Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto cardoso

    Utopia. O certo era criar dois países, sem armas de guerra. Nenhum vai aceitar, alegrarão e a soberania? Armados é guerra. Então, terra Santa sem armas não existe. Acredita se quiser.

    Responda
  2. Alexandre Glock

    Entendo que a ideia é tentar simplificar o conteúdo, mas o conflito já começou muito antes do sec. 19. Inclusive começou antes dos tempos de Cristo

    Responda
  3. João Batista de Junior

    Dois pais é melhor solução.

    Responda
  4. Paulo Dos Santos

    Se não publicarem meu comentário, cancelarei a assinatura. Polícita sionista, não!

    Responda
  5. Paulo Dos Santos

    Resumidamente, responda assim: Os israelenses nunca tiveram uma terra para chamar de sua, chegaram a vagar pelo deserto na antiguidade em busca da "terra prometida" (Bíblia). Com o genocídio, e na tentativa de marcarem território no Oriente Médio, americanos e ingleses tiveram a sacada de assentarem os judeus sobreviventes do holocausto, onde já vivia por milhares de anos o povo palestino. A terra palestina foi dividida entre os donos da terra e os judeus, arbitrariamente (1948).

    Responda
  6. Raymundo Itareru

    ou seja são Band idos ainda tem gente que diz que o MST que é criminoso hehe

    Responda
  7. Luiz Andrade

    A FSP, surpreende zero pessoas e presta um enorme desserviço ao público, c/ essa falácia da falsa equivalência. Os palestinos NÃO estão em "guerra contra Israel", e sim, estão SOB ataque covarde, feito pelo governo extremista de Israel, que se aproveita de seu conflito c/ o Hammas (que NÃO representa o povo palestino!), pra promover o genocídio e a limpeza étnica da indefesa população palestina. Urge que o povo israelense perceba estar sendo manipulado pelo 1° ministro, e o retire!

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Como assim? Quem governa Gaza?

  8. Emilio Bazzani

    Tem ju Deus no mundo todo. Não se misturam, nem se integram as comunidades em que vivem. Ju Deu-brasileiro, ju Deu-argentino e por ai vai. Por que insistem em causar ficando na terra dos arabes?

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Acho que você tá por fora mesmo. O judeus na Alemanha não estavam somente integrados na sociedade. Eram praticamente assimilados por ela. Talvez por este motivo apareceu o bigodinho. Não são os judeus que não se integram.

  9. Renan Carmo

    Só o fato da criação de Israel ter expulsado 700 mil palestinos de suas terras, já é o suficiente para que a oposição à existência estado sionista usurpador se perpetuasse por gerações.

    Responda
  10. valdir de macedo

    Na história da humanidade há tantos povos que perderam suas terras em conflitos. E se os palestinos estavam naquela região estabelecidos há séculos, a terra já era deles. Os Israelenses não tinham direito.

    Responda
  11. Josue Oliveira

    Vou contar para o meu neto de 4 anos: lsreII é o Iadrão de terras e os paIestlnos são as vltlmas ro badas.

    Responda
  12. Severo Pacelli

    A culpa disso tudo é dos EUA. Dono da ONU desde que foi criada, poderia pela força e poder, ter dividido à área, de forma mais humana, negociando com os mesmos, pagando uma indenização e assim criando dois Estados. No entanto, optou por fortalecer sua indústria bélica e também dividir o povo árabe, visando dominação. Infelizmente, o eterno colonizador do mundo, com sua parceira direta, Reino Unido, opta sempre por violência, pois economia bélica não pode parar. O lucro é tudo.

    Responda
    1. Ricardo Corbett

      Oi Severo, sou mente aberta e agreguei suas percepções … abrax

  13. Severo Pacelli

    A culpa disso tudo é dos EUA. Dono da ONU desde que foi criada, poderia pela força e poder, ter dividido à área, de forma mais humana, negociando com os mesmos, pagando uma indenização e assim criando dois Estados.

