Opinião > A escalada da brutalidade do regime de Maduro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dilson Marques

    Nenhum editorial sobre o que é feito em Gaza, Cisjordânia e Beirute... Imprensa livre e isentona...

    Responda
  2. Manoel Raimundo Alves

    Lula é presidente do Brasil, e não da Venezuela. O povo Venezuelano é que tem que resolver seus problemas internos.

    Responda
  3. Jove Bernardes

    É, Brasil. Para quem tinha - friso o "tinha" - intenções de ser o líder das Américas, foi mal.

    Responda
  4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    E a folha ? Tem qual postura diante do que acontece no Oriente Médio?

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Critica duramente o governo que mata inocentes?

  5. André Ricardo Nunes

    Justo é quem pratica a justiça.

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    O Presidente Lula não comenta esta barbárie na Venezuela porque deve estar preocupado com os incidentes do Oriente Médio! Virão novas eleições! OrasilOcidental!

    Responda
  7. Renan Carmo

    Como condenar um regime por 25 assassinatos e apoiar outro que cometeu 43 mil? Hipócritas

    Responda
  8. João Paulo Zizas

    A postura dócil do atual governo federal pátrio quanto à ditadura venezuelana decerto é lastimável, mas não inusitada. Sempre foi notório o apreço de Lula e do PT por Nicolás Maduro e pelas malévolas ações deste tirano numa sofrida nação que desgraçadamente o tem como líder. É muitíssimo triste ver no comando do Executivo brasileiro pessoas simpáticas a um regime cujo aparato repressivo chega até a violar meninas e é entusiasmado praticante de torturas, sumiço de opositores e execuções sumárias.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lula não pode interferir, invadir, impedir qualquer coisa em países vizinhos.

    2. João Paulo Zizas

      Abaixo está uma nova versão da minha mensagem acima. No primeiro comentário, talvez a última frase poderia ter sido escrita melhormente e a nota mais recente, aqui publicada como resposta, veio dessa impressão que tive depois de enviar o original. São detalhes. Ademais, adoro reescrever várias vezes um texto.

    3. João Paulo Zizas

      A postura dócil do atual governo federal pátrio quanto à ditadura venezuelana decerto é lastimável, mas não inusitada. Sempre foi notório o apreço de Lula e do PT por Nicolás Maduro e pela malfazeja conduta deste tirano de uma sofrida nação que desgraçadamente o tem como líder. É muitíssimo triste ver no comando do Executivo brasileiro pessoas simpáticas a uma autocracia cujo aparato repressivo viola meninas e é entusiasmado praticante de torturas, sumiço de opositores e execuções sumárias.

  9. Tadêu Santos

    Quais as razões que a Folha de São Paulo atribui à moderação, quando desviam para a redação ou mesmo a "censura" aos meus comentários assegurados pela "liberdade de expressão", a que tenho direito constitucional, se não utilizei palavras ofensivas ou caluniosas, das quais foram postados hoje, dia 19/10/2024?

    Responda
  10. Eurico Xavier da Silva

    ONU não serve pra nada da apoio às grandes nações e o Lula não tem nada a ver com Maduro tem com o Brasil

    Responda
  11. Maria Clara Araújo de Almeida

    Que tal comparar a brutalidade do regime de Maduro com os mais de 40 mil assassinatos de palestinos pelo governo israelense apoiado e armado pelos Estados Unidos? O Estados Unidos se preocupam com a democracia em países que têm petróleo, como o Iraque, a Venezuela... Allende foi eleito democraticamente. Bombardearam o palácio do governo e mataram Allende. Agora, que venha a moderação da folha.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezada Gisele, a América estadunidense tem quase 900 bases militares espalhadas pelo planeta, é o maior produtor de armas e interfere em todos os lugares de diversas formas, desde atirando contra o Iémen ao lado de Is rael até o patrocínio da lava jato e do golpe na presidente Dilma, sem falar nas sanções aos países que não lhe obedecem como Viba e Venezuela. Não perceber toda essa movimentação e dizer que o imperialismo está superado, me desculpe, mas é desconexão cognitiva das mais graves.

    2. Gisele Araujo

      Comparar brut alidade? Onde já se viu isso? Não é porque menos gente está sendo massacrada e morta que a situação deva ser considerada normal. O menos pior também é muito ruim. Ademais, essas críticas aos EUA são antigas, obsoletas, da época do Allende, não se aplicam a realidade mundial de hoje.

    3. Peter Janos Wechsler

      Allende se suicidou.

  12. Estela Najberg

    "Seu texto vai passar pela moderação"...eufemismo para censura. A FSP não consegue conviver com a crítica.

