Deirdre Nansen McCloskey > Por uma engenharia de verdade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Peter Janos Wechsler

    Resumindo, economia não é uma ciência.

    Responda
  2. Michel Patrick Viana de Oliveira

    Hoje estamos vivendo em um período de ciências especulativas e propagandistas de ideologias falidas (comunista, por exemplo).

    Responda
  3. Felipe Vasconcelos

    Ciências humanas não segue o método científico, mas hermenêutica. Daí advém a "engenharia social" de alguns.

    Responda
  4. Otto Nelson

    Desejaria muito conhecer qual seria a crítica da Professora aos Jornalistas que opinam sobre economia, quase sempre vinculados aos interesses do mercardo são o mal maior, pois têm ressonância na opinião pública.

    Responda
  5. Edson Marcos Morozini Júnior

    O problema são os vieses. Na engenharia não existe isso. É ou não é. E acabou. Sou engenheiro eletricista. Não existe nenhuma linha teórica que negue a lei de ohm por ex. Já em economia é diferente... existem modelos teóricos e, em geral, os daqui do Brasil seguem a linha dos Chicago Boys, seres utilitaristas que desconhecem os problemas reais da humanidade.

    Responda
  6. Fernando Monteiro

    exigir que economistas adotem cálculos e investigações históricas em suas análises significa o mesmo que exigir isso de cartomantes. pq é justamente assim que atuam. e, quando a "previsão" deles não se confirma, nada acontece. simples assim.

    Responda
  7. José Cardoso

    Imitar o que outros fazem com sucesso é uma regra prudente que os engenheiros seguem. Às vezes, inovações tecnológicas permitem mudar os projetos, como o concreto armado que diminuiu a quantidade de colunas necessárias para sustentar o teto. Uma novidade hoje é a moeda sem lastro, e como o deficit, a dívida pública e as taxas de juro se correlacionam com a inflação com esse tipo de moeda. A prudência recomenda não inventar demais, e sempre olhar as experiências recentes de outros países.

    Responda
  8. Antônio João da da Silva

    O que impera nas análises econômica, principalmente tendo o mercado financeiro como objeto, é um jogo, embora com aspecto não são análises, são apostas e tentativas de orientar para ganhos determinados.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Em resumo, faça como eu digo que é, que eu ganho.

  9. José Tarcísio Aguilar

    No caso do 737MAX, houve a pressão para alcançar a concorrência, levando a adaptar um motor novo num avião antigo, e usar o MCAS para compensar a navegabilidade. Então, para apressar mais ainda o projeto, supor erroneamente que os pilotos iriam agir de tal e tal forma, o que não aconteceu. Aqui é a arrogância acima da ética em diversos níveis de gestão da empresa, e descaso com pilotos e clientes. Talvez humildade e ética caminhem juntos, da economia à engenharia. Ou deveriam caminhar.

    Responda
  10. Hermes Yaly

    Ótimo artigo! Parabéns!

    Responda
  11. Cleomar Ribeiro

    ... valeu e obrigado pela conversa!...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.