Luiz Felipe Pondé > No Brasil corrupto, falar em defesa da democracia virou jargão dos piores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Como ex-esquerdista e ex-militante do PT, que participou de varias campanhas eu digo: O discurso de superioridade moral da esquerda foi por agua abaixo quando aceitamos Lula de Volta, de descondenado a presidente. É difÃcil aceitar isso e é difÃcil enfrentar a direita no argumento com um passivo desses. Ainda com alinhamento a Maduro, Nicarágua, Iran, como discutir de igual pra igual com a direita tendo de passar pano toda hora pro Lula? Pessoas conscientes fora da bolha não aceitam isso.
essa palavra virou osso em caninos de canÃdeos de rua das piores espécies que depois de roê-la obram nela.
Maria José que ditou?
Elevar o nÃvel da conversa com a turma da direita? Com toda essa limitação e educação? Kkk
Sim, é grande o problema da pouca capacidade de interpretação; Há, também, o grande problema de uma generalizada falta de caráter. Em seus textos, na minha visão, Pondé analisa tudo com muita precisão, alguma ironia e uma boa dose de ceticismo. Melhor tentar entender o que ele diz, do que atacar, injustamente, a sua pessoa. (p/MJ)
se existir alguém que fala mais besteiras do que esse, ainda não foi apresentado a fsp kkkk
E no Brasil neofascista, atacar a democracia é jargão dos melhores, né, pondé? Como sempre, superficial e cÃnico. Aff...
Os supostos adultos são os mesmos que apoiaram lula sob o pretexto de que "o amor venceu".. viva o "amor" e a "democracia".. e esse circo todo.. só não dá pra rir.. é lamentável
Itareru.. mas pra quê o berrante?.. pra me juntar a você?.. você é o remendo falando do roto..
espera, vou pegar o berrante
Então, vamos defender a liberdade dos milionários que nem precisa de defesa.... A democracia nos interessa pela ditadura do dinheiro que sempre vigorou e não dá sinais de cansaço! Pondé precisa de terapeuta. O caso Didy Combs mostra que a "maior democracia do mundo" também existe muita corrupção que envolve pobres em busca do estrelato! Que coisa....
Não consegui ler até o fim, Pondé tem um problema que só pode ser resolvido por ele mesmo. Professor Paulo Ghiraldelli já falou inúmeras vezes no Youtube.
Qual é o problema do Pondé?
Concordo totalmente com o Jornalista. Maioria dos corruptos no Brasil, usa o Jargão "" Estado Democrático de Direita.
Concordo totalmente com o Jornalista. Maioria dos corruptos no Brasil, usa o Jargão "" Estado Democrático de Direita. Uma farsa.
Minha opinião é que quem transformou a democracia em um circo foi a mÃdia, já que tinha o poder de desmascarar o mentiroso do poder mas optou por trocar por propaganda. Agora o monstro cresceu muito e está muito difÃcil de livrar dele.
O gado tá com fome. Acabou o capim.
Tipo de comentário que eleva o nÃvel da conversa... (por Maria José)
Blz, agora senta lá, porta voz de fas cis ta
Prezado Augusto, não estou em discussão ou julgamento. Não pedi a sua opinião e xingamentos não me tocam. Sei que não consegues contradizer o que eu escrevi e só lhe resta a falácia ad hominem. Tudo bem.
Marcelo, vc não passa de um khre thi no e hipócrita. Vem aqui defender um ex presidiário condenado por corrupção, e ficar ofendendo as pessoas. Vá ler sobre fascismo, seu o tá rio.
Prezad Augusto, o Pondé é fascista sim. Se refere aos funcionários públicos como se fossem uma sub raça, apoia o geno cidio e o apart theid dos pales Tinos. Batem o menor respeito por um polÃtico como o presidente Lula. Aliás, você também é fascista.
Marcelo, como é fácil acusar alguém de fascista, basta que não seja da esquerda e não apoie o corrupto do Lula. Vê se vira o disco, poe seus poucos neurônios ativos pra funcionar.
Realmente.
A bipolarização é o cenário ideal para a corrupção. Nenhum dos lados consegue criticar seus representantes, pois o foco é massacrar o outro lado. Ficamos apenas nesta troca a cada 4 ou 8 anos... um tempo de roubo para cada lado, enquanto o centrão ganha em ambos. Continuo afirmando que voltamos à era das trevas, não há pensamento crÃtico, análise e equilÃbrio. As trevas hoje estão nos "conteúdos" de 30 segundos.
Recuperou muito bem falando a verdade sobre nosso Reino! defesa dos Grupos agora, Democracia ja éra. Socialismo disfarçado em grupos politicos.
