Ciência > FAB quer estatal para lançar foguetes em Alcântara e vê SpaceX como possível parceira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ney Fernando

    Com essa estatal o que irá para o espaço será somente o dinheiro público.

    Responda
  2. Araguaci Faustino da Silva

    Seria uma boa, mas........tem o impacto nas famílias quilombolas. Essas e outras bobagens do tipo, só tem por aqui. Imagine se tivesse isso nos EUA. Nenhum avanço científico seria possível.

    Responda
  3. Lisy P F S

    O povo fala das pérolas da Dilma mas ela é mais avançada que todos que aí estão. O primeiro contato com ele na NASA foi feito por ela

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Armando, foi isso que o PT e a esquerda te contaram? KKKK Não viaja, cara. A explicação é bem mais simples: incompetência e corrupção. Deixa de ser o tá rio.

    2. Armando Moura

      Este Colombo é aquele que descobriu a América e chamava os nativos de índios porque achava que estava na Ãndia? O que quase quebrou a petrobras, foi o mesmo que quebrou a Venezuela, Líbia, as gigantes americanas e detonou a revolução árabe, que foi o dump da Arábia Saudita em resposta ao fracturing do xisto nos EUA e a aproximação com Iran que permitiria que eles entrassem no mercado ocidental. Abra os olhos Colombo, não acredita ou vai para Ãfrica e vai chegar no Havaí.

    3. Augusto Colombo Junior

      Ta. E daí Vicente?. Continua sendo a incompetente que provocou a maior crise econômica do país e quase quebrou a Petrobrás.

    4. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Pois é, seu Agusto Colombo, pelo menos ela, a Dilma Rousseff, mandou construir 86 mil casas populares e 56 Institutos Federais de Educação, entre outros benefícios. Agora diz aí, os dados do professor doutor FHC. Do Mi$hel JBS Temer. Do Bozo, o joalheiro. Acertou quem disse Zeroooo!

    5. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Dilma Rousseff pensa muitos anos à frente. É uma craque! Aliás, tenho um colega que está sempre caçoando do ocasião em que ela sugeriu acumular vento para acionar a usina eólica quando este faltar. Pois é, dia desses passei por uma siderúrgica e notei que captavam gás carbônico. Perguntei para um encarregado e ele me revelou que era para vender para fábricas diversas. Visionário é visionário. Vida longa para Dilma!

    6. Augusto Colombo Junior

      Ta. E daí. Continua sendo a incompetente que provocou a maior crise econômica do país e quase quebrou a Petrobrás.

  4. Lisy P F S

    Não existe outra. Toda Europa ,USA e até a China estão usando

    Responda
  5. EVANDRO SADA FARIA

    Ultima aventura espacial dessa turma custou dezenas de mortos e tobeladas de recursos queimados. Agora vai com a Espaçobras

    Responda
  6. fernando sombini

    Sobre o projeto do submarino nuclear em Iperó, que ja consumiu bilhoes de reais e até hoje nao produziu nada alem de desvios e corrupcao, a Marinha nao tem nada a declarar?

    Responda
  7. José Cardoso

    O que sairá primeiro, o submarino nuclear ou o foguete?

    Responda
  8. Décio Ceballos

    A velha falácia da base de lançamentos equatorial. Os melhores locais para lançamentos são aqueles próximos aos centros de produção de naves espaciais e capazes de minimizar riscos às pessoas e ambientais. Duas coisas que Alcântara não possui. Talvez, o X adore devido a inexistência no Brasil de uma agência reguladora efetiva de riscos espaciais.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Sim José Cláudio, mas não esqueça que os enormes e custosos veículos são fabricados muito distantes. Grandes equipes são envolvidas nesses lançamentos, a logística e as oportunidades (janelas) de lançamentos importam muito. E, depois, tudo isso precisa voltar para casa. Não é energia, tempo e dinheiro? E nunca foi feita uma análise com qualidade sobre os riscos de lançar de Alcântara. Regiões populosas na costa do Brasil e até na Ãfrica sem falar do meio ambiente em Alcântara.

    2. josé cláudio do nascimento

      LAnçamento próximo à linha do equador economiza muito em combustível.

  9. fernando sombini

    Mais uma estatal para gerar gastos, ineficiencia e corrupção e que só vai servir para favorecer políticos e dirigentes? Precisamos sim é de privatizações!

    Responda
  10. Luiz Alencar

    Mais uma estatal? Já não temos suficientes? Se é uma coisa que a Space X provou, é que a iniciativa privada é sempre mais eficiente

    Responda
    1. Luiz Alencar

      E tem gente que cita a Enel e esquece de como eram as estradas antes dos pedágios, de como eram as empresas publicas de energia e telefonia, enfim, do preço e qualidade dos serviços públicos

    2. Augusto Colombo Junior

      Sônia, pra vc ver o tamanho da ineficiência do Estado: nem pra fiscalizar a Enel foram capaz. Imagine pra distribuir energia.

    3. Sonia Jane Matter

      Dã para perceber com a Enel

    4. Kauã Pereira

      Enel provou isso aqui no Brasil. Iniciativa privada pode até ser "boa" lá fora, mas aqui fazem oq querem. Temos estatais tão eficientes quanto participação inteiramente privada no processo de pesquisa e desenvolvimento

  11. Armando Moura

    A tecnologia da space X é americana, por isto Japão, China, Ãndia e a Europa inteira não a querem, temos que desenvolver inclusive a capacidade de lançar satélites suborbitais. Brasil não pode ser uma república de bananas.

    Responda
    1. Armando Moura

      nao tem uso comercial de estruturas que são estratégicas, como uma base lançadora de foquetes, isto tem que estar totalmente sob do domínio nacional. Não é uma questão de eficiencia economica ou lucro, é uma questão de soberania. Não é de hoje que militares parecem ter esquecido a necessidade de o país ser soberano e preferem ser um braço armado de uma nação maior. Não é isto que os brasileiros ou pelo menos eu, quer.

    2. flávio paes

      vc faz confusão entre o uso comercial da base e projeto próprio brasileiro de lançamento de foguetes, são coisas diferentes. O uso comercial da base deve ser aberto a qualquer país, até pq. existem restrições ao Brasil no acesso a tecnologia destes países mesmo lançando o foguete lá. O fato do Brasil ter projeto ou não (na verdade se tem alguma coisa está bem lá atrás) de satélites não tem relação.

  12. flávio paes

    o Biden pode não gostar do Musk que apoia o Trump mas nem por isto a Space X deixa de ser a principal parceira da Nasa hoje. Há não sei quantas décadas tem esta conversa de viabilizar Alcântara, que é linda, maravilhosa mas ninguém usa. Se fora com a Space X para viabilizar a base que seja, ridículo são estes rapapés que impedem o principal que é a viabilidade econômica deste projeto.

    Responda
  13. Armando Moura

    Não tem space X, não tem armas de Isra el, não tem caças americanos, quem está prometendo propinas aos fardados é ministro da defesa?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.