Ruy Castro > Longas na vida curta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. gabriela luna

    Ruy adoro ler suas colunas. Que bom que ainda tem bons escritores na FSP. Mas estão vida vez mais raros. Obrigada por continuar.

    Responda
  2. Teresa Cardoso

    Em Sonny Boy, Al Pacino conta que a mãe o levava pra assistir tudo que é filme que exibiam no Bronx. Não sabia que estava construindo um futuro para o filho.

    Responda
  3. Leonilda Pereira Simoes

    A segunda foto mostra Bette Davis em A Malvada, um ótimo filme que tem pouco mais de 2 horas. Pela primeira vez, quatro atrizes foram indicadas ao Oscar em um mesmo filme, Bette e Anne Baxter como principais e Telma Ritter e Celeste Holm como coadjuvantes. Uma das frases mais famosas, entre várias do filme é: "Apertem os cintos, a noite vai ser turbulenta." Como foram as vidas de quase todo o elenco. Este vale por várias das superproduções recentes cheias de violência e nenhuma profundidade.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Leonildapédia, esse foi certeira!

  4. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Não ficou curta, caríssimo Ruy, ficou rala...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, depois dessa dedada no'zóio, nem vou comentar nádegas! Hahahahah! Rala e rápida, acelerada sem motivo nem rumo.

    2. Paulo Augusto

      ..ou rasa.

  5. Hermes Yaly

    Hitchcock dizia que a duração de um filme deveria ser diretamente proporcional à capacidade da bexiga humana.

    Responda
  6. maria camila machado almeida

    em Rivera, norte do uruguay, cidade gêmea com Livramento, minha mãe e eu vimos longas , ou não, quo vadis, os dez mandamentos, cleópatra, agonia e êxtase, só que a matiné era de três filmes em uma tarde só, aos domingos, líamos muito e víamos longas, comendo maní con chocolate, os antigos bibs dos uruguayos, brigada, mae !

    Responda
  7. Miguel Paiva Lacerda

    A atenção direcionada a um único objeto é que se dispersou na tentativa de dar conta do excesso de informação disponível na Internet. Tolstoi, hoje, jamais teria escrito “Guerra e Paz”: não teria fico para escrever uma única obra tão longa, que muito poucos leriam. Bom, caso bombasse nas redes sociais, poderia se tornar um sucesso de vendas, como a saga”Minha Luta”, de Karl Ove Knausgård, o sucessor de “ Ulisses” como fenômeno literário - de quem muita gente fala, mas que quase ninguém lê.

    Responda
  8. Marcelo Druck

    Que coisa. Vi “E o Vento Levou” ontem pela primeira vez. Inclusive gostei muito.

    Responda
  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Os dois de Jorge Furtado. Que ainda hj continua a nos deixar de queixo caído

    Responda
  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Desculpa Ruy. Mas existem dois curtas brasileiros que deveriam ser matéria nas escolas do Brasil. O Dia que Dorival Encarou a Guarda. O segundo é Ilha das Flores.

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    Os primeiros: ziraldo e agnaldo timoteo, claro! e o ruym militante é xato pra c

    Responda
  12. Florentino Fernandes Junior

    Coluna magistral para os cinefilos, do terceiro caratinguense mais famoso do brasil

    Responda
  13. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Assistam ao documentário/seriado 30 Segundos e entenderão o real significado de "curta metragem". É de lá que retiro: " A propaganda ficou tão globalizada que ficou pasteurizada". Fundo musical para este artigo do Ruy: Esses Moços, de e pelo Lupicínio.

    Responda
  14. Roney Maluf Dos Reis

    E o que falar de Giant (Assim caminha a Humanidade). Denomino não como um longa, mas sim como um ótimo filme. O que é bom dura pouco

    Responda
  15. Carla C Oliveira

    Muito filosófico!

