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  1. Manoel Cardoso

    O que tem muito aqui no Brasil é corrupção e desigualdade social.

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  2. Carlos Telles

    Antes da privatização a malha ferroviária, com pouquíssimas exceções estava sucateada. Trabalhei na RFFSA e sou testemunha dessa transição. O governo não tinha condições econômicas de fazer o trabalho que deveria ser feito, foi empurrando até chegar onde estamos. Temos boas ferrovias de carga, as concessionárias diminuíram a quantidade de acidentes de trens, aumentaram a produtividade das malhas que são importantes. No mais tem muita gente que não entende nada dando opinião e falando besteira.

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    1. Gustavo Santos da Silva

      Quem entende de tudo é o senhor. Paladino da sabedoria ferroviária. Doutor e Phd em ferrovias nacionais.

    2. Leandro Piva

      Não é bem assim. Os administradores públicos optam por deixar de fazer investimentos, por sucatear, justamente pra justificar a privatização.

  3. Edgar Candido Ferreira Candido

    Triste ler isto, um bando de empresários desonestos que só pensam em lucro e o povo que se dane, enquanto eles ficam cada vez mais ricos. ABSURO !!!

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  4. José Nilson Gregolis

    Privatizar no Brasil , não funciona. Ninguém respeita. É ver o caso da privatização fa energia ma capital.

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  5. MARIA F LUPORINI

    As concessionárias recebem a malha privatizada e não investem o prometido. Com o sucateamento, o governo tem que reinventir recursos públicos que, posteriormente, serão transferidos para o "parceiro privado". O setor privado só lucra, os contribuintes só perdem.

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    1. MARIA F LUPORINI

      *reinvestir

  6. MARIA F LUPORINI

    Privatização no Brasil é roubo. Que sirva para a população entender que gestores públicos privatizadores, como o atual governador de SP, estão preocupados com o lucro fácil de acionistas em detrimento de bons serviços prestados à população. Ou então privatizam por caixa dois ou para receber propina.

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    1. Paulo Araujo

      Entendi. Na sua visão, devemos voltar ao tempo que se pagava quase o valor de um carro pela linha telefônica, e se esperava 2 anos para recebê-la. Ou reprivatizar a Vale, que tinha mais funcionários administrativos que técnicos. Ou recomprar os poços de petróleo on shore, que só davam prejuízo sob a gestão Petrobrás e agora tem mais de 100 empresas explorando e tendo lucro.

  7. Osmário Mendonça

    A verdade é que essa história de privatização nunca foi boa para o Brasil. Pelo que sei, os únicos setores que estão funcionando mais ou menos a contento: a siderurgia e a telefonia. Só que, como todas as privatizações, as empresas privadas não compraram e sim ganharam tudo de graça. Na verdade, com o faturamento do primeiro mês já pagaram o investimento e continuam eternamente lucrando bilhões, talvez trilhões arrancando as nossas riquezas e mandando pra fora.

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  8. amauri alvares

    A ferrovia é um exemplo de que setores estratégicos não devem ser privatizados, apesar de que já vinha sendo negligenciada. Transporte de passageiros e pequenas cargas não é lucrativo e nunca interessará à iniciativa privada. Se antes já eram negligenciados e estavam defasados , ao menos tínhamos ferrovias, trens estações e tranporte . Hoje temos sucata .

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  9. Paolo Valerio Caporuscio

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Paulo Jr

    Na minha humilde opinião, toda vez que um governo (praticamente qq um, e o atual não será exceção) fala em renegociar contratos com grandes empresas, muita gente dentro e fora ganha um troco legal.

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  11. Homero Feijó

    acho que entendi: devolvem o que deixaram se arruinar pagando 10% do valor. O governo reconstroi a um custo 10 x maior e então vem outro governo e "privatiza" (leia-se devolve) tudo renovado e openante a preço de banana. É a fórmula perfeita de nossas parcerias público-privadas e privatizações. O público arca com o ônus, o privado fica com o bônus. Provavelmente será feito o mesmo com a Enel... Enquanto isso o povo vai morrendo nas estradas lotadas de caminhões...

