Ilustríssima > Direita e religião souberam manipular raiva dos pobres, diz Jessé Souza Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Souberam manipular mas ao mesmo tempo, não fazem nada,ou quase nada, para diminuir sua exclusão. Ao contrário, os manipulam através de uma ideia distorcida de meritocracia e teoria da prosperidade. São vistos como mão de obra barata pelo mercado ,fiéis leais porém incultos pelas igrejas.
Percebo que não é só o evangélico que cai na armadilha não, conheço muitos católicos, que agem iguais, defendendo deus, pátria e famÃlia.
Mesmo tendo muitas verdades no livro e na entrevista, há excessões nessa eleição, que souberam conversar com os pobres. Façam entrevistas com João Campos (PE) e Eduardo Paes (RJ). Seus desempenhos administrativos e de comunicação com o povo, mostra como se faz a boa polÃtica.
Nojo de quem chama direitos humanos de pauta identitária. Nojo desse fdap.
Será que não é possÃvel também transcrever? Que fetiche todo existe pelo podcast? Certamente haverá os que ouvem, e há os que preferirão ler como meio mais prático.
Tão simples falar pobre de direita. É só pobre. Sem essa de pobre de direita e pobre de esquerda. Com pouco grau de escolaridade tanto a exesquerda como a direita manipulam o pobre. Claro que se a dita esquerda tivesse se dedicado em melhorar a educação básica da população nesses 20 anos em que está no poder os pobres teriam progredido e estariam escolhendo melhor os nossos polÃticos. Outra coisa. As polÃticas citadas não são de inclusão e sim compensatórias e feitas dos dois lados.
Uma rara abertura do jornal para um discurso sociológico necessário mais que nunca esse pretende sair duma crise humanitária profunda e com raizes fundas num sistema apodrecido de mercado sobre mercado com sua sujeira e ganância, hedonismo e barbárie.
E a dinâmica do capitalismo nos últimos 40 anos, sem comentários?
Até que em fim, abriram espaço para que alguém dissesse a verdade, verdadeira desnudando do essa hipocrisia que vivemos. Parabéns Jessè.
Gosto de entender essa coisa, onde o Estado passou a ser criminalizado, e a criminalização do voto do povo que ganha até três salários mÃnimos com o discurso de que eles elegem corruptos , onde na verdade é uma estratégia de ideias envenenadas, onde os verdadeiros corruptos (faria lima - mercado) se apropriam do estado e o usam como uma máquina de comunicação para falar mal da corrupção levando grande parte da igreja evangélica com suas pautas identitárias e falsos moralismos.
Quer dizer, imagino que o jornal não sabe de seu papel. Preconceituoso, não liberdade de expressão, falta de argumentos.
O mal q assola qualquer nação é advinda da esquerda. Não há pragmatismo previsto na cartilha socialista.
Importante, que bom que existem muitos nomes. Kkkkkkkkkk
Independente de partido, não pode deixar de ser visto que a fsp mantém mesmo mantra. Assumir que é avatar do jornalão. Kkkkkkkkkk Muda de emprego, Gestapo.
Vá dormir, petista!
Jessé acorde. Te respeito e te admiro. O mundo mudou. Mude o seu discurso!
Direita decorativa, Patão amarelo, 22 partidos, seitas, 428 polÃticos e outros souberam manipular raiva dos pobres coitados uniformizados de amarelo do ´Não vou bancar o pato` que hoje estão no breu, com boletos atrasados e com 'pregos' nos botequins, diz ´´A Manipulação do Público: PolÃtica e Poder Econômico no Uso da MÃdia (Edward S. Heman, Noam Chomsky).
O Brasil é um paÃs mestiço, não tem essa de negro ser desumanizado, só na cabeça desse histérico.
Sou branco, com cara de europeu. Meu genro é negro, pergunta quem a polÃcia aborda na rua, sem motivo aparente.
A religião é uma exÃmia manipuladora das massas 7
Esse Jesse, saiu de onde mesmo?
