Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexander Barbierato

    A Aneel não tomou nenhuma atitude em relação a falta de estrutura da Enel. Mesmo a população passando perrengue em 2023. O presidentinho da Enel na estrevista disse: estamos com equipe reforçada. 1.500 homens 24 hs na rua, com apoio do RG (1.000) e Goiás (300)..Bom, 2.800 homens não resolve nada para uma população de 2.500 milhoes que foi afetada. Mas os diretos foram indicados pelo Ciro Nogueira e Bolzo..

    Responda
  2. Leila Barbosa

    Incompetência ou ganância?

    Responda
  3. Leila Barbosa

    Incompetência ou ganância ? . 2.500 funcionários?

    Responda
  4. Leila Barbosa

    2.500 funcionários para S.P??? Descaso total !!!!

    Responda
  5. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    É inacreditável que pessoas entendam tão mal o papel do investidor em empresas de capítal aberto. Como criticar que o investidor estrangeiro vise o lucro? O capital externo é vital para qualquer empresa, é o oxigênio que permite investimentos e contratações. É difícil entender que o investidor pode tirar todo o dinheiro aplicado em uma empresa brasileira e aplicar em outra na Ásia ou Europa que lhe garanta um retorno maior para o capital investido? O dinheiro é dele, faz o que quiser.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Não é inacreditável. É apenas má formação. Mas o lucro deve ser secundário, e qualidade do serviço prestado tem que ser a prioridade. Multa nenhuma consegue reverter determinadas omissões ou ações. Estamos falando de vidas. Pessoas dependem de energia para sobreviver algumas vezes. Não é apenas um incômodo.

  6. Hans Rauschmayer

    Até 2018, a Aneel ainda exercia um certo papel de fiscalizadora das concessionárias. Em 2019, ela mudou completamente de postura, orientada pela equipe Guedes, e se alinhou com as empresas. A proposta de taxar violentamente a energia solar conseguiu ser barrada somente por um protesto popular. No apagar do ex-governo, a Aneel ainda inventou uma regra favorecendo as concessionárias ("inversão de fluxo") que continua freando o crescimento da energia solar, tão necessária no Brasil.

    Responda
    1. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Falou bem quando destacou o papel vergonhoso que o Brasil faz com relação à nossa matriz energética, não só com relação à energia solar mas também a eólica. Mas faltou dizer que punições como a multa de 320 milhões ( muito pouco) estabelecida em setembro passado pelos prejuízos causados pelo apagão são suspensas pelos nossos meritíssimos juízes.

  7. WELLINGTON IN CIO COSTA

    Hoje é falta de luz, amanhão vai ser com o esgoto. Parabéns aqueles que defendem e escolhem pagar mais caro e ter um serviço pior. Tudo em nome no "mercado".

    Responda
  8. Maria Almeida

    O povo merece essa desgraça, por eleger os capitães da privataria ( Tarcísio, Nunes, etc.. )

    Responda
  9. Claudio Lourenço Rocha

    Convenceram povo que entregar serviços publico para empresario era solução perfeita, enfim o povo prosseguiria pagando imposto que o estado repassaria para empresas que prestariam um serviço mais profissional, com investimento e modernização. Hoje pagamos imposto, temos serviços piorados, e não se tem onde reclamar pois as tais agencias (independentes do governo) são cartorios das empresas. Com isso elegemos prefeitos, governos pra defender e entregar o que resta serviço publico, vide sabesp

    Responda
    1. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Não são cartórios das concessionárias, você viu que a Agência multou a empresa em 320 milhões pelos prejuízos causados em 2023. Mas a Justiça suspendeu o pagamento e desautorizou a Reguladora. É assim que se ferra um setor estratégico.

  10. eliasaraujocunha gmail com araujo cunha

    Aguardem. Teremos sérios problemas num futuro não tão distante em relação ao fornecimento de água e tratamento de esgoto. Privatização!!!!

    Responda
  11. Luiz Reichmann

    Não estavam com tanta ganancia para refazer o ganha pão, porque ja esta ganho esse Pão, sem ou com mínimo esforço.

