Ilustrada > Paradoxo da humanidade é ter que desacelerar, mas rápido, diz Yuval Noah Harari Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Explicar, é principalmente convencer quem elege alguém buscando mais riqueza e conforto que tem de desacelerar, é algo que todo mundo passa longe de discutir. Mais ainda convencer aqueles que não tem nada. Desacelerar mantendo muitos na miséria e outros na abundância, vai gerar caos que só ajuda as teses de extrema direita. Os recursos tem limites, a questão que se passa longe é, não parece que irão desacelerar por conta própria. O planeta vai dar o limite, a sociedade não tem visão suficiente.
Concordo que a avalanche de informações pode nos afastar da verdade. É nÃtido que, em meio ao barulho, a reflexão e o discernimento se tornam um ato de resistência. Penso que devemos cultivar uma cultura de qualidade no conhecimento, onde o diálogo e a análise crÃtica prevaleçam. Apoio fervorosamente essa mudança, pois é essencial para o nosso futuro coletivo.
Eu considero essencial refletir sobre o consumismo gerado pelo capitalismo agressivo. É nÃtido que esse modelo exaure nossos recursos e polui nosso planeta. Concordo que medidas como a regulação da oferta de produtos duráveis e a redução do consumo de carne são passos importantes para um futuro sustentável. Penalizar paÃses poluentes através da OIT/ILO é audacioso e necessário, inspirando uma mudança real em direção a uma economia que respeite o meio ambiente e as pessoas.
Eu admiro a coragem de Harari ao abordar a desumanização na busca por engajamento. Concordo que inundar o mundo com informação não gera sabedoria, mas confusão. O que precisamos é de reflexão e discernimento. É nÃtido que estamos perdendo a conexão com a verdade em meio a tanto ruÃdo, e esse é um problema que afeta todos nós. Precisamos de uma mudança cultural para resgatar a qualidade do conhecimento.
Já estamos desacelerando.....a população mundial parou de crescer. Daqui a poucos anos todos os carros serão elétricos e serão igual a enceradeira, só que de rodas. Vão custar muito pouco, gastar quase nada e serão absolutamente recicláveis. Calma que vamos chegar lá.
Tem que desacelerar (na verdade diminuir) a população também!
É fato que consumismo gerado pelo capitalismo agressivo subtrai nossos recurso e polui mais. Uma das hipóteses ao capitalismo sustentável seria "recomendar" controle, como incentivar reuso de recursos, oferta de produtos mais resistentes, redução do consumo de carne, ... . Sujeição destes tópicos a alguma regulação ou penalidade pela OIT/ILO (Organização Internacional do Trabalho) aos paÃses mais industrializados e/ou poluentes. Algo inspirado com o tipo de economia que a China faz.
As manchetes da mÃdia como "Os lucros da empresa tal diminuÃram e a Bolsa caiu", demonstra o apetite voraz dos capitalistas, que não abrem mão dos seus lucros intermináveis. Vamos sucumbir!
O problema é que se o capitalismo frear, entra em colapso. PaÃses e pessoas não querem abrir mão do poder. Vão exaurir os recursos e no final farão guerras pelo que sobrou.
A própria verdade já é uma inquietude, o que é a verdade? A história nos provou que uma mentira dita por 1.000 vezes se torna uma verdade. O único produto que se consome é a ilusão, não importando a fonte.
DifÃcil o cidadão médio julgar o que presta e o que não presta na internet, ainda mais no futuro onde as pessoas tendem a serem mais burras como em Idiocracia, estamos quase nesse contexto.
Em boa parte do planeta Terra passamos do linear de o planeta se recuperar sozinhos, e a tendência ao que me parece é passarmos do linear no planeta inteiro, pelo valor que a mentira tem em relação a verdade é como ela se prolifera.
Teu corretor de texto te sacaneou. O limiar virou linear.
Todo os lugares onde se arquivam informações tem lixo e tudo mais. Desde livros, computadores, nuvem etc......vale a lente di buscador pra como diz um doce milton nascimento em "coração civil" ......buscar coisas boas q um homem faz e esperar pelas frutas no quintal.....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Paradoxo da humanidade é ter que desacelerar, mas rápido, diz Yuval Noah Harari Voltar
Comente este texto