Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    O critério da escolha pertence à filosofia da ciência geral, assim como a medição. Depois de Newton o reino da precisão expandiu da mecânica para vários fenômenos físicos tais como calor, eletricidade e magnetismo. Novas áreas foram sumetidas aos métodos quantitativos: química, biologia e sociologia. Depois o paradigma newtoniano entrou em crise. Mach criticou as noções de Newton. A precisão começou a ter o significado contemporâneo: uma precisão de aproximação: quantificar o magnetismo.

    Responda
  2. Carla C Oliveira

    É o conhecimento sendo formado. Aos poucos. Muito interesssante.

    Responda
  3. Pedro Luis S C Rodrigues

    Ou seja, o método atual não é cem porcento confiável. O normal, esperado, em ciência. A única coisa acima de qualquer questionamento são as questões que envolvem as mudanças climáticas, ai é dogma

    Responda
    1. Nelson Santos

      Seca em Manaus é mudança climática sim. O Pantanal está esvaziando e tem chovido cada vez mais no Saara. O aquecimento global pode ser medido com um termômetro. Tudo isso é teoria da conspiração pra quem quer acreditar que a esquerda vai fechar igrejas e colocar mamadeiras "indecentes" na creche.

  4. Alexandre Marcos Pereira

    Quando se fala em poder mágico recente, não se trata de uma relíquia recém-descoberta, algo que, em tempos passados, seria digno de uma cerimônia solene, com velas acesas e sussurros reverentes. O verdadeiro poder mágico recente é a comunicação instantânea, essa habilidade de cruzar distâncias e nos conectar em segundos com um simples toque em uma tela. É uma magia moderna que nos envolve, mas que é, na verdade, ainda uma recém-chegada à história humana. Civilizações floresceram e caíram sem ela

    Responda
  5. Antonio Neto

    Essa descrição do método científico por análise de partículas é impressionante. É como a natureza mantendo um registro magnético das variações do próprio campo. Vou procurar (tentar perceber, se possível) o artigo mencionado. Esse avanço teórico é estonteante, maravilhoso.

    Responda
  6. Helene Medeiros

    Esses imas rochosos me interessam em especial.

    Responda
  7. Helene Medeiros

    Super interessante. Ha pouco tempo um pedaco de uma geleira desprendeu-se na Groenlandia acarretando um tsunami, a terra vibrou de modo anormal durante alguns dias. Sera que eu expliquei direito?

    Responda
  8. José Cardoso

    Para que esse método seja possível, suponho que a orientação do campo magnético da terra em função do tempo seja conhecida por outros meios.

    Responda