-
fabio saraiva moura
"O PROCESSO PELO QUAL OS BANCOS CRIAM DINHEIRO É TÃO SIMPLES QUE A MENTE NÃO ENTENDE", John Kenneth Galbraith (1908-2006)
-
Marcos Roberto Banhara
Um dado relevante de quem doou as OSCs, e que reflete toda a pesquisa: 78% dos que ganham até 2.5 sm doaram, enquanto quem ganha acima de 20.sm foram apenas 57%! São sovinas porque são ricos, ou ricos porque são sovinas?
-
Helio Cardoso
Há vários tipos de doações, mas a melhor é aquela chamada 'rachadinha': quem recebe a doação não precisa justificar e nem declarar à receita, compra lojas, imóveis, carrões e mansões com dinheiro vivo e ainda tem direito à xingamentos ao sistema e rir cinicamente na cara da sociedade!
-
Antonio Melo
São mais de meio trilhão em isenções só de impostos federais aos ricos (sistema financeiro, empresariado, alta classe média e grande imprensa). E os banqueiros criticam a falta de solidariedade.... paguem seus impostos! Ponham fim a esses privilégios, q junto com as isenções fiscais estaduais e municipais é superior ao custo de toda a seguridade social. Banqueiros e empresários não precisam ser solidários! Somente justos! Abram mão de suas isenções fiscais e paguem seus imposto! Só isso basta!
-
Antonio Melo
São mais de meio trilhão de isenções só de impostos federais aos ricos (sistema financeiro, empresariado, alta classe média e grande imprensa). E os banqueiros criticam a falta de solidariedade.... paguem seus impostos! Ponham fim a esses privilégios, q junto com as isenções fiscais estaduais e municipais são superior ao custo de toda a seguridade social. Banqueiros e empresários não precisam ser solidários! Somente justos! Abram mão de suas isenções fiscais e paguem seus imposto! Só isso basta!
-
marcos stein
O governo taxa quem produz e distribui o dinheiro pros pobres gastarem com apostas né?Qual incentivo alguém tem pra fazer doação? O cidadão quando doa o faz com o coração,já o Estado faz caridade com o chapéu alheio pra ganhar voto.
-
marcos stein
Antonio Melo,o Estado substituiu o cidadão qdo se trata de doação,a obviedade da taxação progressiva é que para o Estado é mais fácil avançar no dinheiro do pobre,enquanto os poucos grandes empresários amigos do rei recebem subsídio. Ou seja,a classe média e a pobre banca os dois extremos,faz doação forçada pra subsidiar rico e também doação forçada pro governo bancar miserável pra votar nele.
-
Antonio Melo
Incrível vc não ter noção do que é um sistema tributário regressivo de um sistema tributário progressivo! A base da pirâmide social é que proporcionalmente paga mais impostos. A ignorância não pode ser tão grande, deve ser má-fé...
-
Antonio Melo
Incrível vc não ter noção do que é um sistema tributário regressivo de um sistema tributário progressivo! A ignorância não pode ser tão grande, deve ser má-fé...
-
Antonio Melo
O nosso sistema tributário é de natureza regressiva! Vc sabe o q é Isso? Explico: quanto + ganha - se paga imposto, proporcionalmente, os empregados pagam + impostos do que os patrões, o contínuo de banco + do q o banqueiro. Quanto - se ganha + se paga impostos, entendeu? Quem faz caridade com o chapéu alheio, portanto, são os que ganham mais sobre os q ganham menos. Se o sistema fosse progressivo a tributação seria muito maior sobre a renda e o patrimônio. Vc pouco paga de imposto, entendeu?
-
-
Daniel Gonçalves
Um bilionário solidário! É a fantasia da Folha! Acorda, cambada.
-
Ramurti Barbosa
1/3 da população doa sangue, mais de 1/4 doa pra alguma instituição. Para um país pobre, me parece bem razoável.
-
Marcos Roberto Banhara
Em quem geralmente doa, é o pobre ...
-
-
José da Silva
Falou o banqueiro solidário...
