Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS TARDIVO

    Viva a bendita concorrência, quando do nao há ocorre isso. Junta incompetência, ganância, corrupção e quem sofre é a população Mas nada vai acontecer com os dirigentes desta droga de empresa, da agência reguladora, ministro etc. O prefeitinho e o bexiguento carioca serão tranquilamente reeleitos e a vida segue!

    Responda
  2. CAMILO DE MELLO

    Faz o 15 que resolve... Mais um engodo que os paulistanos vão eleger..

    Responda
  3. JORGE CESAR BRUNO

    Eu gostaria de saber por onde andam os defensores da privatização e estado mínimo, depois desse apagão em São Paulo?? Cadê os especialistas?? A lógica da privatização: demissão em massa, lucro a qualquer custo, e estatizar prejuízos! Não demonizo o privado, mas é muita ingenuidade pensar que é a solução de tudo!!

    Responda
  4. Marcelo Raftopolo

    A diretoria da Aneel foi nomeada pelo Bozo,capitão do Tarcísio e do desprefeito Nunes. Quem entregou Eletrobras foi também ele e quem entregou a Sabesp foi o desgovernador Tarcísio.

    Responda
  5. WALTER TRAVASSOS

    Falta de aporte em 2020, 2021 e 20222. Os anos dourados da era bolsolina, e das marteladas do governador.

    Responda
  6. Rodrigo Flexa

    O Nunes, o Tarcísio e a Folha querem privatizar tudo, para vocês, o povo que se dane.

    Responda
  7. haroldo guimaraes

    A Enel (mundial) lucrou 1,68 bi de euros (R$10,08 bi) em 2022 e 3,44 bi (R$20,60 bi) em 2023, mesmo tendo sofrido forte declínio das receitas. Explicando a mágica: DEIXOU DE INVESTIR.

    Responda
  8. jayme terra

    Fora NUNES do PCC. Fora bozoloyd. A culpa é sua e não só da companhia. Muiti mal como administrador.

    Responda
  9. Antônio João

    Vi quase todos os notíciários da tv, a grande imprensa inventou uma tese de que há uma cadeia de culpa pelo apagão, é muito, mas muito falso, senão vejamos: a culpa direta é da Enel, quando a Enel assumiu a concessão o quadro de funcionários era de 27 mil, hoje só tem 15 mil, e mais, o número de consumidores ainda aumentou de 600 mil. A prefeitura é a segunda maior culpada, 50 por cento do apagão foi causado pela queda de árvores na rede elétrica e a responsabilidade de poda é da prefeitura.

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      E ainda têm muitos cidadãos que adoram ver a turma privatizar. Faz questão de pagar mais caro e de vez em quando ficar nas trevas.

    2. Antônio João

      Ao inventar a cadeia de culpa eles saltam a Arsesp, agência de fiscalização do estado de SP, para não envolver Tarcísio de Freitas, eles vão direto na Aneel, mas também não informam que toda a diretoria atual da Aneel foi nomeada por bolsonaro e tem 5 anos de mandato.

    3. Antônio João

      Essa invenção pela grande imprensa de uma cadeia de culpabilidade, que vai até o governo federal, tem 2 objetivos: acobertar a má administração de Ricardo Nunes; e tirar o foco das privatizações. Os serviços de energia elétrica no Brasil pioraram bastante com as privatizações e aumentou muito as tarifas.

  10. Marcelo Alvarez Ghibu

    Se com a energia está assim, imagina a catástrofe que será com a água. O que aconteceu com a Sabesp foi escandaloso. O que os insanos irão gritar quando faltar água? Dirão que o PT comprou antenas Haarp e pedirão intervenção extraterrestre?

    Responda
    1. Helio Lobo

      O responsável por essa barbaridade estará morando no Rio ou em Brasília quando a coisa estourar.

  11. Alexandre Sartori Barbosa

    É a eficiência das empresas privadas, dão lucro, ao contrário das estatais que não pensam em lucro. Se a Enel ganhou muito dinheiro em cima dos paulistas é porque ela merece, é a meritocracia. Vai ficar chorando até quando? Assuma o seu preju e se esforce mais trouxa!

    Responda
    1. Antônio João

      Quando a Enel assumiu havia 27 mil empregado, hoje tem apenas 15 mil empregados e o número de consumidores ainda aumentou de 600 mil. Mais lucro para a empresa, maior tarifa e piores serviços para os consumidores.

  12. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Cadê o Martelo de Thor do Governador Tarcísio de Bolsonaro falhou.............. Game Over Enel

    Responda
  13. Eduardo Rocha

    Hoje é a luz. Amanhã é a água...

    Responda
    1. Edemar Afonso Gonçalves

      A Folha, assim como toda a imprensa hereditária, apoiou com afinco essas privatizações.

