Opinião > Voto deveria ser opcional, mesmo com abstenção maior Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mobilidade é custo, daà o voto facultativo é democrático. Valeria também ter o tÃtulo de eleitor bloqueado os beneficiários de programas eleitoreiros dos governos, ocupantes de cargos em comissão, servidores contratados sem concurso
A Folha em defesa de sua tese apresenta um silogismo e o chama de lógica, bem se vê que o escriturário da Folha não domina a ciência da fundamentação filosófica, e mais, não há obrigatóriedade de voto, tanto que a abstenção é, em regra, acima dos 20 por cento. Onde está a obrigatoriedade?
Deveriam votar so os coitados q pagam imposto de renda
O curioso é que se o voto fosse facultativo, Collor não teria sido eleito, e sim, Lula ou Mário Covas, mas hoje o cenário seria a permanecia do extremismo de direita no poder.
Concordo com o voto opcional, mas antes de pensar nisso, deveria se pensar em acabar com aberrações do tipo rosângela moro, que era do Paraná, mas se elegeu deputada por São Paulo, para dois anos depois voltar ao Paraná para ser candidata a vice-prefeita em Curitiba. Não faz sentido. Por isso tem de aumentar o limite para a troca de domicÃlio. TarcÃsio foi eleito governador e nunca morou em SP. É ridÃculo. E o voto distrital, porque não é debatido?
E dilma em bh?
Voto obrigatório é uma aberração numa democracia. Voto facultativo é um filtro eficaz. Grande parte dos eleitores sequer sabe em quem votou para senador ou deputado em 2022: voto obrigatório!
A FSP tem colunistas racistas (q defendem a liberdade para clubes racistas) e misógenos (q dizem q todas as mulheres são prrostitutas). Não acha antidemocrático normalizar fascistas, chamando de direita Bozo e apoiadores, em vez de chama-los de extrema-direita. Nada disso é ilógico para os editorialistas, mas uma multa simbólica de 3 reais é ilógica e autoritária, ainda mais sabendo q minorias e pobres serão os mais prejudicados. FSP, pobre não tira passaporte!
Sempre achei que voto facultativo melhoraria a qualidade do voto, pois só gente mais esclarecida e politizada votaria. Hoje, com o fanatismo como postura banalizada, seriam os mais fanáticos, lunáticos e extremistas que não deixariam de votar. Hoje, muito provavelmente, o voto facultativo beneficiaria tais grupos extremistas. Na França, paÃs onde o voto é facultativo, há o debate inverso: tornar o voto obrigatório. Não há sistema ideal para melhorar a qualidade do voto.
O voto distrital é o que melhoraria o sistema. Todo eleitor sabe quem representa na Câmara a sua região.
Em um paÃs onde a escravidão durou 380 anos e nunca deixou de existir, pois todos os dias são flagrados nichos, seja no agro, na fazenda do cantor Leonardo, seja nas terceirizações de grandes empresas de engenharia, como era comum na Odebrecht, achar que os excluÃdos famintos tem arroubos de patriotismo e se arvoram ao sufrágio, é no mÃnimo esquecer que o pobre com fome aceita pão atendo capeta. O que daria uma grande margem de manobras para os liberais, que compram tudo.
Se o voto não for obrigatório, as populações marginalizadas serão as que menos irão comparecer. Na realidade, só irão comparecer quando o pastor, o coronel ou o marido mandar. Um paÃs desigual e pouco civilizado como o nosso precisa manter o voto como obrigatório, mas conhecendo a Folha, não acho que ela se importe muito com o que acontece fora dos Jardins e do Léblon.
Assunto de pouca eficácia jornalÃstica. Então porque o editor de da aà trabalho? Simples. O que ele quer sugerir eh que o gado seria mais feliz sob o liberalismo. Na cúpula da folha tudo gira em torno de marketar para banqueiro. E enfraquecer lula.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Voto deveria ser opcional, mesmo com abstenção maior Voltar
Comente este texto