-
luzonaldo augusto
Dependendo das instituições bancárias, o brasileiro não é solidário, é explorado.
-
Gustavo F Pereira
Solidário é o Itaú...
-
Andrey Lucas
Se o maior banco do país cobrasse menos taxas abusivas, talvez esse número fosse maior.
-
Beatriz Cerveira
A raiz do problema é a corrupção introjetada na sociedade brasileira. Avaliada como endêmica, lembro que, Bill Clinton na ocasião de sua vinda ao Brasil tentou contemporizar depois, ou melhor, colocar panos quentes na indignação brasileira. :)
-
Raymundo de Lima Lima
Esta pesquisa é interessante, sim, para além d autor ser Banco Itaú. Confirma o que já sabíamos: a- nossa cultura made in cristã é falha sobre amor ao próximo e solidariedade-compaixão-empatia p pobreza; presidente anterior disse não existir fome no Brasil. b-Ricos brasileiros não aprendem história dfilantropia c ricos dos EUA.Tb filantropia às Universidades. c-Triste saber q brasileiros tendem não doar órgãos dmortos.
-
TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA
Os costumes brasileiros realmente não favorecem a diminuição da desigualdade social, inclusive na principal área, a política, onde a maior parte apoia práticas que favorecem a manutenção dessa desigualdade.
-
ROSANGELA SILVESTRIN
Acredito que o motivo da falta é a ganância, a falta de empatia e também a falta de transparência dessas organizações. Também a falta de confiança nos gestores.
-
Jorge Larangeira
"Brasileiro só é solidário na hora do câncer". Nelson Rodrigues
-
Luciano Napoleão de Souza
O que a Foice ganha ao publicar a opinião de um kana lha banqueiro que extorque idosos nas filas do caixa eletrônico?
-
neli faria
Sou idosa e nunca fui extorquida por nenhum banco.
-
-
joão moreira
Peralá! Banqueiro falando de doação????
-
Daniel Gonçalves
É comédia! Melhor rir, meu camarada.
-
-
Alberto A Neto
O banqueiro não diz nada sobre o artigo 153, VII, da Carta de 05/10/88. Até hoje não regulamentado para cobrar o IMPOSTO das GRANDES FORTUNAS. Nos últimos 35 anos deixou de arrecadar DOIS TRILHÕES dos super-ricos. A cobrança anual do I.G.F arrecadaria hoje SETENTA BILHÕES anuais. Ademais os ultra-ricos não pagam um centavo de IR porque desde 1995 não se cobra IR sobre lucros e dividendos distribuídos aos sócios. Os ultra-ricos custam caríssimo ao país, sobretudo a plutocracia nativa.
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Foram bem poucas às vezes em que não fui voluntário nas catástrofes ocorridas no RJ. Arregaço as mangas e auxilio no que puder, também costumo arrecadar, entre familiares, amigos e colegas do trabalho, doações de medicamentos, roupas e itens não perecíveis, que são entregues no pontos de arrecadação indicados pelas autoridades. Todo ano faço doação de sangue, pelo menos 1 vez a cada semestre. Trabalho regularmente em campanhas de castração de cães e gatos. Também sou doador do MSF.
-
Luciano Napoleão de Souza
O que é um banqueiro senão um ladrao institucionalizado? Pq o banco dele põe atendentes para extorquir velhinhas nos caixas, oferecendo empréstimos extorsivos?
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
10% dos brasileiros mais ricos abrangem 43% da renda no país, agravando a desigualdade social. Esse desnível faz com que a população mais pobre tenha condições precárias, sendo o dinheiro apenas fonte de sobrevivência. Portanto, esperar o que de um país cuja a maioria dos brasileiros, cerca de 90%, ganha uma renda inferior a R$ 3.422,00 por mês, e 70% ganham até 2 salários mínimos.
