Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. David Roberto Medeiros

    O Demétrio se esquece do identitarismo da extrema-direita, que privilegia o homem branco, pouco educado, classe baixa e cristão. Há muito de identitarismo nisso também, quando o assunto é a cor da pele. E vê fantasmas no movimento Black Lives Matter, com a mesma falsa simetria com que vê o movimento MAGA. Foi cancelado naquele vergonhoso debate só de brancos na L. Cultura de Brasília e está até hoje zonzo com a paulada que levou.

    Responda
  2. jose prado

    Esses aí são Capitães do Mato!

    Responda
  3. Marco A Moreira

    Excelente texto.

    Responda
  4. Alexandre Byron da Silva

    Os Estados Unidos pode estar em um momento de guinada nesta eleição de 2024. Está evidente em pesquisas que os imigrantes querem se proteger dos imigrantes novos. A forma de conseguir algum efeito prático é votar em Trump. O partido Democrata sempre esteve acostumado com os votos das minorias estrangeiras que buscam oportunidade nos Estados Unidos. O cenário mudou e os progressistas se perderam com suas políticas identitárias - o legislativo da Flórida em 2022 (coletividade) indica bem a mudança

    Responda
  5. Helene Medeiros

    Excelente texto. É ex atamente assim que eu vejo esse ex agero do ide ntit arismo. Para quem le em frances sugiro o livro: "Géné ration off ensée. De la po lice de la culture a la po lice de la pensée", PA ris 2020.

    Responda
  6. Luís Bustamante

    Demétrio Magnoli deixou-se seduzir por Donald Trump e culpa as minorias por isso. É o fundo do poço.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Pelo jeito vc não entendeu nada do texto.

  7. José Bernardo

    Certo. Se o articulista é tão versado em identitarismo e vê nele a raiz de todos os males, e tem a imparcialidade que quer aparentar, aguardo sua análise sobre a forma peculiar, mas explícita, de identitarismo que constitui cento e dez por cento da base de toda plataforma política de direita ou extrema-direita. Ou não?

    Responda
  8. Mario Habka

    Demetrio como sempre péssimo articulista Ontem na Globo News um show de horror com análise tendenciosa sobre a guerra no Líbano Sobre o Putin fez algumas observações sem nexo

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Você pode discordar, evidentemente. Mas isso não é bastante a atribuir ao articulista o caráter de péssimo. Aliás, adjetivação negativa é, em síntese, ausência de elementos ou capacidades à contraposição.

  9. José Cardoso

    Tem um pouco de verdade nisso, mas para mim é um efeito de segunda ordem. O partido republicano era associado ao liberalismo econômico, o que não dá muito voto. O Trump muda o discurso, prometendo defender os trabalhadores americanos dos concorrentes, seja da China, do México ou dos que emigram para tentar a vida nos EUA. Enquanto afaga os ricos com reduções de impostos.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      A direita que vem se destacando continua defendendo o liberalismo econômico internamente, o protecionismo e anti liberalismo reservam para o cenário internacional, representam o segmento da burguesia que perdeu com a Globalização, junto dela com a erosão dos empregos estáveis estão trazendo parte dos trabalhadores!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema é que acreditam nisso.

  10. JAMIL LOUREN O DA SILVA

    Demetrio, como sempre, imparcial e inteligente.

    Responda
  11. JAMIL LOUREN O DA SILVA

    Demetrio, como sempre imparcial e inteligente.

    Responda
  12. adenor Dias

    Fato é que negros e brancos pobres, são gado manipulados pela direita e, esquerda! Infelizmente, muita gente pobre, merece o chicote Não é difícil encontrar nas periferias pobre pior do que catarro. O cinismo aqui embaixo é tão grande, que fica fácil para os políticos nos manipular...

    Responda
  13. Diogo Ferreira

    A análise é mera retórica para desqualificar a política identitária. Não é uma política que deixou de funcionar, simplesmente só deixou de ser exclusividade dos democratas. Republicanos apelam ao questionamento se ela é negra de fato. Neste ponto a política identitária está pesando e sendo usada pelos republicanos. O próprio Trump usa política identitária como arma no discurso. Política é política, apelos a identidade é realidade hoje e sempre.

