Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Sartori Barbosa

    Privatiza que melhora!

    Responda
  2. Marcos Medeiros

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Valter Luiz Peluque

    Tarcísio é Nunes , privatizadores empedernidos deveriam ver a público assumir toda a responsabilidade pelo descalabro da ENEL e pedir desculpas aos paulistanos além de ressarcir prejuízos. A ideia de estado mínimo levou a isso, falta de funcionários, de manutenção, de capacitação tecnológica , sem falar na briga da fiação com as árvores.

    Responda
  4. Marcos Alonso

    Acho q sim, ok, a Enel tem q religar a energia. Mas e o estado e as prefeituras? Eles não tem nenhuma responsabilidade sobre isso? Jogar a bomba só no colo da Enel TB não é justo. Tirar as árvores que caíram, eventualmente por causa do mal gerenciamento destes, é responsabilidade da Enel?

    Responda
  5. Carlos Fernando de Souza Braga

    Cadê o nome da empresa privatizada de energia em SP nos títulos das matérias? O que o Governo Federal tem a ver com isso? É desonestidade que se chama?

    Responda
  6. Rodrigo Costa

    TarcíNules... pobre que vota em empresário dá nisso... infelizmente.

    Responda
  7. PAULO PETRASKI

    Parabéns Tarcisio. Vota Nunes Sao Paulo. Privatiza ja. E você bocó que ficara pela segunda vez no ano vários dias sem energia elétrica não esquece que no final do mês a conta de luz vai chegar e se você não pagar ela sera cortada.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Não existia apagões quando o estado era o responsável? O senhor mora em São Paulo?

  8. Armando Moura

    Senão tivermos previsão para pagar a conta o que eles fazem? Porque não é bloqueada toda a transferência de numerários para matriz? Porque não é imposta uma multa pecuniária por cada dia sem fornecimento? Quem vai pagar os alimentos estragados?

    Responda
  9. Antônio João

    A imprensa quer acobertar as culpas de Ricardo Nunes e do governador pelos apagões em SP. Primeiro são culpados pela privatização, péssimos serviços da Enel, por não usar pessoal qualificado e aumentar lucros. A fiscalização da Enel está a cargo a Arsesp, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo. A poda de árvores e centenas cairam sobre a rede elétrica é de responsabilidade da prefeitura, e aí Nunes?

    Responda
    1. Marco A Moreira

      A poda de árvores é da competência da prefeitura - não teve um prefeito que não sofreu um apagão. A fiscalização das empresas de energia é da federação - gove rno fede ral, pois quem concede , permite operar é o gover no fede ral. A privatização ocorreu em 1998.

  10. frankklim alencar figueiredo

    A Rússia gastava 13% do PIB em Defesa na Guerra Fria. Agora, enfrentando a OTAN, está gastando 6% e está vencendo a OTAN e crescendo 3% ao ano. E a imprensa ocidental, o que fala? Rússia está perdendo a guerra. Kkk

    Responda
  11. Andre Moraes

    É só de pensar que nada disso teria acontecido se o secretário do meio ambiente fosse o Sales; mas o Nunes é incompetente, não sabe nem escolher os seus melhores quadros na extrema-direita.

    Responda
  12. Andre Moraes

    Parem de reclamar. Quem nunca ficou 48 horas sem luz? Era isso ou comunismo, banheiro unissex, pronome neutro, ideologia de gênero. Eles deixaram bem claro que o projeto de país, era eliminar toda essa ideologia nefasta; mas não incluíram nenhum projeto de governo para luz, agua, saúde ou qualquer benfeitoria para a cidade. E nós escolhemos isso; agora não dá pra reclamar..

    Responda
  13. Leila Barbosa

    Escárnio da Prefeitura e da ENEL com a população.

    Responda
  14. DANIELA FRANCO

    Um absurdo a ENEl nao dar um prazo pro retorno da energia, qq prestador de serviço tem que dar prazo pra qq serviço, é muita irresponsabilidade e cara de pau e tbem ter certeza de que não será punida. Que VERGONHA!! E o consumidor/cliente sem opcao que se dane.

    Responda
  15. frankklim alencar figueiredo

    Nunes fez promessa imprensa corrupta de SP que se ganhar, colocar Paulo Guedes como secretária de finanças. Se preparem para mais desgraças.

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      Parabéns aos paulistas que acreditaram e votaram nesse traste bozolóide importado das milícias cariocas!!! Vcs merecem e vem mais desgraça por aiy!!!

  16. frankklim alencar figueiredo

    Tarcísio age como um NOIA. Vende tudo as tampas das panelas pra trocar por drogas. Tarcísio, o Cracudo.