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    1. Osmário Mendonça

      Infelizmente a sua análise está correta. Privatização no Brasil é sinônimo de maracutaia, onde quem ganha sempre são as empresas. Aliás, tal e qual qualquer privatização em nosso país. Não tem uma sequer, onde a União tenha alguma vantagem, mas em 100% delas as empresas nunca perdem em circunstância nenhuma mas sempre saem ganhando.

    2. roberta melissa oliveira sales

      sim. cartas marcadas. sempre foi assim. empreiteiros ganhando por trás.

  12. Jose Bolpet

    A rodovia dos bandeirantes (90 km) foi construída em 26 meses, acontecimento raro no Brasil, e poucos sabem que no canteiro central da rodovia já está pronto o leito de uma ferrovia de media/alta velocidade cujo custo para finalização do projeto seria bastante reduzido. Os governos paulistas anteriores nada fizeram e o atual fala em gastar bilhões para construir uma nova ferrovia São Paulo/Campinas, e o pior, tem gente que aplaude.

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    1. MARIA F LUPORINI

      Sem falar que o atual governador foi ministro da infraestrutura por quatro anos e não fez nada significativo.

    2. roberta melissa oliveira sales

      Eles são todos assim. Trasnporte não é política de estado. É vitrine. Bastava construir ferrovias ao lado das atuais estradas. Tudo seria resolvido. Bastava parceria com a China para trazer as indústrias de vagões e trilhos pra cá para gerar emprego e criar o mercado da produção industrial das ferrovias. Muita coisa seria resolvida. Mas não fazem. Por que? Porque todos esses governos são fantoches manipulados por empresários que não mostram o rosto mas que ficam riquíssimos as custas de estradas

  13. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Só faltou um esclarecimento: se havia trechos já inoperantes, porque as concessionárias ficaram com eles?

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    1. Carlos Telles

      Porque foram obrigados, o governo não tinha como cuidar destas áreas para vender na época, não tinha nem condições econômicas, as ferrovias fizeram um tipo de zeladoria por 30 anos

    2. MARIA F LUPORINI

      Privatização no Brasil é maracutaia para enriquecer o gestor público que faz e os empresários que compram. Só quem perde é o povo.

    3. roberta melissa oliveira sales

      Para manter o sucateamento e, agora, transferir para o governo que vai bancar a modernização, superfaturada é claro, com o nosso imposto. Depois, o governo vende de novo com o papo de que privatizando, melhora. Veja bem, não estou discutindo privatização ou não. Estou dizendo que é um jogo de cartas marcadas para os empresários ganharem usando o governo como fantoche e nosso dinheiro como "investimento". Pobraza e atraso, no Brasil, dá lucro. Muito lucro.

    4. Amaury Kuklinski

      Porque pegaram a malha toda. Usam os trechos que querem e deixam os que não querem sem manutenção.

  14. Paolo Valerio Caporuscio

    Vão sonhando e se iludindo, notícia velha e que não se concretiza.

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  15. João Leite Leite

    Os políticos depenaram o Brasil. Levaram a dívida a um patamar impagável sem executar nenhuma grande obra importante para tirar o país deste marasmo. uniram corruptos de todos os partidos e empresários para saquear os cofres públicos. Se tivessem investido toda a dinheirama que entrou no país entre 2000

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    1. João Leite Leite

      São os políticos os responsáveis para o país estar neste estado de miséria. Mesmo porquê, os políticos tem obrigação de ter controle sobre os ricos. Quando os políticos se unem aos grandes empresários e políticos para saquear os cofres públicos aí o resultado é este empobrecimento de dar pena. Mas eles não se acanham. Continuam cavando buracos na dívida pública para garantir seu ego devastador.

