pela vacina, ao contrário de um presidemente que matou mais de 700 mil cidadãos que ele deveria cuidar. Isso que é ser patriota. Em relações ao carro autônomo eu não torço pra nada, apenas torço pra que os pobres coitados que trabalham de motorista não percam os seus empregos e fiquem desamparados.

  10. Giovani Ferreira Vargas

    Show! Fale, aí, colunista, qual foi a sua contribuição para a ciência na última década!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Que "argumento" ridículo! O colunista é jornalista especializado em tecnologia. Para você, repórter policial deve ser agente da lei ou criminoso, não? Continue a adorar os seus ídolos!

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Comente sobre as suas. Seria show tb

  11. Joao Cantarelli

    Elon Musk tem metas ousadas e essa de vender veículos autônomos nível 5 para o consumidor final é mais uma delas. Diferentemente dos concorrentes que apenas prestam serviço com veículos nível 4 em áreas restritas. Importante lembrar que a Tesla não é uma empresa de taxis mas uma fabricantes de veículos elétricos.

    Responda
  12. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Enquanto o Ronaldo sentava na frente do seu teclado para cornetar a Tesla, a Space X capturava o booster de 70m do foguete.

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      O i di ot a do colunista, que não passa de um burocrata , não tem noção nem de timing, resolveu tirar onda justamente no dia de um dos feitos tecnológicos mais impressionante das ultimas décadas

    2. Paulo Augusto

      Depois de quantas falhas mesmo ?

  13. edilson borges

    tem os problemas legais que surgirão qdo carro autônomo começar a fazer barbeiragem e se envolver em acidente. problema do dono, do fabricante ou do fonfas?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô Edilson, grato por uma discussão, hein? Peçoau aqui só taca pedras esvaziadas de idéias. Esse é, provavelmente, o ponto mais crítico do desenvolvimento da autonomia automotiva: de quem será a responsa? Capaz da China, por sua capacidade centralizada de determinação legal, ser a primeira a "resolver" tal questão - aliás, parece que já há bastante carro autônomo por lá, mas não sei sob qual modelo de responsabilização.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Já fizeram aos montes.

  14. Hernandez Piras

    Interessantíssimo! Nunca acreditei em gênios infalíveis.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.