    Responda
  13. Estela Najberg

    A FSP se arvora defensora da democracia, mas silencia sobre seu passado de apoio ao golpe de 64. E mais recentemente, aliada ao grande empresariado do país, apoiou Bolsonaro em 2018. Deve um pedido de desculpas ao país, que sabemos nunca virá.

    Responda
  14. Marcos Gandelsman

    Lastimável, aliás como quase sempre, a postura desse Jornal. Por que também não se coloca contra as ditaduras de extrema direita ao redor do mundo e apoiadas pelos EUA? E, por que coloca Lula como apoiador do Maduro? Lula simplesmente não interfere no pais vizinho.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Marcelo, é o sujo falando do mal lavado? Fizemos vários processos de impeachment e eleições tumultuadas para nos livrar de presidentes de caracteres questionáveis e condutas pouco honestas e democráticas. Esqueceu? Quantos? Qualquer semelhança é mera coincidência?

    2. Marcelo Magalhães

      Prezada Gisele, o seu discurso é pueril e não cabe nesse espaço. Você defende um país que está na iminência de eleger um supremacista branco, misógino, fascista, homofóbico, mentiroso, que tentou dar um golpe de estado, que desqualifica o próprio país e seu método de escolha do presidente, que foi condenado por mentir só usar verba inadequada para calar uma mulher. Não é possível que você desqualifique tanto a inteligência das pessoas que debatem por aqui. Aqui não se reza para pneus.

    3. Gisele Araujo

      Quais dita,,,duras ao redor do mundo apoiadas pelos EUA? Não são tantas como as apoiadas pelo L.., muito mais problemáticas, apoiadoras de ter.., gue. ..ras..e agressivas com as mulheres e os grupos minoritários.

  15. darlan rassi

    Sou totalmente contra todos tipos de ditadura , seja de direita ou de esquerda , nao vejo sinais que no Brasil exista ou tenha sinais de uma ditadura de esqierda seja agora ou futura , ao contrário o do Bolsonaro que quis dar um golpe na democracia no 8 de janeiro, aí sim havia fortes sinais de uma tentativa de uma ditadura de direita

    Responda
  16. Paulo Silva Barbosa

    Este explícito ditador, mostrou que pelo poder não há limites. Culpar alguém pelos mais diversos motivos, como se vê no artigo, mostra que a ingerência em assuntos de outros países pode ser normal para quem escreveu e não pensa em consequências que poderão advir deste fato.

    Responda
  17. LUIS FERNANDES

    Um ditador assassino não consegue nada sozinho. Os militares q o apoiam, sao coniventes e responsáveis por dar poder a essa figura horrorosa. Pior sao civis, como Lula, q o apoia sabe la com que beneficio por baixo do pano ele recebe. Esse velho raposa e Vergonha nacional

    Responda
  18. José Bernardo

    Em outras palavras, a FSP faz cotidianamente o que acusa o governo Lula de fazer: denuncia com veemência o que certos regimes autoritários fazem e se omite e silencia de forma vergonhosa diante do que outros fazem. Por outro lado, a maioria dos comentários aqui mostra que o jornal atingiu seu objetivo: mais do que criticar Maduro, depreciar a postura de Lula.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      A postura do seu presidente e de fato vergonhosa e merece repudio da sociedade brasileira. O senhor ao que parece aplaude sem saber bem porque. Procure não ser omisso a verdade.

  19. João Leite Leite

    O que podia esperar do Lula? É um viciado em ditaduras. Apoia todas as ditaduras. Em 8 anos de mandato não investiu quase nada em projetos de desenvolvimento no Brasil mas. Investiu dezenas de bilhões na Venezuela, Bolívia, república dominicana, Cuba e em todas as ditadura stalinista. O Brasil não está muito diferente da Venezuela. Só não tem a violência que tem lá porque o povo brasileiro já aceitou o cabresto.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Lula recebeu joias valiosas do ditador da Arábia Saudita. Comprou vários imóveis com dinheiro vivo. Praticou, durante vários anos, crimes de peculato ou rachadinhas. Tem proximidade com milicianos etc

    2. JOSE RADA NETO

      "O Brasil não está muito diferente da Venezuela". Que tipo de afirmação bizarra é essa?? Vc diria que todas as mulheres que usam batom vermelho são espiãs comunistas? Vc acredita que isso é um comentário inteligente? Ou te deu vergonha?

    3. Paulo Silva Barbosa

      Só que aqui até agora tem respeitado a Constituição Federal, coisa que no governo passado era atacada diariamente. Lembrem da frase:“Quem decide se o povo vai viver em uma democracia ou ditadura são as suas Forças Armadas.” Quando: janeiro de 2021

  20. Igor Cornelsen

    O PT apoia o Maduro, reconheceu sua vitória eleitoral assim que foi anunciada. Como poderia Lula ser contra as convicções do partido que fundou?