    Responda
  12. Aderval Rossetto

    Culpa do Nunes !!

    Responda
  13. Abner de Siervo

    Este é o entendimento do neoliberalismo. Contrata-se o privado que ele vai fazer melhor ... tá e eu nasci ontem e acredito em papai noel. A verdade é que a empresa em 2022 tinha para mais de 27000 funcionarios, para garantir melhores lucros está com cerca de 16000 em todo o pais. Os investimentos também diminuiram. Paulistanos (seu i di o tas ) a SABESP vai na mesma toada!

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Como paulistano, devo dizer: os paulistanos são mesmo um bando de antas. É só ver o resultado das eleições para demonstrar claramente isso. A quantidade de antas dispostas o colocar Marçal na prefeitura é algo como o material de que pesadelos são feitos. E a perspectiva de recondução do Nunes é de virar o estômago.

    2. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Não é que o privado vá fazer melhor. A responsabilidade é de quem estabeleceu os termos do contrato para a concessão do serviço. A empresa é obrigada a cumprí-lo sob pena de multas e mesmo o cancelamento da concessão. Só que os caras chegam aqui, vêem a chance para a bandalha, cobram caro por uma porcaria de serviço, e quando a Agencia Reguladora multa, como fez em setembro (R$ 320 milhões), a Justiça suspende, desmoralizando o órgão governamental. Claro que tudo tem seu preço.

  14. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    A Agência está se esquivando à sua responsabilidade, mas tem uma razão para isso: de que adianta multar se a Justiça suspende o pagamentos das multas? Onde fica a autoridade do órgão? No Brejo.

    Responda
  15. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    Tem que contratar mais gente, 2 mil e quinhentos funcionários capacitados não estão dando conta do recado. Solução perfeita.

    Responda
  16. Andre Moraes

    Isso é muito absurdo. Se fosse uma empresa pública, já teríamos um edital de privatização pronto; no entanto, como se trata de uma empresa privada, provavelmente com um contrato super leniente as suas incompetências, as forças públicas não conseguem punir adequadamente uma empresa que humilha o país; tudo em nome de uma suposta segurança jurídica. Essas privatizações e seus termos contratuais são vergonhosos.

    Responda
    1. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Não há nada de errado em enxugar os custos de operação de uma empresa, com 27 mil caras que pensam que lidar com energia é tomar Red Bull. Com 16 mil ainda vai ter gente coçando, quando dariam de sobra se fossem capacitados e trabalhassem. Mas a multa pelos prejuízos de 2023, aplicada em setembro passado foi suspensa pela Justiça, desmoralizando a Agência. Pede para sair, 02.

    2. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Não se trata de privatização, uma vez que energia elétrica é um setor estratégico. O modelo é de concessão por um determinado tempo. Os termos das concessões geralmente são rigorosos, só que não há como fazer com que sejam cumpridos com essa Justiça que temos. Assim como o Supremo prende e solta quem bem entende, a Agência Reguladora multou a concessionária de São Paulo (sem nomes ou censuram) em 320 milhões pelo apagão de 2023. A Justiça suspendeu o pagamento, desautorizando o órgão.

    3. Abner de Siervo

      A Enel tinha em 2022 cerca de 27000 funcionarios reduziu para 16000. A idéa de maximizar os lucros dos acionistas dá nisto.

    4. kelvyn santos

      Kkkkkkkkkkk

  17. Jose Walter Da Mota Matos

    O robo da folha censura meus comentários quando peço informações sobre o martelo das privatizações em São Paulo. Se eu escrever sa bes p então aí a censura é imediata.

    Responda
    1. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Fez o mesmo com vários comentários meus. Evite colocar o nome das Agências, é botar e o robô exclui.

  18. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    Dizer que 2.500 agentes capacitados não dão conta do recado e tem que contratar mais gente é a confissão de incompetência.

