Lúcia Guimarães > Eleitores nos EUA farão escolha existencial entre fascismo e democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Lembre que ele ganhou com menos votos em 2016. E perdeu em 2020 mesmo tendo mais votos. Quem não o quer, se entrar numas de não ir votar, vai vê-lo vencer.
Abismada com o baixo nÃvel de conhecimento aqui após a invasão da extrema destra... Esse povo realmente não quer saber de se informar, somente de provocar com mentiras. Tá ficando difÃcil aqui.
No tempo da ditadura militar havia uma Censora Chefe chamada Solange que era o terror desde as redações dos grandes jornais até letristas de música popular, peças de teatro, cinema etc. Fiz ontem, dia 17, observações sobre a orelha do Trump que teria sido atingido por uma bala e que gerou uma foto que pode ser o motivo de sua eleição. Fui censurado. Terá sido a alma de Solange circulando pela redação da Folha?
A censura hoje é feita pelos que dizem defender a "Democracia". Mas só a democracia própria deles.
Outra coluna cheia de ressentimentos. A esquerdista segue a mesma cartilha de outros colegas: "se o cidadão vota em quem eu gosto, é um grande democrata. Se vota em quem eu odeio, é claramente fascista". E essa gente ainda se acha guardião da Democracia. Não aceitam as divergências, não permitem o contraditório. E depois não entendem porque estão perdendo no mundo inteiro.
Qual é a sua ideia de democracia, Sr Daniel? Quais foram os equÃvocos cometidos pela articulista nesse sentido? Seja bastante especÃfico, por favor.
Não chora não,
O artigo não traz nada de útil ao leitor que busca uma análise imparcial e desapaixonada. É uma sucessão de ofensas a Trump e a seus eleitores. La, como cá, ser conservador equivale a “fascista”, e a esquerda é a salvação da democracia.
Aà a Harris foi ontem no maior canal à cabo dos EUA, auto definido com um canal da direita conservadora e que reiteradamente é chamado de "canal fascista" por muitos democratas, para tentar ganhar votinhos dos conservadores ou adeptos de uma direita mais liberal e moderada que assiste o canal. Achou que ia enganar quem? Só engana a própria bolha.
Dessas correntes polÃticas no Brasil vigentes, cujos lemas são SEGUIR O MITO e FAZER O “L”’ a nenhuma delas me filio, pois são ideologias superadas. Seguiria o modo de fazer polÃtica em certos paÃses da Europa, como SuÃça, Noruega e Dinamarca, cujos dirigentes não são seguidos como o Bezerro de Ouro dos hebreus em priscas eras.
PrecisarÃamos começar a diminuir salários e mordominas dos polÃticos. Uma vez vi um documentário, não lembro se da Finlândia ou da própria Dinamarca, onde vereadores não são remunerados. São pessoas do cotidiano das comunidades, onde trabalham de dia e legislam à noite, sem remuneração. Já deputados tem salários (não muito maiores que o mÃnimo) e praticamente não tem penduricalhos. Os apartamentos funcionais são simples e com cozinha e banheiro compartilhados, por exemplo.
Falou a petistinha que largou o Brasil do Lule e se mandou para os EUA...
Giovani, não tem vergonha de liberar fakenews tão fáceis de desmascarar? Que falta de brios... Eu teria.
Se o bozominion bozolino bozoloide se desse ao trabalho de ler (o que deve ser muito cansativo pra ele) saberia que a Lúcia Guimarães mora em NY desde mil novecentos e oitenta e cinco. Ou seja, muito antes do primeiro mandato do petista. Bo çal.
Não só lá tem fascistas. Aqui temos os Genocidinhas que adoram o seu Ãdolo.
Que petulância dessa jornalista. Que arrogância. Todos os que discordam dela e de sua seita são fascistas.
Todos, talvez não. Mas vc tem todo o jeito.
Em qual centro acadêmico de federal foi escrito este "artigo"?
Foi escrito de NY, centro mundial do capitalismo malvadão que a articulista parece odiar e combater. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sua coluna é um alento de objetividade, clareza e firmeza. Nem perca tempo lendo comentários de bolsonaristas e afins, gente egoista, ressentida, preconceituosa e amarga. Siga em frente, Lúcia!
