Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amarildo Caetano

    Antes de a EAD ser tão presente,já tínhamos os mesmos problemas .Dar aula para 40 alunos ,muitas vezes de famílias desestruturadas è dose para mamute .

    Responda
  2. Marcelo Innecco

    Por outro viés, a redução do trânsito de veículos proporcionada pelo EaD reduziria, proporcionalmente, o gasto de professores para chegarem ao e retornarem do trabalho. Favoreceria, portanto, o aumento de número de escolas e universidades pos metro quadrado dentro de um mesmo espaço público. E reduziria o montante de poluição a médio e longo prazo em relação ao montante de estudandes, favorecendo o desenvolvimento coletivo.

    Responda
    1. Luiz Carlos Farias

      Kakakakakak a

  3. MARCIO OLIVEIRA

    Tenho pra mim que o EAD está longe de ser o principal problema da formação de docentes, obviamente, é uma intuição e não tenho fatos objetivos pra julgar, mas entendo que o EAD participa mais na solução do que no problema. Obviamente que precisa de ajustes, porém não joquemos fora a água do banho com o bebê junto.

    Responda
  4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Texto muito bom. Como sempre. Parabéns à autora.

    Responda
  5. bagdassar minassian

    ... resumindo; é din din, boletos com todos os custos transferidos para os 'alunos'. É o dinheiro limpo, financiado ou não.

    Responda
  6. Franco Oliveira

    Não sou professor e entendo o problema levantado pela colunista, mas acho que tem muito mais farinha nesse pirão. Ocorre que vários outros cursos presenciais formam muito mal os aspirantes a professor. Os cursos presenciais de medicina, direito, administração e engenharia particulares formam profissionais medíocres e os que se destacam são pouquíssimos alunos aplicados e vocacionados. Então temos sim um problema com a forma (Ead), mas sobretudo um problema de preparação anterior e conteúdo.

    Responda
  7. Vanderlei Nogueira

    EAD foi destruído pelos brasileiros, o ensino foi mecanizado, tiraram a dissertação, solução de problemas. Enfatizaram a avaliação objetiva. O esquema principal, não adotar livros de qualidade comprovada. Gafanhotos na plantação 

    Responda
  8. Simone Rodrigues

    Nenhum governo se preocupa de fato com educação de qualidade. Afinal, se tal condição fosse oferecida, políticos como ratinho junior, bozo, Tarcísio, Lira, Nicolas Ferreira, Nunes, o Sebastião lá de Porto Alegre, jamais seriam eleitos.

    Responda
    1. Guilherme Rodrigues

      Exatamente! Mas inclua outros como Lula, José Genoino, Palocci, Maluf, etc.

  9. Katia Alonso

    Priscilla, por favor não escreva "o" EaD, é "a" EaD. Na legislação é educação a distância (sem crase, mesmo que o manual da FSP indique que sim). E veja a produção das pesquisas tratando da temática que vc aborda., as questões são muito mais profundas e encerram o descalabro da mercantilização da educação superior no Brasil.

    Responda
  10. Zelis P F

    Salário pouco atrativo . São Paulo ainda é o Estado que paga melhor. Nordeste paga 30% do valor daqui. Tem escolas particulares que pagam bem sim. Bahia está lastimável..

    Responda
  11. José Eduardo de Oliveira

    professor, adeus!

    Responda
  12. WAGNER NEGREIROS

    Como ficar empolgado com um salário em São Paulo que oferece pouco mais de 2% de reajuste salarial?

    Responda
  13. WAGNER NEGREIROS

    Impossível ficar empolgado com uma carreira que oferece 2,16% de reajuste salarial na cidade mais rica do Brasil com um orçamento que ultrapassa 100 bilhões de reais e salas com 32 alunos

    Responda
  14. roberta melissa oliveira sales

    Então o problema dos professores é só Formação? Condições de trabalho, famílias ausentes, salários baixos, salas lotadas, indisciplina, carga horária fora do horário de trabalho. Isso não conta. Então, apenas formar bem o professor, resolve? Mas, se eu terei uma boa formação para ser professora universitária e ganhar quinze mil, porque farei uma boa formação pra ser professora da educação básica e ganhar três mil?

    Responda