Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Irineu Colombo

    Privatizar e dar monopólio da nisso. O governo estadual é municipal apoiou (seria solução pra tudo) e depois ampliou a tese com a privatização do saneamento... não deu certo... culpe os outros.

    Responda
  2. Peter Janos Wechsler

    Estatizem depois multem o estado que pagará alegremente.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Antonio. Você está falando de países civilizados onde as estatais, quando operantes, não são fontes de corrupção e cabides de empregos para amigos de políticos. Não é um Lobão, por exemplo, que vai dirigir uma estatal.

    2. Antonio Melo

      Essas privatizações do setor de serviços públicos, nas décadas de 1980/1990, na Europa, foram um desastre (até o esgoto de Londres foi privatizado). Nas décadas seguintes as empresas, que ficaram sucateadas, foram re-estatizadas, com grandes prejuízos à população, pois a necessidade de recuperá-las e tirar a defasagem da falta de investimentos deu bilhões de dólares em prejuízos, na Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Itália. Vendidas abaixo do preço de mercado, sucateadas, retornam ao Estado

  3. Peter Janos Wechsler

    Multa, recurso, pagamento nunca. Pura demagogia.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Não acho. As privadas querem lucrar. As estatais não são monitoradas. Não há "accountability'' e responsabilização. Às vezes preferem até o prejuízo para obter mais verbas.

    2. Antonio Melo

      NÃO CABE AO JUDICIÁRIO RESOLVER OS ERROS DA OPÇÃO POLÍTICA DAS PRIVATIZAÇÕES.. Ao Judiciário nas grandes democracias só cabe multar p/ q cumpram as obrigações contratuais. O problema é q os contratos de privatizações têm poucas obrigações e muitos privilégios aos lucros em dividendos aos acionistas (sistema financeiro, empresariado, alta classe média e imprensa corrompida). Na Europa houve a reestatização devido às altas nas tarifas e ao sucateamento das empresas e dos serviços públicos.

    3. Antonio Melo

      Ingenuidade achar q não existe corrupção nas estatais europeias. Mas as estatais, por natureza, em função da estabilidade por concurso público, são muito - corruptas do q a iniciativa privada. E a nossa é mais corrupta pq a América Latina vive o capitalismo selvagem. Privatizações são processos de transferência de renda dos pobres p/ os ricos: os pobres arcam com tarifas + caras (a Enel aumentou tarifas em 30% acima da inflação) e c/ serviços sucateados p/maximiaar lucros em dividendos às elites

  4. Lis P F

    Pessoal que teve prejuízo processe o Governo Federal. Quem comprou gerador guarde a nota que o governo federal é obrigado a pagar

    Responda
    1. Antonio Melo

      Não haverá indenizações. A Enel cumpre os contratos de privatização, que são c/ poucas obrigações e objetivam maximizar lucros em dividendos aos acionistas (sistema financeiro, empresariado, alta classe média e imprensa corrompida). E não cabe ao Judiciário consertar os erros da opção política das privatizações, q no serviço público trazem prejuízo e na Europa foram objeto de reestatizações por aumento de tarifas e degradação dos serviços sucateados. O pobre de direita vota em privatizar.

    2. paulo bernardi

      Contrato Municipal, Concessão Municipal, privatização Estadual. Todos tem responsabilidade.

  5. Lis P F

    Sim a culpa é do Ministro das Minas e Energia o Silveira a população entendeu direito. Um contrato mal feito por Dilma que Silveira continuou em 2023

    Responda
  6. ENOQUE SAMPAIO

    Bora, SP, eleger Nunes… afinal, a culpa pela “era das trevas” é do Lula, não é? Sinto vergonha dos eleitores paulistas e paulistanos …

    Responda
  7. Marcos Medeiros

    Boulos 50 prefeito, fora Nunes.

    Responda
  8. Marcos Medeiros

    Fora Nunes, incompetente.

    Responda
  9. Marcelo Vallehario

    Que a devido deste juiz sirva de exemplo para a juíza que negou a primeira ação.

    Responda
  10. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Parabéns Boulos e o Presidente Lula por essa iniciativa, coisa que era para o Prefeito Nunes e Tarcísio correr atrás e não conseguiu, deixando Famílias sem energia em Toda cidade.

    Responda
  11. Edson Nogueira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Antonio Melo

    A CONTA DAS PRIVATIZAÇÕES COMEÇA A CHEGAR. A Enel na Itália é uma estatal. Na américa latina é uma empresa privada endividada e s/ recursos p/ investimentos. As privatizações no serviço público na Europa Nas décadas de 80 e 90 foram um desastre, geraram tarifas + caras e o sucateamento das empresas e serviços públicos; tendo q serem reestatizadas com grandes prejuízos aos países europeus, q tiveram q recuperar empresas sucateadas e fazer grandes investimentos nos serviços públicos sucateados.

    Responda
  13. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

    24horas é muito! Tem que dar 12horas e olhe lá. E o valor da multa é muito pouco, pra essa empresa irresponsável.

    Responda
  14. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

    24 horas é muito!

    Responda
  15. Antonio Melo

    UM CRIME DE LESA-PÁTRIA! Privatizações transferem dinheiro dos pobres p/ os ricos. Os pobres arcam com tarifas dos serviços públicos + caras (a Enel aumentou a tarifa em +30% acima da inflação) e arcam c/ o sucateamento dos serviços públicos. Os ricos (acionistas do sistema financeiro, alta classe média, empresariado e donos da imprensa corrompida pelo capital) ficam + ricos c/ polpudos lucros na distribuição de dividendos devido às altas tarifas pagas pelo povo e pela falta de investimentos!