    2. roberta melissa oliveira sales

      os políticos não. Eles são meros fantoches. São os empresários, empreiteiros e banqueiros, que lucram muito com obras, licitação e controle, com juros altíssimos. Levam todo esse montante pra fora do país e investem em grandes bancos para terem ganhos em dólar. Não investem nada aqui. A última vez que uma classe empresarial investiu o lucro de sua atividade econômica aqui foi os cafeicultores paulistas e os industriais que cresceram no final do XIX. De lá pra cá, é só exploração.

    3. João Leite Leite

      Entre 2000 a 2012 em obras de infra estrutura, na industrialização, na criação de polos turísticos, em educação e saúde hoje não teria nenhum trabalhador morando de baixo das pontes, nas encostas dos morros e nas ruas. O pior é que continuam cavando buracos na dívida pública para satisfazer seus egos devastador.

  16. Claudio Gomes

    Os comentários abaixo parecem esquecer que o PT governou por 15 anos e não fez nada para impulsionar o modal. Ao contrario, financiou caminhões como se não houvesse amanhã, e estimulou a indústria automobilística como nunca antes. E depois querem dizer que a culpa eh da privatização. Tenham dó e assumam seus erros tb.

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    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A crítica ao PT é justa e à privatização também.

  17. Claudio Gomes

    A ideia de que ás concessionárias vão pagar bilhões para devolver trechos economicamente inviáveis eh puro delírio. Simplesmente não vai acontecer. Não sei se o pior seriam as crenças fantasiosas do governo, ou o tom crédulo da reportagem.

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  18. Sergio Iatchuk

    Este é o melhor retrato das privatizações no país. Prometeram mundos e fundos, e o que temos hoje? Nada! É preciso responsabilizar os governantes que agem contra o interesse público e o futuro da nação.

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    1. Amaury Kuklinski

      Que eu me lembre, a única privatização que deu certo neste País foi a telefonia, pelo Ministro Sérgio, no Governo FHC. Nenhuma outra. Foi só saque. VALE, etc, só transferindo patrimônio Nacional para a esfera privada. No MS a RUMO está a 30 anos. Não existe mais transporte de passageiros, nem de soja, só transporta minério de ferro de Corumbá. E deixa os trilhos sem manutenção. Um atraso de vida. Cadê os trens turísticos para o Pantanal?

    2. Paulo Araujo

      O sr parece ter esquecido o tempo em que o telefone custava quase o preço de um carro e levava 2 anos para ser entregue. A privatização possibilitou o que o sr tem hoje: Morador de rua tem celular e o custo é muito baixo. Então, não generalize e mude essa visão míope da privatização. Ah, o cabide de empregos tb acabou. É isso que incomoda, não?

  19. Dimas Floriani

    Finalmente Lula acordou para aquilo que sempre foi óbvio para o sistema de transporte. Caminhões que custam fortuna para as rodovias, mortes (in)evitáveis no trânsito. Além de incentivar uma política irracional de incentivo ao automóvel individual. A inércia dos interesses das grandes montadoras dita a ilusão do automóvel que tornou insuportável a vida nas áreas urbanas e nas rodovias do país. Parece que só o caos redime!

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  20. Paulo Edson Mazzei

    Melhor do que isto, só se for verdade... Precisamos de menos carros e caminhões e mais ferrovias! O lobby das industrias automobilísticas, refinarias de óleo diesel, construtoras de rodovia, etc. é muito forte.

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  21. Marcos Arrais

    Isso é a privatização: na indenização as concessionaras querem pagar 2 milhões por kilometro, mas se tivessem que construir um novo kilometro, gastaria 20 milhões. É sempre assim: lucro privado e prejuízo estatizado. Até quando o brasileiro vai deixar de ser preguiçoso e estudar a fundo sobre isso? Ficar apoiando batedor de martelo igual esse governador estrangeiro paulista vai tornar o pobre ainda mais pobre. E o pobre de direita continua cada dia mais cego.

