Lygia Maria > Ao separar a moral da política, esquerda mostra que é afeita à tirania Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lygia sendo Lygia. A esquerda erra em apoiar a Venezuela, mas a direita faz ainda pior quando apoia o genocida Netanyahu. E outra: os estratos médios e pobres querem uma economia liberal? Ok, liberdade econômica é importante mesmo, mas a direita defende isso somado a total falta de polÃticas sociais. Para você é fácil né Lygia, mas o povão tem que se contentar em ser manicure e Uber?
Parabéns à Lygia! É impressionante como a militância dos comentaristas aqui não conseguem se deparar com o óbvio. Sem argumentos e com um mico na sala pra cuidar, preferem mudar de assunto e continuar com a empáfia de sempre. A esquerda merece sua derrota nas urnas!
Marcelo, lamento informar mas a Vera Iaconelli eh psicanalista e psicanalise eh uma pseudociência. Assim, conclusões obtidas com base em princÃpios psicanalÃticos (fantasias inventadas por Freud) não tem valor.
Prezado Giovanni, bonito nome, mas a sua conclusão é muito feia. Sugiro que você leia o artigo de Vera Iaconelli, assim vai compreender que o atual fenômeno é descrito como as galinhas que votam na raposa. Freud explica isso, não tem nada a ver com ideologia é um problema psicológico mesmo.
Anete, Israel é um paÃs democrática, agora as outras relações de Bolsonaro, não justifica as de Lula!
Exato, uma democracia que implementou um apar theid ao povo pales tino. Is Rael é uma ferramenta do imperialismo estadunidense que no momento repete sobre o Oriente Médio o que foi feito contra o seu povo. A estrela de Davi hoje corresponde à suastica do século passado.
"Ver tem uma dimensão ética. Não ver, também. É uma escolha". Arrabalde, João Moreira Salles
87% da prefeituras do Brasil não estão com a esquerda! Ok. Vamos ver se consertam a pátria amada, agora! Será, Mestre Lygia? Kkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Como a moralista colunista se sente publicando num jornal cujo grupo cedeu veÃculos para as forças da repressão? Vem aqui dar aulas de moral e bons costumes com que autoridade?
Já pulei desse barco faz tempo!
Cuidado para não se afogar
Poucas vezes li uma coluna tão rasteira como esta. Além do claro maniqueÃsmo - como se amoralidade ou imoralidade fosse partidária - mistura polÃtica municipal com internacional e ignora por completo a história recente do paÃs e o contexto polÃtico atual, como a questão das emendas parlamentares e seu efeito nas eleições - "98% dos prefeitos mais turbinados com emendas se elegem", Folha, 09/10/24. Lamentável.
E o Maduro, hein? E o aborto, a sexualização das crianças nas escolas, os banheiros comunitários e esse tal do comunismo? Quem sabe dá para mudar um pouco a conversa? E as milhares de mortes na pandemia? E a invasão e destruição das sedes dos três poderes? Quanto custou ao paÃs a reconstrução? E a falsificação do cartão de vacina? E as joias trazidas de forma ilegal? E a tentativa de demolição do estado de direito com o intuito de dar um golpe? Etc.
Os processos contra o inelegÃvel já foram remetidos à PGR. Trata-se de uma questão de tempo, de dar seguimento ao rito legal das tramitações, para iniciarem à s acusações, direito de defesa e julgamentos.
Lula pode ter cometido equÃvocos, e cometeu muitos, como todos os seres humanos. Já o inelegÃvel cometeu vários crimes. As provas contra ele são inúmeras, evidentes e irrefutáveis, foram gravadas, fotografadas, auditadas, filmadas e arquivadas.
Digo: os equÃvocos do Bolsonaro não justifica os de Lula!
Anete os equÃvocos de um não justifica os do outro, no mÃnimo são iguais!
Aborto deveria ser uma questão feminina, singular, das que não desejam seguir com uma gestação. Trata-se de uma decisão já realizada nos paÃses desenvolvidos e em outros da América Latina. Quanto ao comunismo, sempre prestes a nos atacar, a maioria nem sabem do que se trata, é apenas uma estratégia antiga, empregada desde o governo Jango, para dar um golpe de estado ou vencer eleições. Quanto à questão sexual, uma presença constante na cabeça deturpada dos ultradireitistas, evidencia um moralism
Não Anete, não devemos deixar de comentar o absurdo de uma ditadura apoiada por militares em paÃs da América Latina nas matérias que tratam desse assunto. Os demais temas que você citou são importantes e devem ser comentados com reprovação nas matérias (e são muitas) que tratam deles.