    Responda
  19. Jose Walter Da Mota Matos

    Cadê o Tarcísio batendo o martelo? A culpa agora é do Ministro? E quando a Sabesp der problema, porque vai dar, a culpa será do lula também???? Ah va....

    Responda
  20. Fabrício Schweitzer

    Então, vamos seguir com o delírio das privatizações? O MPSP já está no caso? Essa é a realidade brasileira, e o povo segue votando contra si. O carioca tem fome e sede de privatização.

    Responda
  21. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    A Folha está censurando meus comentários, mas só o que eu ressalto é que a ANEEL está jogando toda a responsabilidade pelo ocorrido e pela reação em cima da concessionária, e sua solução é contratar mais gente, pois 2.500 agentes capacitados são insuficientes. Qual a função da Agência Reguladora?

    Responda
  22. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    Sempre que ocorre uma falha grave como essa, não só a ANEEL como outros setores públicos vêem a solução na contratação de mais funcionários. Nem imaginava que a Agência tinha a capacidade de acionar 2.500 agentes. Esse número é insuficiente para sanar um problema como o que houve? E o que é preciso é conhecer (e divulgar) exatamente o que provocou o apagão. Aí se 2.500 agentes capacitados não puderem resolver, a coisa é muito mais séria que se supõe. E a solução da ANEEL é contratar mais gente?

    Responda
  23. Lis P F

    Depois do ocorrido de ontem que foram gravados os caminhões parados no pátio da empresa ficou claro que o Ministro que renovou o contrato também praticou um crime não deixando o pessoal trabalhar.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Nossa! Verdade??? Safra sendo safa.

  24. Raimundo Nonato Martins de Santana

    Setor energético jamais deveria sair das mãos e do controle do estado hoje estamos nas mãos de uma tal de Enel uma empresa estrangeira, que como todo empresário visa o lucro, e o resultado não poderia ser outro uma tragédia atrás da outra, logo, logo estaremos enfrentando piores problemas, só que, com a Sabesp, empresa que o desgoverno Tarcísio entregou para empresários, só espero no futuro não estarmos bebendo esgoto e pagando conta de água.

    Responda
    1. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Nunca saiu das mãos do Estado, embora a Agência Reguladora esteja se esquivando à sua responsabilidade. E não existe isso de empresa não visar o lucro, empresa deficitária quebra, ou segue bancada com os nossos impostos. E é isso que está ocorrendo, a concessionária embolsa a grana, quem tem o dever de regular não faz nada e o péssimo serviço é bancado por quem realmente trabalha. Isso acontece com as estradas, umas porcarias cobrando altos pedágios, com os responsáveis pelo meio-ambiente, etc.

    2. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Não é bem assim, a regulação do setor energético nunca saiu das mãos do Estado, nem poderia, pois é estratégico. O que está ocorrendo é que a ANEEL está fugindo à sua responsabilidade, terceirizando-a a uma concessionária. Atitude covarde e indigna, qual a função da Agência então?

  25. Rives Passos

    Mais uma vez o Brasil entregando sua soberania a países estrangeiros. A empresa vem e leva o capital. O serviço pesado, quem faz mesmo são os brasileiros. São os operários que puxam fio, ligam e desligam equipamentos..etc. e estes foram demitidos para aumentar o lucro por ação de rentistas italianos. Vergonha para São Paulo e para o Brasil! Volta Eletropaulo!

    Responda
    1. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Seu comentário não deixa de ter razão, mas não é isso que está previsto na Lei que normatiza a função e as responsabilidades das Agências, seja ANEEL, ANATEL, ANAC ou outra. A agência reguladora, no caso a ANEEL, não pode se esquivar à sua responsabilidade, terceirizando-a a uma concessionária.

  26. Valterio do Carmo Las Casas

    Nova Colonização Europeia, daquilo que tem mais valor numa Empresa, chama-se Capital Humano. O Brasil sabe o que é melhor e faz melhor.

