Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Esse Poste precisa acordar e sentar com a receita federal. O dia da posse do Lula dois dias depois todo mundo levou o dinheiro embora. Acabou ninguém investi aqui

    Responda
  2. Paulo Sergio de Souza Moreira

    É mais uma proposta esdrúxula para alimentar a máquina arrecadatória que gasta mal o dinheiro do contribuinte. Lucro ou dividendo é o resultado líquido de uma empresa que já foi tributado pelo imposto de renda. É novamente querer punir quem produz e gera riqueza para si e para o país.

    Responda
    1. jose prado

      Dividendos produzem o quê?

  3. carlos gallego

    Seria lindo se isso não atingisse em cheio o número enorme de profissionais que tem empresas apenas para prestar serviços para outras empresas, como os PJs, que terão seus rendimentos mensais diretamente afetados por essa tributação.

    Responda
    1. carlos gallego

      PJ privilegiado? Sem garantia de emprego, sem direitos trabalhistas, sem benefícios? Kkkkk raciocínio patético

    2. DISSON DEF

      Os PJs são uns privilegiados que pagam muito menos IR que os assalariados.

  4. Felipe Macedo

    explica isso pro pobre de direita, figura abjeta que ainda tem a capacidade de dizer que é "antissistema", mas o defende mais que a própria mãe

    Responda
  5. Carlos Ernesto de Oliveira

    Pagamento de dividendos é o nome dado para a distribuição de lucros líquidos de uma empresa. É um evento apenas, e não dois. É a única forma de distribuir os lucros líquidos da empresa. Os lucros líquidos de uma empresa são assim chamados porque são apurados após a dedução legal de imposto de renda, que a empresa paga. Por isso, tributar os dividendos tem nome: bitributação.

    Responda
    1. Ronald Albanez

      Correto, e há nações que forçam a aplicação do lucro liquido da empresa na própria empresa, investindo em novas tecnologias, melhores salários, etc. A tributação só ocorre se o lucro for distribuído entre acionistas.

  6. Eduardo Perez Salusse

    Fico feliz com esta informação do economista. Dela extraio que temos muitos empreendedores bem sucedidos, que geraram milhares ou milhões de empregos, pagaram mais de 1/3 deste valor a título de IR/CSLL nas suas empresas e que gastarão estes dividendos consumindo e movimentando mais ainda a economia. Mais do que isso, estarão muito incentivados a continuarem a investir e fazer a economia crescer. Ficaria triste se isso mudasse, pois reduziria a arrecadação e influenciaria na escolha de investir.

    Responda
  7. Dionisio DeBarros

    Nós EUA o imposto sobre dividendos eh vinte e dois %. Que o mesmo seja feito no Brasil.

    Responda
  8. JA Oliv

    Enquanto isso quem realmente são tributados e pagam a fatura, como sempe, são os das classes menos favorecidas e inferiores economicamente e, como exemplo, os aposentados do INSS a cada ano têm os seus reajustes abaixo da inflação ou de qualquer índice econômico, em 5-6 anos perdem uns 10%.

    Responda
  9. José Cardoso

    Na realidade esse imposto já é pago na forma de irpj no lucro das empresas. Isso equivale a um imposto "na fonte" sobre os dividendos. Mas é claro que sempre pode-se cobrar mais, lembrando que 100% é o limite final...

    Responda
  10. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    "Nada justifica" ? Pelo contrário. As empresas que têm lucros já recolhem imposto de renda sobre a quantia que auferem. Um país que não tem tradição de investimento em ações como este precisa manter mecanismos que estimulem os indivíduos a investir.

    Responda
  11. flávio paes

    o paradoxo da coisa toda, é que a tributação de dividendos gera fortes reações contrárias, tanto é que está hoje, como estava ontem: em lugar nenhum. Agora a não atualização da tabela do IRPF, que atinge praticamente todo brasileiro (do jeito que está até auxiliar de serviços gerais paga), nem se fala dela e continuamos com bovina alegria a aceitá-la. Assim, Tributo que atinge alguns poucos privilegiados geral revolta e outro que atinge praticamente todos, nem se fala. é o poder da desinformação

    Responda
  12. Mauricio de Oliveira e Silva

    Impostos sobre as grandes fortunas já!

    Responda
  13. gustavo alves de oliveira

    Aos especuladores, isenções e privilégios; aos trabalhadores (dois mínimos), leão faminto com faca-fonte nos dentes. Tirar (tributar) de rico para dar a pobre não passa de ficção "robiudiana". Nessa, o Lula perderá de lavada.

    Responda
  14. Wellington Serpa Monteiro

    Prova inequívoca da iniquidade fiscal brasileira. 1O um por cento mais rico com benefícios sobre o total de um trilhão. Enquanto que trabalhadores pagaram imposto de renda de até vinte e sete e meio por cento. Pelos comentários, tem gente querendo justificar esse absurdo. Cobrança sobre dividendos já.

    Responda
  15. Wellington Serpa Monteiro

    Um dos maiores fatores atuais da iniquidade fiscal brasileira.830 bi isento onde quase tudo bebeficia o 1% mais rico! Enquanto trabalhadores pagam IR (que pagam IR de até 27,5%). Infelizmente tem gente que não tem ver go nha de defender essa aberração, vide alguns comentários abaixo. Cobrança do IR sobre dividendos já!

    Responda
  16. Gilmar Maghenzani

    Sobre os lucros as empresas já pagam e não há necessidade se a Selic baixasse e ficasse na faixa da inflação não teríamos déficit, se alguém achar que é loucura o que digo isso foi dito por um Nobel de economia

    Responda
  17. João Batista dos Santos

    Inadmissível. Tinha que ter o carimbo PSDB.

    Responda
  18. José Ricardo da Silva Souza

    As classes média e pobres pagarem impostos e os milionários e igrejas, também de pastores milionários, não pagarem, é uma vergonha e um escárnio para com o povo. No Brasil quem trabalha, é honesto, pagador de impostos, é trouxa.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O problema é o juros que deveriam andar junto com a inflação e que não teríamos déficit, e mais as empresas pagam impostos sobre o lucro não haveria necessidade de cobrar

  19. Soares Pop

    Esse Imposto era cobrado no Brasil até o governo FHC, quando os economistas do mercado, aqueles que hoje não saem da imprensa falando mal da expansão fiscal (Gustavo, Malan, Fraga, etc), optaram por reduzir a arrecadação governamental para beneficiar empresários estrangeiros e nacionais.

    Responda
  20. Fernando Soares D Almeida

    Cria o Imposto único de 10%, manda essa CORJA de fiscais embora, são 231.324, e só aí deixa de pagar 132 bilhões.

    Responda
  21. Mauro Sergio

    Têm que trocar um imposto por outro e não somente criar outro imposto. Se taxassem os dividendos e aliviassem alíquotas de determindados produtos, aí, de fato, haveria algum retorno direto para a população. Infelizmente o que vemos é o governo só arrecadando mais a cada mês, gastando mal e fazendo muito pouco para o povo. Taxar indiscriminadamente não dá!

    Responda
  22. Dionisio DeBarros

    Rapaz, isso eh um escândalo! Gov precisa voltar a taxar essa farra ontem.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Isso é o que eles querem desviar do problema dos juros altos demais

  23. José Antônio

    Não é à toa que sempre votei nos que aceitam taxar lucros e dividendos anteontem. Já eleitoras e eleitores camisas amarelas só votam nos que não aceitam taxar de jeito nenhum.

    Responda