  14. Lis P F

    Também acho passou da hora esse Ministro Silveira tem que ser investigado

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Verdade, o ministro Silveira deveria fazer a poda das árvores de São Paulo!! Afinal, não tem prefeito e nem governador!!

    2. WALTER TRAVASSOS

      Os bozoloides sempre acham que os seus administradores e políticos nunca erram. Estão sempre certos. São verdadeiros anjinhos de asa no céu. A que ponto chegamos, oh Sancta Mater Misericordiae!

    3. Rodrigo Flexa

      Senhora, foi a sua turma que privatizou a energia e a água, fora, Nunes, fora, Tarcísio.

    4. jayme terra

      E fake bozoloyd transferir pro ministro. Fora Nunes do p.c.c

    5. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

      Safra Game over para vc essa e banqueira

    6. Edemar Afonso Gonçalves

      Quem não poda árvores e não faz substituição arbórea não é o ministro e nem foi ele que privatizou a Eletropaulo a preço de banana. Se manca cidadã.

    7. Cecília Rangel

      Lis, antes de recomendar investigação a terceiros, vá se informar sobre aqueles que apoia, defende e elege. É só o que faltava...bosozóide se considerando legitimada a falar de corrupção.

    8. Flávio Fernandes Marinho

      Minion , é a sua extrema direita como de costume mantendo o padrão de incompetência como vimos no governo do inelegível.

  15. CELSO RIBAS

    Eu só não dou gargalhadas dos defensores do "estado mínimo" em respeito as pessoas que estão sofrendo com a bestialidade dessas privatizações!

    Responda
  16. victor hugo teixeira

    O sujeito responsável por essa privatização tinha que ir pra cadeia.

    Responda
    1. ale pensador

      A empresa que comanda a ENEL é a mesma que comprou a SABESP, Grupo Equatorial, um fundo de investimentos. E teve político aí, que disse: "Privatiza que melhora".

  17. victor hugo teixeira

    Mas o liberalismo nao ia tornar o Brasil a Suiça da AL?

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Cadê o Paulo Guedes? Sem o neoliberalismo tupiniquim, o país ia virar a Venezuela? Não era? Então por onde andarás tu, oh Brutus!?

  18. Carlos Gastal

    E se privatizar, será que não resolve ?

    Responda
  19. Lis P F

    Ele até tentou enganar mais não conseguiu já que é Federal. Ficou desmoralizado

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Aliás, Cecília, uma herança maldita. Pior do que isso, só mesmo praga de gafanhotos e a peste negra da idade média.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Tenho absoluta certeza de que vc não consegue explicar o próprio comentário...rsrs Mas, por favor, tente

    3. Cecília Rangel

      Lis a sua retórica bolsonarista é fonte de renda? Só isso para explicar a sua insistência em negar os verdadeiros culpados. Esqueceu que a atual composição da Aneel (que não puniu, tampouco fiscaliza) é herança do teu governo B*Ç@L? O mesmo que o teu governador Tarcísio, o defensor absoluto das privatizações, integrou e faz questão de defender, apesar da vergonhosa distinção?

  20. victor hugo teixeira

    Eis o filme que se sucederá com a sabesp, vendida para os amiguinhos do Tarsicio lá da Faria Lima.

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      E têm mais gente lá do rio das pedras que querem aproveitar o curral eleitoral de SP para se candidatarem, em 2026, para senador e deputado federal. É dose pra mamute, mano!

  21. Claudio Lourenço Rocha

    Nunes tem muita culpa sim, Nunes não fez as podas regulares e sistemáticas das árvores que derrubaram os fios e causaram explosões dos geradores. Nunes não é dotado de inteligência política, vontade ou influência para pressionar a Aneel, Arsesp. Nunes não cumpriu sua parte, como sindico largou a cidade acefala. E privatista! poristo tem Dupla culpa. Diretores da Aneel tem em sua cúpula pessoal indicado por bolsonaro, e é farinha do mesmo saco. Perigo para o Pais e como se vê tbem para SP.

    Responda
  22. Felipe Macedo

    Direita privatista é isso. Ela não tem um projeto para os locais onde governa. Só sabe vender patrimônio público para os amigos e tornar a vida do povo e do trabalhador ainda mais insuportável.

    Responda
  23. FERNANDO AUGUSTO MEDEIROS SILVA

    O que acontece é que fazem um leilão sugerindo um custo que é irreal para enganar a população dizendo que irá melhorar com menos custos. Depois, ou aumentam as tarifas ou não investem contando com os que venderam essa ideia meia boca. Isso ai é o que o PG queria para tudo no brasil. O Novo aqui está privatizando a saúde. Depois sofrerá a população que acredita em empresário ganancioso vendendo-se junto a pastor

    Responda
  24. Izaias Do Vale

    Neste embrolio parece que tem dedo de Brasília para prejudicar o Prefeito.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Quem quer privatizar tudo são o Nunes e o Tarcísio, para eles, o povo que se lasque.

