Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. W Oliveira

    Há comentaristas neste espaço que não moram e nem votam em SP, algo curioso. No painel do leitor da FSP esta informação é transparente. No dia 02/11/2013 a FSP publicou matéria do colunista Demétrio Magnoli com título: O Pensador Coletivo, e uma pergunta: Você sabe o que é MAV? Inventada no 4º Congresso do PT, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos de militantes treinados para operar na internet, em publicações e redes sociais, segundo orientações partidárias.

    Responda
  2. Eduardo Freitas

    Ministro do governo vermelho e nada é a mesma coisa.

    Responda
  3. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Desse papo todo o que fica é que a Enel precisa perder essa concessão. Não deu, não dará. Chega.

    Responda
  4. Lis P F

    Ministro esqueceu que ele é o responsável.

    Responda
  5. arnaldo coelho

    Esse “ministro” só pensa da JBS, já tinha que ter saído há muito tempo

    Responda
  6. neli faria

    Existe Ministério das Minas e Energia para quê? E as Agências? Um dos piores atos do FHC a criação! Pela extinção!

    Responda
  7. José Antônio

    Freitas & Nunes - Consultoria em breu

    Responda
  8. Antônio João

    A imprensa inventou que é jogo de empurra, mentira, a culpa é direta da Enel e da prefeitura. Da Enel por ter reduzido o pessoal de 27 mil quando assumiu a companihia para 15 mil funcionários atuais, enquanto aumentou 600 mil consumidores no período. Da prefeitura por não fazer a poda de árvores, mais da metade do apagão foi provocado por queda de árvores destruindo a rede elétrica.

    Responda
  9. Izaias Do Vale

    Neste embrulho parece que tem dedo de Brasília para prejudicar o prefeito

    Responda
    1. neli faria

      Ineficiência do Governo federal mesmo!

    2. José Davi

      Nunes e Tarcísio são dois turistas espertalhões, o primeiro não faz nada e o segundo só pensa em vender patrimônio público.

    3. Zé Antônio Sales

      Dedo de Brasília? As árvores caídas é culpa do governo federal?

  10. Fernando Dias

    Nunes é o pior prefeito da história de SP. Cidade largada, cresce a violência, cresce a população de rua. Nunes é incompetente, irresponsável, envolvido na máfia do asfalto, máfia das creches, máfia das desapropriações de imóveis no centro, não fez nada, absolutamente nada para pressionar a fiscalização e resolver as coisas da incompetente Enel. Se Fernando Haddad ou Boulos fossem prefeitos isso jamais aconteceria! Jamais!

    Responda
  11. EVANDRO SADA FARIA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Zé Antônio Sales

      Resolveu o que? SP contínua sem luz. E a ANEEL que deveria fiscalizar fez o que?

  12. MARCIO Gionco

    Esse é o ministro do Lula amigão do Joesley e Wesley ?

    Responda
  13. Marcos Barbosa

    Poderia voltar a velha e boa light ,essa sim era uma empresa de raça ,que nunca envergonhou seus administradores e que aliás até hoje é lembrado com saudades pela população!

    Responda
  14. Rafael Moraes

    O problema é a privatização de serviços essenciais que nunca deveriam visar lucro. Aneel iria fiscalizar o que? Fizeram contrato e entregaram pro deus mercado. Já que teremos caderno especial a favor das privatizações, rsrs.

    Responda
    1. Antônio João

      Para aumentar os lucros a Enel reduziu o pessoal de 27 mil funcionários, quando assumiu, para 15 mil funcionários atuais, enquanto aumentou 600 mil consumidores. Privatiza, aumenta as tarifas e piora os serviços.

  15. alex carvalho

    Olha o vice desse prefeito. Parabéns são Paulo! O vice sabe administrar pelo menos a cozinha da casa dele?