-
DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA
Eu faço doações em catástrofes. Também contribuo para vaquinhas solidárias da internet, dependendo da causa. Tenho parâmetros muito restritos para doar para essas vaquinhas e me recuso a ajudar causas perdidas. Eu entendo ao desespero de pessoas diante da morte e de doenças incuráveis, mas algumas vaquinhas subestimam a inteligência dos doadores. Fora isso, pessoalmente sou quase uma ONG. Tenho um círculo próximo costuma viver no limite e que eu ajudo sempre que precisa. É o suficiente.
-
Paulo Oliveira
E você vai doar sua fortuna do ITAU para os pobres?
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Faço doações em catástrofes, pois é uma necessidade urgente, mas sempre doei para alguma entidade de forma corriqueira. Já fiz doações para uma ambientalista por um bom período, agora penso em projeto próprio. Já fiz para de idosos quando trabalhava numa empresa, e agora faço para uma de saúde e também para uma de deficientes físicos, e no final de ano para crianças especiais. O poder público não é capaz de atender todas as demandas porque não elegemos pessoas corretas e pasmem extremistas.
-
SERGIO NEVES
Roberto, uma atitude isolada não anula o comportamento dos outros. Assim como tem esse bolsonarista tem o lulista também. Existem pessoas com boa intenção de ambos os lados.
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Tem aquele empresário de Itapeva que negou doar marmita quando a senhora disse que não votaria em bolsonaro, a extrema direita não tem empatia, o dito empresário ainda recebeu ajuda emergencial, além de tentar comprar voto com comida, fraudou a ajuda do governo.
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Neves, parece que não é bom de interpretação de texto, todos podem fazer doações, somente o extremismo não tem essa empatia, a não ser com os seus, hoje no caso está em voga o extremismo populista de direita no mundo, um mundo menos solidário e mais violento. Triste ver pessoas tão bitoladas.
-
SERGIO NEVES
Você precisa de tratamento. Achar que só a esquerda faz doação é doença. Precisa conhecer as muitas ações sociais promovida por instituições que vocês rotulam de extremistas. O seu comentário deixa claro o seu preconceito, desconhecimento, arrogância e desrespeito com o diferente.
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Eleição de pessoas extremistas que não tem empatia com o próximo, principalmente os ditos bolsonaristas, que em outras épocas eram chamados de populistas de extrema direita. Esses elementos só prejudicam a harmonia e o desenvolvimento humano.
-
-
marcos fernando dauner
Típico do texto que a FSP deveria se abster de publicar. Só gera ódio e comentários ofensivos . Nada agrega .
-
SERGIO NEVES
Roberto, ninguém destila mais ódio do que a esquerda. É só olhar os comentários. E não é só aqui. Qualquer notícia que seja diferente do que a esquerda pensa, aparece esquerdo pata de tudo quanto é lado. Os meus comentários não são de ódio mas bastante críticos a esse grupo que não sabe conviver com o diferente. Não conseguem ouvir uma única opinião dissonante.
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Neves, olha quem fala em preconceito, rotulam os que não seguem a sua ideologia, como disse antes todos independente da ideologia podem fazer doações, os milionários estadunidenses são os que mais fazem, principalmente para as universidades, deixe seu ódio de lado.
-
SERGIO NEVES
Isso não é culpa da folha. O problema está na ala ideológica de esquerda. Cada matéria publicada diferente do que eles pensam só expõe a falta de educação e a incapacidade para conversar sobre o diferente.
-
-
jose camargo
Nossas principais universidades são públicas e as ongs de "não governamental" não têm nada. Todas recebem dinheiro público. Talvez, seja esse o motivo das pessoas físicas ou jurídicas terem certa resistência a doarem para essas entidades.
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Banqueiros deveriam se refrear de fazer prescrições de vida pro resto da humanidade. É o cumulo da falta de noção. É ofensivo. Principalmente quando se somam a banqueiro os adjetivos bilionário e herdeiro. A turma do Itau unibanco é pródiga nisso. Há tb a Neca Setuba, is Salles A Folha adora esse tipo de esquerdismo caviar
-
Paolo Valerio Caporuscio
Brasil cultural e de tradição se acomodar nos assistencialismos em vez de exigir dignidade, o que muitas pessoas deixaram de contribuir devido a causa nunca ter fim.
