Blogs De Grão em Grão > A maldição do lançamento: por que comprar imóvel na planta pode custar mais do que você imagina Voltar
Comente este texto
Essa página não esta mais disponível.
Leia Mais
Outro detalhe que não entrou na equação da materia. Com os alugueis girando na casa de 0,45% a.m., pagar juros de 0,80% (sem contar seguro e iof) em um financiamento chega a ser indecente.
Quem compra para investir não financia.
Outra coisa arriscada é entrar num empreendimento sem ter o valor total disponÃvel e acontecer de sua renda por qualquer motivo diminuir e você ter que vender perdendo, ter um aumento grande no preço dos materiais e aparecer parcela extra ou aumento no valor quota.
Todos os pontos são pertinentes, pelo menos para mim que penso também em todos os contras, o imóvel pronto, tem o fato de você não conhecer a convivência e administração do mesmo; tudo bem que num imóvel na planta, não se sabe também quem serão os moradores; agora, pra mim, ruim mesmo são salas comerciais.
Muita maquiagem,:quem usa tudo isso em um condomÃnio: espaço beleza, espaço gourmet, espaço kids, espaço dog, espaço sogra, espaço ricardão, espaço mercadinho? Tudo isso aumenta o investimento da construtura nas áreas comuns que são cobradas na obra e depois na manutenção...
Menos Viriato. O ponto esta em escolher bem a construtora/incorporadora. Comprar na planta é um excelente negócio. Depois de pronto, 40-50% de ganho se vender de imediato. E armarios, iluminação e alguma reforma tem em qualquer imóvel mesmo pronto. Como compra de Ações, tem de saber escolher.
Emilio. Considerando os encanlhes e distratos, em geral as próprias construtoras tem cerca de 20% das unidades quando o emprendimento fica pronto, e, máxime quando utilizaram dinheiro do bando na obra, fazem qualquer coisa para se livrar dessas unidades, a revenda não é algo tão simples. Mesmo na época aurea em que o preço dos imoveis subia mais que a inflação era bem dificil consequir um ganho de 50%. Nos dias atuais ouso afirmar que obter um ganho de 20% é bem dificil.
* leia-se habite-se
ops! me indica essa construtora que dá todo esse retorno. Já entrei em condomÃnio com construtor de confiança, entrega o imóvel com todas as instalações de energia, telefonia e gás sem nehum tipo de problema, é quase que só entrar e morar, inclusive com habiti-se, escritura e etc., mas não tem esse retorno todo não.
Comentário perfeito. Aqueles que comentam negativamente, como o articulista, nunca compraram imóvel na planta.
Eu sempre pensei nisso. Furada total!! Outro custo não mencionado é relacionado à decoração das áreas comuns (equip de academia, salão de festa, piscina, brinquedos entre outros) que, normalmente, é cobrado próximo da entrega das chaves. Tem também o condomÃnio, quando o imóvel estiver pronto que o proprietário vai ter conhecimento. Pra mim, somente imóvel pronto, sem surpresa.
vantagens na compra na planta eu desconheço, a não ser poder escolher o piso, o que pode ser considerado perfumaria comparado ao peço do imóvel Muita gente fala que vc acaba fazendo uma poupança forçada, mas se vc não tem condições de salvar em algo que renda mais é sinal que vc talvez não tenha recursos para adquirir um imóvel. Na planta, só prédios de 3 andares, com administração proporia , este pode ser uma boa aplicação mas dá uma trabalho danado, já testei.
Parabéns, excelente artigo, a ideia que o m2 na planta é inferior ao mercado é balela, basta dar uma volta ali nos jardins, estão cobrando acima de 26 mil reais o m2 e vc pode comprar um apartamento construÃdo e bem construÃdo pela lindenberg por menos que isto. Mas quando se trata destas caixa de sapato de 30 m2 que eles chamam de apartamento vc só tem lançamentos e aà vc esta escravizado as incorporadores, embora eu ainda ache que ao final eh melhor esperar e pegar um desistência.