Efetuei apenas uma ironia. A Venezuela como tema central e já desgastado dos ataques dos Bolsonaristas à esquerda, não passa de um desvio de rota, para encobrir o que está por vir, como consequência aos inúmeros crimes cometidos pelo inelegÃvel e sua tropa.
Há grave incoerência quando a esquerda defende a democracia e ao mesmo tempo não diz nada contra nossos vizinhas ditaduras na Venezuela, Cuba e Nicarágua! Em tempo: Sempre voto no menos ruinzinho! OrasilDemocraciaOcidental!
E as amizades de Bolsonaro com os governantes autoritários da Arábia Saudita, Israel, Hungria, Turquia e etc?
Israel, Arábia Saudita, Turquia etc
Lygia é da... PUC! Há... Tá entendido!
O único mérito da colunista é despertar, com seus testÃculos enviesados, debates interessantes entre leitores. Eu faço leitura dinâmica dos testÃculos e passo logo para os comentários dos leitores.
O corretor mudou textÃculos para testÃculos. Ato falho do corretor.
É isso: existe a esquerda moderna, arejada e honesta, como Boric no Chile ou mesmo Mujica no Uruguai, e existem os esquerdossauros do PT...
Falando em tirania, tudo JÓIA, Lygia Maria?
ditadura só é boa quando não atrapalha os negócios, e faz pi... cadinho de jornalistas, e ainda por cima dá presentes de diamantes
Um belo exemplar de pobre de direita. Do frango que faz propaganda para a Sadia. Do pobre que puxa saco dos endinheirados, achando que vai ser tratado como um deles. Triste!
A senhora deveria ler a coluna da sua colega Vera Iacolli.
A postura dócil do atual governo federal pátrio quanto à ditadura venezuelana sem dúvida é lastimável, mas não inusitada. Sempre foi notório o apreço de Lula e do PT por Nicolás Maduro e pela malfazeja conduta deste tirano de uma sofrida nação que desgraçadamente o tem como lÃder. É muitÃssimo triste ver no comando do Executivo brasileiro criaturas simpáticas a uma autocracia cujo aparato repressivo viola meninas e é entusiasmado praticante de torturas, sumiço de opositores e execuções sumárias.
Em relação à Rússia, a posição brasileira nada mudou de Bolsonaro a Lula. É que bolsonaristas e petistas mal disfarçam sua simpatia pelo tirano russo, o que compreendo perfeitamente no caso dos primeiros, já que Putin é o maior patrocinador da extrema-direita no mundo e dirige um regime protofascista. DifÃcil é compreender a simpatia da esquerda.
quer comprar um Rolex ou prefere um kit de diamantes?
E a postura de Bolsonaro frente a regimes autoritários, como Arábia Saudita, Hungria, Turquia, Rússia e outros?
E a postura de Bolsonaro com seus partidários da Arábia Saudita, Israel, Turquia e outros?
Como insistem nessa questão da Venezuela! Assim deixam de interrogar as guerras fabricadas pelos EUA, realizadas muitas vezes por mãos alheias, para manter sua hegemonia e tirania sobre o mundo. Há também o intuito de proteção da economia e indústria, para que a supremacia, o imperialismo estadunidense se eternize. E o projeto de Netanyahu de dizimar o povo palestino, para acabar de se apossar de suas terras? E os outros tantos paÃses com regimes autoritários?
E, sim, todos os paÃses latino-americanos devemos "insistir nessa questão da Venezuela", já que todos recebem milhares de refugiados por dia devido ao desastre humanitário venezuelano. Só o Estado de Roraima recebe mais de mil refugiados por dia . Não é pelo fato do PT não saber lidar com a questão de forma decente que devemos esquecê-la.
