Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. josé mário ferraz

    Algo que me intriga enormemente é o fato de pessoas inteligentes se deixarem levar pelo braço direito do pão e circo, o futebola. Ladislau Dowbor também se diz corintiano. Esporte, vulgaridades, famosos, celebridades e as alegrias dos festejamentos funcionam como ímã que ao atrair evita a possibilidade de meditar se é possível viver melhor do que se vive. Também pensa assim a fabulosa escritora Cristina Martín Fernandez no grandioso livro O Clube dos Poderosos.

    Responda
  2. JOSE RAMOS VIEIRA

    Vou ficar com a 9 . Como é bom ver mulher bonita e sensual . É maravilhoso !

    Responda
  3. Paulo Yoshimoto

    "10. Antes de morrer, preciso não morrer" . O gênio W. Olivetto ficou 4 longos meses internado em hospital da linda cidade do Rio de Janeiro. Internado em um hospital de São de Paulo, talvez W Olivetto pudesse reescrever a história de uma nova democracia corintiana.

    Responda
  4. Mauricio Milani

    Grande Olivetto, o conheci na falecida Fnac, onde bebericava um whisky autografando o livro recém lançado "Corinthians é preto no branco". Descanse em paz, vai fazer falta!

    Responda
  5. Mauricio Milani

    Grande Olivetto, o conheci na falecida Fnac, onde bebericava um. Whisky autografando o livro recém lançado Corinthians é preto no b

    Responda
  6. Leonilda Pereira Simoes

    Ele foi sequestrado por um grupo de doidos chilenos que o deixaram em um cubículo por quase dois meses. Só se salvou porque houve uma queda de energia no local, ele começou a gritar e foi ouvido por uma jovem estudante de medicina que morava na casa ao lado, que chamou a polícia. A vida dele foi de riqueza e luxo, mas também teve esse período de muito sofrimento.

    Responda
    1. KARIN CORREA FOGGIATO

      Salvo pelo estetoscópio da estudante de medicina. Surreal.

  7. Cleide Tereza medeiros

    A morte nos pregou uma grande peça ao levar uma pessoa que tinha tanto a nos oferecer, com seu talento e inteligência !! Foi uma grande perda a ida de Washington Olivetto!!! O Brasil é o mundo perdem,mais uma pessoa legal., Mas ,seus trabalhos vão ficar para sempre e sua figura alegre, e intrépida também!. Mas era um pouco cedo para partir!! Deus te acompanhe e guarde!!

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... o cidadão e seus os parceiros dele operaram sistemas de corrupçao e morre e vira herói!... O cidadão operou sistemas de escravidão e considerado herói!... O cidadão foi um dos princeps inter Pares', Anhangueras-broadcasting passadores de pano para seus parceiros Anhangueras, durante a vida toda...

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Hélio Lobo, respeitam o luto e não dizem besteiras como adolescentes preocupados em chocar. A falsa revolta dos desinformados é lamentável.

    2. Helio Lobo

      Pessoas educadas respeitam o luto.

    3. MARCUS VINICIUS CORREA LEITE

      Cleomar, acho que vc está confundindo a pessoa. Faz o seguinte, pesquise um pouquinho sobre ele, que ainda dá pra apagar a mensagem.

    4. Cleomar Ribeiro

      ... o dever de produzir provas é da autoridade constituída com poder de polícia, a polícia federal!... As Volantes-PF investigaram e produziram as provas, o cidadão foi delatatado e ele acaguetou muitos de Deus parceiros visíveis, talvez alguns invisíveis, está tudo registrado. Sra. Leonilda, a passadora de pano para ladrão-honesto!...

    5. Leonilda Pereira Simoes

      Se tem provas de tudo isso, processa. Se está só jogando lama, não tem mais o que fazer? Ainda mais com alguém que não pode se defender. Coisa feia.

    6. Gregorio Amarante

      Quanta mágoa! Morreu te devendo Cleomar? Você deve ser um santo em vida, um exemplo de honestidade e moral para na morte dos outros estar julgando desta forma.

