Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antônio João

    Objetivamente a culpa é da Enel, mas dividida com a prefeitura. A Enel, desde que assumiu a concessão até esta data, reduziu seu quadro de pessoal de 27 mil funcionários para 15 mil, enquanto teve aumentado 600 milo consumidores. A prefeitura que deixou de fazer a poda das árvores o efeito principal, as árvores que cairam rebentaram a rede elétrica.

    Responda
    1. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Além disso, não seria o caso de se rever a existência dessas árvores imensas sobre os fios?

  2. Artur Neto

    Em setembro teve vendaval? Pois o centro de São Paulo ficou sem energia por horas.

    Responda
  3. Marcelo pires

    A concessão tem prazo, tem contrato, caso fortuito ou força maior está previsto em contrato, tem que se respeitar os contratos e apurar as reais reponsabilidades, falta de pessoal pela concessionaria no restabelecimento da energia ou falta de planejamento na poda de árvores pela prefeitura ?

    Responda
  4. Mauricio Costa

    Não importa de quem é o governo. Tem que cassar a concessão. O povo de São Paulo é muito calmo. Isso tem que ter um fim.

    Responda
  5. Marcelo pires

    Aos desavisados é bom saber que todos os diretores da Aneel foram indicados pelo bolsonaro (aquele traste) que estão lá ate hoje, pois eles possuem mandatos, parecido com Banco Central, veja se o Campos neto já saiu? não, ainda está lá

    Responda
    1. Marcelo pires

      O diretor geral da Aneel Sr Sandoval , nem compareceu na coletiva de imprensa, aliás tipico de todos indicados pelo Traste

  6. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Começaram as desculpas, mas sem nenhum dado objetivo...

    Responda
  7. JOSE CAMPOS

    Vocês acham que está ruim? Esperem a conclusão da privatização da Sabesp.

    Responda
  8. Marcos Leão

    "A Aneel, agência do governo Lula (PT) responsável por fiscalizar o setor, disse que poderá retirar os direitos de concessão da companhia." A Aneel, agência do governo federal responsável por fiscalizar o setor, disse que poderá retirar os direitos de concessão da companhia.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Quero saber quem privatizou o setor elétrico. Quem cometeu esse crime? Com certeza não foi o Lula.

    2. MARIA F LUPORINI

      Os diretores foram indicados por Bozo e têm mandato, como o do (des)presidente do BC.

  9. Artur Neto

    Ah!! Quer melhorar os serviços? É só impedir a distribuição de lucros para controlador se o serviço não for satisfatório.

    Responda
  10. JOSE CAMPOS

    ANEEL é uma agência reguladora e é um órgão de estado, não é do Governo Lula. Já as árvores que caíram sobre a fiação poderiam ter sido podadas pela prefeitura do Ricardo Nunes.

    Responda
  11. Artur Neto

    Então só a queda de árvores causou o problema? Ajudou ai o prefeito é responsável sim. Mas os problemas da media e baixa tensão é falta de manutenção, e não é de hoje basta ameaçar chover que falta energia. Pois quanto menos gasto com manutenção mais lucro é o povo top, top.

    Responda
  12. João Nogueira de Freitas Nogueira de Freitas

    Ao que parece o paulistano tá gostando. Amanhã será a água também e o metrô. Bom né? Vão lá, dia 27, votem nesses incapazes, votem no Nunes e apoiem o incapaz do Tarcísio. Aí que vida boa lelê, aí que vida boa lalá, o estandarte do sanatório geral vai passar

    Responda
  13. Gilberto Nascimento

    Leitores, desculpem a minha ignorância. Mas será que a culpa é só da ENEL o fato da cidade de São Paulo, a mais populosa da América do Sul, ter tanto cabeamento de alta e baixa tensão exposta sobre postes? Acho que já passou a hora desses cabeamentos serem subterrâneo como é em milhares de cidades mundo afora.

