Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Augusto Seixas Júnior

    Quem tem que fiscalizar o uso do celular nas escolas são os pais. Isso não é atribuição do professor, que além de dar aulas ainda ganha salário de miséria no ensino público.

    Responda
  2. Celso Neri Junior

    O celular pode ser um enorme aliado. Quisera no meu tempo houvesse essa ferramenta.

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    demagogia pura - são os mesmo que dão celular e tablet para crianças de dois anos de idade .

    Responda
  4. Maria Cristina Holanda Sato

    Não só os jovens e os pais: somos todos reféns das big techs. O que aconteceria se houvesse uma recusa em massa das redes sociais? Elas realmente são tão importantes assim para o mundo ou para acabar com a saúde mental dos jovens e dar espaço a excrecências como Musk e influenciadores nulos? Temos que acabar com essa história de que a tecnologia por si só vai transformar nossas vidas.

    Responda
    1. Maria Cristina Holanda Sato

      Oi @José Carlos de Oliveira, não estou falando de proibição. É algo maior: tomar consciência.

    2. José Carlos de Oliveira

      Sou favorável que a proibição seja só na sala de aula...

  5. Wilton Cerantola

    Não é a escola que tem que proibir, esses pais na forma ``nutela´´ de criar e educar seus filhos que estão causando todo esse problema para as escolas. Não dê a escola essa responsabilidade, não é dela!

    Responda
  6. JOSE RENATO SIMOES

    Recomendo a tod@s a leitura de A Geração Ansiosa de Jonathan Haidt. Vão entender um pouco porque é difícil pra todos; crianças, adolescentes e adultos, largarem o celular. Isso é uma doença social grave. Basta observar a alienação em metrôs, ônibus, ruas, reuniões sociais e familiares e etc.

    Responda
  7. mizael dias

    Nóo, faz isso não. É uma maravilha dar aula para as paredes. Aluno faz nada, não te olha, nem sabe de sua presença. E só lamento. Não foi eu quem inventei e ganho dinheiro com esse negócio de rede social. Ao fazer a besteira é uma beleza, mas agora para consertar vem amolar. Pode ficar grudado no celular o tanto que for, to nem aí.

    Responda
    1. Marcos Horvath

      Considerando o nível da sua escrita, percebe-se que é mais produtivo para o aluno mexer no celular do que prestar atenção na "aula".

  8. João Perles

    É hora de aproveitar a "deixa" e impor paulatinamente outras responsabilidades aos escolares, a principal delas é a de obter nota mínima para aprovação em cada disciplina, porque a gente percebe claramente que as escolas, a fim de cumprir metas determinadas pelas instâncias superiores, têm promovido alunos indiscriminadamente. Que se comece exigindo nota seis em 2025 e avance para sete no ano seguinte. Quando pais e alunos perceberem que a escola é coisa séria, a educação avançará.

    Responda
  9. Luiz Reichmann

    Graças ao apagão deu pra ver que os telefones com bateria continuaram ligados..., então, nos dias com apagão os alunos podem usar o celular na sala de aula, mas somente a lanterna para iluminar as tarefas...

    Responda
  10. Fernando Avila-Pires

    Escola não ensina e socializa? Por que não ensinar a usar bem o celular? como foi com a caneta-tinteiro.

    Responda
    1. Laura Mourão

      Caneta tinteiro não é feita para viciar e reter sua atenção - como são as redes sociais.

  11. daniel duarte

    Totalmente a favor de proibirem o celular nas escolas , pois a maioria dos pais são omissos e negligêntes , com seus filhos viciados em telas de Cel. Dificuldade de aprendizado , ansiedade, transtorno bipolar, jogos atenção na aula e no estudo e a minoria no estádo de Sp as escolas viraram creches depósito de crianças e jovens

    Responda
  12. Rafael Moraes

    Futuro do celular é o mesmo do cigarro.

    Responda
  13. fernando silva

    Amigão: centenas de milhares de pessoas sem energia elétrica na cidade e vocês pondo matéria de celular na escola? Aprenderam com o Marçal?

    Responda
  14. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Tem gente que acredita cegamente em solução fácil para problemas complexos. Estão querendo acabar com a aftosa matando a vaca. Impor limites, estabelecer regras de convivência, e fazer os rebentos cumprir com as obrigações e assumir as responsabilidades dá muito trabalho. Quem conhece o chão da escola sabe bem o que passam os professores tendo que lidar com crianças que chegam na sala de aula como se estivesse num parque de diversão, sem limites e achando que pode tudo.

    Responda
  15. Cleiton Aparecido Alves

    Mas os pais não controlam o acesso em casa. Delegam responsabilidade aos professores e ao governo e não fazem sua parte. E, antes de culparem o Lula, dê uma olhada no seu quintal.