As pessoas parecem não entender que a compra de imóvel ainda por construtir corresponde na prática a emprestar dinheiro para uma construtora, que não é fiscalizada nem oferece instrumentos de garantia como no sistema financeiro, onde há supervisão do BC e garantia do FGC. E a mÃdia não ajuda: não esclarece os aspectos reais envolvidos, como neste artigo, e ainda chama os investidores que perdem seus empréstimos, como no caso da Encol, de mutuários (ou seja devedores), em lugar de mutuantes.
Acrescento mais alguns riscos: (01) O indice de atualização monetaria aplicado ao preço do compra superar o da valorização do imovel no mesmo periodo; (02) As taxas de juros (em caso de financiamento) terem aumentado; (03) O volume de interessados em comprar ou alugar verificado no momento da aquisição ter minguado em razão do aumento da oferta gerado pela entrega de outros empreendimento na mesma região (04) perda de até 50% do valor investido caso não seja possivel concluir a aquisição.
Sem falar da insegurança juridica que temos aqui...comprar apt na planta no Brasil é igual querer estocar vento, só Dilmas o fazem kkkkkkkkkkkk
com a alta mobilidade social e trabalhista que existe hoje em dia , não há muita lógica em enterrar três milhões de reais num apartamento . Minha filha, desde que casou, há sete anos , já morou em inúmero apartamentos diferentes , em cinco cidades diferentes , em três paÃses diferentes .
Hipótese errada.
Sr. Formiga deve trabalhar em imobiliária ou construtora . Só isso explica sua defesa das construtoras .
Não é o caso. Pessoal.
Há sal e açúcar no solo.
cada louco com suas manias. Veja, o caso do litoral de Sc . Em alguns anos, metade daquilo vai estar encalhado . Comprar apartamento de menos de cem m2, na planta, por dois milhões de reais é algo completamente sem cabimento .
A Encol era uma das maiores da América Latina...
Super certeiro, estou tendo a pior experiência da minha vida com um imóvel que estava adquirindo na planta. Sempre deixei claro que haveria grande chance de não ficar com o imóvel, pois poderia ter que me mudar por causa do trabalho, mas fui levado a crer que seria um ótimo investimento caso desistisse. Ao final foi super difÃcil achar alguém para fazer a cessão de direitos e o mesmo corretor quer novamente 6% sobre o valor total, sendo que não tinha pago nem 1/3 deste valor.
Correção: equivocou
Você se esquivou conforme os motivos citados. Cada caso é um caso.
A única vantagem é morrer e acabar a dÃvida do financiamento. Péssimo negócio para quem compra e ótimo negócio para os herdeiros.
Comprar sem financiamento.
Esqueceu das diversas vantagens da compra na planta.
Não. A compra de um imóvel pronto necessita mais dinheiro; na planta o m2 é mais barato; a corretagem é a mesma em qualquer situação; quando o incc está baixo, facilita amortizar as parcelas mensais, pagar as intermediárias e aportes extras.
Mas dessas 3, a única "certa" é a possibilidade de personalização. A valorização depende muito do momento de todo o setor, lembrando que a compra é feita 2-3 anos antes da possibilidade de realizar o investimento através da venda. E possibilidade de parcelar, depende do INCC do perÃodo. Muita gente se assusta com o aumento das parcelas e do saldo devedor. O autor trata desses pontos no artigo argumentando como a compra de um imóvel pronto embute menores possibilidades de surpresas...
Como exemplo, cito três : personalizar o imóvel durante a construção; valorização no recebimento do imóvel; pagamento parcelado até receber as chaves.
E quais são?
Concordo.
Discordo.
Correto. Financeiramente não faz sentido. A oferta de vendas é grande hoje. Antes era vantajoso por ser um investimento. Comprava se no lançamento e vendia com lucro na entrega das chaves. Hoje tem um prejuÃzo de uns o15%, só de corretagem cobram o6% do valor total. Foi um bom artigo para alertar incautos e para desconforto dos corretores
A maioria das pessoas compra na planta por motivos não citados. Essa modalidade de compra está aquecida. É a concretização da casa própria.
Esclarecedor. Obrigado
Perfeito! Na planta nunca mais!
Já comprou?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs De Grão em Grão > A maldição do lançamento: por que comprar imóvel na planta pode custar mais do que você imagina Voltar
Comente este texto