    Responda
  14. Antônio João

    As centenas de árvores que caíram sobre a rede elétrica é serviço não feito pela prefeitura, que é a incumbida da poda de árvores. A imprensa não comenta, inclusive a Folha, para não apontar mais uma grave falha na gestão de Ricardo Nunes.

    Responda
  15. Raimundo Nonato Martins de Santana

    Existem setores que jamais devem ser privatizado um exemplo é esse da Enel, nós entregamos um setor estratégico que é o de energia para uma empresa estrangeira administra, só na cabeça de políticos irresponsável isso poderia dá certo, a Eletrobrás tbm já foi entregue para um estrangeiro, agora acabaram de entregar a Sabesp para uma empresa que nem sabe símbolo da água.

    Responda
  16. Andre Moraes

    Mas segundo o Bananinha, dia 27 de Outubro o paulistano pode resolver seu problema. Sei. Não é uma decisão difícil. De um lado temos um péssimo gestor, violentador de esposa, explorador de creches, que tem como companhia a milícia carioca, o centrão, o bolsonarismo, o forasteiro do Tarcísio. Do outro, um professor; alguém disposto a dialogar, com ideais para a cidade. Se contar lá fora, ninguém acredita.

    Responda
  17. flávio paes

    outro exemplo, a Via Mobilidade acumulou uma enormidade de multas por atrasos e outras falhas na prestação do serviço. Há poucos meses, o Tarciso celebrou acordo com a Via Mobilidade, transformando as multas em investimentos no serviço. Quem aposta um pequi roído que estes investimentos vão acontecer no dia de São Nunca? o mesmo fez o Lula, que celebrou acordo com a Enel para aumento de funcionário, aconteceu? Não

    Responda
  18. Diogo Morais

    Quando empresas privadas assumem o controle de estatais, frequentemente promovem demissões em massa, justificando que o quadro de funcionários é excessivo. No entanto, muitas dessas estatais já operam com equipes reduzidas, o que agrava ainda mais a situação. O que já era insuficiente torna-se ainda mais precário, tudo sob o pretexto de cortar custos e alcançar eficiência. Essa é a "eficiência" que eles entregam...

    Responda
  19. flávio paes

    alguns comentários falam em culpa da natureza, pura e simples para o caos em SP. Evidente que as condições naturais pioraram e vão piorar ainda mais do que era antes; só que o que fica evidente tb. nos desastres naturais é o despreparo de empresas como a Enel para tratar de problemas já mais graves por si. O despreparo é fruto do desmanche na estrutura de atendimento da Enel, no intuito de gerar lucros. Sem fiscalização de agência reguladora nem dos entes do governo, dá nesta tragédia.

    Responda
  20. Marcelo pires

    Folha está cobrindo muito pouco sobre esse assunto, do apagão, bem omissa igual à Enel

    Responda
  21. PAULO PETRASKI

    Danos severos na rede neural do eleitor da capital que vai eleger Nunes, de cognome O Pior de todos os Tempos, e ainda quase elege Marçal.

    Responda
  22. anderson santos

    Culpa da privatização? será mesmo que setores não privatizados são bons exemplo correios com concessão federal e monopólio não mais eficiente que Fedex ou ML, saúde publica via SUS não mais eficiente que a saúde privada, responsabilizar as privatizações como se tudo publico fosse bom é uma tolice, o que falta são agencias reguladoras agindo e estabelecendo metas e prazos, multas e bloqueios, contratos de concessão bem elaborados com plano emergencial e investimentos.

    Responda
    1. anderson santos

      Maria, o que houve no laboratório foi crime, mas esperado afinal o órgão regulador não acompanhou que empresa sequer comprou insumos para avaliação correta, agora a Sabesp pra quem tem esgoto em casa é facil falar sob privatização agora para mais de 1 milhão de casas que não possui esgoto e Sabesp não tem capacidade de colocar, dizer que privatização é ruim é fácil difícil é defender que o publico é bom

    2. MARIA F LUPORINI

      Culpa sim. Se esses setores fossem entregues à iniciativa privada, pioraram e muito. Olha só o laboratório Privado que prestava serviços ao SUS e liberou órgãos contaminados com o HIV para transplante. Tudo privatização. E logo será com a água e o esgoto de SP por causa da privatização da Sabesp.

