Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS NERI DE ALMEIDA

    "Se eu não comprar nada, o desconto é bem maior." Já dizia o Julius. Spaving é o termo em inglês para isso.

    Responda
    1. Luciana Alves

      Bem lembrado, rsrs.

  2. Manoel Cardoso

    A maior armadilha para o cidadão de classe média e média alta é aplicar no mercado financeiro.

    Responda
  3. Regina Fonseca

    Pois é achei que teria uma dica mais interessante

    Responda
  4. manuel rodrigues

    Putz !! tudo isso ? a avó da mãe da minha mãe, que nem ler e escrever sabia, resumia: "compra quando precisa e se tem dinheiro"

    Responda
  5. julio alves

    Interessante a matéria, mas talvez com excesso de didatismo. Afinal, pelo que ele escreveu, é uma coisa só: gastos supérfluos.

    Responda
  6. Galdino Formiga

    São conselhos úteis, simples e óbvios. Entretanto, a vida não é apenas economizar e investir. É também viver do jeito próprio.

    Responda
    1. manuel rodrigues

      vc tem razão. "mais vale um gôsto que muito dinheiro no bolso"

  7. Alexandre Marcos Pereira

    Em tempos de apelos constantes ao consumo, a promessa de economia fácil é como uma isca brilhante que deslumbra, prendendo quem passa por perto. O que começa com uma simples oferta acaba se desdobrando em uma teia de decisões que parecem racionais, mas que, na verdade, nos afastam de nosso controle. Lembro-me de uma tarde em que caminhava pelo centro da cidade, sem grandes pretensões além de aproveitar o ar livre. As vitrines, contudo, pareciam ter outros planos para mim e gastei sem moderação.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Meu caro Galdino, certamente cheguei em casa satisfeito. Minha esposa brinca que as saudosas livrarias Saraiva e Cultura quebraram quando eu parei de frequentá-las. As meninas do caixa da Saraiva do Shopping Ibirapuera chegaram a decorar meu CPF, pois eu frequentava o local diariamente. Na Cultura, fui chamado de figurinha carimbada. Mudei-me para Ribeirão Preto há dez anos. A excelente Livraria Travessa, a melhor da cidade, em que pese a crise do mercado editorial, vai muito bem. Abraços!

    2. Galdino Formiga

      E chegou em casa satisfeito.

  8. Marco Antônio M de Oliveira

    As redes sociais potencializaram a ostentação dos hábitos de consumo e dos símbolos de status. Despesas desnecessárias seriam evitadas com a pergunta: compraria/faria isso se ninguém ficasse sabendo?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Posso, quero, preciso?