    Responda
  27. Maria I G santos

    São Paulo merece tudo isso e muito mais... Um Estado que produz os políticos do calibre de Zambele, Marçal, Dudu Bananinha, etc merece tudo isso e mais. Assistindo de camarote

    Responda
  28. Lis P F

    Seria privatização essa do Governo Federal.? Estado de São Paulo não tem poder o responsável é o Governo Federal através de contratos

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Que coisa triste. Tentativa desesperada de passar pano.

    2. NEY HAMILTON MICHAUD

      Quem bateu furiosa e repetidamente o martelo da privatização foi um cidadão chamado Tarcísio de Freitas que, salvo engano, é governador de um estado que, salvo engano, chama-se São Paulo que, evidências apontam,foi eleito pelos moradores do referido estado.

    3. Antônio Alberto Meneses

      A senhora é muito cara de pau.

    4. Rives Passos

      Mentira!

  29. Anete Araujo Guedes

    Trata-se da seguinte jogada, primeiro eles sucateiam a empresa, depois alegam a sua ineficiência e o consequente prejuízo ao Estado, para em seguida venderem a preço de banana.

    Responda
    1. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Não podem vender, porque não é do Estado, é uma concessionária. Seria o mesmo que a ANATEL vender a Claro ou a Rede Globo. O que a ANEEL tem que fazer é assumir a responsabilidade que lhe cabe, como Agência Reguladora. Quer dizer que são necessários mais de 2.500 agentes especializados para dar conta do recado?

  30. Anete Araujo Guedes

    Após mais um apagão, será que Tarcísio ainda vai seguir com a privataria? Será que o governo não tem competência para administrar uma empresa? Tem mesmo que entregar para a iniciativa privada? Ou o governo tem que agradar o mercado financeiro?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não tem como abrir mão dos aliados. Os diretores da Petrobras foram devidamente punidos. Nas empresas privadas a corrupção também rola. Falta punir Moro, Dallagnol, Bolsonaro, Heleno, Salles, generais e outros.

    2. Anete Araujo Guedes

      Não tem outra saída, não se pode abrir mão dos aliados. Os diretores da Petrobras foram devidamente punidos. Não devemos ser inocentes, a corrupção rola também nas empresas privadas. Falta punir Moro, Dallagnol, Heleno, Bolsonaro e outros.

    3. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Sim, o governo tem tanta competência para administrar uma empresa que apenas três diretores nomeados pelos "aliados" surrupiaram R$ 1 bilhão da Petrobras. Pedro Barusco, Renato Duque e Nestor Cerveró candidamente devolveram parte do roubo para não ir para trás das grades. Como de fato não estão. As pessoas têm memória curta.

    4. Anete Araujo Guedes

      Samuel, vale a pena assistir Antônio Cândido, anotações finais.

    5. Samuel Fagundes

      Penso que é um grande golpe financeiro contra a população, municípios, estados e o Brasil. É um "arranjo" entre políticos corruptos, empresários inescrupulosos e parte da midia podre ( aquela mesma que apoiou a lava-jato). A mídia ganha para colocar a opinião pública contra as estatais, empresários e políticos enriquecem roubando o máximo que puderem. Simples assim....

  31. Carlos Fernando de Souza Braga

    E aí, gente! Cadê a tal eficiência das empresas privadas? Não era esse o motivo para privatizar tudo? A eficiência das empresas privadas?

    Responda
  32. Carlos Fernando de Souza Braga

    Martelam a vida inteira que tem que privatizar porque as empresas privadas são mais eficiente. Pois bem, a Anel é privada. Cadê a tão falada "eficiência"? E esse jornalismo desonesto e parcial ainda tenta jogar a culpa para o Lula.

    Responda
  33. Valter Luiz Peluque

    É a privatização, esT#pido!

    Responda
  34. Ettore Fellini

    Se a maioria vota nos que privatizam serviços essenciais e transformam monopólios públicos em privados .Se confirmam nas urnas esta escolha Não são vitimas mas cumplices de suas próprias perdas.

