Opinião > A liberdade religiosa sob ameaça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Florentino Fernandes Junior

    E aquela historia da reclamaçao do minist dos dh nao ajudar as religioes afro? Onde esta o estado laico,?

    Responda
  2. João Paulo Zizas

    O artigo do professor de direito Caetano Dias Corrêa sobre liberdade de crença apresenta alguns conceitos cuja vagueza pode gerar distorções e levar ao uso capcioso deles. Por exemplo, a infiltração de uma moralidade religiosa específica no ordenamento jurídico. Isso até poderia ocorrer em casos extremos como hipotéticas tentativas do Estado de reprimir relações sexuais não matrimoniais. Mas nunca na punição do aborto já legislada no Brasil, pois tal criminalização é corolário do direito à vida.

    Responda
  3. Luiz Alberto Franco

    Quando Sarney introduziu o "confiamos em Deus" nas notas, a ideia de que o Estado é laico mas não é ateu ganhou força e "...aqueles que não desejam professar nenhuma fé" passaram a se ver "limitados". Dizem que ateu não ganha eleição nem para síndico de prédio...

    Responda
  4. Leandro Piva

    Pérolas aos porcos. O legislativo é o reflexo direto dos valores dos eleitores. É linda a concepção de um estado laico que protege todas as matizes religiosas, separando a moral da lei. Mas ela não encontra respaldo no povo, intolerante e avesso ao diferente e ao contraditório.

    Responda
  5. João Perles

    A laicidade do Estado brasileiro vem se reduzindo nos últimos anos. As tribunas vêm se convertendo em púlpito, desde as câmaras de vereadores até o Congresso Nacional. O contágio do discurso político pelo fundamentalismo religioso traz sério risco aos princípios democráticos e republicanos. Tanto é verdade que estamos vivenciando um momento de negacionismo jamais visto no país. Dá até ânsia de vômito.

    Responda
  6. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Resumindo: não podemos deixar que beatos e malucos religiosos nos obriguem a ser tapados que nem eles!

    Responda
  7. José Eduardo de Oliveira

    o Sr. deveria se preocupar é com a liberdade do fiel, que depois que é cooptado por seitas sua liberdade e sua vida terminam.

    Responda
  8. marilza abrahão

    Artigos como esse deveriam ser permanentes na FSP se essa mídia estivesse realmente preocupada com a educação das pessoas.

    Responda
  9. Raymundo Itareru

    o que vejo no Brasil é um grupelho querendo impor sua religião de goela abaixo em todo mundo, já teve manifestação de suas crenças até no palácio do Planalto pelos inquilinos que lá estiveram, não queremos o Taliban aqui

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.