-
Alberto A Neto
Vale lembrar Otto Lara Resende, a quem Nelson Rodrigues atribuiu a frase: "O mineiro só é solidário no câncer". Otto a refutou, mas Nelson sempre manteve o registro. Mas, vamos lá, a uma indagação crucial a um dos maiores ultra-ricos do país, isto é, os banqueiros. Pergunta ao caríssimo super-rico do Itaú: Quanto pagou de imposto de renda sobre os lucros e dividendos recebidos do Itaú durante os últimos 30(trinta) anos?. Resposta ao caríssimo super-rico do Itaú: Nem um centavo de IR, sequer!
-
Alberto A Neto
Nenhum pio do banqueiro ao artigo 153, VII, da Carta de 05/10/88 até hoje não regulamentado para cobrar IMPOSTO sobre GRANDES FORTUNAS. Nos últimos 35 anos deixou-se de arrecadar DOIS TRILHÕES dos endinheirados. A cobrança anual do I.G.F arrecadaria SETENTA BILHÕES anuais. Já o IR é usado para CONFISCO e viola a capacidade contributiva do mínimo existencial medido no padrão ONU/DIEESE. Ultra-rico é caríssimo! Desde 1995 a renúncia fiscal da plutocracia ultrapassa os TREZENTOS BILHÕES, por ano.
-
JOSIAS AVILA
Imposto não é voluntário, petralha, se o governo não cobra...como o banqueiro vai pagar? Tem algum código especial no DARF para fazer isso? Por que não pergunta isso ao teu presidente e ao Ministro da Fazenda? Esse banqueiro pelo menos mantém um excelente hospital! E os empreiteiros amiguinhos do teu partido? Corrompem as autoridades mas mesmo assim são perdoados pelo Dias Toffoli. Vocês petralhas deveriam ter algum decoro!
-
-
Geraldo Filho
O brasileiro doa em momentos de crise, para se sentir bem, na verdade está fazendo um benefício pra si mesmo. Nosso povo é alienado sim, em razão de a alienação popular interessar a muita gente, que lucra muito com isso e não quer que isso mude. Precisamos trabalhar a educação e principalmente esses péssimos indicadores sociais, fazer de conta que se faz alguma coisa, não é ajudar é fazer de conta. Vamos sair do faz de conta e agir, sermos verdadeiros patriotas.
-
Marcelo Masiero
Banqueiros deveriam ficar calados. Aliás, nem deveriam existir. Bancos são as instituições mais perversas que existem do sistema financeiro. Verdadeiros parasitas com seus juros exorbitantes, além de taxas e tarifas sugam o dinheiro do setor produtivo.
-
IVAN MATHIAS FILHO
Infelizmente foi um banqueiro, capitalista até o último fio de cabelo, que resolveu pôr o dedo nessa ferida. Boa da esquerda (na qual me incluo) prefere ficar fazendo elogios rasgados (fico fora dessa) ao maravilhoso, pacífico (ha, ha, ha!!!) e criativo povo brasileiro.
-
-
Artur Neto
Pelos comentários a maioria deve ser a favor de taxar as grandes fortunas,Inclusive eu.
-
Clayton Luiz da Silva Moreira
"O brasileiro só é solidário no câncer", já dissera Nelson Rodrigues em 1962.
-
rosana gaio
Gostaria de saber dessa familia ilustre: existe um valor que foi doado ou sendo doado por uma herdeira para causas de pesquisas cientificas nos EUA?????? Isso é "caridade????". Chego a desacreditar no ser "humanitario" bancario brasileiro.
-
Alexandre Pereira
O assunto merece uma abordagem mais ampla, pois as formas apontadas não são as únicas. Em um país extremamente estratificado, eivado de corrupção, tendenciosismo e grupos de interesse, comparar Brasil com a Europa ou EUA é comparar universos diferentes. Cheira a falso moralismo e distorce uma causa importante, especialmente quando a classe alta é o porta-voz.