    Responda
  35. Carlos Fernando de Souza Braga

    Nas escolas de jornalismo ensinam que não se usa mais de uma palavra se você puder usar uma. "Abaixo da adequada" não poderia ser substituída por "ruim", "péssima" ou até mesmo "ineficiente"?

    Responda
  36. Alexandre Sartori Barbosa

    Privatiza que melhora!

    Responda
  37. Bruno Sebastião Neto

    É muito engraçado todos os atores envolvidos nesse teatro chamado APAGÃO ,até o Lula foi envolvido nessa história(Logico tudo é culpa dele)Não se esquecendo que alguns meses atrás São Paulo passou por esses mesmos problemas ,e a pergunta fica no ar ,o que foi feito para melhorar há gestão energética da capital/estado ? Provavelmente nada(A história se repete) O mandatária da cidade se finge de poste, a imprensa corre para encontrar culpados(Já colocaram Lula ) E o cidadão paulista que sofre !

    Responda
    1. Abner de Siervo

      A empresa de água vai na mesma direção. E eu vou rir!!!! Pois foi a população paulista que escolheu isto.

  38. Lucas Gomes

    Privatizar serviço essencial onde não há concorrente é a maior buurrriiccee do mundo! Cadê os reacionários defensores do estado mínimo agora? Principalmente aqueles que estiverem sem energia...

    Responda
    1. Abner de Siervo

      Não Lucas, este ai na maioria tem dinheiro, gerador, etc, etc. Quem se lasca é a população bu r#ra que votou no areia mi ja da.

  39. DANIELA FRANCO

    Por que as multas foram suspensas? A reportagem esta incompleta! Assim fica fácil não se responsabilizar e/ou agir prontamente, nada acontece Agora, se eu não pagar minha conta em dia, pago juros e cortam minha luz.... i.e., minha multa nunca é suspensa... Às forças estão desequilibradas e a justiça ao lado do mais forte e rico. E o povo que se dane!

    Responda
  40. NELSON LIMA

    Essa ENEL é A SABESP de amanhã. Essa onda privatista pregada pelo biroliro e seguida pelo governador importado terá consequências no lombo do povo.

    Responda
  41. Marcos Medeiros

    Trocar o prefeito é a solução Boulos 50 prefeito, fora Nunes atraso de SP com ligação com bolsonaro e PCC.

    Responda
  42. Lis P F

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Maria Lopes

      Foi privatizada há 25 anos, diz o Google. Quem era governador então? Presidente? É estadual, vc deveria ser impedida pela folha deuses este espaço para o fim de publicar mentiras e trolar. Até o nome é fale.

    2. RENATO MINEIRO DRUMMOND

      Tem comentários falando em concessão estadual, quando está claro que não é, pois a Agência Reguladora é Federal. Assim como a Light opera a transmissão de energia elétrica no Rio, mas também está subordinada à Agência. Se eu escrever o nome, não sai.

    3. Anete Araujo Guedes

      A culpa é do PT, já que vem administrando a cidade e o estado há anos. Melhor chamar o Moro e Dallagnol para investigar, denunciar, julgar e condenar.

    4. Valter Luiz Peluque

      Está completamente abilolada!

    5. Carlos Fernando de Souza Braga

      ah... os habitantes da Terra Plana, não é mesmo?!

    6. Julio Shiogi Honjo

      Concessão estadual assinada pela Dilma?

    7. jayme terra

      Essa afirmação é FAKE e menti rosa. O bozil quer livrar a cara do Prefeito do PCC

  43. josé maria silva

    Tem uma segunda fatura que logo vai bater na porta dos paulistanos, chamada: Sabesp.

    Responda
    1. Lucas Gomes

      Isso não tem nada a ver com funcionário incompetente! Isso é a lógica da iniciativa privada: gastar menos e ganhar mais. Sem concorrência então, melhor ainda!