  9. José Ricardo Ferreira

    Que tristeza perdeu um ícone da Publicidade tão cedo. Certamente partiu preocupado com a situação desastrosa do nosso Corinthians.

    Responda
  10. Nelson Oliveira

    Um cara muito inteligente, talentoso e com enorme senso de oportunidade. Mas daí a ser "gênio" vai uma grande distância. Há uma certa volúpia (e até fetiche) com a ideia de genialidade, atributo na maior parte das vezes involuntário e até inconsciente. E o que importa se a pessoa é gênio ou não? Há muita coisa boa possível de ser feita mesmo no espaço da inteligência mediana. A propósito, essa "crônica" republicada poderia sair da mente de qualquer bagrinho da internet. Está aquém dele.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Quem deu a vida na luta contra a ditadura só ajudou a prolongar a ditadura.

    2. Nelson Oliveira

      Leonilda, a impressão q tenho é que as pessoas não leem com atenção um comentário antes de rebatê-lo. Nunca disse disse que faltou coragem a WO - pelo menos no caso da DC. Todos os méritos que via nele foram reconhecidos. A questão da "inteligência mediana" foi algo complementar ao p. central. Sobre lutas contra a ditadura, muita gente arriscou a própria vida (e até a perdeu) em luta contra os militares. Em 82/84, a ditadura começava a desmoronar. Já não era preciso dar a vida.

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Havia inteligência mediana em todos os clubes na época da ditadura, mas nenhum deles criou algo como a Democracia Corinthiana. E Olivetto estava ali, com jogadores politizados e que se importavam com os rumos da nação. Não fez propaganda política, mas só essa atitude já mostrou que ele era contra a ditadura e agia, o que muitos não fizeram. Não era preciso ser gênio para enfrentar a ditadura, mas precisava de muita, muita coragem. Mesmo quem era conhecido corria risco.

    4. Jorge Ceretta

      Bobagem tua Nelson. O cara era um gênio mesmo. Da propaganda, mas um gênio.

    5. Nelson Oliveira

      Antonio Carlos, seu comentário indica:vc é uma dessas criaturas da interneta falar qualquer coisa que lhes venha à mente sobre uma pessoa que nem conhecem. Ora, se tivesse discordado, e de maneira elegante, do meu ponto de vista, estaria tudo bem. Faz parte do debate. Mas você me atribui mesquinhez, assim do nada, como se eu tivesse a obrigação de considerar Oliveto "um gênio". Em nenhum momento, desqualifiquei o falecido publicitário. Quanto a vc, não sei do QUÊ se trata.

    6. Antonio Carlos Alves Prado

      Inveja e dor de cotovelo mata.

  11. Washington Luiz Vera Celestino

    Genial o último item. Vou guardá-la comigo.

    Responda
  12. Cláudio Dias de Almeida

    A última é genial. Tem muito morto-vivo respirando por aí!

    Responda
  13. marcio de camillo

    Lembro quando, ainda na faculdade, fui assistir uma aula com o gênio da publicidade; Olivetto!!! O cara tinha uma fala daquele tio legal, daquele brother que você convida para uma cerveja, aquele cara que sempre tinha uma história legal de sucesso e insucessos, pois, a vida tbm é assim... Cheguei perto dele no intervalo e perguntei algo sobre estágio, ele respondeu de uma forma tão simples, simples como a vida tem que ser. "Antes de morrer eu tenho que não morrer" , é muito reflexivo...

    Responda
  14. Helio Cardoso

    Antes de morrer nos mostrou a diferença entre o jornalista e o publicitário: o jornalista passa fome!

    Responda
  15. Nelson Nardocci

    Pelo menos morreu antes de ver seu time cair de novo

    Responda
    1. Mauricio Milani

      Calma "Sem Mundial", ainda falta muito pra acabar...

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Que falta de educação e senso de oportunidade. Que tenha o mesmo de volta sempre.

