Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Esses juros se devem a prepotência dos banqueiros apoiados pelos liberais, marjetados pela folha

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      ..marketados..

  2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Conversa da folha, não eh incerteza coisa nenhuma, eh a prepotência de banqueiro mesmo. Vote liberal e divirta-se pagando esses juros

    Responda
  3. Deborah Teixeira

    A especulação do sistema financeiro brasileiro é mais forte do q qualquer outra explicação q se dá ao fenômeno.

    Responda
  4. Lis P F

    Estamos vivendo num manicômio. O Alckmin é médico ele deve estar percebendo algo errado. Hoje ele deu uma entrevista no metropoles não parece normal.

    Responda
  5. Marcos Longaresi Carvalhães

    O governo vender título da dívida pública na presente data com resgate para 2029 e 2035, é normal pois isso já vendo sendo feito de forma useira e vezeira, independente do governo, e é feito por dezenas de países. Porém vender título com resgate em 2060, aí fica difícil, vai sobrar dívida até para o meu neto pagar.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Isso e eterno em QQ lugar , tudo que o estado gasta pra melhorar o país eh feito com dívida pública. Ocorre que não deve ser o banqueiro que determina como fazer.

  6. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Pagamos juros de países em crise, em guerra, dos maiores do mundo, fato que não faz o menor sentido, desde que não fossemos tutelados por um “mercado” chantagista e aproveitador, que tem braços e apoio no BC, na política e na imprensa. Emparedam qualquer governo, seja direita ou esquerda, não importa, desde que continuem a controlar a agenda do pais. O mais incrível é que nao há reação de outros setores organizados seja da economia ou política e vamos em fila para o matadouro dos donos dinheiro.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Exato. É aquela velha oligarquia que manda no Brasil há muito tempo. Dispõem da mídia, do capital, da ignorância do povo. São subservientes a interesses estrangeiros. Não tem nenhum compromisso com o desenvolvimento do Brasil. O único interesse dessa cor ja é manter seus privilégios e seus ganhos.

  7. Samuel Fagundes

    Isso não é "incerteza fiscal" é especulação. Deem nome direito às coisas.

    Responda
  8. Antônio João

    A conta juros gira em torno de 850 bilhões de reais ano, trazendo forte impacto à dívida pública. O erro original foi Campos Neto elevar a Selic a níveis muito alto, nunca, nunca, nunca poderia, no seu auge, ter passado dos 8 por cento. Hoje estamos em armadilha pelo erro original.

    Responda
    1. Miro Costa

      Um comentário qualificado pelo desconhecimento elementar de que quem faz o juro é quem pede empréstimo, não quem tem pra emprestar. Ou tu emprestas de graça a quem te pedir, e nem exiges garantias?

    2. Antônio João

      850 bilhões de reais ano

  9. José Cardoso

    PT = Juro alto.

    Responda
    1. CARLOS TAVARES

      BR = Juro alto Independentemente de partidos (nenhum presta)

  10. João Leite Leite

    Cortar gasto no salario mínimo que está valendo 10% do valor legal é o mesmo que jogar os trabalhadores para o bolsa família. Na saúde, na educação é covardia. Tem que cortar os gastos que é simplesmente gasto. Não vai produzir nada. Tem que cortar os excessos de gastos no executivo, no parlamento e no judiciário. É lá que se gasta demais.

    Responda
  11. Marenildes Pacheco da Silva

    Para os leigos iguais a mim, sugiro que vejam os podcasts chamado subsolo da livraria da vinci e embrulha sem roteiro, com o professor e sociólogo Jessé de Souza , além de ver os jornais do icl, todos no YouTube, tem também 4 aulas do instituto de economia da unicamp dadas pelo professor Marcio Pochmann e convidados. Garanto que depois de ver todas as sugestões, a famigerada oscilação do tal mercado, vai ficar clara e se encaixar nos ensinamentos como peças de quebra cabeça.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Como tem várias aulas dadas pelo instituto de economia e pelo professor Marcio, as que falam sobre nossa economia tem o nome de: A nova realidade do Brasil no inicio do século 21.

