Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Aparecida

    Educação é sim investimento, basta olhar para a Coreia do Sul e sua história para ter certeza disso, saúde também é prioridade (apesar do governo poder muito bem fazer mais parcerias público-privada), para sabermos como a saúde afeta a economia basta imaginar quantas pessoas estariam impedidas de produzir por questões de saúde, quanto à área social , Lula deve entender que não estamos mais em 2003 (o bolsa família era a única solução), o benefício deve existir, mas devemos repensar os critérios.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Misturou alhos com bugalhos. Tem o BF para os que estão abaixo da linha da pobreza e os investimentos em saúde, educação e moradia. Tem que gastar sim com tudo isso. Deve cobrar impostos de quem não paga e reduzir os juros pagos a rentistas.

  2. Artur Neto

    Corta isenção das igrejas, sindicatos (empregados e empregados), partidos políticos, grêmios, acaba com a desoneração da folha de pagamento, dominui os subsídios para agronegocio, acaba com dedução das despesas médicas no IRfonte, reavaliar todas as isenção. Depois vamos discutir cortes na saúde e educação.

    Responda
  3. paulo cesar cruz

    O Congresso que ameaça o STF, e por tabela a democracia,com seu apetite voraz e sua tática coronelista de ameças e chantagens, nunca tem o mesmo destaque que o Lula. Lula precisa entender que a conjuntura hoje é muito mais complexa ,precisa ser mais flexível e pragmático.

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. leonardo oliveira

    Prendam and close a boca deste barrabás antes que ele afunde o país de vez. Ninguém aguenta mais tanta incompetência.

    Responda
    1. carlos campos

      Atenção : Uso de cloroquina vencida pode causar sérios transtornos cognitivos, falas desconexas , confusão mental , visão turva da realidade e outros sintomas parecidos. Se persistirem os sintomas , procure um profissional médico urgentemente.

    2. Amarildo Caetano

      Vc deve ser o tipo que reza para pneu

    3. Julio Bruno

      Ouça o cérebro (se tiver) em vez do fígado!

    4. paulo cesar cruz

      A economia diz o contrário, o país está bombando. Sua miséria intelectual é fruto de seu fanatismo ou seria o contrário ?

  5. Edmilson Luiz Borin

    Falta inteligência e capacidade para a turma, só sabem gastar, nunca passaram pela escola de administração. Bora gastar até o pais quebrar novamente, os coronéis estão vencendo o Haddad.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Puxa, "gastar" com saúde, educação e moradia, que crime, não???? Tem que pagar juros para banqueiros.

    2. Julio Bruno

      Estou com o Lula quando diz que gastos com Saúde e Educação são INVESTIMENTOS! Ao contrário de Super Salarios!

  6. Tadêu Santos

    (O chefe do Executivo disse que é preciso saber para quem governar e mencionou que, dos 213 milhões de brasileiros, 81 milhões ganham no máximo três salários mínimos.) Continuando o raciocínio do PR Lula3 se faz necessário registrar que em torno de 50% dos 81 milhões de brasileiros sobrevivem na "ingrata miserabilidade" atuando nos altos índices das Desigualdades Sociais, que "somem da existência com a dor da fome que mata", não participando das sinistras estatísticas de vítimas fatais...

    Responda
    1. Tadêu Santos

      É preciso estar atento a estes momentos de lucidez democrática do "Lula da Silva" que ainda possui reconhecimento e respeito pela sua histórica trajetória de vida política, porque "o presidente Lula 3" ainda está acertando mais que errando, porém sua atuação está perdendo apoio e popularidade pelas falhas cometidas nesta gestão. Os tempos são outros e a reciclagem do líder das massas, tem que dividir com o pífio inelegível ainda solto e fazendo campanha contra a democracia Brasileira. QUE PENA!

  7. Anete Araujo Guedes

    Lula, melhor cortar gastos essenciais e imprescindíveis à população e, em contrapartida, mantenha os proventos acima do teto, os privilégios, exonerações e impostos desproporcionais, para o andar de cima. Perdoa também as sonegações. Quanto mais você entrega, mais eles vão querer.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Exatamente. A estupidez humana e a ganância do sistema são infinitas. Lula sofre por se atrever a defender quem não tem lobby na política, no caso o pobre e o trabalhador

  8. Mauricio Rodrigues

    Embusteiro

    Responda
  9. Deborah Teixeira

    Saúde e educação não são gastos e sim investimentos. Lula está corretíssimo. Mas isso não é impedimento pra q se identifique desvios como nos casos do seguro desemprego e outros benefícios sociais. Não impede também q se verifiquem os privilégios seculares q os ricos têm no país.

    Responda
    1. wanderley dantas

      Pela crítica então deve-se cortar gastos com a Educação e a saúde???? O mercado é insaciável..

  10. Enrico Incao

    Continua o teatrinho.

    Responda
  11. José Fernando Marques

    Folha, você precisa melhorar os seus leitores, garota. Só tem social-democrata no pedaço. Vê se pondera e modera os editoriais, mocinha. Saúde e educação exigem respeito e responsabilidade. Ou não?

    Responda
    1. Conrado LC

      Exigem respeito e responsabilidade mas, acima de tudo - em um plano concreto das ideias -, exigem dinheiro. O dinheiro é finito até mesmo para o governo, já que imprimir moeda traz inflação, juros mais altos e, por consequência, recessão. Só alguém muito irresponsável pode desconsiderar toda essa realidade...

