Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Dolci

    Vai estudar melhor, o bolsa família leva renda a quem não tem nenhuma, promove consumo de bens, beneficia os minúsculos mercadinhos que existem nas cidades mais pobres do país, gera emnprego e desenvolvimento. A direita só diminui impostos dos ricos, parece que não leu a entrevista.

    Responda
  2. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    A estupidez é mãe da ignorância e sempre aparece numa entrevista de bom nível. O racismo também é filho dessa ultradireita que avança no mundo inteiro.

    Responda
  3. Joao Damaceno Oliveira

    Quando eu vejo os estádios de futebol repletos, lotados, eu penso e nem reclamam do preço dos ingressos. Um ditador romano criou uma célebre frase: "O que o povo quer é pão e circo!"

    Responda
  4. JOSE RAMOS VIEIRA

    O populismo de esquerda tem um chamariz perigoso . Estado pai dos pobres . Dá esmolas (Música de Luiz Gonzaga : Doutor muito obrigado pela ajuda dos sulistas , mas um homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão ) . Milhões de nordestinos vivem de bolsa auxílio . Cidadãos viciados em migalhas . A Direita é mais pragmática . Abre o mercado com menos imposto para dar emprego . Estudar e trabalhar para vencer com méritos . O retirante LULA foi ser aprendiz de torneiro em SP

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Isso mesmo. Algum problema com ascensão social? Se deu tão bem que já foi presidente três vezes. Direita pragmática? Realmente: os 400 bilhões públicos para o agro são de um paizão estatal dos ricos. Nunca vi um pragmatismo tão grande.

    2. O Raffa

      Enquanto tem os pobres viciados em migalhas, no Brasil, temos os ricos viciados em subsídios?

  5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A recíproca pode ser mais verdadeira: fundamentalismo religioso, racialização das relações sociais(patrocinada pioneiramente pela Fundação Ford) febre armamentista e alienação, muita alienação puritana !

    Responda
  6. DANIELA FRANCO

    Excelente entrevista!

    Responda
  7. Marcelo Moraes Victor

    Hoje somos em várias coisas muito melhores que os americanos Nosso sistema eleitoral é decente, equilibrado, fiscalizado pelo judiciário. Não aceitamos racismo e nazismo. E temos saúde gratuita para toda população. Se acham ruim, vejam os USA. São primitivos perto de nós e da Europa

    Responda
  8. Fabiano Jorge stainzack

    Os EUA bebendo do veneno que difundiram na América Latina no passado ...

    Responda
  9. Rogerio Lima Afonso

    A semelhança apareceria no messianismo, em que Trump demoniza Chineses e Imigrantes e o nosso Antônio Conselheiro demonizava a República...populistas como Getúlio e Péron, conduzia as massas sem invocar demônios.

    Responda
  10. MARIA F LUPORINI

    O capitalismo tem crises cíclicas devido ao acúmulo para uma minoria, que é inerente ao sistema, e quando essas crises aparecem, o resto da população, enfurecida e alijada de seus bens, é cooptada por líderes violentos, corruptos e ditatoriais. Florescem Trumps e Bolsonaros.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Ou Chávez e Maduros.

  11. osmar Carneiro

    De todo o modo como Trump/Bolsonaro se apoiam em mentiras, logo sairão de cena. E assim aos trancos e barrancos seguiremos em frente.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Vai haver outra onda após essa onda de extrema-direita e esse esgoto vai se fechar. Tenhamos paciência.

  12. Matheus Battistoni

    Quem abala as instituições é o empresário que cínico que contrata imigrantes ilegais para pagar menos que um salário mínimo. Deportar o ilegal é proteger as instituições e cumprir as leis.

    Responda
  13. luiz sergio zenha de figueiredo

    A causa da decadência econômica das classes trabalhadoras e média foi a troca das políticas sociais democratas do New Deal pelo neoliberalismo, que gerou uma tremenda concentração de renda.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Muito bem lembrado Luiz Sergio.

  14. José Fernando Marques

    Esperava mais da entrevista. Não das perguntas (eram essas mesmo), mas das respostas, amplas demais.

    Responda
    1. Humberto Sobrinho

      Boa tarde. Responda as perguntas, com base nos seus estudos, e publique a sua obra. Assim poderemos avaliar o seu conhecimento sobre o assunto.

  15. Márcio Marques Alves

    Não dá pra saber o que é pior: o populismo de direita e de esquerda, ou o elitismo de esquerda - com desculpa de que fazendo mais pelos ricos, os pobres também ganhariam.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Luiz Carlos, tem certeza que a esquerda no governo não faz muito pelos ricos? Se fosse o contrário, a esquerda estaria mais alinhada com líderes populares e não com banqueiros ou grandes empresários, os quais vivem mamando em subsídios do erário público e quase nada contribuem para bons resultados de crescimento do PIB. A esquerda hoje adotou pautas identitárias para não ter que falar de problemas sociais clássicos e muito mais antigos.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Pelo contrário Márcio, a esquerda faz mais é pelo pobre, as elites é que drenam (com o tempo) as riquezas, assim como o rio que corre para o mar

  16. Newton Broetto

    Parece que estamos vendo em tempo real a ruína da civilização.

    Responda