    Responda
  16. Armando Moura

    a parceria publico privada pode ser muito importante, pois alguns serviços só vao ter alto desempenho por quem estiver sendo premiado geometricamente por eficiencia, coisa dificil de fazer em serviço publico estatal, os que estão em serviços de alto valor agregado vão se dar bem mas não a maioria. Mas daí entregar uma infra estrutura que o povo pagou para sua construçao, para a populaçao pagar pelo uso em um mercado de monopolio é um escárnio de politicos sem caráter.

    Responda
  17. Josefina A Martins

    Até hoje nenhum político conseguiu nos convencer que privatizar melhora os serviços. Privatizar e deixar a fiscalização nas mãos de apadrinhados da politicagem , é melhor manter o serviço público. A praga do Brasil são os políticos . E os bispos fazendo a população acreditar que o problema são os comunistas. País sem futuro.

    Responda
  18. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    O Município de São Paulo não tem nem Prefeito e o Estado Também, tem que o Governo Federal Agir, isso e uma vergonha Prefeito de Barro. Lula vai criar o ministério da Podacao para cortar árvores no município de são Paulo será.

    Responda
  19. Carlos Prota

    O ministro deu mais 3 dias assim completa uma semana para máfia Itáliana da Enel fingir que resolve o problema. Bando de moleques brincando com a vida das pessoas principalmente aquelas que dependem de aparelhos para respirar ou remédios para armazenar. Banco de incompetentes , governo federal, estadual e municipal bando de moleques

    Responda
  20. Armando Moura

    mais de tres dias??? todos tem que ter energia disponível hoje, já passaram os tres dias. Em tres dias a enel tem que apresentar junto com a prefeitura um plano para controlar a extensão de novas tempestades de alguns minutos, tirar o mundaréu de fios de postes que a enel aluga para empresas de conectividade de rede. A prefeitura tem que apresentar o plano de cadastro e de cuidado das arvores anual. Chegademaionese e lucros fáceis.

    Responda
    1. Armando Moura

      uma pena que um poste ou uma arvore nao tenha caído em cima da cabeça daquele guedes, o posto ipiranga de combustível adulterado.

  21. Antonio Benedito Alves da Silva

    Ele está exigindo para o pessoal errado, pois milagres é com o Edir, Silas, Valdemiro, etc. apesar de não tê-los visto resolvendo nenhum caso de amputação, mas não custa tentar, não é? Feliz é a lagartixa e outros animais que se regeneram visto que os deuses deles são mais poderosos...

    Responda
  22. Ricardo Candido de Araujo

    Segundo um vizinho, a falta de energia em nossa rua persiste. Segundo outra pessoa, a previsão de retorno é para a próxima quarta-feira, sendo que o problema lá é apenas a chave Matheus do transformador que nos alimenta desarmada, pois nas demais ruas a energia já retornou. 48h para rearmar uma chave Matheus? Um serviço que não demora 15 minutos? FSP, pode fazer quantos editoriais defendendo a Enel quiser fazer, mas para mim está claro que a resposta deve ser a cassação da concessão.

    Responda
  23. Andre Moraes

    Dos 5 atuais diretores da Aneel, 4 foram nomeados pelo governo das trevas. Sendo o diretor geral, nomeação do homem que tentou destruir instituições, construiu anti ministérios e como seu lema era desregulamentar, deve ter seguido o caminho de desconstrução das agências para passar a boiada. Ele tentou fazer isso com a Anvisa, mas felizmente o diretor não era negacionista, no entanto, foi esconjurado. E tem gente que diz que não é pra polarizar; mas fazer o que diante da inépcia generalizada?

    Responda
  24. antonio requiao de almeida

    Olha, já ficou bastante claro pra rodo mundo que este negócio de esperar 72 horas é papo furado ...

    Responda
  25. Waldir Roque Maffei

    A tá. Nunes joga o problema para o governo federal. Parece como em Porto Alegre, onde o prefeito Sebastião Melo jogou para o governo federal o problema das enchentes. Eu lavo as mãos e culpo o outro. Para que então, ter prefeituras?