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  22. ALEX OBERHOFER

    A gestão privada dessa malha faz lembrar a gestão caótica da Enel. A verdade é que não houve investimentos, as partes mais lucrativas foram mantidas com nenhuma modernização de grande monta, houve sucateamento de patrimônio público, inclusive histórico. Mas tem gente que acha que isso é progresso.

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    1. Marcos Arrais

      Esse é exatamente o ponto Alex. Não investem nada e fazem de tudo para estatizar o prejuízo. Vejam a ENEL e a Via Mobilidade. Geralmente são empresas estrangeiras que vem aqui, compram a preço de banana uma infraestrutural já funcional, sugam até onde podem e depois querem devolver com o prejuízo. Inacreditável!

  23. Natália Muniz

    Um país Continental como o nosso não poderia ser tão desprovido desse modal de transporte!! A Europa inteira corre também sobre trilhos alem das boas estradas que eles conservam. O tema é complexo mas vale o investimento para o longo prazo!!

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  24. Armando Moura

    Assim Lula move a roda. Este tipo de ação não cabe em governos neo liberais onde a prioridades são hoje, amanhã e o lucro do setor privado. A noite fazem jantar com o mercado , celebram e distribuem o resto e se dizem conformes com ESG. Se não formos uma nação forte não tem depois de amanhã.

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    1. LUIZ FERNANDO GARCIA

      Vale tb lembrar que esse tipo de iniciativa é muito mais importante e produtivo do que os vagos estudos propostos pelo governador de SP para reativar as ferrovias entre as grandes cidades do estado, que, na verdade, não passam de promessas eleitoreiras...

  25. João Orlando Santos

    O Mundo viaja de trem. No Brasil o tucanato entenda-se PSDB sob a batuta de FHC e o seu neoliberalismo destruiu a RFFSA ao capital privado por preço de banana em troca de papéis podres sem valor. No Brasil o tucanato entenda-se PSDB sob a batuta de FHC e o seu neoliberalismo doou a Vale do Rio do Doce por 10% do seu valor de mercado e no primeiro ano o capital privado que ganhou a Vale pagou todo o investimento. Felizmente as urnas sumiram com o PSDB.

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  26. Pedro Lúcio Gomes Gil

    Espero que não se esqueçam também de recuperar a estação da Sorocabana da cidade de São Paulo.

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  27. raul neto

    Estou na Itália viajando de trem de uma cidade a outra a 250 kilometros por hora. Chego rapidamente em qualquer lugar. O primeiro trem deste tipo foi inaugurado em 1978. É inacreditável o atraso brasileiro.

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  28. PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA

    Ué, o Tarcísio não ia recuperar a malha ferroviária do Brasil. Quem lembra dele tirando foto com os trensinhos. Eita povo de memória curta!

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    1. Marcos Arrais

      Mas os defensores da família e dos bons costumes esquecem. Sabe como é né?

  29. roberta melissa oliveira sales

    De pensar que o Brasil já fabricou vagões e trilhos... E hoje, dependemosmdanChina, se quisermos ter trilhos. A história da destruição das ferrovias brasileiras é a prova inequívoca do atraso deste país. A visão estreita, que existe aqui, de que trilhos é só para carga, é ainda mais absurda. O mundo inteiro de deslocando sobre trilhos e aqui o povo ainda depende de rodoviárias feias e ônibus ultrapassados.

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    1. roberta melissa oliveira sales

      João e Hernandez. PSDB odeia trilhos, historicamente. Fizeram o trem em São Paulo, na gestão do Covas, quando a coisa estava a ponto de explodir. O povo só usa as redes sociais para conteúdos de coaches. Se vissem como é o transporte fora do Brasil, já estaríamos em um novo julho de 2013.

