Celso Rocha de Barros > Partidos de esquerda terão de formar uma federação partidária Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eita, meu caro Celso, 'cabei perdendo o debate dominical. Deixo, tardiamente, uma pelota da minha preocupação: acho que foi o Vladimir Safatle quem fez uma afirmativa dolorida de que "a esquerda está morta". Isso me ocorre porque seu arrazoado nos coloca uma certa homogeneização esquerdista, uma indiferenciação; ao mesmo tempo, em um nÃvel estratégico, uma adaptação ao "método da direita". Bem sei que não é aos métodos infames de funcionamento, mas a zesquerda tá perdendo cara e entranhas...
Acho as federações um engodo. Por exemplo: há muito eleitor do PT ou PDT que acha a Tabata uma neo liberal. Pois ele, votando num bolivariano raiz que não se elegesse, poderia ajudá-la a conseguir a vaga. O ideal é cada partido ter o máximo de homogeneidade numa eleição proporcional como a nossa.
Artigo escrito por um torcedor, não por um cientista polÃtico.
Oh... a esquerda voltará ao lugar onde sempre pertenceu: um lugar pequeno... continuará culpando o mundo, a classe média, a direita, sempre extrema, todos. E nunca vai olhar o próprio umbigo deslocado do senso de realidade. Sequer utilizam a palavra povo mais, não se lembram mais que existe um povo, vivem nos grupinhos identitários sem conversarem com o povo, que não está nem aà pra banheiro inclusivo, linguagem neutra e sexualidade alheia. Vocês se perderam e são motivo de riso.
Esquerda perfumada com esquerda sem perfume pode dar uma média boa. Vale a pena ver.
O buraco em mais embaixo. Se mesmo no inÃcio da redemocratização nos anos 80, quando a maré era totalmente favorável, a esquerda não se uniu, conseguirá agora? Foi no tempo em que o PT não fazia alianças com as elites, não aceitava financiamento de empreiteiras e bancos e seus integrantes acusavam raivosamente o Brizola de ser populista, personalista e ultrapassado. Depois de tantos anos, ainda não são capazes de tentar entender o mundo antes de querer alterá-lo. Se quisessem, ......
... poderiam começar pela análise do movimento identitário, a qual foi realizada pelo brilhante filósofo Frederico Krepe, entre outros, no vÃdeo "Identitarismo X Esquerda" ( disponÃvel no YouTube).
Concordo com uma federação entre os partidos de esquerda no Brasil, desde que na hora de lançar candidatos fosse feitas convenções e, tais convenções fosse respeitada. Que nunca seja como as convenções do PSDB, cheia de vaidade polÃtica. Se houver vaidade, tal federação se auto destroem como aconteceu com o partido social democrata brasileiro. Enquanto Lula existir, o PT viverá em função dele, Um dia talvez muito breve Lula deixará de existir...
Essa derrota eleitoral da esquerda nas eleições municipais de 2024 é uma faca de dois gumes para a direita e extrema direita. É que deixou Lula mais decidido a se reeeleger em 2026, bem como, depois, Lula ter de eleger Haddad em 2030, e, possivelmente, reeleger em 2034 (como fez com Dilma).
Tudo bem, mas sem Dilma 2.
Ah, então tá...
Como se bastasse estar decidido.
Uma boa reflexão. Porém dentro da direita há muitos vaidosos que na ausência de uma esquerda forte, a direita se auto destroem . Não creio que haja ideologia polÃtica no Brasil e , sim uns mimados querendo chegar ao poder. Pessoas como Ciro Gomes e Aécio Neves por exemplo. Esses vaidosos ao não serem os escolhido, fazem birrinhas contra o escolhido. Lula só lidera o PT, porque mataram seus sucessores no ninho. No pós Mensalão, mataram José Dirceu, José GenuÃno e Antônio Palocci.
Quando voçê coloca o PT como partido de esquerda ou extrema esquerda ,precisa ser mais explicito de qual o PT voçê estar se referindo ,o PT que estar no governo, é um PT de centro ,que poderia dizer de centro direita ,basta ver há composição de partidos !
O PT foi obrigado a conviver com Deus e diabo ao mesmo tempo, se quisesse governar. Por isso que o lide deste partido é o eterno Lula, nosso melhor pelego!
Isso não é matéria. O militante de redação quase faz um tutorial para a esquerda. Em tom de lamento, admite que a direita faz acordos com o povo. Enquanto a esquerda faz conluios e formações espúrias visando o poder e a cohhupção.
O sujeito não sabe nem distinguir entre uma reportagem e uma coluna de opinião.
O povo que tu fala é representado por Pablo Marçal e Malafaia? Acho que eu não faço parte do povo...