    Responda
    1. Diogo Ferreira

      Deixo claro que discordo da simplificação de política identitária em mero sectarismo. É preciso reconhecer que cada grupo social precisa ser reconhecido em suas especificidades e obter ações políticas que sejam condizentes com suas questões históricas. Classificar de sectarismo uma política identitária é simplificação míope e leviana.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Políticas identitárias são, seja de proteção ou ataques, desqualificadas. Alheio ao viés, são invariavelmente sectárias. Isso, por si só, desqualifica.

  14. Peter Janos Wechsler

    Magnoli excelente como sempre. Movimentos identitários são uma praga.

    Responda
  15. Nilton Silva

    Perfeito diagnóstico. Política identitária não dá votos, muito pelo contrário. Meu comentário vai cair novamente na mediação, mas censura alguma vai mudar a realidade.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Boulos esta provando isso em SP. Identidarismo não da voto a ninguém. So tira.

    2. antonio brito

      Tanto verdade que a maioria dos negros eleitos não são de "esquerda "

  16. adenor Dias

    A raça negra não significa moral pra nada! Se significassem, o Silvio de Almeida, não assediaria uma mulher em plenas reuniões de ministério aqui no Brasil Segundo: se negros representasse união, paz e harmonia, os países africanos, não vivia em guerra constante! Lembre-se que graças aos capitães do mato, os fazendeiros brasileiro ficaram ricos, além de manter por muito tempo a escravidão no Brasil.

    Responda
  17. paulo cesar cruz

    Texto panfletário,rocambolesco pois se disfarça de imparcial para esconder a obsessão do autor frente a este tema. O mesmo argumento recorrente de sempre, meias verdades, ou quase verdades, um cuidado engenhoso e milimétrico para induzir o leitor ao erro. A tal da obsessão identitária é uma resposta ao negacionismo, inclusive o subliminar de seus textos, da direita oportunista.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Alguma contraposição ao conteúdo ?

    2. Diogo Ferreira

      De fato esse cara chega a ser pedante. Obsessão é a palavra correta.

  18. Fernando Alves

    Texto que ressoa bem com a direita ignara que comenta aqui elogiando, pois é escrito por quem acompanha a política dos EUA por lacradas da direita no X. Como se o partido democrata não tivesse pauta nenhuma, só a identitária. No fundo, quem é monotematico é quem é da direita, vide o material de campanha do vereador mais votado de sp, em quem o Demétrio deve ter votado a julgar pela nulidade intelectual de sua coluna.

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Sei não, Demétrio, a mim ainda parece boa a velha máxima científica: explicação mais simples é melhor. Tá tudo muito igual, a esquerda tá direitofrênica, não propõe mais a utopia igualitária - não é porque deseje a *desigualdade melhor para minorias*, não creio nisso, mas porque não se credencia mais ao sonho de que o Estado faça o papel de igualar os historicamente desiguais. Tá tudo uma enorme chatice neolibereba, assim como um certo jornalismo tá chato pra baralho. Análise assim, até eu, pô.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo com você, Marcos. Mas acho que a sua percepção não exclui a inferência dele. Parece-me que DM aponta espécie conteúdo do gênero apontado por você.

    2. Marcos Benassi

      Orra, descorretor de Herda: horas depois, percebo esse "melhor". Evidentemente, menos para essa porcaria, seria "desigualdade menor para minorias". Enfim, pouco importa, é só um comentário antipatetice, tão chato quanto.

  20. Eduardo Rocha

    Fascismo e identitarismo são as duas faces do mesmo sistema predatório e narcisista. Quem perde é a democracia e o ideal agonizante de que todos seres humanos merecem respeito e uma vida digna.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

    2. Gregorio Amarante

      Esplêndido comentário!

  21. Vicente Valcarcel

    Bom texto.

