Ruy Castro > Eles existem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
socorro!
Mutatis mutantis, remeteu-me à peça Toc Toc, em cartaz na cidade de Sao Paulo .
Sim, eles existem. Mas, felizmente, existem, também, pessoas sábias, inteligentes e infalÃveis que têm sempre a opinião CORRETA para fazer o contraponto!
Na última pandemia, há cem anos, não havia vacina e perderam a vida um quarto da população mundial, trazendo para o Brasil da pandemia recente, perderÃamos cinquenta milhões de pessoas e não as setecentas mil! Será que precisa mostrar algo mais? OrasilPerspicaz!
Ruy, e se a opinião destas pessoas formadas ou desinformadas for epidemia d nossa época? Não uma epidemia d virus fÃsicos, mas sim epidemia ou pandemia psicótica, doidice, compatilhamento d sintomas d alucinação e delirio? Não é a primeira vez q a humanidade sofre d histeria coletiva ou psicose d massa, mas agora a doença psicossocial é instantânea e globalizada. Tenho esperança q a humanidade vai ser extinta por tal psicose coletiva.
Meu caro Ruy, espero que não tenha comentado isso com o seu médico, pois quase todos os médicos que conheço fazem parte desse numeroso grupo de negacionistas, inclusive anti-vacinas. E o mais incrÃvel ainda é que usam a ciência para nos curar e nos curam. E ao lado de seus estetoscópios esterilizados há sempre uma BÃblia, também esterilizada. Amém.
Será que o negacionista não é vc? Qdo as vacinas com mnra mensageiro começaram a ser aplicadas muitos paÃses da Europa começaram a suspender a vacinação. Tenho uma amiga cuja prima, com problemas circulatórios, foi aconselhada a tomar a coronavac pelo médico dela e não as c/ " tecnologia". Aqui no Brasil pipocaram casos de problemas os médicos atribuÃram a este tipo de vacina, eu conheço um homem que teve problemas serÃssimos após tomar a vacina. Vc é arrogante e se acha dono da verdade.
Não, Sra. Marisa, a negacionista é vc. A ciência tem lugar para duvida cientÃfica não para a opinião de desinformados, como a senhora. As vacinas foram sim extensamente testadas, nada leva a concluir que sejam perigosas, a nao ser em termos muitissimo residuais. Não espalhe desinformação, tenha decência.
Olá Paulo, creio que não se trata do que vc comentou. Se trata de efeitos colaterais serÃssimo relatados por médicos e pacientes. O que ação há de tão estranho nisso? Quantos medicamentos são tirados de circulação por causarem problemas?
Marisa, eu não quero polemizar, mas tem um ponto que confunde muita gente boa nessa questão: Confundem RNA com DNA. O RNA não é o seu código genético, o DNA é. As moléculas de RNA são criadas no núcleo da célula a partir do DNA dentro dele, e saem do núcleo com a informação que estruturas na célula (ribossomos) vão usar para fabricar proteÃnas. O RNA nunca entra no núcleo da célula, portanto, nunca vai alterar seu código genético que fica contido no DNA. Espero ter ajudado.
Aquele Rei espanhol, iria dizer para a Maria Coan, porque não te calas, lá em Orleães? OrasilCriciúma!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Cristiano, quanto problema para entender. Não sou contra vacinas, tomei todas, inclusive para a covid, tomei a coronavac. Tomei vacinas a vida inteira. O problema para muitos cientistas e médicos é a tecnologia recém colocada naquelas com mnra mensageiro.
Se vc apoia a ciência deveria ter a humildade de reconhecer que talvez as pessoas que criticam, veja bem criticam as vacinas, não estão negando que elas sejam boas; apenas que algumas criadas a toque de caixa talvez ofereçam riscos. Ciência é baseada em pesquisa e no caso das vacinas, como foi muito rápida a criação delas, é muito provável que muita coisa tenha ficado a dever ao público que a tomou.
Marisa Coan, o que você disse para os seus pais quando descobriu que eles te vacinaram quando criança?
Eu conheço uma...ahahaha, quanta ciência em uma fala d opinião(gr.:doxa). Ora opinião não é episteme, conhecimento sistemático, muito menos evidência cientÃfica.