São de comentaristas com a isenção de um Pondé que a folha precisa. Parabéns Pondé. Um soco no estômago de um bando de hipócritas que existem por aÃ.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Fala Colombão Gado Véi! Se deitando com o compilado chapa branca do pondé? A Folha não precisa disso. Você é quem está precisando de mais lavagem cerebral do Malafaia, a mais recente já está perdendo o efeito
Pondé recuperando a lucidez. Parabéns.
Mas o que move o cidadão brasileiro a acreditar que votar em alguém como Marçal é racional a fará bem a si próprio?
Como Joelzinho, seu coleguinha da (grande) ala da extrema direita da Falha de São Paulo, o autodenominado "filósofo" (poderia ser ex-coach, tanto faz) de tempo em tempo dá uma compilada em artigos corretos, joga no seu liquidificador e faz esse tipo de matéria. É só para continuar tentando enganar os desavisados que ainda se impressionam com o seu blá-blá-blá. Eu, como ainda assinante, leio de tempo em tempo também, só para checar se melhorou alguma coisa. Parece que não.
De tempo em tempo podia passar para nunca... (p MJ)
Blz. Júlio, então escreva aqui Lula é um corrupto, tal qual o Bozo.
Colombão Gado Véi aqui embaixo já deu piti! Meu comentário não menciona polÃtico algum, mas o delÃrio persecutório bateu brabo. Sou eu quem precisa de tratamento?
Leu e não assimilou nada? Sua hipocrisia esta afetando severamente o seu bom senso. Defende o corrupto do Lula e acusa o Bozo do mesmo. Vá se tratar.
Não li porque parei de ler esse sujeito, Rodrigo. Ele adora falar da esquerda inteligentÃnha, dentre outros termos. Nem precisa falar que você vota no Marçal e Bolsonaro, né? A gente conhece pela agressividade...
Colombo Gado Véi aqui embaixo tem um textinho pronto, provavelmente ditado pelo zap do Carluxo, para ele publicar em comentários que falem mal do mito dele, aquele inelegÃvel que rouba jóias.
Não leu porque a sua hipocrisia afeta o seu bom senso.
"A Corrupção é a Paz do Brasil" do Porteiro do EdifÃcio ao Presidente da República, essa é a real, por isso só teremos um Prêmio Nobel quando os organizadores desse Prêmio acrescentarem a categoria "Corrupção" nas premiações. Somos uns "ninguém" perante o mundo, não temos Nobel, Oscar e nem alguma "Celebridade", morta ou viva" que tenha alguma de suas relÃquias leiloada na Sotheby's.
Fala, Barnabé! Tava sumido. Eu soube que há um grupo na organização do prêmio igNobil que está pensando no prêmio Babo Ovo do Bozo. Ouvi dizer que estão lhe preparando menção honrosa nesse quesito.
O importante é que vamos a rua defender ladrão de joias e dinheiro público .
E pensar que tivemos bons escritores, arquitetos, juristas e músicos, que hoje sobrevivem numa memória distante, e uma medicina que prometia um Nobel, mas que será aos poucos destruÃda pela enxurrada de faculdades particulares de má qualidade. De fato, na modalidade corrupção somos imbatÃveis.
Lamento sua recorrente visão negativa dos funcionários públicos. A degradação, quando há, é causada muito mais por polÃticos inescrupulosos e funcionários comissionados, frequentemente indicados por eles. Você nunca fala mal das sacrossantas empresas privadas. Só para citar duas, que agora estão nas notÃcias: PCS e ENEL. Mas não precisa tanto. Lembre-se dos serviços rotineiros aos quais recorremos no dia a dia. O setor privado no Brasil não é nenhuma maravilha.
Verdade
Nossos bons e promissores músicos, arquitetos, juristas, escritores, médicos já se foram ou estão em acentuada extinção. Este servidor público nobre, exemplar, também caminha para o esquecimento. O articulista é apenas um cronista destes tempos amargos, que não sabe onde se encaixar. Tenta agradar a uma direita idealizada, que não existe. Infelizmente, a esquerda também fica só na idéia. Mas ele vive disso, é compreensÃvel, é apenas mais outro ser lidando com a sua finitude e tentando se achar.
A democracia pressupõe uma ampla reforma polÃtica, também.
O último candidato que se dedicou seriamente a um programa de governo foi o Ciro Gomes. Escreveu um livro com seu diagnóstico dos nossos problemas e propostas de solução. Se levássemos a democracia a sério, no sentido de que o povo governa, a tiragem do livro teria sido de dezenas de milhões de exemplares, com as pessoas discutindo-o nas redes sociais...
Livro? Leitura? Pensamento CrÃtico?.... infelizmente vejo um retorno à idade das trevas. A cultura e educação está voltada a "conteúdos" de 30 segundos. Defender seu ponto de vista sem arrogância, sem agressividade, analisando problemas, trazendo diagnóstico e propondo soluções.... é demasiado enfadonho para o mundo de hoje. A vida em 30 segundos: faça seu pitch, e próximo!
se levássemos a leitura a sério, não? O povo não sabe ler - triste e comprovada realidade.