    2. roberta melissa oliveira sales

      Os candidatos a prefeito sequer citam a melhoria da qualidade dos ônibus carroça e dos sistemas agregados a eles. A moda agora é falar de "tarifa 0" nos domingos, fins de semana, mamães, etc. E o povo cai nessa conversa. E continua arriscando a vida e sendo mal tratado nesses transportes de quinto mundo. Com a qualidade dos ônibus que temos, tarifa 0 não é "bondade" é direito.

    3. Paulo Araujo

      Sr João, ainda culpando o FHC? Depois dele já estamos no 5º governo petista, que nada fez! Em termos de trilhos, a única coisa que o PT fez foi criar a empresa estatal que iria implantar o trem bala entre Rio e São Paulo. Jamais siu do papel mas, curiosamente, a empresa existe até hoje. Pq será?

    4. Hernandez Piras

      De fato, não existe nenhum modal que possa concorrer com ferrovia em distâncias inferiores a 800 quilômetros. É uma vergonha que a ligação entre Rio e São Paulo dependa ainda da ônibus e ponte aérea quando uma ferrovia de alta velocidade seria bem mais racional. E em SP deveríamos descer para o Litoral de trem, não de automóvel.

    5. João Orlando Santos

      A Destruição das ferrovias brasileiras tem responsável com nome e sobrenome se chama Fernando Henrique Cardoso e seu neoliberalismo e o seu PSDB que deu a RFFSA de presente ao capital privado, sabendo que a maioria dos trechos seriam abandonados e que nenhum investimento em transportes de passageiros seria realizado. Isto é fato, não é opinião.

  30. Valter Luiz Peluque

    Quando criança , a linha do trem parecia ligar o mundo. O trem era um sonho e era uma realidade, hoje , um praça linear ocupou a linha férrea e os carros e caminhões circular por ali, numa realidade bruta, sem sonho, sem viagem, sem futuro!

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  31. Bruno Sebastião Neto

    Tenho em mãos um dossiê ante Bolsonarismo ,que liquida qualquer argumentação que se venha fazer desse governo ,são tantos atos pro Brasil que tenho até me perdido ,é todo dia uma ação positiva ,mais os lou cos insistem em suas lou curas !

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  32. João Leite Leite

    O país precisa investir no salario mínimo para tirar o povo trabalhador da pobreza. O país que gasta R$171 bilhões para distribuir R$600,00 para cada família pobre sem contar inúmeros outros programas que dinheiro vai sobrar para investir em infraestrutura e na modernização do país? A tendência é entrar de cabeça no atoleiro.

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    1. João Orlando Santos

      E quanto o Brasil gasta em incentivos ficsais e isenções fiscais para o capitalista? Isso voce não fala, não sei se por omissão ou ignorância. Mal os sanguessugas do capitalismo que odeiam o socialismo levam do cofres públicos 50 vezes mais do que o governo gasta em subvenções sociais. Na tua visão a miséria deve continuar e o rico mais rico as custas do dinheiro do povo. E o Brasil não gasta R$ 171 bilhões mas menos de 10% desta tua inverdade.

  33. Graça Almeida

    Preferem devolver porque investir na melhoria dos trechos fica mais caro. Essas concessões são completamente sem critérios , dizem que na época da concessão a malha já era ruim. As empresas foram obrigadas a assinar contratos? Não. Evidente que ganhos aconteceram, possivelmente dos dois lados. O governo recebe de volta com indenização que não será suficiente para a recuperação da malha. Que negócio é esse? Depois que entrar dinheiro público na recuperação as concessões retornam? Eita!

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    1. Graça Almeida

      Precisamos urgentemente de ferrovias tanto para passageiros quanto para cargas, mas façam com seriedade pensando não politicamente, mas como estratégia ao longo do tempo.