    Responda
  17. simone do prado

    Sem eletricidade aqui há mais de 40 horas. Nenhum caminhão da Enel, nenhum funcionário! Descaso, escárnio com a população!

    Responda
  18. frankklim alencar figueiredo

    Cracudo. Tarcísio age como um cracudo. Vende tudo, até a tampa do vaso da casa.

    Responda
  19. frankklim alencar figueiredo

    Importaram um carioca para agir como milícia em SP. Deu nisso.

    Responda
  20. frankklim alencar figueiredo

    Assassinos econômicos não prioriza gestão e sim lucros. Veja o exemplo do roubo da Vale.

    Responda
  21. frankklim alencar figueiredo

    Reestatizar já. Tudo. Reestatizar tudo. Tomar o patrimônio do Povo das mãos dos assassinos econômicos que usam os lucros par as guerras si o nis tas.

    Responda
  22. frankklim alencar figueiredo

    Privatiza que melhora. Mantra dos mamateiros.

    Responda
  23. frankklim alencar figueiredo

    São Paulo governado por amigos da Grande, Velha e Corrupta imprensa há mais residências sem Luz que a Flórida mesmo com um furacão. São os amigos privatistas da imprensa venal.

    Responda
  24. Luiz Henrique Frosini

    A FSP a acha que o filhote da criatura inelegível está fazendo muito. Depois de quase um ano do apagão de novembro do ano passado, o pretenso governador resolve ligar para a Aneel. E a FSP exalta esta medida como se fosse a solução definitiva. Jornaleco político e tendencioso.

    Responda
  25. Carlos Fernando de Souza Braga

    Por que o nome Enel não está no título nem no subtítulo? Afinal, ela não é a responsável? O que ela tem a dizer não é mais importante do que noticiar que respostas da Enel foram cobradas pela "gestão Tarcísio"?

    Responda
  26. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Esse é o preço que pagamos pela privatização. E pensar que muitos paulistanos apoiaram a privatização da Sabesp... Só não reclamam da privatização da Telesp, porque ainda dá para fazer ligação telefônica. Salvo quando a energia elétrica apaga

    Responda
    1. Daniel Liaz

      A claro. Foi graças a privatização que o mundo criou os smartphones, a internet, a banda larga , fibra ótica etc. Não fosse isso ainda estaríamos no aparelho de discar! É cada uma....

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Quanto custou o seu último celular ? Esse mesmo q o sr está usando. Pensa fora da caixinha , meu caro.

    3. Marco A Moreira

      Senhora Márcia se não tivéssemos privatização no sistema de telefonia estaríamos pagando preços muito mais caros e com serviço de péssima qualidade . Quanto a Sabesp: lembra o que ocorreu na crise hídrica? Concordo em discutir a privatização de serviços essenciais , principalmente o formato, número de funcionários efetivos etc. Hoje nós temos terceira maior fabricante de jatos do mundo devido a privatização.

  27. Carlos Fernando de Souza Braga

    "ANEEL agência do governo Lula..." Ah, dona Folha! Que vergonha, hein?! Cada vez pior...

    Responda
  28. ademir sampaio de campos

    Fora Nunes!!!!

    Responda
  29. ademir sampaio de campos

    Sem luz, sem prefeito sem governador!!! Fora Nunes!!! Fora Tarcísio!!?

    Responda
  30. Eduardo Freitas

    Zona Sul de São Paulo e Taboão da Serra ainda várias regiões sem energia elétrica.

    Responda
  31. CARLOS SANTOS

    Privatiza que melhora e baixa preços (PGuelaBozo). Aguardem a SABESP. A refinaria da BA adquirida por 1/2 do preço e algumas joias é referencia também.

    Responda
  32. Paulo Favero

    que votá, que votá, Martelão vai te ensiná! Jsuis da goiabeira!!!

    Responda
  33. Romeu Chaves

    Com a experiência de mais de 4 décadas de serviço público pude comprovar,in loco, que todos os serviços públicos privatizados não funcionam e não vão funcionar, a iniciativa privada não investe, apenas vê lucros, esperem pra ver a Sabesp que essa malfadada administração estadual acabou de fazer!!!

    Responda
  34. RAULAND BORBA BATISTA

    Eu quero ver quem vai ficar no lugar de quem (empresa) e a que custo, por que tudo tem um custo, ao você quadruplicar as equipes eletricista, é custo. O que estou vendo é o mais do mesmo.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Pra que eletricistas, não é mesmo...

  35. Roberto Silveira

    "Aneel, agência do Governo Lula..." folha essa agência não existia? Criação nova? A atual diretoria quando foi empossada? Estado e Prefeitura nada fazem e transferem a responsabilidade e culpa para o federal? Cadê a poda preventiva de árvores? Atuações Estaduais e Municipais?

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Que coisa vexaminosa, né?

