Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Thum

    Quanto mais você olha a peça, pior ela vai ficando.

    Responda
  2. Barbara Maidel

    Identitarismo é doença mental.

    Responda
  3. Carlos Silva

    Se você se lembra da lei de Mendel (o Tio das Ervilhas com seus A e a) ia ver que sua suposição não daria certo!

    Responda
  4. Luis Nascentes

    O rapaz é filho da mãe negra com um homem branco que já faleceu depois de anos de casamento interracial feliz. A moça negra foi adotada pelo casal branco. Quem diz que não é essa a genealogia da foto?

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Ninguém além de você. Lhe falta sensibilidade que felizmente está presente naqueles que com um senso crítico muito aguçado e conhecimento prático de semiótica alertaram a marca. Não espero que você entenda do que estou falando.

  5. marcos fernando dauner

    Os fatos ocorrem na Inglaterra . Provavelmente o público inglês não aprovou o casamento do zero dois com uma não inglesa . O sueco casou com uma alemã; o monegasco, com uma australiana , o holandês com uma argentina

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    a foto do casamento lembra o zero-dois , (filho do Mickey) e sua cônjuge estrangeira !

    Responda
  7. Roberto Solino

    Complicado. Tem que contratar uma equipe de militantes para trabalhar junto com a equipe de criação. Depois, tem que fazer pré-teste com grupos de militantes de diversas correntes, antes de pôr a propaganda no ar. O consumidor e o fornecedor que se lasquem. O que importa é opinião da militância.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Semiótica não tem nada a ver com militância. Seu comentário demonstra falta de conhecimento e obsessão com estereótipos.

    2. Roberto Solino

      Nenhuma agência de propaganda coloca no ar uma campanha de um grande cliente sem fazer pré-testes. É ingenuidade achar que a equipe de criação decidiu sozinha o que seria veiculado. Tem muita gente envolvida e, principalmente, há muitos testes com o público-alvo. Mas o fato é que a militância não está nem aí para as pessoas que fingem defender. São uns maracatus teitei lacradores que só querem biscoito. Gente que não tem uma vida.

    3. Celia Moura

      Não é complicado. O pior que é só usar 1% de bom senso. Acho que é proposital, pois de que outro modo veríamos o produto e a marca, e estaríamos opinado sobre?

    4. Daniel Gonçalves

      Leia de novo o texto, talvez você consiga entender melhor.

  8. Fernanda Magalhães Lamego

    Leitores brancos estão há anos luz de entender o que é o racismo. Sim essas propagandas são racistas ao reforçar estereótipos racistas. Pra extrema direita é paranoia ou "só uma brincadeira".

    Responda
    1. marco martins

      Isso não é racismo, é oportunismo. Qdo existe a predisposição em ver racismo em tudo e xingar todo mundo que discorda de vc de extremista de Direita. Só reforça que não tem fundamento seu discurso. Como se todo mundo de Direita fosse racista e todo mundo de esquerda não. Está aí a prova que no fundo essa é uma briga política e nada tem a ver com racismo.

  9. Pedro Luis S C Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. João Vergílio

    Propaganda linda. Só mesmo o mundo contemporâneo para considerar que essa propaganda é racista. Teremos vergonha deste começo de século XXI.

    Responda
    1. Cassio Alves

      Minha vó dizia que so tem direito a gemer aquele que sente a dor. Eu imagino que voce nao seja negro ou nao tem conhecimento suficiente da historia racista do Jim Crow nos EUA.

  11. marco martins

    Kkkk cada uma, parece até piada. Daqui a pouco vai ter um negro usando um terno sem gravata em um comercial e vai aparecer alguém dizendo que a propaganda reforça o estereótipo de que ele não sabe dar um nó. Rs

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Seu comentário revela o quanto ainda precisa ser feito para educar o brasileiro médio