Faltou dizer: "aprendam comigo, seus burros".
"Não há nada tão absurdo que não possa ser acreditado como verdade se for repetido com frequência suficiente" (William James). Essa observação foi implementada pela maquina de propaganda nazista e tornou-se conhecida como a Grande Mentira. (TUDO isso é a práxis da extrema direita, também aqui no Brasil)
Tem outra, se o seu antecessor for melhor que vc , esconda o passado. Os EgÃpcios nos tempos dos faraós era muito comum apagar escrituras nos templos. Aqui param tudo que antecessor tenha feito de ruim ou de bom, aà entendemos porque não continuidade em programas.
Jose de freitas, seus comentarios expressam exatamente o q eu penso
Osmi, deixe eu desenhar, o brasil é pobre, entao é o pobre q decide as eleiçoes meu filho, em qq lugar
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Relaxa man! Sou da periferia e bem longe de SP, pela lógica de que a direita tem o segredo pra salvar o Brasil, São Paulo e Rio de janeiro, era pra ser paraÃsos na Terra Brasilis, no entanto estes dois lugares, estão tomado de milicianos e outros bichos, são os lugares que colocam criminosos no poder, e estão espalhando pelo Brasil inteiro. não tem essa de que em todo o paÃs o crime compensa, RJ e SP, estão ano luz a frente. E o crime está no poder.
Pena que pobre parece não entender isso, quando vai entender isto?
A ignorância permite que de tanto apanhar o pobre goste do chicote.
Gostei da sua definição.
A periferia de São Paulo, é o fiel da balança, se ela pende pra esquerda a esquerda ganha, se ela pende para a direita, a direita ganha, isso é para qualquer nÃvel de eleição. Seja ela, municipal, estadual e federal, não tem outra cidade com maior concentração de pretos e pobres. Assim como o Rio de janeiro, São Paulo sempre foi governado pela direita, no entanto não vejo nenhum paraÃso nesses lugares!! Não se enganem, agora é a vez do enganadores...vamos ver até quando as igrejas aguentam menti
No máximo centro direita ou centro, passamos por todos os partidos da direita ao centro no estado, já na prefeitura tivemos da direita, centro e esquerda. Mas a nÃvel estadual se o problema está na esquerda deverÃamos estar as mil maravilhas. Será que a nossa direita é muito melhor que esquerda? Por isto não acredito em candidatos que prometem demais, se fosse fácil alguém já teria feito.
Não há nada tão absurdo que não possa ser acreditado como verdade se for repetido com frequência suficiente" (William James). Essa observação foi implementada pela maquina de propaganda nazista e tornou-se conhecida como a Grande Mentira.
Osmi, o pseudo sociologo, aguentar o legitimo ja é dose, imagine o osmi
Esperava um artigo com Jessé de Souza, veio uma com a Ilustrissima Conversa. Enganação.
Religião é a idolatria do ego de seus lÃderes. O mesmo ocorre com a polÃtica dos caudilhos. Ou seja, o que existe é uma disputa de poder sobre quem consegue manipular mais as massas; se os lÃderes evangélicos, ou polÃticos de direita; além também daqueles vistos como "progressistas" que amparam no caudilhismo. Mas a questão principal é: a esquerda não sabe explicar como foi eleita em 2022 e teme não repetir o feito, depois do resultado das eleições municipais.
Márcio com Lula no páreo ninguém ganha em 2026, pois ele é muito maior que a esquerda. Com a máquina nas mãos ninguém ganha 2030 é outra coisa.
Roberta Melissa pelo que eu entendi vc considera que os "opressores" de hoje são os politicos de direita , apoiados por pastores e lideres evangélicos. Quem influencia os votos de seus fiéis não são mais os politicos "progressistas" de esquerda mas sim "influencers religiosos" como Silas Malafaia e Pablo Marçal com os quais a esquerda brasileira ainda não conseguiu fazer um acôrdo . Voce pode ter razão . Os "oprimidos" que votavam na esquerda mudaram de lado em busca de melhores resultados.
