Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo de Lima Lima

    Dentre tantos paradoxos atuais, como pobre contra taxar bilionários, médico contra vacinas, mulher conservadora-machista, devemos analisar por que há preto nazista e até há um norte-americano q defende o regime escravagista? Há um deputado brasileiro q não reconhece o valor d Mandela. Por que há um brasileiro negro eleito pelo extrema-direita e anti-imigrante d Portugal, Chega?

    Responda
  2. José Cardoso

    É verdade. E isso acontece também com outros "diferentes". É o jogador negro capaz de dribles sobre-humanos, o oriental que produz de tudo, contra quem não dá para competir, o judeu com inteligência e cultura bem acima da média.

    Responda
  3. antonio brito

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Joao Benedito de Almeida

    Ótimo texto que retrata perfeitamente a dificuldade de ser negro neste país. E com toda essa dificuldade ainda ter pela frente do ministério que teria como obrigação dar consistência nesse debate temos uma Ministra da desigualdade racial tão despreparada para o cargo.Infelizmente.

    Responda
  5. jose fior neto fior

    De maneira consciente ou inconsciente, sempre fomos racistas em quase tudo. Os dizeres, típicos no sul (PR, SC, RS principalmente,)"ele é negro, mas negro de alma branca"; "o ano fica todo azarado, se a primeira pessoa que v. ver no dia 1 de janeiro for negra"; E por aí vai.

    Responda
  6. roberta melissa oliveira sales

    Concordo com o autor citado. E, já presenciei o que você passou.

    Responda
  7. JORGE CESAR BRUNO

    Infelizmente o Brasil é um país racista e desigual! Políticas públicas para minimizar ou ajudar a diminuir essa imensa desigualdade serem bem vinda, apesar dos racistas envergonhados, sempre se oporem ou tentarem sabota las! E ainda tem os inescrupulosos e irracionais, que insistem serem essas dores, vitimismo ou Mi-mi-mi!!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Xará, a Suprema Corte Americana não manda no Brasil.

    2. Paulo César de Oliveira

      Cotas são injustas porque, para cada cotista beneficiado, há um não cotista que tirou nota maior e ficou de fora. Tambem são inconstitucionais pois ter notas de corte diferentes conforme a cor da pele eh a própria definição de discriminação racial. Recentemente a Suprema Corte americana proibiu o uso de critérios raciais na seleção de universitários, considerando que isso representa discriminação racial.

  8. Elza Nogueira

    Muito bom o seu texto mas pq a sua foto está em Preto e Branco? Eu não à conhecia, gostei dos temas que vc estuda e batalha, já comecei a segui-la nas redes sociais. Se a idéia de deixa-la "transparente" foi do editor, não mais permita pois nós, mulheres negras, amamos a nossa cor.

    Responda