    Responda
  26. Claudio Luiz da Cunha

    Aguardando a ombudsman da fsp passar pano.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Ombudsman na FSP é cargo de conversa mole, para dizer que há, pois sério não é. Já foi, mas hoje não é.

  27. flávio paes

    vai acabar assim: a culpa é de todos e não é de ninguém e o assunto será considerado resolvido até a próxima ocorrência. Daqui a alguns meses como temos memória curta, estarão todos felizes, tratando da prorrogação da concessão para Enel e exaltando as contribuições da empresa nos 03 níveis de governo, municipal, estadual e federal. A Enel feliz da vida vai estar planejando a contratação de mais funcionário para 2030.

    Responda
  28. Alípio Dias dos Santos Correia

    O Brasil pertence ao Mercado, logo, sem surpresas!

    Responda
  29. Marcos Medeiros

    Fora Nunes, péssimo administrador, igual o governador que só pensa em privatizar os bens públicos, como se fosse deles, e faturar em cima junto de seus amigos empresários. A hora é agora de se livrar desse atraso, depois não adianta reclamar.

    Responda
    1. alex carvalho

      Marco Moreira, então continua e espere o próximo apagão de água também. Boa sorte aí pra vcs paulistanos.

    2. Marco A Moreira

      O senhor acha que Boulos vai administrar melhor? Qual a experiência que ele tem? São Paulo tem 12 mil de habitantes para ser entregue para um principiante.

  30. noel neves

    O prefeito de São Paulo é um incompetente! A solução para áreas arborizadas são as redes subterrâneas!

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Privatização de tudo. Depois, quando dá problema , jogam para o Estado resolver..

    2. noel neves

      Não é impossível. Já trabalhei como técnico em distribuição de energia. Para uma cidade que constrói metrô enterrar cabos de energia é simples.

    3. Marco A Moreira

      Impossível realizar este serviço em toda cidade. Entre os dois candidatos o melhor é Nunes. Boulos é um teórico , não tem experiência na administração de uma cidade .

    4. noel neves

      A decisão é da prefeitura!

    5. Igor Cornelsen

      Estás certo, o problema é o custo e o tempo para enterrá-las. O prefeito não tem nada a ver com isso. A concessão é federal e a ANEEL é que precisa encaminhar a solução. Como a terra está esquentando teremos vários eventos como esse no futuro, e não adianta criticar o concessionário.

  31. Marcos Medeiros

    Esse prefeito é incompetente, não resta dúvida. A única saída é derrotá-lo agora nas urnas. Perigo para a população continuar a passar por essa grave situação de ficar sem energia e ter prejuízos,

    Responda
  32. RONALDO JOS DE OLIVEIRA

    Privatizam tudo, lucro pra meia dúzia e trabalho decente, modernização e atitudes preventivas nunca. Principalmente o governo do estado e a atual prefeitura, privatistas raízes, para os amigos, claro, fazem agora teatro e nada da solução. Tudo bem se ficarmos com a balbúrdia de fios de poste a poste, mas temos que ter ciência que o que causou tudo isso foi principalmente as árvores não podadas. Falta do serviço básico da prefeitura, zeladoria.

    Responda
  33. Vital Romaneli Penha

    Alexandre da Silveira é do PSD.

    Responda
  34. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Governador Tarcísio se Bolsonaro fale alguma coisa

    Responda
    1. flávio paes

      o Tarciso vai propor a conversão da multas que serão aplicadas na Enel em investimento, que a empresa jura que fará. Do mesmo jeito que fez com a Via Mobilidade.

    2. RONALDO JOS DE OLIVEIRA

      Eles não precisam falar, eles usam o berrante e os lambe botas fazem o que eles mandam.

  35. CLAUDIA DE OLIVEIRA

    Eita.... o Ricardão não tá dando conta do serviço, faz tempo. Só sabe pintar pontes e recapiar asfalto. Manutenção e zeladoria, preventiva nada. Votem pra continuar!