Em partes um pouco de filósofo que disse a 200 anos que religião é o ópio do povo. Quanto mais indignado e sem perspectiva, o apego a religião vira saÃda, e quem se colocou espertamente em defesa dessa pauta foi a direita.
Atualizando esse pensamento: O uso da cocaina pelos os ricos e do crack pelos pobres estaria sendo a saÃda encontrada pelos indignados para conviver com a miséria moral e material que lhes vem sendo imposta pelos politicos "progressistas" há décadas. Essa mudança para a "direita", em minha opinião, não seria uma opção religiosa mas sim uma opção pela sobrevivência. Bem que o Lula avisou que a esquerda precisa se atualizar.
Infelizmente a esquerda brasileira não quer nunca a progressão financeira do pobre. Eles querem sempre que o pobre fique dependendo de bolsa disso e do bolsa aquilo, pois ali eles tem um contingente de miseráveis enorme, que votam neles, e que sempre vão depender do estado para tudo, povo pobre que nunca vai ser dono de nada.
Já se vão 20 anos da esquerda no poder e nunca vi um esquerdista dizer que melhorou de vida às custas do seu esforço e trabalho e pautado pela lógica esquerdista.
Marcelo, eu sai da miséria e hoje tenho muito dinheiro para os padrões do Brasil, ganho acima de 30 salarios mÃnimos, minha esposa morou ate os 21 anos na pior parte da favela chico mendes, a mais violenta de mina cidade, hoje e membro do MP também ganha acima de 30 salarios e era chamada por seus colegas na quarta e ultima graduação que fez em psicologia por branca rica elitista do judiciário, afinal a esquerda adora a miseria e odeia qualquer um que saia dela
De mil oitocentos e vinte e vinte e quatro até os dias de hoje a esquerda nunca teve 367 companheiros na Câmara e 61 no Senado (mais de dois terço), mas a direita sempre teve. O ´Grande demais para quebrar` foi dependente do Estado ou não? A grande maioria (e bota maioria nisso)dos eleitores votam em acordo com a capas de veja, IstoÉ, Época, das manchetes e editoriais de jornalões, do Jornal Nacional, demais canais de TVs, das tias do zap, Pan, Oeste, B Paralelo, do ''bispo'',do ''apóstolo'' etc
Kkkk não ouviu sequer 1 min da entrevista, pois expressou exatamente o pensamento do pobre de direita! Kkkk isso prova que o entrevistado está corretÃssimo!
Liberal, de onde você tirou isto ? Kkkkkkkkkk Seu comentário é preconceituoso, todos pobre é preguiçoso. Já sei, você está seguindo o roteiro do jornal. E eu que sou preguiçoso !!! Arruma um emprego de verdade.....
Marcelo, o pobre e liberal, que trabalhar estudar progredir e empreender, agora se você e preguiçoso e não tem vergonha de não se responsabilizar por suas vida e desejos, uma bolsinha e uma vida de m serve, é o pobre de esquerda, que é minoria...
Parabéns, nós ajude a entender, como está parcela da sociedade, pode alcançar seus sonhos ?
Ainda bem que ele é bom, imagina se fosse ruim, aà ninguém ia prestar para ele.
E a ralé continua num crescente! Jesse é muito bom!
Doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), mais um militante travestido, dessa vez de sociólogo. Jogando pedra em tudo aquilo que ele não gosta, religião, polÃcia e por aà vai, é bem do jeito deles, e ainda dizendo de forma explÃcita que os pobres foram manipulados, resumindo, questionando o direito democrático das pessoas votarem em quem elas bem entendem.
Não só pobres como remediados, classe média baixa, classe média média e talvez até mesmo a classe média alta são manipulado(a)s. Leia: ´´A Manipulação do Público: PolÃtica e Poder Econômico no Uso da MÃdia`` (Edward S. Heman, Noam Chomsky).
Irretocável Marcos, faço das suas, as minhas palavras.
Aparece, das catacumbas, cada vermelho, para fazer análise enviesadas. Jesse de Sousa?