Exato, mas o Ciro tem comportamentos idiosincrásicos, tipo viajar para Paris para apoiar o Bolsonaro e apoiar o André Fernandes para a prefeitura de Fortaleza. Aà não dá, inviabiliza a credibilidade de qualquer um.
O problema hoje não são bem os discursos em defesa da democracia, e sim os discursos em defesa da liberdade de expressão. Esses discursos são frequentemente entoados por quem quer liberdade para suprimir a expressão do outro.
::: Marçal não dá.
Pondé você acha que os serviços públicos deveriam ser terceirizados e os funcionários públicos deveriam acabar? PoderÃamos, por exemplo, entregar a educação para os donos das Americanas? Ou a saúde do Brasil para o Arminio Fraga, ou para a Amil? Que desligou um punhado de idosos para ganhar mais? Fala aÃ, se o governo não presta, qual a sua sugestão para governar o paÃs? Eu olho para você e te vejo pulando ao lado do Milei.
A defesa da democracia num paÃs que sofreu recentemente grave ataque contra a ordem institucional, parece-me algo bastante óbvio. Entendo a desilusão do colunista, mas o mau humor cético pode te deixar sem vontade de sair da cama...rsrsrsrs...
Pondé faça filosofia que é o lugar em que você se dá bem, porque como comentarista polÃtico e analista do contemporâneo é um desastre total.
Em nome da democracia continua roubando descaradamente. A população hoje bem informada consegue ler a história dando um Google e ficar bem esclarecido o que aconteceu na lava jato. Todos santos. A população consegue diferenciar sabe até onde está as joias apreendidas na lava jato até as crianças dando um Google sabem.
O importante é que vamos a rua defender ladrão de joias e dinheiro público.
Sensacional. Realmente, jargões costumam carregam segundas intenções, especialmente no nosso caso, com o estado pelo estado e para o estado, sempre em busca do controle do povo de carga.
O colunista bem que se esforçou para manter a neutralidade, e fazer uma leitura real do cenário polÃtico, mas ele é uma exceção dentro da sucursal.
Mas não conseguiu pq disse que os amantes do Lula não acreditam que existiu corrupção na Petrobras, aà ele se entregou escreveu está coluna para chamar o Lula e o pt de corruptos, e o herói dele de ignorante e irresponsável apenas, percebe?
Na minha opinião vejo em Pondé uma luz no fim do túnel. Sempre venho ouvindo suas opiniões na tv cultura. Acho um profissional qualificado para comentar sobre qualquer assunto. E ponto final. ( Daniel Santana de Oliveira) Maceió -AL
Os mais bem formados são os que investem muito dinheiro em polÃticos malandros. Basta ver os resultados. Uma parte apoiando Lula e outra o Bolsonaro. Lula foi formado pelos grandes empresários.....Eu dava mesada ao Lula desde a década de 70. Eu criei o mito Lula (Emilio Odebrecht) em entrevista no jornal Estadão. E assim muitos outros que foram financiados por empresário: Paulinho da Força, Luiz Antônio Medeiros e outros.
O EmÃlio falou isso? Onde?
Quem deu de mamar ao bozonaro? Um tenente insubordinado que foi premiado com promoção e salário vitalÃcio. Entrou na polÃtica do "baixo clero" oportunista adepto das rachaduras. Introduziu toda a famÃlia na polÃtica: todos mamando nas tetas do erário público.
Pondé apoiou o golpe, apoiou a ascenção de Temer e do fascismo de Bolsoguedes, agora quer posar de neutro igualando os golpistas fascistas com aqueles que lutam contra esta barbárie. Despreza toda polÃtica, pura cortina de fumaça para ocultar o poder da bilionária elite do atraso, que emprega Ponde, e é responsável e beneficiada pelo centrão, Lira, Pacheco e extrema direita, com privatizações fraudulentas e os trilhões roubados em juros. Pondé é um manipulador barato, tipo Malafaia.
O colunista costuma fazer a gente perder tempo lendo-o. Dessa vez não decepcionou. Fez a gente perder tempo. Que dureeeza!
O pior jargão no Brasil hoje em dia é falar na liberdade de expressão, pois ela é sinônimo para liberdade para cometimento de crimes. Esses que falam em liberdade de expressão são os primeiros a querer calar os outros. Não me surpreende o supremacista branco achar que os últimos 200 anos foram uma farsa. Bom era só quando branco e rico participava do poder, né?
