Igor Patrick > Talvez a economia da China não seja a prioridade número 1 para Xi Jinping Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O acordo implÃcito dentro da China era o de que o povo cedia seus direitos polÃticos em troca de crescimento econômico abundante. E agora, não haverá enriquecimento da classe média e o atual governante criará meios e mecanismos cada vez mais sofisticados de controle contra crÃticas e dissidências. Que horror!
.Em momentos especÃficos de sua história, além de restrição ao seu crescimento a China passou por longos perÃodos de isolamento. Durante a maior parte da dinastia Ming (1368-1644), a China adotou uma polÃtica de isolamento; Em continuidaade, aDinastia Qing (1644–1912, seguiu uma polÃtica semelhante. Portanto, corretÃssima a análise feita pelo jornalista: “ Xi Jinping não tem pressa em passar os Estados Unidos nem faz quesstão de .que a China seja uma superpotência econômica..."
No xadrez polÃtico e econômico que herdamos do século XX, duas Grandes Guerras, a Guerra Fria e o fim da União Soviética, o esfacelamento do colonialismo europeu na Ãfrica, a China jamais está presente como protagonista. O comunismo de Mao Dzedong a fechou ainda mais, mas agora o Dragão (que é 100% capitalista) sai de sua longa hibernação. Xi Jinping talvez seja uma liderança de transição. Um bom debate será sobre o futuro do comunismo adotado por Mao. Vai aguentar? Vai quebrar?
Sim Xi e um grande lider mundial e encobriu informacao sobre a Covid q matou milhoes de pessoas. Qto ao plano Covid Zero era pra mostrar a superioridade da raca chinesa agredindo sua propria populacao. Nunca vi um jornalista distorcer tanto a verdade e fatos. O jornalismo hj nao e como o de antigamente onde a verdade era sagrada.
Terraplanista
Evaporou o comentário ofensivo abaixo
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Independente das prioridades de Xi, o risco para ele (e o partido comunista) em não prover prosperidade para a população é a consequente deslegitimação do PC como liderança. Andando pelas ruas de qualquer cidade Chinesa fica claro que o Chinês médio não é comunista. É um cidadão normal que tem aspirações comuns e deseja levar uma vida razoável. Ele aceita a liderança do PC devido ao sucesso histórico recente e também pela ostensiva repressão. Sem a prosperidade sobraria apenas o último elemento.
Uma grande concentração de poder sugere uma sucessão familiar. Mas o Xi só tem uma filha, e a última imperatriz chinesa ficou associada ao perÃodo da "grande humilhação" do final do século 19. A mulher do Mao por exemplo tentou mas não levou após sua morte. Com seus 71 anos ainda é jovem para a média dos dirigentes mundiais hoje em dia. É o caçula dos Brics.
Toda análise acerca da China baseada nos princÃpios que regem o capitalismo atual vai esbarrar nos fundantes do socialismo que regem aquele paÃs.
Capultou? Quanta ignorancia da lingua portuguesaÂ…quis dizer catapultou Aff
Mas não terá sido a disciplina deixada pelo comunismo que capultou o paÃs ao nÃvel que se encontra hoje? E a manterá?
A China é uma economia de mercado, tão capitalista quanto os EUA ou o Reino Unido. O fato de ter um robusto setor econômico estatal não descaracteriza este fato. Lembremos que o Brasil terminou a ditadura militar com setores inteiros estatizados. Por este motivo, o Brasil seria então socialista? Falar em socialismo chinês é pura fantasia.
Eita, Igor, eu tô meio que nem a China com sua economia: não tenho conhecimento histórico - nem sobre Brasil, quanto mais sobre uma sociedade que tem 5mil anos de história - acumulado e disponÃvel mas tenho um célebro capaz de refletir e de lidar com a contradição. Donde me parece que o seu Xi, xiiiiii, pra desgosto de muita gente, tá certÃssimo e por cima da carne seca. Apenas não sei se haverá tempo histórico para que sua visão se implemente. Parece que tudo acabará antes, sem fogos de artifÃc
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Igor Patrick > Talvez a economia da China não seja a prioridade número 1 para Xi Jinping Voltar
Comente este texto