    3. anderson santos

      Marcelo, mesmo com monopólio do Estado você enxerga grandes investimentos? Sempre que o Estado fica grande perde muito com ingerência e ineficiência, o básico da constituição é negado pelo próprio estado Saúde precária, segurança precária, educação precária ou seja mesmo o Estado gerindo essas áreas e com todo imposto pago esta longe da eficiência, acionistas vivem de bons resultados então cabe o governo minar as expectativas dos acionista aplicando diretrizes duras quando o serviço é ruim.

    4. Marcelo pires

      A privatização é ótima para os acionistas controladores, ganham muito dinheiro com o monopólio que antes era do Estado e não fazem investimentos, então o consumidor fica com muitos, muitos problemas, os empresários ficam com o Estado máximo e o consumidor com o estado mínimo

  23. Maria Lopes

    Não foi a gestão Haddad que tinha um projeto para enterrar a fiação e recusaram por que custaria muito? Taí. Quanto custa o que está acontecendo? E a Enel não fez nada estes anos todos. Nem Nunes, a quem se deve mais esta. Árvores podres em todo lado e não adianta reclamar. Cidade anos abandonada. Guardou bilhões para mostrar asfalto e obter votos. Povo de memória curta, eleger essa an/ta só confirma a decadência inexorável de São Paulo.

    Responda
  24. Maria Lopes

    Não foi a gestão Haddad que tinha um projeto para enterrar a fiação e recusaram por que custaria muito? Taí. Quanto custa o que está acontecendo? E a Enel não fez nada estes anos todos. Nem Nunes, a quem se deve mais esta. Árvores podres em todo lado e não adianta reclamar. Cidade anos abandonada. Guardou bilhões para mostrar asfalto e obter votos. Povo de memória curta, eleger essa anta só confirma a decadência inexorável de São Paulo.

    Responda
  25. Gilberto Rosa

    Nunes tinha é que ser preso! Não bastasse a Enel, tem o meio milhão pagos para uma locadora de um carro só e com 15 anos de uso, e a Folha não fala nada disto tudo, afinal como provou o Intercept, a Folha recebeu de numes para criar notícias positivas dele, sem esquecer que ela protege Tarcísio, o cupincha.

    Responda
  26. luiz augusto guimaraes vilela

    Postes sobrecarregados de cabos de energia e telefonia. Não surpreende que quebrem e caiam. Falta de podas preventivas pelas concessionárias e falta de verificações periódicas das árvores nas vias. No meu bairro, muito arborizado, Enel não troca as travessas que suportam os cabos por cruzetas com cabos de aço no topo, que protegem os cabos de interferências e quedas de galhos.

    Responda
  27. MARIA F LUPORINI

    O lucro é rápido e enorme; o investimento devagar e irrisório. Vai consertar seu erro, Anel.

    Responda
  28. Antonio Neto

    Por mais que se tente explicar, não se justifica o prolongamento do apagão. Só agora a engenharia notou a necessidade de troca de trechos de rede? Não há redundâncias projetadas? O que faz uma agência reguladora que, em vez de fiscalizar tecnicamente, se posiciona politicamente em bate-boca inútil? Quem não tem competência não se estabelece, diz um ditado centenário. A concessão é federal.

    Responda
  29. Andre Moraes

    Lógica de culpa. A culpa é da gestão passada; não pera; a culpa é da natureza; do vento,l da árvore, da agência reguladora; é do ministério de minas e energia, é dos nossos amigos da Enel. por fim, eu governador e prefeito estamos fazendo o possível para restabelecer o serviços, mas não temos culpa disso ter socorrido; nós nem conhecemos SP, eu governador sou carioca, como vocês queriam que eu soubesse desse problema com a concessionária?

    Responda
  30. Felipe Araújo Braga

    Ricardo fez, Ricardo faz.