Meu entendimento é bastante diferente. O que a Lúcia diz estar em jogo - e ela está certa - é a escolha de um candidato que age explicitamente para sabotar a democracia: rejeita regras do jogo, nega a legitimidade dos oponentes, mostra tolerância ou encorajamento da violência e também propensão a restringir liberdades civis (mÃdia inclusive). Donald Trump fecha esse cartela umas 5 vezes - os exemplos são inúmeros. Se você conseguir contestar esses pontos, te darei razão, rs.
Não é a MINHA ideia de Democracia. Democracia, antes de tudo pressupõe diversidade e pluralidade de ideias. Ao afirmar que só existe um caminho possÃvel, o do "bem", o da democracia, enquanto o caminho do qual a articulista discorda é o "mal", o fascismo, o fim da democracia, ela aparente desconhecer ou não concordar com o conceito de Democracia, onde o povo exerce seu direito de voto para eleger seus representantes. Pressupor que 60, 70 milhões de pessoas são fascistas, beira o ridÃculo.
Qual é a sua ideia de democracia, Sr Daniel? Quais foram os equÃvocos cometidos pela articulista nesse sentido? Seja bastante especÃfico, por favor, ou então não haverá outra conclusão que não seja que a carapuça lhe serviu muito bem, rs.
A coluna é lotada de ressentimento, preconceito e amargura, além de uma clara falta de entendimento do que significa a palavra Democracia. Mas os ressentidos são os que discordam. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa amiga aà é co-autora do livro “todo mundo que eu não gosto é hiley”
Lúcia Guimarães, de longe tem sido a melhor colunista da Folha. É óbvio que ela conhece os EUA pelo direito e avesso. E, principalmente, sabe do que fala.
Resposta de apoio a essa afirmação foi censurada.
Luiz Marcelo Zerbini Pereira fez um dos poucos comentários sensatos entre tantos. Estamos seduzidos pela barbárie.
Causa admiração ver que uma pessoa considerada culta acredite que a mais respeitada democracia do mundo não tenha condições de perceber atos inconstitucionais do presidente e impedir que sejam aplicados.
Toda vez que eu leio um brasileiro dar "conselhos" sobre democracia aos americanos, eu acho graça e fico perplexo ao mesmo tempo.
Donald Trump não presta, é uma pessoa sórdida e racista, se ele vencer será um perigo para os Estados Unidos e para o mundo.
Não sei quem é pior, facistas ou comunistas. Só sei que não voto em comunista. Eles são incompetentes e corruptos. Sabem gritar e matar pessoas por ideologia. A História está aà e não pode ser mudada, como aqui no Brasil estão tentando fazer. Eles também costumam acusar os oponentes daquilo que fazem.
E esperto como eh não deixe de olhar debaixo da cama , sabe como são esses comunistas. Se disfarçam até de facistas para devorar suas vitimas
O direito ao ridÃculo é uma garantia constitucional. Continue a exercê-lo na plenitude.
Este comunismo que vc se refere quase não existe mais pois o sistema hegemônico é o capitalismo. Fascismo e capitalismo imperialista acho que é pior.
Lúcia, leio você sempre, com interesse e atenção. Trump é Bolsonaro são criaturas absolutamente desprezÃveis e o que me espanta é que haja tanta gente disposta a votar nesses dois seres ab je tos!
Biden apoiou as ações genocidas de Netanyahu, os USA estão entre fascistas conservadores e liberais.
Quem fala em "mundo livre" está doutrinado pelo State Department.
Entre os estados que compõem o eixo do ma, que oprime e persegue qualquer voz contraditória, como vi pessoalmente quando estive no Libano e no Iran entre outros paÃses por exemplo, fico com o mundo livre e o ocidente por mais imperfeitos que sejam. LÃbano por exemplo o que sofre os suitas e cristoes que são maioria em detrimento aos menos de 35% xiitas que possuem armas e são minoria e absurdo. Se tivesse equilibro de armas , não seriam oprimidos e perseguidos como hoje.
Esse negocio de chamar todo mundo que eu nao gosto de fascista ficou meio vinte e dois, nao ficou? Como chamar amigo de companheiro? Ja deu ne? Vamos mudar o disco?