-
Paulo Jr
Eu nunca dou esmola, e faço doações regulares para uma entidade que não vou dizer o nome para não parecer propaganda, mas reconheço que tive a sorte de ter recebido uma confirmação de que eles faziam um trabalho sério. Sem essa informação, eu nem teria começado a doar.
-
SERGIO NEVES
Roberto, nunca tentei esconder que o meu viés ideológico é de direita conservador, porém, muito longe do radicalismo que existe por aí. Mas nem por isso me oponho a outro viés. Cada um faz da sua vida o que quiser. Não tenho nenhuma dificuldade em assumir esse posicionamento porque o viés ideológico é meu, sem interferir na vida dos outros como a esquerda faz. O meu posicionamento ideológico ou o seu não vão tornar o mundo melhor. Mas tem um grupo que acha que é o supra sumo da sociedade.
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Neves, o seu viés ideológico é gritante, para não dizer outra coisa, sua prepotência, achando que é o única reserva moral chega a ser risível, muito mais em falar em preconceito. Doação independe de ideologia e sim de empatia, mas certos extremistas não entendem isso, fazem somente para os seus, se fizerem, será que o inelegível fez alguma doação ou faz contumazmente?
-
SERGIO NEVES
Eu também não dou esmola mas participo de ações sociais promovido por uma instituição que também não vou dizer. A impressão que eu tenho é que a maioria das pessoas de esquerda que vem aqui criticar nunca deve ter tido contato com uma pessoa carente. É estarrecedor o que eu já vi nessas nessas ações sociais. Estado completamente ausente.
-
-
Jorge Alberto Wolpert
A verdadeira caridade, é aquela que o ator canadense Keanu Reeves faz. Sem esperar nada em troca. Nem redes sociais o sujeito tem.
-
leonardo t
A fortuna dessa família foi construída em cima de quantas desgraças familiares de gente pobre? Quantas pessoas foram colocadas na rua pelo Itau? Quantas pessoas acabaram com a própria vida por causa das dívidas acumuladas a juros extorsivos? Quantos políticos responsáveis por manter o poder concentrado na mão de poucos eles financiaram? O acúmulo absurdo de poder dessa gente é o que faz o resto do país estar na miséria.
-
SERGIO FERNANDO MOREL ALMEIDA
O filho do dono da maior endividadora de pessoas no Brasil tem coragem de dizer que a carente população brasileira não é cidadã. Me poupe!
-
-
Genésio Marcelino
Como os comentários na sua maioria ataca o banqueiro, só acho que ninguém tem culpa de ser herdeiro de fortuna ou de nascer em berço explendido. E tão pouco se obriga a exercer filantropia. É livre arbítrio de cada um.
-
SERGIO NEVES
O maior absurdo que eu acho dos comentários é querer criticar o banqueiro que cobra dívida de inadimplente. Ninguém é obrigado a pegar dinheiro no Itaú. Vai pegar empréstimo no BB ou na Caixa pra ver se vai ter tratamento diferenciado?
-
Renato Almeida
Exato. Esse é o mal do brasileiro. Bilionários há em todo lugar. A diferença é que aqui a maioria só quer saber de acumular e ostentar. Quando algum deles aparece e diz que faz caridade, o povao já vem jogando mil pedras. Hipocrisia reina aqui na banania.
-
-
Luciano Fernandes
E milionário brasileiro é "solidário" só quando tem algum incentivo ou isenção fiscal.
-
Cassio Silveira
O herdeiro do maior conglomerado bancário oligopolista da América Latina se esqueceu de um dado importante, a cultura de doação nos EUA e na Europa se sedimentou em razão da alta alíquota do imposto sobre heranças, que pode chegar até 50%(o que é saudável). Em outras palavras, essa cultura só existe porque é preferível doá-la do que entregar ao Estado, acho que nosso amigo super-herdeiro é ingênuo e entende pouco sobre a vida real.