    Responda
  16. Marcelo Molinari

    Oh! Dizer ao sol que levamte-se, pela manhã, é possível. Mas que raios de publicidade vã é esta, de mandar que o sol se levante à noite? É mais ou menos acreditar que uma decisão judicial tem o poder, no tempo determinado, restabelecer linhas, transformadores e demais materiais de infraestrutura no prazo de um sol mais uma lua, xom efetivo de uma única empresa. Sentenças deste nível, são como leis sem possibilidade de cumprimento,.mas existentes sem considerar o real do mundo.

    Responda
    1. Antonio Melo

      Não por acaso a Enel na Itália é uma estatal. Na américa latina é uma empresa privada endividada e s/ recursos p/ investimentos. As privatizações no serviço público na Europa das décadas de 80 e 90 foram um desastre, geraram tarifas + caras e o sucateamento das empresas e serviços públicos; tendo q serem reestatizadas com grandes prejuízos aos países europeus, q tiveram q recuperar empresas sucateadas e fazer grandes investimentos na defasagem dos serviços públicos. Agora chora....

    2. Fernando Souza

      Exatamente!

  17. ISAIAS DA SILVA

    Putz, que bom. Eu estava precisando de uma boa piada para melhorar o dia. Nada como uma boa gargalhada, justiça.

    Responda
  18. Felipe Macedo

    Vai Nunes, fala que isso é "perseguição" ou "ditadura do judiciário"... as desculpas que direitistas adoram usar atualmente.

    Responda
  19. VALMI SANTOS FILHO

    E se preparem, pois, pelas previsões metereológicas , 6ª feira teremos mais. Infelizmente!

    Responda
  20. Eduardo Tavares de Souza Pimentel

    Poxa! Por que as autoridades citadas na reportagem acima também não estabelecem prazos para que as tempestades tenham uma menor duração, tipo 30 segundos e, que a velocidade das ventanias não seja superior a 20 km/h? Assim, teríamos consequências menos danosas! Sinceramente! Ah, a propósito, por que as autoridades em todos os níveis não estudam e adotam os mesmos procedimentos que são feitos nos países desenvolvidos após um evento climático de grandes proporções?

    Responda
    1. Antonio Melo

      A Enel na Itália é uma estatal. Na américa latina é uma empresa privada endividada e sem recursos para os necessários investimentos. As privatizações no serviço público na Europa das décadas de 80 e 90 foram um desastre, geraram tarifas mais caras e o sucateamento das empresas e serviços públicos, tendo q serem reestatizadas com grandes prejuízos aos países europeus, q tiveram q recuperar empresas sucateadas e fazer grandes investimentos na defasagem dos serviços públicos.

  21. VALMI SANTOS FILHO

    E se preparem, pois, diante desta crise climática, possivelmente na 6ª feira teremos mais. Infelizmente!

    Responda
    1. Edson Nogueira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  22. Lis P F

    Graças a Deus. Rasgue essa porcaria

    Responda
  23. VALMI SANTOS FILHO

    E se preparem, pois, pelas previsões metereológicas , 6ª feira teremos bis In idem...Infelizmente!

    Responda
  24. Carlos Prota

    O circo criado pelos órgãos judiciários fingindo que vão punir a máfia Itáliana Enel . Prefeitura fingi que vai cortar as árvores e punir a Enel , governo estadual fala que a culpa é do governo federal e a população top top como sempre . Brasil um país de tolos.

    Responda
  25. VALMI SANTOS FILHO

    Ahhh, ainda vêm os paladinos defensores das privatizações da agua e da eletricidade, diante de tamanha incompetência e omissão, atacar o governo federal?! Façam me o favor!

    Responda
  26. Marcio Pessoa

    Privatizem a Aneel que melhora...#ContemIronia

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Muito importante avisar, pois o baixo nível da F está em correlação direta com os leitores bozoloides.

  27. VALMI SANTOS FILHO

    Milhares de pessoas prejudicas, CPF(s) e cnpj(s); Enel com bilhões e bilhões de lucros e demissão de uma mega quantidade de trabalhadores e investindo alto em sistemas digitais de controles ; e a Justiça, ainda, beneplácito com a Enel, premiando-a com muitas irrisórias diante da escalada da tragédia e do caos. Façam me o favor. Pode isso!?

    Responda
  28. CARLOS SEABRA DE CARVALHO COELHO

    É nél?? Ela ta pouco se lixando pra esse prazo

    Responda
  29. Leonilda Pereira Simoes

    Todo dia a justiça dá 24 horas para a empresa. Não acaba nunca? Decisão de verdade não aparece. Injusto, para variar, com a população afetada.

    Responda
  30. Marcos Maciel Marques da Costa

    Esperando até agora editorial desse jornal apontando falhas cabais da prefeitura de SP no caso. Mas pelo visto a indignação do editorialista da Folha é seletiva e não mira financiadores de jornaleco. Apenas casos paroquiais do governo federal.

    Responda
  31. Paulo Braga

    Prenda o Prefeito e o Governador que na hora acontece. Depois pede ao Governo Federal pra cancelar a concessão e portanto a privatização estadual, como a Sabesb e deixa Sao Paulo sem nada que a coisa anda.

    Responda
  32. Anete Araujo Guedes

    Privatizar melhora.

    Responda
  33. Florentino Fernandes Junior

    E a cura do cancer, quantos diAs?

    Responda
    1. Renato Guimarães

      Não esquenta não ENEL, sem pressa, aqui é a terra da bravata e impunidade.