    Responda
  31. Igor Cornelsen

    O clima mudou e não há solução a curto prazo. Cada vendaval o fato vai se repetir, pois árvores vão cair sobre os fios. Não adianta substituir a ENEL, o que resolveria é aterrar os cabos, mas isso é muito caro e leva muito tempo. Nos EUA cada furacão apaga a região afetada por pelo menos 7 dias, e ninguém culpa a concessionária. O presidente Biden disponibilizou 3,3 bilhões de dólares para reconstruir a rede na região afetada pelo Milton, e levará bastante tempo..

    Responda
    1. Maria Lopes

      Vc está comparando alhos e bugalhos. Antes do furacão já havia profissionais vindos de outros estados para reparar a rede na Flórida. Aqui, falamos de negligência de anos, mantida mesmo após o que já aconteceu ano passado. Está sofismando e aposto que sabe que está. A serviço do quê?

    2. Igor Cornelsen

      O problema não passou e nem passará no curto prazo. A cada vendaval iremos sofrer as consequências como os americanos sofrem com os furacões. Podem xingar a concessionária, isso não resolve o problema da queda de árvores nos fios nos próximos vendavais..

    3. MARIA F LUPORINI

      Isso, fica sem luz e ainda justifica a ineficiência da empresa.

    4. Andre Moraes

      O problema é o conjunto da obra. A reincidência é constante e vem se arrastando sem que nenhum plano estivesse sequer sendo conduzido de forma a se preparar para mitigação da próxima tragédia. Suprassumo da incompetência. Seguiu-se a lógica de o problema já passou e as medidas de reação a crise foram tomadas, siga-nos agora orando para São Pedro.

  32. Andre Moraes

    É isso pessoal. Tem algo a mais para privatizar em SP? Claro, sempre tem. Escolas e hospitais. A direita é patética; ela chega ao poder e poderia exercitar sua suposta capacidade de gestão, mas prefere privatizar sob o argumento de que vai ser melhor gerida, levando a serviços melhores com menor preço. Na prática, se trata de uma doação de bem público, com compromisso de serviços precarizados. É um jogo onde a e políticos e donos de empresas ganham e a população perde.

    Responda
  33. Valterio do Carmo Las Casas

    Tarcísio e Nunes só enxerga o que lhes convém, só vê números, trabalha para o Capital Privado, não conseguem enxergar o ser humano, não valoriza o Capital Humano, não valoriza o Trabalhador.

    Responda
  34. Jair Pereira

    Mas na visão de uma empresa de investimento esta tal Enel falhou feio ao fechar este negócio da privatização. Isso ocorre porque na maioria das empresas os negócios são fechados nos escritórios com base em dados não xecados. Será que pediram uma perícia na rede de alta tensão antes de fechar o negócio? A equipe técnica operacional participou e foi ouvida? Procuraram saber como estava a "saúde física da estrutura? Normal acontecer no setor privado, já vi muito disso.

    Responda
  35. Gilberto Rosa

    Em CPI da Câmara, aliados de Nunes barraram investigação sobre precarização da Enel. Icl notícias, a Folha é uma vergonha só.

    Responda
  36. Marina Ribatski

    E as pessoas viram em gente que quer continuar privatizando tudo. NUNES E UM DELES. vamos tirar ele da prefeitura, não dá maia

    Responda
  37. Francisco lima ribeiro

    Tiveram um ano pra se preparar pra próxima tragédia, mas eles sempre jogam com a sorte, dia 27 o povo poderia dá uma resposta.

    Responda
    1. Antonio Neto

      Simples assim, nada além disso. O resto é papo furado.

  38. Claudio Lourenço Rocha

    Convenceram povo que entregar serviços publico para empresario era solução perfeita, enfim povao prosseguiria pagando imposto que o estado repassaria para empresas que prestariam um serviço mais profissional, com investimento e modernização. Hoje pagamos imposto, temos serviços piorados, e não se tem onde reclamar pois as tais agencias (independentes do governo) são cartorios das empresas. Com isso elegemos prefeitos, governos pra defender e entregar o que resta serviço publico, vide sabesp

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Marco Moreira. Subordinada com um presidente nomeado pelo governo anterior? É tão subordinada quanto o BC!!!