Ruy, eles não só existem como em redutos de classe média/alta são maioria. Essa é a realidade
Ôôô Ruy, sinto muito pela sua experiência, de fato deve ser um negócio meio horrorizante; mas acho que você não presta atenção aqui mesmo no jorná: Lygia Mary expeliu "insistência irracional numa polÃtica econômica paternalista, corporativista e perdulária, que gerou a recessão brutal de 2O16 e está descolada dos anseios por maior liberdade econômica". O peçoau né hidrófobo não, não fogem d'água, eles correm é do sabão: podiam lavar essa sujeira grudenta do célebro. Saponófobos, é o que são.
mary, kkkk. Você ainda perde tempo lendo aquela pastelada? aquilo é libertário de almanaque. Muito ruim.
Por tais motivos e sintomas, não leio e não gosto d Lygia Mary.
Quando era crianca, vi uma vizinha sair na rua carregando seu filho no colo, gritando por socorro. Ele era meu amigo e estava sendo acometido pela poliomelite. Ficou paralitico de uma perna, bem como mais tres amigos. Hoje o Brasil eliminou esta doenca, gracas a campanhas intensas de vacinacao. Como ser contra as vacinas????
O argumento (batido) no caso é que as vacinas da COVID não foram suficientemente testadas, foram desenvolvidas "rápido demais" para serem confiáveis, daà descambando para que isso só pode ter ocorrido pq os governos cederam aos interesses dos comunistas e das grandes farmacêuticas (não sabia que eram fortes aliados?) para nos fazerem de cobaia e implantarem chips controladores nos incautos...
Penso que as pessoas acreditam nas vacinas. Não tomam por ignorância, comodismo, desinformação.
Aos que acreditam que educação acadêmica vai espalhar bom senso, lamento ser o portador da má notÃcia: Não vai. Conheço diversas pessoas de bem, que tiveram acesso e cursaram as melhores universidades e, ainda assim, acreditaram piamente que as vacinas contra COVID continham micro chips capazes de alterar o raciocÃnio de quem as tomasse. Hoje evitam falar sobre o assunto, mas continuam citando efeitos colaterais nunca comprovados ao longo de todo desse tempo.
José Carlos, eram eleitores dele sim, porém, conheço eleitores do outro lado da polarização com formação acadêmica semelhante que me dizem que o único problema de Cuba é o embargo dos EUA, e que o Maduro faz o que faz, porque sofre pressão dos paÃses dominantes. Considero absurdos de intensidade similar, mas só quero reforçar o meu ponto: Educação formal não garante bom senso.
Então, aà pode ter certeza que são hepáticos eleitores do bozó. Eu os chamo de possuÃdos. Só isso explica alguém com educação superior como você descreve acreditar nas mais estapafúrdias mentiras.
Só existe uma solução para isto, e é a longo prazo. Chama-se educação de qualidade, com conhecimento e consciência crÃtica.
Ruy que me desculpe, mas no caso do alemão o negacionismo ficou bem pra trás, na poeira; a ideologia do cara é outra, começa com "n" e, inclusive, tem origem na terra natal dele.
A gente até que era feliz e vivia numa certa harmonia. Aà apareceu o gênio da raça e influenciou uns 30% da população brasileira. Pior. Estão tão convencidos nos seus devaneios que se negam a seguir a ciência, a técnica, a lógica, a razão, a verdade até pra não correrem o risco de ter que mudar suas convicções. Isto é a essência da negação, tÃpico da asquerosa extrema direita universal.
Estão possuÃdos. Vão acreditar em qualquer mentira que o bozó falar.
É verdade que o gênio influenciou mesmo um monte de gente que acreditou em devaneios, mas também é verdade que outros gênios têm propalado há décadas que responsabilidade fiscal é uma maldade e que empreendedores são, em princÃpio, pessoas de má Ãndole e dispostas a tudo para obter benefÃcio pessoal em detrimento das demais. Devaneios parecem ser fáceis nas mentes (e corações) de nossa espécie.
Os adeptos da ignorância e do obscurantismo sempre existiram, mas eram retraÃdos, envergonhados. Com as "narrativas" circulando na Internet, ganharam respaldo para ficar desinibidos, como se pode perceber em vários comentários.
Nem eu, nem você, nem as pessoas do consultório temos condições de acreditar ou deixar de acreditar na ciência. Nenhum de nós é capaz de entender a matemática usada nos textos cientÃficos, para começo de conversa. Podemos acreditar ou não nos meios de comunicação que divulgam a ciência. Que há mudanças climáticas, é evidente. Que seja necessário, conveniente ou meramente possÃvel fazer qualquer coisa para influir nessas mudanças são outros quinhentos. Deem voz a todos os lados. Isso é urgente.