    Responda
    1. RONALDO JOS DE OLIVEIRA

      Recapear tirando asfalto bom e colocando ruim, com as calçadas a mesma coisa. Sem contar que a falta de responsabilidade dele nesse episódio foi pior que da Enel, pois se verificarmos, todos os casos de apagão foram porque árvores não podadas e podres derrubaram postes.

  36. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    A Enel tem a responsabilidade primária, mas quem é responsável pela zeladoria é a prefeitura. Deveria monitorizar as árvores, se estão doentes ou com cupins, deveria ter botânicos suficientes para isso, bem como as podas e a qualidade das podas. Se não são os apagões são as enchentes, precisa de mais áreas verdes que atuem como esponjas, mais árvores para diminuir a temperatura, mas bem cuidadas. E ainda foi reeleito o relator da nova lei de zoneamento que favorece a especulação imobiliária.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      A Prefeitura tem culpa pelos motivos que apontou, mas a Aneel tem também culpa por sua complacência para com as concessionárias de energia. E o Ministro poderia também ter proposto normas legais que exigissem maior rigor por parte da Aneel. Esta última atua de acordo com a lei, não acima dela.

  37. Hernandez Piras

    Privatizar, principalmente para os amigos, é fácil. Difícil é regular e fiscalizar eficazmente, inclusive contra o Judiciário, que protege as empresas sistematicamente contra as multas aplicadas pelos reguladores Estatizar é fácil. Difícil é proteger a autonomia das estatais e sua gestão profissional contra o clientelismo e a demagogia dos governantes de plantão.

    Responda
  38. Vital Romaneli Penha

    Como é demagogo e despreparado esse ministro das Minas e Energia,do partido PSDB,mas ele como todo político brasileiro é especializado em tudo, é delegado de polícia,acho que teve um equívoco ele entende de mina e não de minas .

    Responda
    1. Hernandez Piras

      PSD, não PSDB.

  39. Fernando Dias

    Nunes é o pior prefeito da história de SP. Cidade largada, cresce a violência, cresce a população de rua. Nunes é incompetente, irresponsável, envolvido na máfia do asfalto, máfia das creches, máfia das desapropriações de imóveis no centro, não fez nada, absolutamente nada para pressionar a fiscalização e resolver as coisas da incompetente Enel. Se Haddad ou Boulos fossem prefeitos isso jamais, jamais aconteceria!

    Responda
  40. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A simples poda das árvores resolveria oitenta por cento do problema. Mas não dá voto.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Bipolaridade é complicado rsrsrsrsrsrs

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Putz!!

  41. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Ilustre gado de elite e mesmo os sem pedigree , Nules disse que ele e o governador turista juntos poderão fazer muito mais ainda por vc. Se eleito o apagão será ampliado, e poderá durar semanas para seu deleite. A Vc que adora chicote, eles prometem oferecer água salobra com um upgrade nas faturas. Vc sentira muito mais satisfação com os serviços públicos que eles vão suprimir.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Milhões de voto serão conquistados por quem começa por ofender o eleitor. Com militantes como este, Lula vencerá logo no primeiro turno em 2026.

  42. Leandro Piva

    Tinha q privatizar essa Enel pra resolver o problema...

    Responda
    1. Leandro Piva

      (contém ironia)

    2. César de Oliveira lima

      Tem gente que lê mas não sabe interpretar um texto irônico. A piada perde até a graça!

    3. ALZIRA SANTANNA

      ahahaha, a Enel é uma empresa privada que ganhou a concorrência da dsitribuição de energia em lugar da Eletropaulo, alias a Eletropaulo nunca deixou São Paulo sem energia além de algumas horas.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Privatizar serviços públicos, sim. Mas não adianta privatizar m que continuará sendo m

  43. Lis P F

    Governo Federal é horrível até nisso. Renovou o contrato

    Responda
    1. Celso Ribeiro

      Continua não tomando o remedinho né ?!