    2. Tadeu Roberto Corbi

      A aneel, assim como o BC é uma agência autônoma.

    3. Marco A Moreira

      Quantas privatizações deram errado?

    4. Marco A Moreira

      As agências de fiscalização não são independentes . No caso a que cuida dos serviços de fornecimento de energia é uma autarquia especial possuindo autonomia relativa mas responde ao Ministério das Minas e Energias.

  39. Marcelo Silva Teixeira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. PAULO PETRASKI

    É tudo culpa do vento. Ah seu vento comunista há há há

    Responda
  41. Claudio Luiz da Cunha

    Aguardando a ombudsman da fsp defender a Enel.

    Responda
  42. Arildo Máximo da Silva

    "A ANEEL, agência do governo Lula (PT) ..." O que é isso, Folha? As agências reguladoras foram criadas justamente para serem independentes do governo. Não desinforme desse jeito, não.

    Responda
  43. Claudio Lourenço Rocha

    Convenceram a população que entregar os serviços publico para empresario era a solução perfeita, enfim o povo prosseguiria pagandoa imposto e o estado repassaria para empresas que iriam prestar um serviço mais profissional, com investimento e modernização. Hoje pagamos imposto, temos serviços piorados, e não se tem onde reclamar pois as tais agencias (independentes do governo) são cartorios das empresas. Com isso acabamos por eleger prefeitos, governos pra defender e entregar o que resta serviço

    Responda
  44. Luiz Reichmann

    Culpa desses kilometros de cabos, onde ja se viu andar na tempestade essas horas!

    Responda
  45. Luiz Reichmann

    Mas faltam agora kilometros de cabos...???? Meu Deus que tempestade kilométrica.

    Responda
  46. Luiz Reichmann

    Substituição de Kilometros de cabos????? Pra ja, o avião fica pra semana que vem...

    Responda
  47. Aderval Rossetto

    Culpa do Nunes !!

    Responda
  48. IFOFI FILHO

    Pensando aqui. Será que a FSP vai continuar a defender as privatizações?

    Responda
    1. Marina Ribatski

      Vai! E tá protegendo sei candidato, que tem q ser responsabilizado tb

    2. Bruno Toledo

      Não. Só vai aumentar o preço da matéria encomendada.

  49. Adauto João Pulcinelli

    Viva o estado mínimo viva a privatização viva o liberalismo viva o governador de SP e seus progenitores da direita brasileira.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Durante 04 mandatos Lula e o PT governaram o Brasil com inúmeros ministérios , máquina pública inflacionada - primeiro, segundo , terceiro escalão etc. Qual a Herança deixada? Petrolão, mensalão, Eletrobrás e a segunda maior recessão da nossa história .

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Convenceram povo que entregar serviços publico para empresario era a solução perfeita, enfim o povo prosseguiria pagando imposto que o estado repassaria para empresas que prestariam um serviço mais profissional, com investimento e modernização. Hoje pagamos imposto, temos serviços piorados, e não se tem onde reclamar pois as tais agencias (independentes do governo) são cartorios das empresas. Com isso elegemos prefeitos, governos pra defender e entregar o que resta serviço publico, vide sabesp

  50. Valterio do Carmo Las Casas

    A Nova Colonização Europeia, não existe Empresa nenhuma que funcione com a desvalorização do Capital Humano e Transparência. Cabe Auditoria Independente, Leniencia da Anatel.

    Responda
    1. max ribas

      ...como tentaram fazer aqui com JBS, AmBev e as grandes construtoras. A lava jato existiu especificamente para destruir isto.

    2. max ribas

      Perfeito. Uma neocolonização através de empresas não tão privadas assim. Os países financiam suas grandes empresas, como fu