Tem um documentário do new york times que discute bem isso. Mostra as reportagens da década de oitenta com todas as previsões dos cientistas sobre o que aconteceria e quando aconteceria com o clima na terra. Está tudo acontecendo com antecedência. As mudanças a serem feitas são todas conhecidas desde então. O mundo rico e a China já está fazendo. Nõs vamos ficar na lanterna novamente? Isso é que é urgente.
Mais um negacionista. Todos têm voz nesta questão, mas 95% dos cientistas atribuem a mudança do clima à ação do homem. Basta de ignorância!
É o estrago que a extrema direita fez na cabeça do povo. Lavagem cerebral do pior nÃvel
*Digo ato da esquerda
Entender essas bolhas , teoria da conspiração e negacionismo tão presente dentro de um espectro polÃtico - a ponderação de uma pesquisa terá dificuldade - eventualmente pode se pensar que o apagão foi ainda esquerda!
Por exemplo , negar q o nove é lá de ao
Sempre soube que existem. Não sabia que eram tantos e tão intensos. Estou curioso para ver a reação dos mais fervorosos ao filme Ainda Estou Aqui?.
Basta saber: de qual lado realmente estamos?
Caro Ruy, seria vosmecê um negacionista de negacionistas ?
Médicos e polÃticos de má fé conseguiram convencer que a doença que era grave e deixou sequelas, não são a causa de muito do que se vê. Os convenceram que são as vacinas.
Eu mando defecar no mato: como se diz no interior da Minas Gerais
Simplesmente genial
Para mim, o Escritor e Jornalista RUY CASTRO é uma pessoa lúcida e que cada dia se aprende muito com suas reflexões e opiniões. VIVA RUY CASTRO , sua obra e suas opiniões! Muito AXÉ para RUY CASTRO e famÃlia e seus leitores da esperança! AXÉ!
... e, infelizmente, é assistir calado. Não adianta nada contestar ou dar explicações. O bloqueio é enorme. Todos os marmanjos foram vacinados desde pequenos e vivos e ainda contestam.
A verdade ,quem diria, hoje é customizável. Pode-se escolher de acordo com seu humor,signo, ou mesmo a posição da lua. O cliente tem sempre razão, a lógica do mundo empresarial hoje frequenta o boteco da esquina. A verdade cansou da solidão,se fulanizou e foi pra galera. Bom domingo, ah esqueci ! Hoje é segunda .
É falaram tanto que o bom senso foi embora e tome rede social na polÃtica, na medicina ,no ensino ,no ambiente. É só besteira ,não confundir com o Besteirol,pois esse é ótimo. Se na Internet tem médico falando imbecialialidade ,imagina esses fariseus .O PNI foi lançado na ditadura militar,até eles acreditaram em vacinas.Agora tem pai que não vacina filho contra poliomielite, em breve veremos várias crianças inocentes paraliticas. Tb outra tortura nessas esperas é tv ligada .Haja imortalidade Ruy
A bolha não tem ideia q só estão vivos pq os pais os levaram pra vacinar.
Pelos comentários Ruy, a bolha não está apenas nas salas de espera dos hospitais. Greenlandia pra mim é demais.
Embora
Levantava e iria obra outro ambiente não sem antes avisar a recepcionista e mandar todos tomar caju
Algumas conversas relatadas no texto parecem mesmo estranhas. Todavia, as observações de Ruy Castro atinentes ao vÃrus SARS-CoV-2 deixam claro o fato de o colunista viver numa bolha. Se não fosse assim, ele decerto saberia que na pandemia houve vários profissionais da saúde e cientistas muito capacitados que -por externarem visões equilibradas quanto a isolamento, remédios e vacinas- eram ignorados ou difamados em quase toda a grande mÃdia e no cirquinho miserável conhecido como CPI da COVID-19.
Kill me, kill me now. E ainda vem um tal de virgÃlio abaixo que é pácaba. O governo de todo mundo civilizado fechou, mas uns artistas daqui falaram que isso estava errado e ele acreditou!
Ruy, alguém disse: não discuta com idiotas, eles têm mais tempo de vivência e experiência, vão lhe vencer e torná-lo um dos seus.
