Opinião > Afinal, quem é responsável pelo aumento de juros? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Estela Najberg

    Interessante, não me lembro de críticas do setor à política de juros do governo passado. Apoiaram um candidato desqualificado, com uma gente que só fala em Deus, Pátria e Família, reduzindo drasticamente o nível do debate no parlamento e que só entregou ruínas. O empresariado brasileiro, e não e apenas o Agro, adora essas figuras distópicas e reacionárias, mesmo que o apoio dado a elas empurrem o país para trás.

    Responda
  2. vitor da Silva

    Alguém falando o óbvio, enfim ! É óbvio que a Selic está alta demais, beneficiando o mercado especulativo e dificultando o investimento produtivo. E a definição dessa selic tem sido orientada por pesquisas restritas, quase que totalmente, ao setor financeiro, refletindo, óbvio, interesses desse setor. Essa selic astronômica, também contribui para o aumento da dívida pública e atinge até o déficit primário. Mas a inflação está ok, o governo fala em conter gastos, então vai dar tudo certo.

    Responda
  3. João Leite Leite

    Os responsáveis pelos aumentos dos juros são os políticos que gastam aquilo que o país não tem e não investem em projetos de desenvolvimento econômico para gerar riquezas e empregos.

    Responda
  4. José Cardoso

    As empresas deveriam aproveitar os momentos de lucros maiores para reduzir seu endividamento. Algumas fazem isso e aumentam sua solidez. Num ambiente de juros permanentemente altos, há uma espécie de seleção natural para investir na redução de suas despesas financeiras futuras.

    Responda
  5. PAULO CURY

    o que é eu não sei, mas enquanto não descobrimos vou manter meu CDB bem quietinho

    Responda
  6. Rodrigo Andrade

    Os subsídios e desoneração da indústria têm um papel fundamental no déficit fiscal, e, por consequência, nos juros cobrados pela banca. O digníssimo autor do artigo teria algo a dizer sobre esse tema?!

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Se ele não tem, eu tenho. Os bancos recebem mais dinheiro público nessa farra dos endinheirados no Brasil. As operações compromissadas garantem um retorno significativo aos bancos, para quem não sabe, o que os bancos não emprestam durante o dia é recolhido ao governo no período noturno e rende juros. Mal comparando, seria como um vendedor de picolé que não vendesse tudo na sua rota, tivesse o que restou arrematado pelo governo. Os endinheirados no Brasil se refestelam no dinheiro público. Todos

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.