Jessé ilumina com objetividade. A falta de livros, cultura, arte, refinamento intelectual e humanismo forjam o medÃocre de direita. Seja rico, pobre ou classe média, a direita é medÃocre, sempre contra o governo de esquerda que promove economia forte, bem-estar social, inclusão e melhor distribuição de renda. A elite chucra do paÃs acha que esquerda é Coreia do Norte, comunismo, a patética linguagem neutra e banheiros unissex, Rss (Ninguém na esquerda se preocupa com isso! Não é pauta!!!)
Comentário perfeito, Fernando, subscrevo!
Ilumina túnel!
Excelente. Perfeito. O ódio se encontrou. O ódio arrumou um espaço e a direita disse estamos juntos. As igrejas apenas surfam no embalo e tirando seus dividendos
Bom, como os pobres, podem alcançar seus direitos !!! No consenso geral, qualquer um contrário ao sistema, tem etiqueta de Os únicos beneficiários dessa divisão/apelidos são os representantes do neoliberalismo. O representante da esquerda caviar, não tem culpa da privatização da eletricidade, bem como da má zeladoralia da cidade. Uma sugestão ao prefeito, siga a cartilha neo liberal, desmatar 100 % do municÃpio, no mÃnimo o problema com a Enel acaba.
Ele é muito irregular, em a Ralé Brasileira apresenta um belo trabalho descrevendo as caracterÃsticas e dramas da população pobre. Em outras obras, o que se vê é indisfarçavel militância, como quando passa pano para a corrupção estatal , especialmente na Petrobras, e vê a classe média brasileira apenas pelo prisma do privilégio.
Não precisei passar do segundo parágrafo dessa reportagem para chegar a essa conclusão. É triste você ter uma pessoa que gastou tanto tempo estudando pra chegar a um raciocÃnio desse. Extremamente militante de uma causa falida que não tem nenhuma perspectiva para o cidadão comum melhorar de vida.
Joao Garcia, olha que legal, vivemos em uma democracia, imagina se o Maduro gostasse deste autor e vc vivesse lá, vc estaria escrevendo isto? acho que isto é uma maravilha. Vc precisa concordar dele?, e vc foi educado ao discordar, isto é muito bom, eu entendo também que nós temos duas classes medias e duas ricas (pelo menos), uma que trabalha e outra que vive na teta, sonegam, desmatam, poluem e enganam, temos operações da PF todo dia como prova disto.
A grande realidade é que quem é pobre quer comida na mesa e, de forma contrária, não quer ser um militante de pautas identitárias, não é importante para quem chega em casa e encontra a geladeira vazia. Pobre quer poder ter um carro bom, uma casa boa, pode sair para comer fora todo final de semana. O grande problema foi essa esquerda caviar, liderada pelo PSOL, que começou a achar que o pobre, ao invés de lutar pelo fim da desigualdade de renda, precisa lutar pela ampliação de pautas identitárias
Resumindo fernando, o pobre é liberal
Corrigindo, idem PSDB
Fernando porquê só o PSOL, a esquerda está perdendo porque nao se modernizou, porque não aceitou que errou e puniu os seus (idem PSD), quando tem uma oportunidade de mostrar que está evoluindo e se modernizando, vai ao foro de São Paulo e defende Maduro, me desculpe. Eu acho que ainda é mais moderno que o PT, o problema que o PT mata qualquer renovação no ninho. A direita que está surgindo é péssima, mas a amioria dos partidos de esquerda conseguem ser piores.
Manter o povo ignorante, mão de obra barata e sobrando, divisão de renda extremamente desigual, qualquer lampejo de desenvolvimento é associada a corrupção. Memória seletiva dos fatos, bode expiatório. Problemas muito antigos, e quem governava na época? Fsp sendo mandrake, manipulando.. Quem são os atores por detrás disto ?