Esse negócio de chamar de fascista quem sistematicamente trabalha para minar as instituições democráticas é dar nome aos bois: fascistas. Simples assim. Pelo o que você defende e apoia, acho que esse é o menor dos seus problemas. Assuma, simplifique a sua vida.
Eu queria que todos os politicos que estavam la fossem chamados oficialmente pelos seus apelidos na planilha da Oderbrecht, principalmente o Amigo e a Amante. Mas nenhum de nos vai ter o que quer.
Inclua os de esquerda também, Ernesto. Nada de discriminação.
Só os fascistas devem ser chamados de fascistas, e os bozofascistas de bozofascisas.
Não chola moça
tem o facista e tem a comunista, faces gêmeas da mesma hipocrisia
“O general, hoje na reserva, descreveu Trump como "fascista da gema." E aqui no Brasil houve generais que não honram a patente nem o Exército Brasileiro e serviram fielmente ao nosso pobre fascista, mas perigoso. Pobre de espÃrito, pobre de cultura e rico na ideia fixa de fascista, o qual se dirigiu ao fascista Donald Trump, quando visitava os USA como Presidente de República (o pior de todos os tempos) falando num Inglês ridÃculo dizendo ao outro fascista dizendo: “I Love Trump” Que lixos!
Nome estrangeiro, pose de elite, desdenha de tudo o que não tiver origem europeia, deve se orgulhar de ter algum passaporte de lá. Um colonizador perdido no tempo e no espaço, saudoso de coturnos, ordem e progresso. Tipo manjado.
Kkkkk Antônio, o democrata!
Nem todos são poliglotas como o Lula.
Deus tenha piedade desses americanos.
Sempre teve. Ele não tem muita dos brasileiros.
A extema-esquerdista está destilando veneno ...
Cuidado! Mesmo se a Sra. tiver o "Green Card", ainda é uma estrangeira nos USA. Mais respeito para com o povo de lá!
Em 2018 um conhecido deu a entender que todos que votaram no Bolsonaro eram fascistas. Isso daria quase 60 milhões de fascistas no Brasil. Achei um absurdo, mas deixei pra lá, pois achei que era mais ressentimento que razão. Hoje eu entendo que a esquerda realmente acredita que existam bilhões de fascistas no mundo e que todo mundo que vota em quem eles não gostam são fascistas. E se dizem defensores da Democracia.
Fascistas não tem nacionalidade, mané!
Democrata norteamericano só defende seu umbigo gordo!
A única correção que faço é que o nosso fascista preguiçoso de chinelão instigou sim seus apoiadores para um golpe, e o fez por quatro anos, sempre em datas agendadas: 31 de março e 7 de setembro. Além destes dias, frequentemente discursou a favor do golpe, numerosas vezes. Só não o fez no dia do golpe porque fugiu antes. Mas, sim, o fomentou por quatro anos, sem contar nos seus mandatos anteriores, como ele dizia: "como a democracia não vamos mudar nada neste paÃs; é preciso uma guerra civil".
Ainda bem que tivemos o Xandao para nos defender. Se nao fosse por ele, Dona Maria Lucia, logo apos escrever Fora Lule com batom na estatua, iria subir no tanque, conclamar as tropas do Aragao e sagrar-se ditadora do pais. Escapamos por pouco. Estava tudo claro quando invadiram os ministerios com placas de Fora Lula. Muito diferente de quando a CUT invadiu e quebrou com os dizeres Fora Temer, completamente democraticos. Estamos vivendo um Narco Estado sem governo.
Se não houver fraude venezuelana, qualquer um dos resultados terá que ser aceita. Isto é a democracia. Por outro lado, de um ponto de vista pessoal, seria uma dádiva se Trump batesse as botas antes.
Hillary, teve três milhões de votos a mais, mas o sistema americano favoreceu Trump. Não houve nenhum ato de violência apoiada por Hillary. A analogia é injusta. Até hoje não sabemos se Bush Jr ganhou as eleições. Mas apenas Trump incitou à violência.
Nem a Hillary, Cristina. O roto e o esfarrapado.
Padilha. Por que a pergunta se não houve acusação? Agora, apoio verbal a ditaduras poderia citar vários, inclusive á própria Venezuela.