    Responda
  21. Roberto Rangel

    Cada vez mais me convenço que votar em políticos no Brasil é sempre uma escolha entre o menos pior. Na última eleição presidencial, a escolha ficou entre um candidato que apoia a ditadura dentro do Brasil e outro que apoia as ditaduras fora do Brasil. Preferi a segunda opção.

    Responda
  22. Otavio Soares

    A ONU deveria ter força o suficiente para elaborar plano de remoção de déspotas do poder em qualquer país signatário.

    Responda
  23. José Bernardo

    Sim, toda brutalidade deve ser igual e firmemente denunciada por democratas e humanistas, seja a do regime de Maduro ou a praticada pelo governo e exército de I em Ga za e no Líbano. Por isso é particularmente triste e lamentável constatar que esta última jamais será tema de editorial da FSP...

    Responda
  24. Anete Araujo Guedes

    Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui. A enorme diferença entre eles é que Maduro, apesar dos embargos econômicos impostos, resiste, não quer entregar uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Já Bolsonaro desejava seguir na entrega submissa e progressiva de nossa soberania, dignidade, territórios e riquezas naturais.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui.

    2. João Paulo Zizas

      É bom reafirmar que Bolsonaro sempre buscou respeitar a Carta Magna. Sobre a sua resposta ao meu comentário mais acima, vale notar que o problema não está em Lula poder interferir ou não em outro país. Está no enorme apreço dele e de seu entorno por ditadores sanguinários pretéritos ou atuais como Fidel Castro e Nicolás Maduro.

    3. Anete Araujo Guedes

      Bolsonaro já foi indiciado na PGR. As provas contra ele são abundantes, evidentes, irrefutáveis, foram gravadas, filmadas, auditadas e arquivadas.

    4. João Paulo Zizas

      O ex-presidente Jair Bolsonaro algumas vezes se expressou mal. Todavia, na realidade, esse foi o maior problema de conduta de alguém que governou sempre seguindo a Carta magna e ressaltando a importância de respeitá-la. E a anterior gestão federal, em geral, executou boas políticas públicas. Ela soube, inclusive, evitar um cataclismo socioeconômico muito superior àquele oriundo das absurdas medidas de isolamento impostas na pandemia por desavergonhados prefeitos e governadores apoiados pelo STF.

    5. Anete Araujo Guedes

      Lula é favorável à boa vizinhança. Ele sempre afirmou que entre os governantes não há amizade, mas acordos e relações comerciais.

    6. Gisele Araujo

      A esquerda tentando convencer c/ conceitos equivocados de décadas atrás e ilaçõe ridic...., cega ao fato de que está entregando o país para a oposição. O Bols.. é imperdoável pela atuação que teve na pandemia, mas o mundo estava focado na COVID naquele momento, o que limitou a atuação e os estragos, agora a política externa atual do governo brasileiro apoiando dita--duras é ter... é deplorável, não dá para entender e aceitar.

    7. Anete Araujo Guedes

      “O patriotismo é o último reduto dos canalhas”, dos extremistas de direita enrolados na bandeira brasileira e, ao mesmo tempo, prestando continência à bandeira dos EUA.

    8. Dalton Matzenbacher Chicon

      A motivação não tem origem nesse patriotismo que você sugere. Ainda que tivesse, nada justifica a degradação imposta à população venezuelana.

  25. Wilson Rossi

    É o que acontece quando esquecem de feixar a porteira. Mugidos no espaço. Gado revoltado.

    Responda
  26. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Pseudo governo vergonhoso. Gosta de terror e ditaduras

    Responda
  27. José Luis Oliveira

    Já podemos chamar Lule de Genocida? Em Cuba durante sua visita um ativista morreu de greve de fome, ele não deu uma palavra se quer? Onde estão os direitos humanos desde ser infeliz chamado Lula?

    Responda
  28. José Augusto Bernabé

    Postura firme do Governo Lula? Ora, ele sempre teve postura firme, apoia desde sempre o Maduro e o nosso STF daqui é absolutamente igual ao de lá corroborando esse fato, é o Fascista Fórum de São Paulo agindo na América do Sul e ainda tem gente que acha que não viraremos uma Venezuela.

    Responda
    1. Wilson Rossi

      Tenta religar mais uma vez. Talvez vc. consiga ativar o segundo neurônio. Texto misturando coisas diferentes. Fé em Deus que vc. consegue.

  29. Wilson Rossi

    Caracazo de 1989 não resultou em sanções americanas. 400 mortos.