A literatura de jesse de Souza é chata, cansativa e de difÃcil compreensão. Pensar que através desse linguajar vai atrair, está muito enganado. Dentro desse mundo fechado em que vive o sociólogo, é incapaz de reconhecer que a esquerda falhou e as pessoas cansaram desta retórica q segrega o pobre do rico. Vc pobre sempre será pobre, e se ficar rico não servirá mais para os propósitos desta esquerda. Ninguém acredita mais na esquerda, apenas os ricos de apto com foto do Chê
Anderson, deixa ele nao consegue, nem leu o texto que está na materia, imgina um livro.
Porque se deu ao trade ler ?
Getúlio, o texto é muito bom, é longo, mas é bom. Desculpe mas ele não vive em um mundo fechado. Nós vamos ver a mesma coisa ocorrendo daqui uns 15 anos ou mais, pois o projeto da direita que está aÃ, não vai resolver nada disto, quantos projetos eles apresentaram? O Bolsonaro, perdeu para ele mesmo, presidente tem que gostar do cargo e de gente, ele gosta de gente que gosta dele. Fui claro?
Está aà alguém que leu todos os livros do Jesse, mas parece que não compreendeu nada.
O PT conseguiu cravar na Esquerda o rótulo da corrupção, que é historicamente caracterÃstica de vários governos de direita (os generais da Ditadura, SArney, Collor, Bolsonaro, etc). Basta ver os comentários aqui pra entender que o ódio é estimulado pra encobrir incompetência e falta de caráter e elegermos Zambelli, NÃkolas, Sargento Fahur, Soldado ADriano, Bolsonaros (que nunca trabalharam assim como o filho do Lula)... triste
Boa tarde Éverton seu comentário é perfeito e para piorar estamos elegendo muito dos ficaram pendurados em todos estes governos, achando que estes farão algo de diferente? Eu não acredito pois os fatos não mentem. De todos que vc mencionou acima são expoentes da nova direita, que já estão no congresso em sua maioria desde 2018, o que fizeram de bom? O que melhorou nossa economia e nosso IDH.
E o intelectual ainda chama o povo de bastardo?
Povo nao gosta de band ido, povo acredita em Deus, povo admira quem trabalha, povo gosta de luxo
Marcos esquerda , liberalismo e direita são fantasias de mundo perfeito impossiveis , porem se compararmos como vive e que oportunidades tem o povo em estados liberais e empreendedores como SC por exemplo e comparamos com estados governados pela esquerda identitaria e assistencialista e comparamos os indices como idh, segurança, qualidade de vida, remuneração os dados são chocantes. Podes me dar qualquer estado que comparo por exemplo o indice que quiser em 10 anos, o liberalismo e muito a frent
RSSSS, Florenntino esspero e torço para que vc esteja correto, todos gostam disto, mas uma pequena parte consegue no mundo, em paises com elevedissimo IDH (Dinamarca, Holanda e Noruega) não chegaram neste mundo perfeito, tipo ilha da fantasia, porquê vc acredita que a direita que temos irá nos proporcionar isto?? E não adianta esta historia de mudar o mind set, não terá espaço para todos.
Disse tudo!!
Se manca, gente, façam uma auto ctitica de verdade, senao vcs vao desaparecer
Eu me espanto com esses intelectuais de esquerda q tentam explicar o fracasso da esq, expondo os defeitos da direita
Quando os intelectuais de esquerda como Jessé conseguirem me explicar com argumentos lógicos porque o comunismo não deu certo em Cuba depois de 65 anos em que o "povo" está no Poder eu prometo diminuir minha criticas às tentativas fracassadas da esquerda brasileira em tirar o nosso povo da miséria e da criminalidade. OBS: eu disse argumentos lógicos. Não vale culpar os EUA pela miséria de lá e nem as nossas "elites predatórias". pela miséria daqui.
Desça do salto flor, pois só tropeça.
Nós comentários, a pobreza de direita aflora kkkk
Pois é, Osmir, às vezes dá pra chorar, mas preponderantemente dá pra rir. São muito b ur ro s... Nelson Rodrigues foi na mosca!