  36. Alaor Magno

    Os moradores que se sentirem incomodados que se mudem para outra cidade. Simples assim.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Pelo visto a sra tem energia elétrica na sua casa né ?

    2. José Roberto Pereira

      Vão é eleger outro privatizador, em sinal de protesto.

  37. José Cruz

    A falta de respeito deste com o povo deste governador (Tarcísio e prefeito Ricardo Nunes) eles são os vendedores das empresas públicas, tais como Sabesp e outras. Para se ter ideia, este mesmo grupo que governa a cidade de são Paulo e o estado, estavam juntos no golpe contra a Dilma, sabe qual era o interesse? Vender o Brasil, pois é, este grupo entregou a Eletropaulo para a Enel em 2018, e o governo não era Lula do PT, mas, sim o impostor Temer do MDB de Ricardo Nenes.

    Responda
  38. José Cruz

    A falta de respeito deste com o povo deste governador (Tarcísio e prefeito Ricardo Nunes) eles são os vendedores das empresas públicas, tais como Sabesp e outras. Para se ter ideia, este mesmo grupo que governa a cidade de são Paulo e o estado, estavam juntos no golpe contra a Dilma, sabe qual era o interesse? Vender o Brasil, pois é, este grupo entregou a Eletropaulo para a Enel em 2018, e o governo não era Lula do PT, mas, sim o impostor Temer do MDB de Ricardo Nenes.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      A privati zação ocorreu em 1998. Faça uma pesquisa no Goo gle. O que mudou foi a troca das empresas.

  39. paulo goya

    Desde 8 da manhã pequenos veículos estacionados. Com 2 uniformizados sentados olhando o celular. Não consta no veículo o nome da terceirizada. Quem sabe o padrinho do seu Nunes que sabe das coisas resolva mais esta pra nós. Pq Tarcísio não é uma mula isso sabemos

    Responda
  40. flávio paes

    Pelo que percebo ao contrário da outra vez, houve muito menos quedas de árvores. A própria Enel informa que os problemas foram nas suas instalações. Estava mais quena hora de cassar a concessão e colocar outra empresa no lugar. Os políticos jogam para torcida, agora pedem a cassação da Enel, mais um pouco assunto sai da mídia e eles entram no deixa disso

    Responda
  41. paulo goya

    Deveríamos todos pedir uma indenização. Na Bela Vista é oitava vez que acontece. Pq temos a centena de novos empreendimentos finalizados ou em construção e a rede não da conta. Plantaram postes dos dois lados da rua. Postes que são alugados as telefônicas! Fora a destruição dos exemplares arboreos. Chega de Enel

    Responda
  42. dulceneia Aparecida da silva

    A região de Cotia continua sendo negligenciada, principalmente no bairro dó Tijuco Preto. Enquanto uns são atendidos de imediato, outros, são abandonados. Triste realidade

    Responda
  43. Ricardo Luiz

    Pra quem for votar no Nunes, me respondam aqui alguns motivos.

    Responda
  44. Anibal FREDERICO FONTES

    Quem elegeu o governador e quer eleger o Nunes para prefeito são bolsonaristas e não têm nenhuma cultura política. Cada um tem o governo que merece.

    Responda
    1. Antônio João

      Anibal, toda a cadeia de responsabilidade pelo apagão é bolsonarista. A fiscalização direta é da Arsesp, Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de SP do Tarcísio, também ligada à Aneel, está toda a diretoria foi nomeada por bolsonaro, e mais, a responsabilidade das podas de árvores, que cairam sobre a rede elétrica, é da prefeitura. A cadeia é toda de incompetentes, todos, bolsonaristas. Queríamos o quê desse tipo gestores?

    2. José Cruz

      Perfeito sua colocação Anibal Fontes, pois, foram este mesmo grupo que hoje comandam o Estado de São Paulo e a capital paulista que entregaram a Eletropaulo para a Enel em 2018, logo o presidente era o golpista (Temer MDB do Ricardo Nunes) portanto, (Temer, Bolsonaro, Tarcísio e Ricardo Nunes) todos são responsáveis por esta desgraça em que o povo vive. É pura farsa que eles querem cassar a concessão, até porque eles comandam a tropa neo-liberal no congresso que são contra a reestatização.

    3. Sandro Machado

      Pensamento limitadíssimo heinnnn.

  45. Sergio Makrakis

    O jornal esqueceu de comentar que quem quebrou o martelinho no ato dessa equivocada privatização foi o Governador do Estado e não o Governo Federal.

    Responda
    1. Sergio Makrakis

      Acho que não tem conhecimento de quem decide em privatizar e as prerrogativas contratuais.

    2. Sandro Machado

      Acho que não leu a reportagem para um comentário assim.