    2. elcio matos

      Olha, João Paulo, no tempo da Eletropaulo pouco me importava se funcionários da empresa não podiam ser demitidos, pois o serviço dela era eficiente na minha casa; e o que me adianta agora saber que funcionários ineficientes da empresa privada de energia da minha casa podem ser demitidos se eu posso ficar dias sem luz? Por acaso o presidente da empresa virá no meu portão minimizar a falta de luz em casa dizendo que o funcionário responsável pela falta de energia foi demitido?

    3. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Pelo menos quando é empresa privada da para mandar embora. Empresa pública o povo tem que engolir! E somente não mandaram embora ainda, justamente por causa dos políticos, ou seja, eles não conseguem nem ao menos fiscalizar, imagine administrar! Fora o nosso ex presidiário falando em renovar a concessão. Quanto tá ganhando?

  44. Alexandre Missael Kozerski

    Se for cobrar mais funcionários e equipamentos para resolver problemas de forma rápida aí o lucro da companhia cai e os acionistas reclamam... Privatização é isso: acionistas em primeiro lugar. A população? Ah, esses não tem outra escolha a não ser consumir a energia que essas empresas distribuem, esses podem podem esperar na visão dessas empresas privadas...

    Responda
  45. Mauricio Costa

    Isso é uma humilhação pra São Paulo. Pela segunda vez essa derrota. O povo de São Paulo é muito parado. Tem que exigir das autoridades uma solução. Cassar essa concessão imediatamente. Eles não tem funcionários pra atender a demanda. Quem fiscaliza esse contrato?

    Responda
  46. Athos Rocha Trindade

    A maravilhosa privatização a qualquer custo!

    Responda
  47. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    Sandoval de Araujo Feitosa Neto é um pau mandado dos governos golpistas pós 2016, a começar pela administração ""temer"osa" e reconduzido pelo tenente palhaço bozonazo. Vale lembrar que tais agências foram idealizadas pela raia miúda dos defuntos do psdb, tipo sérgio mota, mario covas, bruno covas e fhc, ops!, esse último defunto ainda está vivo. Ou seja, aqueles que pariram o papa-defunto e capitão Zé Carioca.

    Responda
  48. Camila Silva

    Caros da Aneel, Enel, Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e Governo Federal, parem de bater boca e tentar achar o culpado e usem esta energia pra resolver o problema. Por hora, eu que estou no escuro, carregando celular na primeira tomada q encontro e tomando banho pq pago academia, só quero ter a minha dignidade de volta. Se matem depois, resolvam primeiro o problema. Obrigada!

    Responda
    1. Abner de Siervo

      Só fica esperta com o seu voto no 2o turno! Vai passar cede também porque a outra já foi privatizada tambem.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      A empresa, querida, é privada. Vai no Procon ou liga pro SAC. Boa sorte!

    3. NELSON LIMA

      Logo estará no escuro e sem água, pois o que acontece hoje com energia, acontecerá com a SABESP. Essa onda privatista dos serviços essenciais cai sempre no lombo do povo

  49. Paulo Sales

    Brasil, o país que mandatários só tiram a buzanfa da cadeira quando o negócio fede e o cheiro alastra a república.

    Responda
  50. elcio matos

    Energia elétrica é um serviço essencial à população e deve ser garantido pelo Estado. Se a iniciativa privada é incapaz de prestar esse serviço a contento a quem paga altíssimos valores para obtê-lo, cabe ao Estado intervir e fazer essa tarefa. Isso é dever do Estado. Falem mal das empresas estatais, mas no tempo da Eletropaulo fatos como esse não existiam.

    Responda
    1. elcio matos

      João Paulo, não estou afirmando que todos os serviços públicos devem ser estatais, mas acho que os serviços essenciais, como água, luz, segurança, saúde, onde as necessidades da população sejam mais importantes que o lucro do capital, é o Estado quem devem manter. E por citar cegueira ideológica talvez você mesmo precise se informar que até mesmo países do primeiro mundo, como Alemanha e EUA estão reestatizando serviços públicos diante da ineficiência da iniciativa privada.

    2. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Só falta listar as empresas públicas que fornecem serviços eficientes. Pena que a cegueira ideológica nunca irá assumir.