So o pobre preguiçoso que nao tem vergonha de não se responsabilizar por sua vida e por seus desejos é de esquerda, não se importa com sua vida de m vivendo do assistemcialismo, a maioria e liberal, quer trabalhar , estudar empreender , se responsabilizar por sua vida e desejos
Exatamente, Osmir ainda vão se virar contra a direita daqui uns 15anos, se tudo correr normalmente. A direita que temos aà acha que lei não deve ser cumprida. Veja o caso dos velhinhos de BrasÃlia, muitos cairam no conto do vigário e serviram de bucha de canhão, mas chega na frente de um juiz e diz que vc desconhece uma lei, ele vai te responder o seguinte: Desconhecimento de uma lei não serve como halibi para se comenter um crime. Se aprovarem um indulto com este argumento será um perigo.
Depois de 20 anos no poder, prometendo picanha, cerveja e prosperidade e entregando corrupção, incompetência, discursos baratos e enriquecimento da Burocracia Petista, o Petismo ainda se surpreende com o seu descredito. Então arranjam psicólogos para dar uma explicação acadêmica mirabolante para o fato, completamente afastado da realidade
Só escreveu mentiras e desinformação! Lula foi o maior e o + Ãntegro presidente da história. Tirou o paÃs de 14ª e elevou-o à 6ª economia do mundo, acabou com a miséria, trouxe o pleno emprego (fato, números, ninguém nega!), fez o Brasil ser admirado no mundo inteiro. Todo grande lÃder mundial quer apertar a mão do Lula. 90% da corrupção em seu governo foi praticada por outros partidos (fato) mas a corrupta lava-jato inventou que o PT era o vilão. História e justiça provaram a inocência de Lula.
Falou o defensor do bolsonarismo, daquele que é corresponsável por centenas de milhares de mortos por Covid, sem nunca ter trabalhado na vida comprou centenas de imóveis, a metade comprada em dinheiro vivo por 26 milhões de reais.
Jose lesl comentario preciso
A esquerda ficou 20 anos. A direita há 500. Ou, melhor, 480. Mudou? A escravidão acabou mas... A polÃcia está nas ruas mas...O Congresso está mais conservador do que nunca. Todavia o Código Penal não muda, o paÃs não se industrializa, não falamos de ferrovias, e "livre iniciativa", para a direita daqui, é ser coach, influencer ou dono de um pequeno comércio com bastante engajamento nas redes. Não conheço nenhuma potência econômica que distribuiu riqueza dessa forma. Obs: não sou esquerda.
Digo, sociólogo
Jessé é a continuidade de Paulo Freire, marxistas que descobriam que a "revolução" não mais será feita pela classe operária mas sim pela "classe universitária". Não se trata mais de opor empregados e patrões na luta do oprimido contra o opressor. Opressores agora são de uma categoria social mais ampla - homens brancos, ricos e heterossexuais. A categoria dos oprimidos é mais restrita: mulheres pobres, negros e homossexuais. Universidades e imprensa ja conquistadas restam as "Instituições".
Perfeito comentario j freitas
Um exemplo maravilhoso do progressismo está no que aconteceu na Universidade Federal do Maranhão com a cantore que mostrou seus dotes traseiros no dia de ontem. O Brasil deve ser hoje o paÃs mais bizarro, não do planeta, mas do Universo.
Não. Os "opressores" são, agora, os pastores, grandes lÃderes "evangélicos" e os polÃticos que eles apoiam. Eles enganam o povo com a Ideologia da Prosperidade com a ideia de que, vendendo na internet ou tendo o seu negócio, todos "chegarão lá". Além disso, transformam os crentes em fanáticos, submetendo-os a um conjunto doutrinário que não tem base no Evangelho de Jesus. É isso que a esquerda ainda não percebeu: o "opressor", agora, é outro.
Vivemos numa sociedade igualitária em que as mudanças são desnecessárias. Já está tudo certo. Viva a morte!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Direita e religião souberam manipular raiva dos pobres, diz Jessé Souza Voltar
Comente este texto