Enfim, o imperialismo americano serve de desculpa a todos os erros da esquerda. Como se venerandas democracias latino-americanas - a Costa Rica, Chile, Uruguai e Colômbia (esta última, também exportadora de petróleo) - estivessem a salvo de pressões imperialistas. O inimigo externo, verdadeiro ou falso, sempre foi a desculpa favorita dos tiranos e, pelo visto, do PT igualmente.
Não é razoável condicionar o aprumo da nossa esquerda à solução de todos os grandes problemas do mundo, e os erros dos outros não justificam nem fazem desaparecer os nossos, ao contrário do que pensam os bolsopatas ("e o Lula, hein?") e também os petelhos ("e Israel e os EUA, hein?").
Hegemonia benfazeja que necessita de quase 900 bases militares distribuÃdas em todo o planeta. Que é o maior produtor de armamentos vendidos para o mundo. Que dá golpe de estado, como fez com João Goulart, como fez com a presidente Dilma. Dispensamos!
Uma hegemonia para manter-se acima dos paÃses Latinos Americanos. Em 64, com a onda desenvolvimentista e avanço da esquerda, foram derrubados todos os governantes latinos. Começou no Brasil, que serviu de laboratório para o golpe e a instalação de regimes ditatoriais, que detonaram a economia desses paÃses. Além das atrocidades desumanas cometidas em nome do Estado, muitos paÃses não conseguiram se reerguer. Vamos retomar as leituras, à realidade dos fatos. A ditadura caiu de podre.
Não existe qualquer tirania dos EUA sobre o mundo, o que realmente existe é uma hegemonia benfazeja.
Disseste tudo Aniete.
Cara articulista, vc além de colocar toda a esquerda no mesmo balaio, sequer faz a distinção entre ideologia e conteúdo programático partidário. Pra começar pelo Governo, que recebe crÃticas diárias de parte da esquerda pelo Marco Fiscal, pelo corte em áreas sociais (até no BPC talvez) em busca do cálice sagrado do "déficit zero". Quanto ao apoio à ditaduras, se estivesse atenta, saberia que houve discórdia inclusive dentro do PT essa semana. Mas o pior é discussão "moral". Qual moral?
O moralismo imoral da extrema direita neofascista.,
Essa questão da Venezuela já deu o que tinha que dar. Ela engrossa os temas únicos e mais relevantes em relação a manutenção do fogo aceso e do ódio da extrema direita neofascista, como o tal do comunismo, aborto, LGBT, banheiros comunitários.
Embora o apoio à dita duras convenientes para os partidos de esquerda seja fato, é muito pouco provável que isto tem sido um fator determinante no fracasso em eleger prefeitos e vereadores nas últimas eleições. Tudo indica que a população está ficando mais conservadora ao votar, a questão é saber o que está levando a isto.
A esquerda não recebe joias valiosas de regimes autoritários, nem se esconde na embaixada da Hungria, logo após a tomada de seu passaporte e por medo de ser preso.
A população estaria “ mais conservadora” ou mais mal informada por conta dos falsos pastores, notÃcias falsas pelas redes sociais e por parte da grande imprensa.
O zap zap e outras redes sociais. E o reforço de artigos totalmente enviesados como esse que parece ter sido escrito por uma militante do MBL.
Foram as emendas secretas que elegeram os prefeitos e vereadores.
a senhora está totalmente errada sobre o que leva as pessoas a escolherem o prefeito. A ideologia é usada para rejeição,nas capitáis, numa estratégia de desconstrução de imagem que teve o projeto piloto na primeira eleiçao do trump e do brexit, com uso intensivo das redes. No mais é o velho coronelismo que impera no interior do Brasil. A esquerda, que nao tem certificado de moralismo, precisa piorar para alcançar a direita nestas estratégias.
Correto doutora. PrincÃpios de direitos humanos são universais. Os métodos da ditadura são bem conhecidos entre nós.
Não é toda a esquerda, mas apenas a bolivariana representada pelo PT. O PSB por exemplo não tem esse rabo preso.
Sim, Anete. A extrema-direita é tudo isso, mas desde quando a direita deve servir de referência e justificativa para a esquerda? O fato de Bolsonaro ser um candidato frustrado a ditador permite então a esquerda aplaudir ditadores bem-sucedidos em se eternizar no poder? Cardoso tem razão: o PT não é padrão para a esquerda, felizmente!