Janos e Joel, citem um único ato cometido pelo Lula contra as instituições, o estado democrático de direito e a Constituição.
Cristina. Vc sabe que meu comentário não se referia à posição pessoal de Trump.
Alexandre. Não inclui. É apenas "wishful thinking".
É uma pena. Recebi vários avisos de comentários, todos na moderação.
Trump não aceitou o resultado da eleição de 2020 até hoje.
Bater as botas? Rsrsrs. Muito democrático. Isso inclui os atentados?
Joel. Lula não serve como padrão de comportamento democrático.
O grande culpado por estarem os eleitores trocando os democratas pelos fascistas são os polÃticos democratas, que traÃram os compromissos da democracia. Vejamos o caso do Brasil, em que houve um grande esforço para eleger o Lula ante a evidência de que o Bolsonaro pretendida dar um golpe de direita. Hoje no governo, o Lula apoia abertamente ditaduras como a Venezuela, a Nicarágua, etc.
Fascismo é uma ideologia polÃtica ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia. Sim, Trump, China, Cuba são fascistas e há muita gente que prefere este regime lá e cá.
Meio difÃcil considerar fascistas quem advoga estado mÃnimo e valorização do indivÃduo, camarada. Melhor buscar outra definição para Trump. Quanto a nacionalismo, ultra está virando um prefixo banal, com tanto significado como excelência no Brasil. Já arregimentaçáo da sociedade, concordo, nada mais fascista que um woke (não a toa o politicamente correto surgiu na cortina de ferro) no caso, os ditos democratas.
O Senhor tem razão, mas numa perspectiva arqueológica. O Senhor fala do fascismo clássico, saudoso. Do corporativismo, do Estado Total. O que temos agora é o Neofascismo e suas variantes. Temos o fascismo de motocista, que Mussolini já fazia, do Jair, e temos o fascismo de sapatênis, do Novo.
Total falta de conhecimento das forças e das lutas de classes que movem a história.
Permitir que esse sujeito concorra à presidência demonstra a decadência moral do paÃs.
Para os mal informados, o sujeito foi investigado, julgado e condenado e a sentença será dada após as eleições pois no seu mandato ele apontou três juÃzes que, junto com outros, votaram a favor de adiar a sentença para depois da eleição.
Meu Deus. Essa deve ser uma das "defensoras da Democracia". No mundo ideal dela, quem ela discorda não pode concorrer a cargos públicos. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marina, a democrata. Imagino que nunca ouviu falar de Ira Glasser? Procure saber por que um judeu defendeu o direito de expressão de nazistas. Vai descobrir o que é uma sociedade avançada e não uma tutelada.
A boa notÃcia é que não há simpatizantes do fascismo, a má notÃcia é que ninguém sabe o que é fascismo. O resultado é essa lorota.
Fascismo é o novo "neoliberal". A esquerda "acusou" o PSDB e outros opositores de "neoliberal" durante duas décadas. Ninguém sabia o que era isso, nunca houve defensores desta tal ideologia e muitos compraram a ideia. Agora mudaram para "fascistas", outra coisa que poucos sabem o que significa e que já morreu, como ideologia, há quase um século. Mas continuam comprando a ideia, pois é fácil rotular.
Boa. A palavra fascismo simplesmente esta na moda. Todo mundo que pensa diferente é chamado de fascista.
Fale por você e não generalize. Muita gente sabe muito bem reconhecer um fascista.
Tudo que é de direita é fascista. Pelo menos não é woke com a k mala
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
José carlos, esse é o nÃvel de um napoleão de hospÃcio.
Alguém da sexta série apareceu para comentar.
uh. Criança pode publicar sem o consentimento dos pais folha?
Lúcia é ótima jornalista .Vejo que entre os assinantes da FSP tem vários infiltrados da extrema direita que só emitem opiniões para lastrear a imbecialidade e patrulham os de bom senso.
Afinal, a Folha, sendo Folha, tem que atender aos brados da choldra que 1nfesta suas caixas de comentários..
Correto, Leo!
É verdadeiramente incrÃvel chegar tão próximo da eleição americana com um mini-Duce encostado na vitória. O mundo não anda muito bem...
Lamentável a reportagem dessa jornalista, mas cada um tem sua posição, facista ele não é.