-
marcio andre rossi fonseca
Do alto de sua fortuna incalculável, oriunda da exploração das pessoas por meio de spread bancário estratosférico, o cara vem falar que o povo brasileiro só é solidário nas catástrofes! Por que não te calas, banqueiro? Vai jogar bridge e pólo para ocupar o tempo de sua vida vazia!
-
Artur Neto
Nossa quantos comunistas!!!!
-
Beatriz Cerveira
:):):)
-
neli faria
Artur: o povo ama politico e esquece de se instruir nas simpáticas figuras de linguagem! O meu: ama politico é eufemismo para gado!
-
SERGIO NEVES
Kkkkk de vez em quando (sempre aos domingos) aparecem aqui aos bandos. E tem aumentado rsrsrsrs
-
Geraldo Filho
E por falar em alienação, tai o exemplo clássico.
-
Artur Neto
Ge né si o, que tal vc. Ir ao Google ler sobre ironia.
-
Genésio Marcelino
Colega, você sabe de verdade qual é a ideologia comunista? Vái até o Google, por gentileza!
-
arnaldo coelho
Boa rsrs
-
-
Paolo Valerio Caporuscio
O problema no Brasil que virou tradição e cultural e estarem mal acostumados e acomodados nos assistencialismos em vez de exigirem dignidade, por isso as doações e outros diminuíram.
-
Cassio Silveira
O Itaú é muito solidário em seus comerciais, tudo parece tão lindo e favorável. Para mais, é muito solidário em distribuir mais de 8 bilhões em lucros e dividendos sem pagar um centavo de imposto (todo o mundo desenvolvido países sérios cobram esse tributo, menos o Brasil). Apesar de, todo esse lucro, ser proveniente de práticas abusivas (domínio oligopolista) contra os consumidores comuns - taxas abusivas no cartão de crédito, nos empréstimos, no cheque especial
-
SERGIO NEVES
Primeiro, nós não somos um país sério. Ter um condenado em três instâncias como presidente da república é uma vergonha. Se tem taxas abusivas em cartão de crédito é porque tem quem paga. Sai dessa bolha de que o estado tem que prover tudo para o cidadão. Dê valor ao seu suado dinheiro que você ganha.
-
neli faria
Basta os Oportunistas políticos, sem Exceção, aplicarem os tributos recolhidos . Os Oportunistas, todos, sem exceção, torram dinheiro público em propagandas autopromocionais, para iludir a quem não pensa. A Obrigação é dos Políticos,mas, o Brasil existe apenas para sustentá-los. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação, oposição, todos se unem como irmãos, para nunca construir uma nação.Exs. Fundões eleitoral ,partidário, anistia a partidos políticos,rachadinha do bem.
-
-
Fernando José Nicoli
A ideia deste bilionário é uma piada de mal gosto. Seja um cliente deste banco e verás na prática o que é dinheiro para ele. Caso precise de "algum" ele vai te escalpelar até o último fio de cabelo. 400 a 500% ao ano. Ora pois Folha,nos polpe desta conversa num dia de domingo.
-
andre gonçalves pereira
Não precisa de doação Basta os bancos, como o do herdeiro da reportagem, pararem de ter lucros exorbitantes e os lucros e dividendos serem bem taxados.
-
neli faria
Leonardo os oportunistas aplicam mal o dinheiro arrecadado. Exemplos dinheiro público aplicado em propagandas para enaltecimento de politico, fundões eleitoral e partidário, anistia aos partidos políticos, arquivamento da rachadinha. Esse dinheiro daria para construir milhares de casas populares e saneamento básico.
-
SERGIO NEVES
Como ficaria o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal?
-
leonardo t
Resposta pra Neli: Esses oportunistas estão lá exatamente por serem financiados por bilionários como os do Itaú.
-
neli faria
Basta os Oportunistas políticos aplicarem o dinheiro decentemente que nem precisaria de doação.
-
-
Artur Neto
Muito interessante a pesquisa. Realmente as grandes fortunas, em muitos países financia projetos sociais.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.