    2. RONALDO JOS DE OLIVEIRA

      Quem renovou foi seu Bozo, ma, neh.

    3. Leandro Piva

      A concessão vence só em 2031.

    4. Renato Letizia Garcia

      Muuuhhhhh

  44. Lis P F

    Ministro fraquinho

    Responda
    1. José Antônio

      Ouvi falar que o partido dele pertence ao camisão amarelão, vulgo centrão (conjunto de partidos e políticos camisas amarelas), mas vou pesquisar para ver se é verdade.

    2. Renato Letizia Garcia

      Mas tu tá sem luz por causa do prefeito de direita

  45. Renato Guimarães

    Hoje a ENEL, amanhã será a Sabesp que irá distribuir lucros bem maiores para acionista, e bananas para a população.

    Responda
  46. Carlos Alves da Costa

    Da a entender que tem política no meio, e o Brasil da pulitica mau feita.

    Responda
  47. Maria Aparecida

    É pra deixar qualquer um confuso, até agora não cheguei a conclusão sobre o verdadeiro culpado: É a Aneel, a Enel, o prefeito, o ministro, o governador, o presidente, ou o ipê roxo?

    Responda
    1. José Antônio

      Ouvi falar que a culpa são dos 22 partidos que propiciaram 367 votos na Câmara, 61 no Senado e de eleitoras e eleitores camisas amarelas que bradavam ´Não vou bancar o pato(a)` em dois mil e dezesseis. Vou pesquisar para ver se é verdade.

    2. Felipe Macedo

      a culpa é sempre do lula, mesmo ele não tendo nada a ver. Até a insegurança do RJ vai para as contas do presidente, que não tem nada a ver com a segurança pública do estado.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Como disse o comentário aqui, vc está pronta pra votar.

    4. Renato Letizia Garcia

      É o ipê roxo Com certeza Muhhhhhh

    5. Renato Letizia Garcia

      Muuuhhhh Mas

    6. José Roberto Pereira

      Então a tática deles funcionou. Era esse o objetivo. Dai o eleitor, confuso, elege os milicianos privatizadores novamente.

  48. Luciano Silva

    Os caras politizam até tragedia natural x cimentalização da cidade x manutenção do verde. Todos tem respostas e soluções (vazias) quando sabem que a solução não virá por toque de mágica. Deixem de lado nunes e boulos e façam um planejamento real que minimize o problema a curto prazo e elimine a médio e longo. Sozinhos, ninguém resolverá e o povo permanecerá sofrendo.

    Responda
    1. RONALDO JOS DE OLIVEIRA

      Só um sujeito muito id não consegue enxergar que o principal problema foram as árvores não podadas e com cupim que caíram derrubando postes pela cidade toda. E a Enel chegava ao local e ainda tinha que aguardar a equipe da prefeitura para serrar e retirarem as árvores. Aqui do meu lado demorou 48 horas para chegar a equipe da Prefeitura. Logo vemos que essa tragédia tem uma digital, a do atual prefeito.

  49. Alex Sgobin

    Provavelmente vai acontecer de novo, e a empresa, como toda empresa, vai tergiversar e se retorcer e conseguirá pôr a culpa em qualquer um, menos nela mesma. Vale lembrar, nestes casos, de certo selvagem quase quebrando o martelo numa privatização, e dos usuários que aprovaram isso. Resta o choro - aproveitem.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Sim Aproveitem Vcs estão salvos do comunismo Muuhhhh Mas ganharam as privatizações Boa sorte

  50. Daniel Chaves

    O ministro deseja cortar todas as árvores ?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Podar não é cortar. É antes de tudo, prevenir.

    2. Zé Antônio Sales

      Interessante que são 9 empresas de energia em SP. E os problemas das árvores e ventania só acontece na área da Enel. Será que as tempestades escolhem as empresas?

    3. José Tarcísio Aguilar

      As árvores já estavam lá, bem antes da empresa adquirir a concessão e suas obrigações.