Mas não é matéria. É coluna de opinião! A sua opinião sobre quem faz acordos e conluios não interessa a ninguém aqui
Concordo com o fato de que precisa haver uma fusão mas o PT é difÃcil. Quer sempre o poder pra ele, aà fica difÃcil
O PT cedeu em muitas eleições municipais e estaduais, como poucos partidos já fizeram. Mas é claro q não abrirá mão de reeeleger Lula em 2026. E nem Lula abrirá mão de eleger Haddad em 2030 e, possivelmente, em 2034 (como fez com Dilma)
Sim Celso, tens razão, e digo mais , a esquerda deveria ter pensado nisso a dez anos atrás, vivemos a volta do conservadorismo baseado em sabe-se lá o que, mas ainda assim acredito que nos próximos anos a questão climática atropela a todos...
Acho difÃcil uma federação que una a esquerda. PSOl, Rede,PCO, PSTU, UP, PDT tendem a desaparecer. Já não conseguem superar as cláusulas de barreira e tendem a sumir do mapa. Talvez consigam algum suspiro juntos, mas, todos são hegemônicos. Essa sempre foi a tragédia da esquerda, pois, a direita, sempre que precisa se une. Até sem projetos e só por grana mesmo.
e tem partido de direita no Brasil? tem é legenda de aluguel que se vende como direita, todos são centrão na veia, quem pagar mais fica
Acertou na mosca! Por dinheiro, todos os partidos se comportam com prostitutas, se deita com qualquer um.
A fábula do estado provedor comandado por dirigentes que se locupletam com as benesses do poder não engana mais as massas. Deu PT
Anete se esquece que quem utiliza os serviços públicos são boa parte das vezes os mais pobres. Essa é a realidade. Quem tem condições econômicas busca Educação, Saúde, Segurança, infraestrutura (os melhores aeroportos estão sob concessão), só para citar alguns casos, no sistema privado.
Que ganha uma nova revolução 'a francesa'. Será inevitável se a extrema direita ocupar a totalidade do poder. Não a curtÃssimo prazo, mas, poderá acontecer.
Seria o Mercado o provedor? Privatiza que melhora. Sem o Estado não terÃamos um sistema de saúde gratuito, que foi essencial na pandemia de COVID. O SUS possui um sistema de vacinação e transplante de órgãos impecáveis. Não terÃamos o creches, ensino fundamental, secundário e superior gratuitos, nem garantia de uma aposentadoria. O paÃs seria um enorme Mercadão, um salve-se quem puder, ou quem tiver uma boa condição financeira.
Prezado Celso, acho um erro se montar uma coalizão jogando caxangá. Vejo como primeiro passo a formação se uma Carta de PrincÃpios, a partir da qual se construa um Discurso. Caso contrário será como uma comissão; um bicho com muitos membros e nenhuma cabeça. Até hoje as facções do PT não chegou a um acordo entre si, imagina com outros partidos. Uma carta de princÃpios éticos é uma Constituição, fixa a aliança em suas bases, em lugar de fogueira de vaidades e castelos no ar.
Parece que nem Carta de Principios funciona no Brasil. Vide a lei da ficha limpa. Serve para que, se candidatos com ficha mais que suja podem se candidatar sem problemas, sao eleitos e feito isto podem assumir o cargo também sem problemas. Eles mesmo fazem valer a Lei da ficha suja.
João Paulo II destruiu as Ceb's e deixou os evangelistão no lugar.
Segundo projecoes até dois mil e trinta, evangélicos serão maioria, e o Brasil, Estado teocrático de Direita. A Esquerda já abandonou as Cebs, perdendo as periferias. Hoje o pobre vota na Direita, como se em fábula , galinha estupida votasse na raposa. Ou as esquerdas constroem suas próprias igrejas, com pastores humanistas que conduzam seus rebanhos, ou o Brasil será da Direita, Satanás & Filhos.
Se a esquerda não discutir como romper o modelo neoliberal, discutindo o pão e o trabalho com o povão pobre desse paÃs, não tem gambiarra superestrutural que dê jeito.
O problema é a esquerda com grana. Fica tudo liberal.
O Flor é a Lili estão regorjisando com o pretenso avanço da extrema direita e os aderentes da direita hipócrita. Mas, surpresas virão por aÃ.
Em mais 72 horas?
Virão. Confia.
Foto com Aécio Neves e Paulinho da Força para falar sobre esquerda? É, estamos mesmo num mundo onde qualquer coisa pode ser dita.
É um mundo de inexcedÃvel glamour, com cenários de papelão.
Ate imago o o celsinho rezando toda noche: vira maré kkkkk perdeu mané
Kkkkkk
Quem nao conhece a bocarra petista ? O psb tem quantos ministros?
Tu ta descompensando celsinho, seu sonho era ser aquele colunista chato q foi embora e ta virando o macaco simao
A esquerda no Brasil somente se une na cadeia.
Kkk
Esse nem esconde que é esquerdinha! Rê, rê!
Adonay, acusar alguém de ser fascista é crime e ser leviano por vontade é falha grave de caráter.
E vc é analfabeto funcional, não sabe diferenciar matéria de coluna. Dó dó dó
E o Senhor nem esconde que é fascistinha, ré, ré, ré.
Vai virar a esquerquadilha da fumaça !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Partidos de esquerda terão de formar uma federação partidária Voltar
Comente este texto