  34. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Prestes Maia quando da construção da Ponte Cruzeiro do Sul , já estava planejando a passagem do metrô

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  35. valdonir estivalet teixeira

    Um dos maiores crimes de lesa pátria , além da vira latice da elite tupiniquim. Somos um dos poucos países com este território que não tem malha ferroviária.Os políticos que autorizar deveria pagar responder processo boa seus CPF, a maioria já morreu mas os descendentes que herdaram , só vc trocar se as cortinas foram construídas no período de funções públicas dos avós, e país!!!

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  36. Galdino Formiga

    O turismo utilizando a malha ferroviária no Brasil é insignificante. Na Europa, por exemplo, é prioridade.

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  37. José Valter Cipolla Aristides

    Há algumas décadas eu li que para a instalação das indústrias automobilísticas no país, o Brasil foi meio que pressionado a abandonar os investimentos nas malhas ferroviárias para investir quase exclusivamente nas malhas rodoviárias.

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    1. Paulo Edson Mazzei

      Exatamente. Lobby da indústria automobilística (principalmente caminhões), refinarias de óleo diesel, construtoras de rodovias, corrupção, etc.

    2. Cris Passarelli

      Exato! É a história que conheço também, lob da indústria automobilística

    3. MARIA STELA C MORATO

      Sim. Juscelino investiu na industria automobilistica. Em SP o prefeito Prestes Maia tb fez uma péssima escolha abrindo avenidas ao invés de investir em metrô.

  38. Paulo Araujo

    Quando privatizou parte da malha, já estava tudo sucateado.

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    1. Paulo Araujo

      Os empresários que vc chama de bobinhos, mantiveram o transporte de carga, basicamente no sudeste, pq há mudança de bitola vindo para o nordeste e a transposição de carga encarece sobremaneira o produto. Então o que foi mantido sucateado foi o transporte de passageiros. Tente ir de trem para qq lugar aí do sudeste e vai comprovar o que estou dizendo. O sucateamento começou muito antes do PT assumir o governo. Então deixe a política de lado e foque no que precisa ser feito. Simples assim.

    2. Alex Sampaio

      Quem foi o monstro capaz de fazer uma maldade dessa com esses empresários bobinhos e os enganou ao ponto desses inocentes adquirirem locomotivas e trilhos sucateados?

  39. Paulo Araujo

    Até meados da década de 70, tudo funcionava direito! Dava pra ir de São Paulo a Presidente Epitácio, ao Rio (trem noturno de luxo), a Santos (fui várias vezes), a Três Lagoas e por aí vai. E era tudo estatal. De repente, o abandono começou. Hoje temos menos kms de ferrovia que em 1940. E de 85 até hoje nada foi feito! E a culpa é dos empresários? Tem dó!!!!

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    1. Leandro Piva

      A culpa é dos administradores públicos, q sucateiam e param os investimentos pra justificar a privatização. Por isso q as malhas ferroviárias foram abandonadas. Por isso q uma linha telefônica custava o olha da cara no início dos anos 90. Por isso q as estradas sem pedágio estão esburacadas. Portos, aeroportos, distribuidoras de energia, etc etc

    2. MARIA F LUPORINI

      É sim. Pioraram o que já estava ruim. Privatização no Brasil = maracutaia.

  40. Dionisio DeBarros

    País colônia de extração de juros eh isso mesmo. Não há dinheiro para mais nada que não seja pagar juros e rolar dívida com a bancada financista. E os parasitas do sistema financeiro quer ainda mais aumento da Selic. Eh o carrapato literalmente comendo a vacca Brasil ainda viva.

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  41. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Ué, cadê os empresários? É preciso o governo colocar o dinheiro dos contribuintes nesse sumidouro, quando estiver tudo prontinho, vai aparecer os adoradores do deus mercado e da diva privatizações dizendo que os empresários são mais capacitados para tocar o negócio.

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    1. Dionisio DeBarros

      Iniciativa privada brasileira não tem iniciativa alguma. Espero apenas que o governo construa com dinheiro de impostos pagos pelo povo, para depois se apropriar bia essas privatizações de cartas marcadas.