Ora, ora, temos um "sherock houlmes" aqui. Conta essa para o general que tentou brecar os Ãmpetos fascistas do demente-caquético laranjão.
Não, não é. Só não consegui compreender o motivo dele não aceitar a derrota,e seus asseclas invadir o capitólio, causando a morte de 5 pessoas. Não, não é fascista não.
O leitor tem razão, na medida em que "cada um tem sua posição". Mas concordo com a colunista: fascista ele é.
Parece que a Lúcia está pessimista quanto à vitória da Kamala...
Não. Qualquer um fica absolutamente chocado sob a menor chance de um sujeito como Trump vir a ser novamente presidente dos EUA.
Decadência do Império.
Não joga a toalha hein? Ainda dá pro Boulos. KKK
Ótimo texto
Quando ódio destilado em tão poucas linhas. Tive a sensação de estar lendo o manifesto de algum extremista radical. Ou a senhora é colunista de um grande jornal ou é uma extremista. Não dá para ser as duas coisas.
Ela é colunista de um grande jornal. Trump é fascista. O texto fala de fatos reais e não de ódio. E os que seguem e admiram fascistas, em qualquer lugar do mundo, abominam a democracia, a liberdade, o direito a ser diferente e usam o ódio para atingir seus objetivos. E você, de que lado está?
Leia novamente. O ódio que o se cita, tornou-o mÃope.
Radical é o idoso laranja que você apoia.
Curioso que vc veja ódio em quem denuncia o perigo de um delirante fascista, que tentou um golpe de estado na maior potencia mundial, ser presidente de novo com um discurso mais radical. A ultra direita usa esses argumentos: espalha o ódio e depois se vitimiza quando alguém os denuncia. Igualzinho ao fascista tupiniquim e seus seguidores. Imagino esse pessoal 90 anos atrás na Europa se escandalizando se alguém alertava sobre a ascensão do nazismo (perdão, esqueci que o nazismo é de esquerda).
E o seu comentário é de um fascistóide ou de uma pessoa decente? Não dá pra ser defensor de um delinquente como Trump e ser decente ao mesmo tempo.
O fascimo existe dos dois lados da atual polarização polÃtica. Qualquer um que diga que o outro lado deve ser 'eliminado' ou 'extirpado' é fascista.
Exatamente.
Quando eu dava aula na quinta série e chamava atenção de um aluno por comportamento inadequado, ele respondia bem assim como você fez nesse comentário: 'Tá todo mundo fazendo a mesma coisa que eu.' Mas era a quinta série...
Volte para a 8a série, estude o básico sobre fascismo, e depois tente escrever algo que faça algum sentido.
Coluna sem noção. Nos EUA temos uma plutocracia sustentada pelo partido democrata, lÃder em corrupção corporativa no mundo: guerras e problemas de saúde da população americana. A imagem de fascista criada no Trump pelo Main Stream Media do partido democrata só pega gente pouco informada. Só trinta e um porcento da população americana confia na MSM. Deve achar que no Oriente Médio também tem uma democracia...
Main Stream Media: CNN, ABC, CBS, Fox, NBC, NYT, Time, Washington Post, BBC News, Reuters, Associated Press
Perfeito, Giuliani! Mas o que é MSM?
Jesus, olha o nÃvel de alucinação dessa gente.
Acabou o remédio? Quanta loucura, bicho.
A marionete democrata, que vende o conceito de teorias da conspiração para defender seus interesses corporativos, está no partido que faz guerras para ganhar dinheiro vendendo armamentos, adoece americanos para a indústria farmacêutica, permitindo ingredientes e pesticidas nocivos a saúde pública. Este debate é muito claro fora da MSM. Quem quiser continuar no Matrix vai morrer mais cedo...
Você acredita na loira do banheiro também?
Mais um "bem informado" espalhando teorias conspiratórias a favor de um delirante anti- sistema para comandar a principal potência mundial. Vai dar muito certo! O main stream no precisa criar a imagem de fascista, ele constrói muito bem isso sozinho.