    2. Felipe Macedo

      A ganância e ambição dessa gente não tem fim.

  12. Fabrício Schweitzer

    Os mortos da fome não querem repartir nada. País de mesquinhos.

    Responda
  13. José Fernando Marques

    Lula está certo!

    Responda
  14. Nelson Vidal Gomes

    Lula está cada vez mais parecido com Bolsonaro em mediocridade. Agora resolveu por antecipação disputar a indicação do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) com Haddad para 2026. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  15. Eduardo Giuliani

    Inclusão social é através do cérebro. Emprego e educação. Reduz o juro e investe a poupança fiscal gerada em infra-estrutura social: educação, mobilidade, moradia, saúde e internet gratuita. Modelo de Singapura e China. Para conseguir fazer isto precisa de governo bem remunerado, competente e honesto, independente da corrução corporativa. Importantíssimo tirar as empresas de dentro do governo e do congresso. Proibição de qualquer tipo de lobby.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Você acha por acaso que sua incansável defesa da cloroquina durante a pandemia de Covid 19 não fazia parte de um lobby? Sua participação pode ter sido inconsciente, mas, tecnicamente, era lobby, sim senhor!

    2. Hernandez Piras

      Lobby, em sentido amplo, é a postulação dos interesses de qualquer grupo da sociedade. Existe lobby de empresa, mas também o lobby religioso, ambientalista, trabalhista, dos servidores públicos, etc. É assim que funciona a democracia representativa. Proibir todo tipo de lobby é acreditar no governo onisciente. Não admira que o comentário mencione dois regimes autoritários.

    3. Hernandez Piras

      Singapura e China nunca aumentaram os investimentos em saúde e educação comprometendo o equilíbrio fiscal. E os juros baixos em ambos os países decorrem exatamente do equilíbrio fiscal e do altíssimo nível de poupança. Com um déficit primário de 1% do PIB e um déficit nominal gigantesco o Tesouro vai financiar os gastos como, se baixar os juros na marra?

    4. Felipe Macedo

      O sistema permite todo tipo de lobby, menos aquele feito para pobre. É por isso que nossos deputados não trabalham para o povo. Tudo com a ajuda do pobre de direita que se diz antissistema, mas na verdade o defende mais que a própria mãe

  16. PAULO PETRASKI

    Educação e Saúde não geram gastos, mas sim investimentos e dos mais seguros de todos. Espero que o governo investa mais na prevenção primária e na educação infantil. Obrigado Lula.

    Responda
  17. Ivo Ferreira

    Falar em gastos, é com ele mesmo. Dizer de onde vai sair o dinheiro, aí é com os outros. Ele que siga nessa conversa mole. Daqui a dois anos, a coisa vai ficar difícil. Mas não tem problema. Se perceber que não vai ganhar, ele desiste e sai dizendo que doou a juventude pelo Brasil e vai aproveitar o final da vida dando palpites por aí, coisa que ele faz bem.

    Responda
  18. JORGE CESAR BRUNO

    Sinceramente, a FSP, a imprensa em geral, mercado é especialistas, sonham com um governo similar ao de Javier Millei, como na Argentina!! Preferem 52% de pessoas na miséria, e dinheiro sobrando para pagamento de juros a banqueiros!!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não estão nem aí com crianças passando fome, depois dão esmolas nas igrejas. Povo "cristão".

    2. Mauricio Rodrigues

      Saiam da bolha . A esquerda brasileira , caviar , é uma piada. Não está nem aí com o povo

    3. Felipe Macedo

      É o que o sistema, a grande mídia e o pobre de direita querem. Nunca esses três estiveram tão unidos e contra os interesses do povo

  19. LORENA PARDELHAS

    Exato, presidente. Por pensar e agir assim é que os brasileiros o elegeram pela terceira vez.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      e ao ver as alternativas (Tarcísio, Marçal, Caiado, Ratinho Jr etc) que se apresentam, o faremos novamente. É tetra!

  20. Waldir Roque Maffei

    Para os serviços básicos de saúde e educação, não deveria ser considerado gastos, mas sim, investimentos, desde que não haja desvio de finalidade ou corrupção, em todas as esferas, municipal, estadual e federal.

    Responda
  21. MARIA F LUPORINI

    Vamos abaixar os juros exorbitantes, Folha, que sobra dinheiro para gastar com o povo brasileiro. Oitocentos bilhões pagos a sanguessugas todos os anos. E a desoneração? Vamos pagar os impostos devidos, Folha? Aí também conseguimos o equilíbrio fiscal. Mas, a Folha quer lenha nas costas do povo.

    Responda
    1. Conrado LC

      Abaixar os juros e pronto. Tá legal, mas e a inflação? Esse é o problema desse conto de fadas onde não existem consequências para o gasto descontrolado do dinheiro público, ainda que com políticas essencialíssimas (educação e saúde).

    2. Mauricio Rodrigues

      Sinto lhe informar que juros não se abaixa na canetada. Estude um pouco mais.

    3. Felipe Macedo

      Faltou mencionar as isenções fiscais dadas a quem não precisa. Mas isso a Folha também não fala. É só contra o povo. Estado minimo pra ele e máximo para rentistas e mega empresários