Ponde falou em Atenas, retórica e mentira, de forma superficial e vulgar. A Democracia foi inventada por Solon em Atenas para resolver gravÃssimo conflito fundiário. Criada oekos desonestos filósofos sofistas, na colônia grega da SicÃlia, depois que Sócrates a classificou como sinônimo de mentira foi desacreditada. A desonestidade do texto é tanta que em sua tentativa de desmoralizar a Democracia, omite sua falta. Censura, prisão arbitrária, tortura e esquadrões da Morte. Em resumo AI5
Ponde ataca a corrupção como uma das falhas da Esquerda e da Democracia. Leu, claro,notável texto de todos os tempos da LÃngua Portuguesa, O Sermão do Bom Ladrao, do Padre Vieira. Chamado por Fernando Pessoa de o Imperador da LÃngua, Vieira, ainda no século 17, levado do Brasil ao Rei toda Corte e Clero, onde adverte o próprio Rei que será levado ao Inferno por se deixar roubar em Brasil e Ãndia. Preciosidade literária, arquitetura argumentativa e elevado Humanismo. Não esse artigo raso.
A Retórica só seria reabilitada e sumamente enriquecida por Aristoteles em seu livro Retórica. Ponde usa os casos de corrupção para atacar a Esquerda e a Democracia. Também esquece que o grande Ãdolo da Direita, antes de Bolsonaro foi o honestÃssimo Paulo Rota na Rua Maluf. O dinheiro que tirou do Brasil, o MP localizou na SuÃça. Levou para Luxemburgo. O MP achou. Levou para as ilhas Jersey, e até hoje não voltou. Se Lula roubou ou não, não sei. Sei que nunca se achou um centavo em banco algum.
Depois de uma tentativa de golpe frustrada agora presenciamos o legislativo querendo usurpar poderes do judiciário. Golpistas e financiadores de golpe fazendo campanha e sendo eleitos. A (frágil) democracia sendo corroÃda por dentro. E como os boletos serão pagos?
Hoje a democracia é defendida com autoritarismo e intolerância
Filósofos gostam de brincar com as palavras, principalmente o Pondé, tentam escrever certo por linhas tortas, abusando da verborragia, mas as vezes acabam é escrevendo bobagens mesmo. Na verdade a democracia é sim o melhor que temos em termos de regime polÃtico, mas só funciona adequadamente, ou próximo disso, quando os preceitos democráticos como a igualdade, são implementados de forma adequada. Educação, saúde, distribuição de renda digna, etc. No mais ... viva a democracia.
Pondé está mais para historiador da filosofia do que para filósofo.
A algum tempo havia quem defendesse a ética na polÃtica. Hoje ainda ficou pior, não temos ética, e temos que nos preocupar com os golpistas.
Sabe o que me espanta Pondé, você não vai ler isso , eu sei, mas na comparação Bolsonaro com Lula, num texto sobre democracia , embora você retrate, com razão, defeitos imperdoáveis dos dois, parece " esquecer" a tentativa descarada de golpe na democracia perpetrada pelo primeiro , que somente não avançou por temer ordem de prisão de um general do exército, ou de coisas menos virtuosas como uma bomba que teimou em não explodir em um aeroporto. Ah sim , você citou vacinas e rachadinhas , fofo.
Ele lê sim Pasolini, o claro perfil adolescente de Ponde não resiste, é só bravata. O fato de ele falar seguido que não lê, é a prova escancarada :)
O pior Pasolini, é que não esqueceu. Apenas, desonestamente fingiu que não viu.
Perfeito Pondé ! Essa coisa de que tudo se resume "à defesa da democracia" serve muito para enganar e esconder coisas graves, gravÃssimas, que todo esse sistema permite que continue. Outra fala semelhante: "estado democrático de direito". Tanta gente fala, fala e fala nisso, e na verdade se escondem atrás de desmandos e absolvições generalizadas a réus confessos condenados.
Li alguns comentários nessa coluna, e me senti obrigado a deixar minha opinião sobre o texto. Na minha opinião, o colunista foi muito neutro em seu posicionamento polÃtico (esquerda ou direita), deixando claro o real objetivo da coluna, que no meu entendimento era demostrar como a polÃtica contemporânea está atrelada a pessoas segas.
O cegos não vêem. E as pessoas segas são inseguras?
Você acha sensato ser neutro diante do fascismo golpista e daqueles que lutam contra isto? Você não está sendo neutro, está sendo enganado.
Cegas*
Para pobre como eu, não existe democracia, exceto para falar o que penso, seja verdade ou mentira, ou se o que falo faz sentido ou não.
Inteligentão... qual a sua posição? CrÃtica todo mundo e não fala qual é. Fica chato mesmo.
Fácil saber ele disse que o Lula é corrupto e o Bolsonaro irresponsável e ignorante, já dá pra saber
Acho que, aqui o papel dele não é dizer se é de direita ou esquerda.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > No Brasil corrupto, falar em defesa da democracia virou jargão dos piores Voltar
Comente este texto