Laura Machado > Se a educação não é sazonal, por que o seu financiamento é? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O problema da baixa avaliação da matemática no nono ano é muito mais profundo que isso. É a falta de cultura da população em relação à importância da disciplina. Nossa cultura é da valorização do discurso e desvalorização das ciências exatas. Só prospera quem fala mais é não quem calcula. É o exemplo da TV e das mães em casa. Se fizer o teste para muitos adultos bacharéis serão certamente reprovados.
Está claro. A constituição brasileira garante educação e saúde de qualidade para todos. E o salario mÃnimo suficiente para dar todo o conforto a uma famÃlia de 4 pessoas para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes sem precisar de auxÃlios. Não é de graça. todo trabalhador paga impostos suficiente para ter tudo de qualidade de primeiro mundo. Falta os trabalhadores se unir e ir as ruas massivamente em todo o Brasil cobrar da justiça e dos polÃticos saúde e educação de qualidade....
Ou a isenção do imposto de renda para que todos possam pagar educação privada de qualidade e saúde para a sua famÃlia. É o único meio de tirar o povo e o paÃs da pobreza.
Educação de qualidade é a base para o desenvolvimento. Sem ela, continuaremos sendo uma economia colonial extrativista.
O aprendizado dos jovens nas escolas não é uma questão financeira somente. Laura Machado relaciona apenas qualidade das escolas e financiamento. Um economista não tem conhecimento suficiente para analisar questões como a educação de jovens. É necessário sólido conhecimento sociológico para poder fazê-lo.
Sempre a mesma lenga-lenga. Falta investimento. Negativo. Na média, o Brasil investe mais que os paÃses da OCDE. Mas vejam essa distorção gravÃssima: o investimento no ensino superior é 4 vezes maior que no ensino fundamental. Mas essa é apenas uma. Há outras tantas. Portanto, o problema nunca foi dinheiro,mas a péssima gestão dos recursos públicos destinados à educação.
Infelizmente, companheira, existe uma campanha para desvincular as receitas da educação e da saúde para "cortar gastos" e não aumentá-las. Assim, este paÃs continuará sendo administrado como nos tempos coloniais. Felizmente o presidente Lula disse que não cortará essas verbas porque sabe da importância da educação e da saúde para o desenvolvimento da nação.
Concordo com o artigo, a educação precisa de um planejamento de longo prazo e para isso precisa de um planejamento financeiro que seja eficiente sempre.
Esse governo no palanque falava em grande investimento na educação. Não veio uma caneta. Universidades em greve não conseguiram nada. A promessa seria inÃcio de 2025. Pagando pra ver.
Como já mencionado em outro comentário, a sazonalidade ocorre também no ensino superior federal e em várias outras áreas do governo federal: tudo está amarrado ao orçamento anual aprovado pelo congresso e, se o órgão conseguir economizar em alguma despesa, pior pra ele porque terá que devolver ao governo. Não é possÃvel planejar a longo prazo.
Isso realmente é uma loucura. E é pior no ensino superior. Quando sobra dinheiro em dezembro as pessoas correm pra comprar supérfluos e equipamentos que precisam de vaquinha com pesquisadores tirando do bolso pra fazer as coisas funcionarem. Nos anos de vacas magras equipamentos quebram por falta de manutenção preventiva e ficam quebrados até um novo ano de vacas gordas.
Cilada, Bino! Permitir q governos informem que metas foram cumpridas e retenham recursos do FUNDEB? Prefeituras e governos estaduais?! Melhor seria criar outro fundo de natureza emergencial e alimentação d longo prazo, para não comprometer o orçamento anual. Flexibilizar o FUNDEB é cilada.
Os números de proficiência em matemática sugerem que cerca de 20% estão aptos para o ensino médio. Vamos chutar que destes, metade esteja apta ao curso superior. Chegamos ao que li de um educador americano, segundo o qual apenas quem tem talento acadêmico deveria cursar uma universidade, o que dá uns 10% da população em torno dos 20 anos. Ele avalia que grande parte dos graduandos dos EUA estão perdendo tempo e dinheiro, apenas para não ficar com fama de acomodados.
Rafael, exatamente. Se o filho não talento para música ou esportes os pais aceitam. Mas talento acadêmico tem que ter. Como se a maioria dos trabalhos, inclusive de gerência, precisasse de mais que 4 operações.
A universidade nunca foi para todos. "E tá tudo bem." O problema é querer empurrar goela abaixo que "para você ser alguém na vida, tem que fazer um curso superior". O ambiente acadêmico seleciona aptidões e traços de personalidade. Quem porventura não se encaixar, muito provavelmente estará fadado ao sentimento de fracasso - afinal, "fulano conseguiu e se saiu bem, por que eu não consigo?"... Não a toa o preenchimento de vagas está batendo recordes em valores mÃnimos.
No caso brasileiro é um pouco pior, pois envolve quotas e dinheiro público gasto em universidades federais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Laura Machado > Se a educação não é sazonal, por que o seu financiamento é? Voltar
Comente este texto