    Responda
  16. gustavo alves de oliveira

    Ficou mesmo, Ruy, não só os longas, mas tudo, até ventos, suor e saliva, e o que é pior, sob mercantilizacão irrespirável.

    Responda
  17. MAURICIO ERNESAKS RODRIGUES

    Adolescente, tentei assistir Berlin Alexanderplatz numa sentada no cine Bijou, se não me engano. Dormi gostoso. O café da manhã não estava incluso.

    Responda
  18. Alexandre Marcos Pereira

    O tempo pode ser caprichoso em sua dança silenciosa entre o efêmero e o eterno. Pensar em algo longo diante de uma vida curta é refletir sobre uma dualidade essencial, uma dialética que permeia a própria existência humana. Em nossa atualidade frenética, onde os dias passam voando e o mundo exige respostas imediatas, os longas podem ser tanto um alívio quanto um fardo. Um romance de mil páginas, um jantar que se estende por horas, uma amizade que dura décadas são momentos que se destacam na vida.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Carmen, obrigado pelo comentário. Há momentos que se destacam por sua capacidade de oferece profundidade em um mundo que valoriza a velocidade e a superficialidade. Os longas, então, podem ser vistos como uma resistência consciente à tirania do tempo moderno, uma espécie de refúgio para os que não aceitam a urgência como regra absoluta. Contudo, na perspectiva existencial, o longo é subjetivo, adaptável à percepção de quem o vivencia. Uma noite de paixão pode parecer infinita em sua intensidade.

    2. Carmen Aurea

      Pensar longo x curta sempre será : depende do contexto

  19. Antonio Neto

    Ótima reflexão de Ruy Castro. Como sempre, bem humorada e finíssima.

    Responda
  20. Nivaldo da Costa Pereira

    A Vida longa, assim como alguns filmes curtos, é por vezes muito chata.

    Responda
  21. FLAVIO CALICHMAN

    Lembro-me bem de quatro grandes longas, ou longas grandes, dos anos 1980: Gandhi, de Richard Attenborough; Les uns et les outres, de Claude Lelouch (aquele do Bolero de Ravel); Era uma vez na América, de Sérgio Leone; Shoah, de Claude Lanzmann. Gandhi é um pouco cansativo, admito, mas muito bom; os outros três são obras primas. E, claro, a cereja do bolo desde os anos 1960 e sempre, o maravilhoso A Noviça Rebelde de Robert Wise.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Era uma vez na América está nos meus top ten

  22. Vito Algirdas Sukys

    Assisti ao longa "E o Vento Levou" e fiquei assombrado com o horror da guerra civil americana. Anos depois, um amigo americano me levou a Fredericksburg, Virginia, onde duzentos mil homens, aproximadamente, cento e vinte mil do lado da União e quase oitenta mil do lado dos confederados, travaram uma cruel batalha. A que ponto, nós terráqueos chegamos?

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Na cena dos mortos mostrada na foto que ilustra a crônica, apenas 1/3 dos soldados são figurantes, os demais são manequins. Quanto ao horror e a inutilidade da guerra, um dos testemunhos mais pungentes é o livro "Nada de Novo no Front", de Erich Maria Remarque, levado às telas diversas vezes.

    2. Raymundo de Lima Lima

      OS EUA com muito mais armas do que gente de bom senso e com ódio crescente e polarizado pode produzir uma nova guerra civil, dizem os analistas. A invasão do Capitólico foi um ensaio.

  23. Adauto Lima

    Sim, é uma Longa reflexão.

    Responda
  24. José Cardoso

    Além do significado de não serem curtas, os "longas" também se distinguem das séries, com episódios tipicamente curtos. Batman e Jornada nas Estrelas por exemplo.

    Responda
  25. Maria do rocio Barszcz

    No cinema so assisti um longa : A lista de Schindler, entrei meio dia e sai as 6 horas do cinema !

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Você deve ter assistido à duas sessões e não percebeu, rs.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.