Toda uma geração perdeu dois anos de escolaridade, milhares de pessoas faliram, milhões perderam seus empregos e pagamos até hoje a conta de uma abordagem histérica do isolamento social. Prendiam gente caminhando sem máscara na praia. Fecharam parques. Havia piração dos dois lados.
Esse Zizas até hoje vive em Nárnia e acreditou nos maus médicos!
Hà bolhas para todos os gostos. O primeiro movimento pra não pertencer a uma é ouvir os argumentos de lado a lado, o que tornou-se impossÃvel, porque ambos os lados esperam alinhamento automático em todas as questões. Provavelmente há coisas em que a direita está correta e coisas em que a esquerda está correta, mas explicar isso para quem vive de ideologia é muito complicado.
A propósito, se as vacinas não tinham risco algum, precisa explicar porque a AstraZeneca e Janssen não são mais recomendadas no Brasil de Lula e são proibidas nos EUA de Biden.
Bom senso falando aÃ. É raro e pena que a maioria dos que aqui comentaram não consigam sair das suas bolhas, inclusive quem escreveu o texto.
Vc foi vacinado na infância. Por isso está aqui a dar palpites infelizes
Eles estão cobertos de razão. O vÃrus da Covid não existe, foi tudo uma farsa para derrotar o Trump. O teste é fajuto, já que 88% dos soropositivos não tinham nenhum sintoma. A Groelândia era Green- daà vem o seu nome, terra verde- no século 9. Aquecimento global é neocolonialismo para impedir a concorrência da China. A mÃdia mente, sua função é enganar o povo.
No fim do comentário sempre diga se tem ou não ironia. Fica mais fácil pra quem lê
Tem os negacionistas polÃticos também. Tipo os esquerdistas brasucas, que negam a iminência da extinção
Ruy. Obrigadissimo pelo seu relato. Efetivamente o cenário que se apresenta é desalentador
Sim. Vivemos em bolhas, os camisistas amarelistas existem. Passei por duas situações semelhantes. Abaixo o(a)s camisas amarelas! Mesmo no breu, até hoje ele(a)s dizem que não vão bancar o pato(a).
são é oportunistas, são negacionistas quando lhes convém, assim como todo vaga\bündo
Manuela Dias, prestes a "atualizar" "Vale Tudo", mostrou esta semana, em entrevista a este jornal, que vive em uma bolha progressista. Só assim mesmo pra dizer que falar mal do Brasil saiu de moda. Odete Roitmann versão 2025 defenderia que só mesmo um golpe de estado como o que se tentou em 08/01/23 daria jeito neste paÃs, mas a Globo, querendo agradar a gregos e troianos, conseguirá desagradar petistas e bolsonaristas unidos na opinião de que "Vale Tudo" foi a melhor novela de todos os tempos.
O ovo da serpente foi chocado - pela mÃdia incluisve - e aà está o resultado.
Estas bolhas são o retrato fiel do nazifacismo renovado. A serpente está solta e o Totalitarismo de Direita é apenas um expectro da ignorância que invade as redes sociais.
IncrÃvel, fantástico, extraordinário! Se pensarmos na era da crença em Ovnis e cirurgias espÃritas, sem falar na perene crença na homeopatia, astrologia e psicanálise, o pessoal da sala de espera segue uma respeitável tradição de culto à ignorância.
Penso que apesar do obscurantismo recorrente, a grande mÃdia , em geral, não seja negacionista. Pois está então perdendo a famosa narrativa para as redes sociais e as fakenews, estimuladas internacionalmente .
Cuidado! Estão chegando na sua coluna...
Ruy, fora dos grandes centros a tal bolha já coalesceu. Tornou-se enorme e única.
Também procure não conversar com o médico para além do que te levou à consulta. A maioria deles ficaria bem à vontade nessa sala de espera.
Comentário cirúrgico (desculpe o trocadilho involuntário).
Quando se vai a um médico e na sala de espera tem mais de duas cadeiras, sai que é rabo. Com o descompasso do relógio do médico com o seu relógio, você corre o mesmo risco do Ruy.
Perfeito! Seu cometário fez eu lembrar de uma frase de rua durante a última ditadura militar: "mais que dois é bolinho, por isso: dispersa!".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Eles existem Voltar
Comente este texto