    3. Mário Granato Júnior Granato

      Coisa mais sem graça , um assunto sério o cara avacalha, pobre de espírito

  16. VOLNIR PONTES JUNIOR

    Inacreditável a capacidade das pessoas desenterrarem defuntos. Seja qual assunto for, lá vem "Bolsonaro" no meio da frase. Nem percam tempo me xingando: Não sou Bolsonarista. Apenas acho uma perda de tempo acender vela para defunto errado. Pior que Bolsonaro, só o "Cortinas" na segunda divisão em 2025 - de onde não sairá nunca mais hahaha

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Marcelo Batista

    Antes de morrer, preciso ver o Brasil virar o país do presente. Este desejo dele é de todos os brasileiros, e infelizmente, todos iremos morrer, sem concretizá-lo. Triste Brasil.

    Responda
  18. Ricardo Viveiros

    Conheci Washington Olivetto. O entrevistei algumas vezes e mereci que me contasse sua inspiradora história de vida. Mestre da criatividade, um talento para provocar o interesse das pessoas por qualquer coisa. E pela paz, pelo amor, pela democracia, pelo desenvolvimento, pelo seu Corinthians. Na entrada da sua W/Brasil, havia uma espécie de aquário com os prêmios ganhos jogados ali. Era um iconoclasta, e só olhava os desafios do futuro. Foi-se um gênio da comunicação.

    Responda
  19. Getulio Cunha

    Gênio ! Pena que corinthiano... Nenhum mestre merecer tal amargura.

    Responda
  20. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Chamar Washington Olivetto de gênio, é muito pouco. Ele sempre foi mais que isso.

    Responda
  21. Carlos Ernesto de Oliveira

    Como ele, no seu quinto desejo, eu também gostaria que o Brasil fosse o país do presente; isso desde que eu tinha 15 anos; tenho 80 anos, e continuamos o país do futuro, que nunca chega: graças a uma elite selvagem, inculta e de inteligência medíocre, da qual sou parte.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Carlos, aos 84 anos continuo como você, aguardando um país do futuro que dificilmente virá, pelo menos em curto ou médio prazo. Realmente, temos uma elite ignorante e predatória, mas não é a única responsável pelo atual descalabro. Veja a população que elegeu o atual Congresso, um dos mais medíocres e incultos da História da República, e votou em um marginal para a Prefeitura (felizmente não ganhou).

    2. José Leal

      Carlos, a maioria esmagadora da nossa elite, extraída e formada dessa massa que não é elite, através da prepotência, da desiguldade e do segregacionismo, é o que temos de pior. Agora, aos 80 anos, ainda é tempo de se reinventar para poder dizer que não faz parte dela.

    3. Fernando Lima

      Reconhecermos nossa culpa já é admirável, seu Carlos!

  22. delane José de souza

    No dia de um jogo Guarani X Corintians, pediram ao Olivetto que fizesse um chamado para a partida. Ele mandou: "Não percam, no Brinco de Ouro, a orquestra corintiana executando "o Guarani".

    Responda
    1. delane José de souza

      Não lembro o resultado do jogo.

  23. Rodrigo Gonçalves Trindade

    O Millor Fernandes da propaganda! Um gênio.

    Responda
  24. Marcos Arrais

    Texto simples, mas que emociona. Só poderia ter sido escrito por um gênio. Uma pena que Washington Olivetto se foi tão cedo. Uma estrela que nunca se apagará.

    Responda
  25. Registila Libania Beltrame

    Orgulho de ter o Washington Olivetto como torcedor do Coringão, como eu!!! Vai em paz, querido!!!

    Responda
  26. marcos fernando dauner

    antes de morrer viu surgir o bolsonarismo...e não o viu morrer .

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      kkkkkk Ótima, Marcos Dauner! Ótima, Jairo Antunes!

    2. Jairo Antunes Ribeiro

      Preferiu a morte à volta do Bolsonaro!!!