    Responda
  22. Karina Kanazawa Rienzo

    Movimento global. São baratas votando no chinelo.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Comentário de quem continua sem entender nada do que está acontecendo

  23. Bruno Sebastião Neto

    Um texto cheio de induções menti rosas !

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Mas vc eh preguiçoso demais para apontar as mentiras.

  24. Pedro Luis S C Rodrigues

    Repito o que comentei na coluna do Helio Schwartsman, não há nenhuma novidade ai, isso já foi determinante na primeira eleição do Trump, 8 anos atrás. O choque é que isso ainda não tenha sido introjetado. O identitarismo, a glorificação do vitimismo e a exaltação da fraqueza patrocinados pela esquerda vão ser a ruína do ocidente. No caso da AL, ainda se adiciona a destruição econômica

    Responda
    1. Nelson Santos

      É mais complexo do que mero vitimismo. São pessoas que cresceram vendo pais e avós sofrer calados e que após alguma ascensão social podem fazer a catarse de seus traumas. Também é importante que quem tem algum privilégio se de conta que a meritocracia não exige o mesmo mérito de todos. Eu acho o identitarismo um erro histórico por colocar dores individuais como pauta coletiva. As dores e privilégios existem, mas não devem ser o centro da agenda política.

  25. Luciano Napoleão de Souza

    Está lamentando, Demétrio?

    Responda
  26. Matheus Battistoni

    O partido democrata é sionista, quer mandar negros e hispânicos ao Irã para morrer no lugar dos judeus. Não estão conseguindo mais enganar como antigamente. Bom sinal.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vixe.

  27. David Waisman

    Os propagandistas do imobilismo sempre a postos para postar os primeiros comentários denegridores. Demétrio Magnoli, um dos mais relevantes colunistas da Folha.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      De fato. Um daqueles que fazem valer a assinatura do jornal.

  28. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Um texto chinfrim, ao largo do imbróglio feroz em todos nós estamos vivendo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quem dera algo sustentasse o seu comentário.

    2. Paulo César de Oliveira

      Chinfrim eh o seu comentário, que não apresentou nenhum argumento.

  29. Zelis P F

    Obama convocou negros a uma semana para mendigar votos. Jamais deveria ter feito isso. Ele mesmo denegriu a sua imagem e dos negros. Conseguiu reunir 12 pessoas. O povo tem que ser livre para escolher e até errar. Ninguém consegue manipular ninguém.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "(...) a uma semana", Lis! E só doze pessoas! De fato, não sei o que é pior, seu português ou seu "amor a verdade".

    2. adenor Dias

      Ninguém consegue manipular ninguém? Isso não é aqui no Brasil! Aqui somos manipulados pela globo, pelas pesquisas de vária agências e, pelas igrejas. Se fizer uma pesquisa de boca de urna e, perguntar a 100 pessoas em quem elas irão votar e, o motivo, ninguém terá uma justificativa plausível

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É mesmo? Então por que insistem que professores fazem doutrinação? Por que insistem em produzir fake News e vídeos falseados com IA?

  30. Júnior Batista

    No fim das contas, é sempre a farsa democrática da burguesia agindo. Mantém-se grupos identitários na base sob vigilância da pobreza e insegurança para discursar que precisam de mais ainda capitalismo para saírem de onde estão. É um ciclo vicioso da burguesia contra seus escravos.

    Responda
  31. roberto tramarim

    Melhore a vida das pessoas e os votos de todas as origens vem por gravidade. Inflação, desemprego e insegurança são os piores inimigos dos mais pobres, de qualquer sexo ou de qualquer cor. As horríveis manifestações contra imigrantes faz lembrar o ditado "em casa onde falta pão todos brigam e ninguém tem razão". E quem apresenta soluções mentirosas infelizmente sai na vantagem se o outro lado não mostra solução nenhuma a quem esta desesperado.

    Responda
    1. Nelson Santos

      A economia americana vai bem. Mas assim como no Brasil, quem acredita que direita e esquerda é luta do bem contra o mal, não vai avaliar o governo Lula como regular. É ótimo ou péssimo dependendo de qual grupo do ZAP ou de boteco eu faço parte.