    Responda
  30. LUIZ luiz

    na epoca da campanha pra presidente, nao era permitido falar nada do ditador da venezuela, agora a folha sai do armario.

    Responda
  31. Wilson Rossi

    Censura do jornal. Denunciar a direita venezuelana não pode.

    Responda
    1. José Augusto Bernabé

      É gente, a m do PT saiu do esgoto e não há papel higiênico suficiente pra limpar.

    2. Florentino Fernandes Junior

      E o apagao geral em cuba? Sera a aneel? Culpa do bolsonaro?

  32. Lisy P F S

    Triste Brasil. O PT reconheceu a vitória do Maduro essa semana. Somente a folha não publicou todos os outros jornais sim. Globo News falou muito e tem postagem inclusive. Foi matéria de capa de todos os jornais Americanos.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O PT recebeu joias valiosas dos ditadores da Arábia Saudita.

    2. maria eloisa montero miguez

      O PT oficializou seu apoio ao ditador ao assinar um documento do Foro São Paulo em reunião no México. Varios veículos divulgaram o documento!

    3. Rafael Lopes

      Mentira Nelore

    4. Wilson Rossi

      Mentira de gado bolsonarista.

  33. Wilson Rossi

    Caracazo, em 1989, resultou em 400 mortes pela repressão do governo direitista de Perez. Maria Corina, deputada, apoiou a repressão.

    Responda
  34. noel neves

    Lula já afirmou publicamente que não devemos interferir em questões internas de outros países! Além de que o governo brasileiro não reconheceu o governo da Venezuela. Ponto final!

    Responda
    1. noel neves

      Kkk! Me faz rir kkk! Meu Líder Está Acima de todas as coisas! E eu Acredito!

    2. José Augusto Bernabé

      O Natal está chegando cara, já que vc acredita faça sua cartinha pro Papai Noel, quem sabe o seu Líder não te dê de presente o Mapa da Terra Plana.

    3. Florentino Fernandes Junior

      Ele è seletivo, so interfere onde nao tem muy amigos

  35. Wilson Rossi

    Tratamento dado a Arábia Saudita pelos americanos é de um país preocupado com a democracia?

    Responda
  36. Peter Janos Wechsler

    Como sempre, quando um regime criminoso é criticado, tenta-se desviar o debate para outro assunto.

    Responda
  37. Anete Araujo Guedes

    Não se deve focar apenas e somente em Maduro, enquanto existem atrocidades e genocídios inimagináveis acontecendo mundo afora. E nem analisar a questão da Venezuela de forma rasa, por se tratar de um país subdesenvolvido. Existe ali uma das maiores reservas de petróleo do mundo, fato que estimula a cobiça e retaliações por parte dos EUA, por não serem entregues essa e outras riquezas minerais aos estadunidenses.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui. A diferença crucial entre eles é que o primeiro se recusa entregar uma das maiores reservas de petróleo do mundo, aqui Bolsonaro pretendia entregar tudo, soberania, dignidade, territórios e riquezas naturais.

    2. Florentino Fernandes Junior

      Nao tergiversa com o sofrimento de um povo q esta sofrendo com uma ditadura anete, vc é uma progressista

  38. Anete Araujo Guedes

    A escalada de mortes do regime genocida de Netanyahu.

    Responda
  39. Marcelo Magalhães

    O governo de Is Rael mata sistematicamente pales Tinos, liba neses e quem mais aparecer na sua frente. O Iémen foi bombardeado por forças anglo- estadunidenses, mas o problema é o Maduro que contém levantes que tentam derrubar o governo. O governo brasileiro toma conta das embaixadas do Peru e da Argentina, essa última com políticos perseguidos pela polícia, mas o presidente Lula é acusado de leniente. A folha conspira diuturnamente contra o governo Lula, de forma covarde e imoral.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Alexandre, demonstrar respeito pelo presidente da república denota respeito próprio, mas parece que você é um pobre de direita, um frango da Sadia, puxa saco dos endinheirados que acha que será considerado um deles. Não será. Temos que reconhecer a nossa classe e lutar por ela, para não sermos ridicularizados, o presidente Lula é o maior líder político do planeta e reconquistou o respeito pelo país, apesar de todas as forças contrárias, como a mídia corporativa e equivocados como você.

    2. LUIS FERNANDES

      Viva Lula e seu apoio desinteressado por Cuba, Venezuela, Russia e China. Grande estadista q consegue iludir os desinformados.

    3. Alexandre Tavares

      Esse é o problema: O Lule não consegue ser liderança regional, não consegue exercer pressão contra um governo vizinho e acha que tem moral pra intervir numa guerra a mais de 9 mil kilômetros de distância do país. Lule é tchutchuca do maduro

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.