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      Cleiton? Como vc sabe disso? Esta falando de si próprio ou tem bola de cristal? Vc foi no quintal de todos? Pesquisou? Dai sim parabéns e aguardamos a publicação da pesquisa.

  16. Luiz Reichmann

    Só quem é Pai sabe da importância disso, e parabéns aos Pais desse País sem Pai, mas com Ministério da Cultura!

    Responda
  17. noel neves

    A evolução foi e será muito rápida. Praticamente pegou nos de surpresa. Principalmente os pais de meia idade. Por isso se faz necessário parar (proibir) para refletir. Penso que, os telões podem substituir as lousas e, com professores preparados, fazer uso da internet, IA, etc... De forma coletiva na sala de aula.

    Responda
  18. ROBERTO BRUNORO RAMOS

    Com supervisão e limites, o celular é um aliado da segurança.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      segurança ? qual ? para crianças acessarem tudo quanto é por-ka-ria na internet ?

  19. Aurelino Silva da Conceição

    O irônico é proibido na escolas e em casa é um libera geral. E nenino nem estuda em casa ou faz as tarefas de casa. Escola é família devem falar a mesmas linguagens (regras semelhantes quanto a proibição). País devem ter responsabilidades afetivas e educação vem de casa Os filhos deveriam ser educados para nao usar celular durante as aulas enfim...

    Responda
    1. Daniel F O

      Concordo inteiramente. As famílias sempre trataram o celular como uma nova "babá eletrônica" em substituição à televisão e agora querem vir posar de arautos da moralidade em relação aos filhos. Não adianta de nada a escola proibir e os pais liberarem o celular em casa. Os pais têm de ser pais e deixar de terceirizar a responsabilidade de educar os filhos para a escola. Escola só ensina, quem educa são os pais. O exemplo vem de casa.

  20. Fábio Nascimento

    Achei enorme a porcentagem de contrários à proibição. Dada a obviedade do prejuízo pedagógico dos celulares, eu esperava unanimidade.

    Responda
  21. Larissa Bertani

    A favor

    Responda
  22. Rafael Theodoro Silva

    Proíbe,e? O aluno vai usar do mesmo jeito, é menor de idade, o que fazer se o mesmo não entregar o aparelho? Vai tomar? Insisto em uma reforma do ECA, sem isso qualquer medida impositiva a um menor será inócua,sem efeito,apenas demagógica.

    Responda
    1. Joao Luiz Coimbra

      Como assim não entregar? Lei e regras é para serem seguidas. É só dar uma suspensão junto com um folha de comunicação aos pais.

  23. marcos fernando dauner

    Eu nem uso mais celular- aposentei o meu há mais de cinco anos, quando me aposentei . Mas, o que dizer dos ba-ba-kas que dão celular e tablet para crianças de dois aos de idade ? v. vai almoçar num restaurante e as crianças estão todas com um tablet na mesa .

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Perfeito.

  24. Joao Pinheiro

    Não é necessário proibir, é só instalar embaralhados de sinal. A comunicação com a escola pode ser feita através de telefone fixo. Tudo resolvido, sem estresse, rápida e permanentemente.

    Responda
  25. José Carlos de Oliveira

    Acho que a proposta de proibição deveria ser para uso na "sala de aula"... Na escola é muito amplo e afeta a segurança dos estudantes no ir e vir...

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      eu estudei 18 anos, entre primário e pós graduação e nunca precisei celular para garantir meinha segurança .

  26. MARIO EUSTAQUIO DE OLIVEIRA

    Penso que escola, é para ensinar (Linguas, matemática, ciências etc, etc). Educação é em casa. Limites são ensinados em casa. Os pais estão terceirizando tarefas que são deles. Não se trata de ser ou não conservador, mas ambiente familiar é fundamental, independente se é de pais convencionais ou não. Nossa sociedade está caminhando paa o buraco.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      totalmente de acordo. também sou totalmente contra a tal disciplina Educação Religiosa nas escolas . isso é dever da família e de cada congregação religiosa .

  27. Alexandre Passos Bitencourt

    Ué, é só as famílias não deixarem seus filhos levarem celular pra escola, simples assim... vejo essa discussão mais como uma forma de desviar dos reais problemas da educação.

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Se depender das famílias, a Educação pode piorar!

  28. Sandra Margarete Rossi

    Claro que a maioria dos pais é contra o uso de celular. O caso é que simplesmente empurram para a escola os limites que eles deveriam estabelecer. Tentem tirar o celular do filhote e peçam para o responsável ir à escola resgatar o aparelho: são raros os responsáveis que não fazem cara feia ou o clássico "barraco".

    Responda