Aqui nao se pode nem mencionar Is hell sem sofrer censura desse jornal, q claramente defende os interesses daquele lugar infecto em detrimento dos leitores
Pelo contrário; gente não informada (ou imbuÃda de má-fé) é que acredita no Trump (no Brasil o Trump é o bolsonaro) e apoia suas sandices. Ambos tentaram um golpe de estado e mesmo assim têm muitos apoiadores.
Vc deve achar q Israel é uma democracia! Vai acteditando
Ainda acredito no poder de Wall Street.
O Ocidente namorando (de novo) o fascismo e a idiotia.
Gostei da expressão: ' Nosso Fascista Preguiçoso de Chinelão"..kkkkkkkkk
hahahaha verdade, ótima!
Invés de esquerda, direita. Diz mal amado, Quociente!
Consciente!
*quociente*?
Mal amado é direita e o que não é de direita é Quociente que a terra não é plana!
Prezado Ivo, o sentimento é de dignidade e orgulho do paÃs que é afrontado por uma mÃdia vendida como o NYT, que contratou o Glenn Greenwald para cometer ataques mentirosos e covardes ao paÃs como um todo. O que você chama de mundo livre tem mais de 800 bases militares para controlar de forma beligerante quem discorda deles. Não sou pobre de direita e não presto continência à bandeira estadunidense, hoje oficialmente parceiro do genocÃdio Is raelense. O Brasil não pode ser ferramenta do fascismo
O cara apoia Lula, se ofende quando ele é criticado, mas se acha o farol da moralidade, com sua escrita cheia de afetação professoral. Esses são os tipos mais perigosos, pois não têm um mÃnimo de empatia com aqueles que consideram adversários. Todos se tornam fascistas e precisam ser exterminados para eles. Mas escrevem bem...
Marcelo Magalhães, concordo cem por cento, ambos candidatos são marionetes dos grandes lobbies,.
Só de esquerda, né?
Prezado Edson, não sou pobre de direita e não sou capacho do imperialismo estadunidense. Não sou puxa saco de poderoso na esperança que me considerem um deles. Também nãos sou o frango da Sadia que faz propaganda de frango assado. Assim como o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes tenho dignidade, opinião e postura de gente que não se vende. Prezado, tenha mais respeito na forma como se refere à s autoridades do seu paÃs, o seu texto tem a conotação de quem não tem segurança e moral.
Caro Marcelo, mas o Brasil pode sim ser capacho e esnobado por Nicolas Maduro da Venezuela ? Quantos milhares de Venezuelanos já invadiram o Brasil pra fugir do regime do Maduro. Isso pode o Lule fica gaguejando quando fala da Venezuela e agora até o PT já reconheceu a vitória do Maduro via Foro de São Paulo. Se os Estados Unidos abrir as porteiras essas nações cujos governantes esquerdas miseráveis invadem a América. Assim está vivendo miséria na Venezuela, no Brasil. Seja imparcial só isso !
É proibido votar no Trump lá? Vc quer decidir isso pelos americanos? Quer exportar a nossa democracia relativa ? Jesus......
Já entendeu como funciona o sistema eleitoral estado-unidense? Quem ganha não é necessariamente quem tem mais votos. Acha isso perfeito? Se a democracia deles funcionasse um fascista como o Trump sequer poderia ser candidato. Ao menos nisso a nossa é superior!
Não entendo porque tanto mi-mi-mi da esquerda no Brasil, tem o Lu lê presidente do Brasil, tem um STF parcial, tem um Rodrigo Pacheco Submisso, tem um Biden fraco e Kamala nos Estados. Unidos e principalmente a esquerda tem o amigue Maduro reeleito até o PT já reconheceu a vitória dele no Foro de São Paulo, tem o dinheiro dos impostos dos pobres brasileiros pra emprestar pro Maduro, tem picanha na mesa cedo, tarde e noite. O que a Esquerda quer mais ainda?
olha o naipe dessa caricatura. Já acredita em toda barbaridade mentirosa do bozó. Ele acha que o Lula deveria invadir a venezuela e libertar o povo de seu ditador. Que pobre coitado, que vida miserável. A redação tosca revela a falta de leitura e portanto de informação e conhecimento. Mundo do zap.
O que isso tem haver? Vc se sentiu eleitor do Trump?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lúcia Guimarães > Eleitores nos EUA farão escolha existencial entre fascismo e democracia Voltar
Comente este texto