    Responda
  14. Severo Pacelli

    A culpa disso tudo é dos EUA. Dono da ONU desde que foi criada, poderia pela força e poder, ter dividido a Palestina, de forma mais humana, negociando com os mesmos, pagando uma indenização e assim criando dois Estados.

    Responda
  15. Severo Pacelli

    A culpa disso tudo é dos EUA. Dono da ONU desde que foi criada, poderia pela força e poder, ter dividido a Palestina, de forma mais humana, negociando com os mesmos, pagando uma indenização e assim criando dois Estados. No entanto, optou por fortalecer sua indústria bélica e também dividir o povo árabe, visando dominação. Infelizmente, o eterno colonizador do mundo, com sua parceira direta, Reino Unido, opta sempre por violência, pois economia bélica não pode parar. O lucro é tudo.

    Responda
  16. Maurício Galinkin

    Bercito esqueceu-se de que a região, antes da invasão dos Romanos, chamava-se Judeia, pois era a terra dos judeus. E seu nome foi trocado pelos romanos para Palestina. Também deixa de falar que o objetivo básico tanto do Hamas quanto do Hezbolah, inscrito em seus Estatutos, é a destruição e aniquilamento do Estado de Israel. E que o Irã, a partir de 1979, adotou esse mesmo objetivo e passou a financiar as ações terroristas desses dois grupos. Está desinformando as crianças ...

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Estamos dando murro em facas. O antissemitismo está tão arraigado nas mentes e nos corações das pessoas que as torna cegas e surdas. Foram 2.000 anos de perseguição pela Igreja Católica que culminou com o Holocausto. O povo judeu é admirável por ter sobrevivido até hoje. Se eu continuar elogiando acabo sendo despedaçada. E olha que elogio merecido não falta.

    2. José A dos Santos

      Se for para os judeus reivindicarem a Palestina para si com base numa história milenar, passa a ser justo que se aceite no Brasil que os indígenas demarquem todo o território nacional como seu. Quando os judeus voltaram para a Palestina, já havia pelo menos sete séculos que os árabes ocupavam o território. E a aniquilação de Israel pretendida por grupos radicais, nada mais é do que uma resposta violenta a uma ocupação igualmente violenta.

    3. Luiz Andrade

      NADA justifica o ataque desproporcional e covarde de um governo belicista, contra uma população desarmada e indefesa. Me lembra o absurdo feito por um governo alemão armado belicista, contra uma população indefesa (os judeus na Europa), há menos de um século. É óbvio que não vão fazer "igual", mas o objetivo é o mesmo: . A limpeza étnica do povo definido como alvo.

  17. Wilson Soares

    Puxa, acabou bem na parte em que ia explicar porque o Mossad, o Aman, e o Shin Bet, que são os poliça do país não viram 2.000 terroristas arrombando muros de arame farpado para fazer maldade com as pessoas. Também ficou de fora o mega-processo que o dono do país tava respondendo sobre corrrupição na mesma época, que coinssidênssia. Mas aí essa folha ia ter que explicar corrrupição no Brasil, e aí o bicho ia pegar. Ah, tem o lance dos pagers também que cegou meninas e meninos. É sim! Juro!

    Responda
  18. Rosane de Sá Amado

    E assim, com essa simplicidade maniqueísta, que se forma um futuro sionista...

    Responda
    1. Antonio Araújo

      E desde quando ser sionista é crime? Está tipificado? Já o antissemitismo está, não é?

  19. Ricardo Corbett

    Vale a leitura para os marmanjos tambem

    Responda
    1. Severo Pacelli

      É um artigo simplista e ajustado conforme interesse do Editor que cumpre ordens dos EUA. Só não vê quem não quer ou de fato tem interpretação fechada ou não sabe interpretar os fatos. É um artigo típico de historiador tradicional, preso a um só viés.