    2. jayme terra

      Vão culpar tb São Pedro os terras planas bozoloy/ds. Desespero.

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Ou a falta do dedo

  25. florentina alves

    Privatiza que melhora!!!! Agora é a energia elétrica; depois será a água.

    Responda
  26. Márcio Marques Alves

    A Enel assumiu a concessão da Eletropaulo em 2018, na gestão do então governador e atual vice-presidente; não dá pra culpar governos atuais por isso. Outra questão, é podemos chamar o caso da Enel de privatização, já que se trata de uma estatal do governo italiano?

    Responda
  27. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Não adianta votar no Tarcísio e no Nules e depois reclamar aqui...

    Responda
    1. Maria Irene de Freitas

      E nem votar em branco, nulo ou não comparecer a seção eleitoral.

  28. Markus Ferranty Ferranty

    Os supostos acordos que provavelmente ocorreram na tomada dos serviços por essa empresa prestadora , é claro q vaj inviabilizar medidas outras! É muito jogo de empurra para não tomarem atitude energica de cancelar esse contrato ! Um finge de trabalha e o outro finge que fiscalliza . Agencia reguladora tem parcela de responsabilidade sobre essa e outras ocorrencias ! Ta dificil de fazer os apadrinhados trabalharem pelo povo de SP !!!

    Responda
  29. Thiago Santos Costa

    E o lucro não é verdade? A água está na mão de uma empresa do Equador sem experiência relevante na área . Eu duvido que o flúor da água vai ser da mesma qualidade, isso se água chegar..

    Responda
  30. João Pedro Sousa

    Já passou da hora dessa Enel perder essa concessão. É muito descaso com o povo paulista.

    Responda
  31. Claudio Lourenço Rocha

    A coisa é simples assim, e o povo fica no meio do jogo de empurra, ou seja, a prefeitura culpa a Eneel e a empresa energia culpa a prefeitura. Descaso, desrespeito e ganancia. Resumo: Era necessario ter equipes para prestar o serviço, mas o segredo e ter menos gente possivel para melhorar o lucro, seja na prefeitura, seja por parte da Eneel. Mas a verdade é que foi nisso que deu a privatização, e nos preparemos pois a eneel e a sabesp amanha. Empresario visa lucro, simples assim, quanto menos

    Responda
  32. Claudio Lourenço Rocha

    A coisa é simples assim, e o povo fica no meio do jogo de empurra, ou seja, a prefeitura culpa a Eneel e a empresa energia culpa a prefeitura. Descaso, desrespeito e ganancia. Resumo: Era necessario ter equipes para prestar o serviço, mas o segredo e ter menos gente para manter o lucro, idem para a prefeitura. A verdade é que foi nisso que deu a privatização, e nos preparemos pois a eneel e a sabesp amanha. Empresario visa lucro, simples assim, quanto menos funcionarios maior o lucro

    Responda
  33. jose carlos toledo junior

    Próximo problema da capital? Água.

    Responda
  34. Roberto Wagner Lourenco

    Enel de hoje Sabesp de amanhã.

    Responda
  35. Fernando Dias

    Nunes é o pior prefeito da história de SP. Cidade largada, cresce a violência, cresce a população de rua. Nunes é incompetente, irresponsável, envolvido na máfia do asfalto, máfia das creches, máfia das desapropriações de imóveis no centro, não fez nada, absolutamente nada para pressionar a fiscalização e resolver as coisas da incompetente Enel. É preciso reestatizar a luz. Se Fernando Haddad ou Boulos fossem prefeitos isso jamais aconteceria! Jamais!

    Responda
    1. Fernando Dias

      Nunes carrega toda a culpa. Em primeiro lugar, Nunes não fez as podas regulares e sistemáticas das árvores que derrubaram os fios e causaram explosões dos geradores. Não é dotado de inteligência política - vontade ou influência - para pressionar Aneel, Arsesp. Nunes larga a cidade. Irresponsável. Fraco. Incompetente. E privatista! Dupla culpa. Tarcísio, idem. A Aneel com sua cúpula bolsonarista é farinha do mesmo saco. Perigo para o país e SP. Com Haddad ou Boulos isso jamais aconteceria!

    2. Claudio Lourenço Rocha

      No caso deste apagão é sim tambem do prefeito, tanto que no jogo de empurra Nunes culpa a eneel, e a empresa energia cobra a prefeitura por não ter efetuado a poda. Nunes que para cada cobrança diz que fez isso e que o serviço cobrado esta maravilhoso, e quando complica ele culpa todo mundo e não aceita a critica. A privatização da nisso, empresario visa lucro

    3. Wilson de Sousa Brito

      Eu discordo de você a culpa não é do Nunes propriamente e sim da empresa que não tem vínculo com a prefeitura .