  12. Armando Moura

    tem que conter gastos sociais, gastos com saúde, gastos com educação, gastos com meio ambiente, deixem os juros campeões no patamar que paises que sequer tem reservas internacionais nao praticam. Deixem os filhos de uma, aliás, filhos de lira saquear o orçamento da união.

    Responda
  13. José Filho

    Lula três, a lição: "Como destruir um país em quatro anos com apoio de gente anestesiada pelo fanatismo".

    Responda
  14. Igor Cornelsen

    Isso é o óbvio, com o desequilíbrio fiscal que se aprofunda, os juros sobem e o real perde valor. É o elementar em economia, mas esse presidente não sabe.

    Responda
    1. Miro Costa

      E então Mario, tu,?que sabes o que falas, ensina aqui como funciona: quem é que faz o juro: é quem pede empréstimo, não quita a dívida, em vez disso pede mais, e mais, aumentando o desequilíbrio das contas, ou é quem tem pra emprestar, mas não constrange ninguém a pegar empréstimo? Pois é disso que se trata. Vem, explica isso.

    2. Fernando Alves

      Mario, quem está passando vergonha é você.

    3. Mario Donizete Pelissaro

      Vc nao sabe nada! Poucas vezes ví um comentario tao simplorio e sem nocao como esse. Quando nao se sabe sobre o que se trata é melhor ficar calado. Prá nao passar vergonha.

  15. MARCO ANTONIO POLISELI

    Culpa do bozo! O Bozo é fo da

    Responda
  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Que tal dar uma trava nas desoneracoes qvja alcancam um tri de reais ?

    Responda
  17. Antonio Melo

    Os juros estão em descompasso com os fundamentos da economia. Os juros se transformaram num instrumento de chantagem das elites econômicas, que controlam o mercado e o BC de Campos Neto, p/ forçar um governo socialdemocrata a agir como se fosse um governo neoliberal e atender a seu histórico patrimonialismo sobre o Estado. Prova é o aumento da nota do Brasil pela Mood'y. enquanto o mercado e a imprensa - corrompida pelo capital - prega a ideia de apocalipse econômico.

    Responda
    1. Miro Costa

      Orgulho da mamãe.

    2. Nelson Santos

      É muito difícil cortar gastos previstos em lei. Além disso,cortes diminuem o consumo, comércio vende menos, indústria produz menos e desemprego aumenta. Enfim cortar gastos público reduz a arrecadação. A tesoura tem que ser muito precisa.

    3. Ivo Broeing

      Agora se o governo te oferece dinheiro, você e preguiçoso e não tem vergonha de não se responsabilizar pela sua vida ou pelo que deseja ai temos o pobre de esquerda que são minoria

    4. Ivo Broeing

      o problema e que a maioria dos pobres tem uma visão mais liberal de direita, o pobre acredita que tem que ir atrás do prejuízo e trabalhar, ser liberal, pagar suas contas, o pobre quer estar a frente e se responsabilizar por aquilo que deseja, filhinho de papai de esquerda e que morre de vontade de ter nascido pobre como se tivesse glamour na miséria porque acha que seria mais justo, também vive discutindo com os pais porque eles tem grana.

    5. Fernando Alves

      Não, filho. O Brasil é um país pobre, miserável e desigual justamente porque esbanja dinheiro com um Estado gigante, que alimenta o bolso de uma elite que adora mamar em suas tetas. O mercado, meu caro, cobra o justo prêmio. Já que a elite do funcionalismo não quer abrir mão dos privilégios. E não adianta trocar o presidente do BC. Os juros continuarão nas alturas. Se usarem da canetada, quem pagará a conta será o pobre, principalmente o pobre de esquerda que votou no lule.

    6. Antônio Alves

      Que papo furado!

    7. jose silva

      kkkkkkk a esquerda eh uma piada....