E a extrema direita neofascista representada por Bolsonaro, não é muito mais nefasta, reacionária, autoritária, golpista?
Só tem Venezuela nessa equação da colunista. Autoritarismo e violências grassam pelo mundo com apoio de paÃses desenvolvidos, como os EUA e ela só tem olhos pra Venezuela. Ditaduras simpáticas à (extrema) direita são solenemente ignoradas e curiosamente nessa cantilena eleitoral entre moral e polÃtica só o caso da Venezuela teria tido peso. Análise polÃtica eleitoral rasteira, de quem não entendeu nada efetivamente, como sempre aliás.
É dona Lygia, algumas respostas ao seu artigo, comprovam todas as suas premissas, inclusive que a esquerda nacional enfiou-se em seus próprios subacos e em suas ruinas, se essa carroça não mudar de direção e toada. Epa, e mudar esses velhos pangarés que a conduzem com seus carcomidos antolhos.
E mataram milhares de brasileiros na pandemia. Liberaram os órgãos de controle e prevenção, cooptaram as instituições.
A esquerda, nessa forma atual, já está respirando por aparelhos. Basta examinar a performance nas eleições recentes.
Nas eleições recentes quem saiu vitoriosa foram as emendas secretas criadas pelo inelegÃvel. Podemos pensar também na lavagem cerebral realizada durante anos pela Lava Jato, com auxÃlio da mÃdia empresarial. Não conseguiram destruir o PT, mas criaram um antipetismo estratégico, estrutural, convencional.
A situação da Venezuela não pode ser encarada de forma rasa. Trata-se de um paÃs que possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo, além de outras riquezas minerais. Fato que desperta a ganância ou cobiça dos EUA. Por considerar a América Latina um mero quintal estadunidense, e pela não entrega dessas reservas, o povo venezuelano sofre a anos com a imposição dos embargos econômicos. Não temos o poder de interferir nas decisões de outros paÃses, como não interferimos em Israel, Hungria etc
Isso não justifica uma ditadura que começou duas décadas atrás com Chaves e segue com o Maduro. Ela só existe para dar vida boa ao grupo que apoia o ditador. Não tem compromisso algum com a população e pouco se importa com o que os EUA fazem. O negócio é ma_mar, ma_mar e ma_mar, quantos anos for possÃvel.
Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui.
Não existe embargo à Venezuela. Antes ao contrário. Depois da reunião de Barbados os Estados Unidos passou a importar petróleo Venezuelano. Os recursos da exportação ficam sequestrados pelos chineses. Certo que tem grandes reservas pero expulsaram os técnicos e engenheiros colocando os militares, mais de mil generais, no poder. Agora com apoio da inteligência cubana estão avançando no modelo de repressão da obscura Havana.
Mas vc acha ou não acha que as eleições na Venezuela foram honestas, que os votos dados foram computados e não houve fraude?
Em meio a tantos regimes autoritários, autocráticos, ditatoriais mundo a fora, em meio a tantas atrocidades, aqui no Brasil todas essas violências existem ou se concentram apenas na Venezuela. Será que é por ser se tratar de um paÃs subdesenvolvido, da América Latina?
Isto seria uma inundação de refugiados polÃticos? Antes eram refugiados da ditadura, agora da democracia. Mas nunca houve inundação de refugiados polÃticos brasileiros nem na Europa nem nos EUA. Por mais que Anete queira.
Alexandre de Moraes acaba de autorizar a repatriação dos golpistas de 8/1, que fugiram da prisão.
Anete desconversando. Estes não são refugiados polÃticos e não inundaram os EUA ou Europa. Diz-se uma bobagem e distorce-se os fatos. Bem PT.
Sempre houve. Trata-se de um sonho antigo e atual de milhares de brasileiros, de desfrutar das maravilhas daquele paÃs. Sem pensar que serão tratados como seres de segunda classe.
Alexandre de Moraes acaba de autorizar a repatriação dos golpistas de 8/1. A investigações e denúncias em relação aos mandantes, participantes e apoiadores já chegaram à PGR. Agora é só uma questão de tempo, de dar seguimento aos ritos do processo legal.
Anete. Mas houve ou não houve inundação de refugiados polÃticos brasileiros na Europa e nos EUA ?
Xenofobia na veia. É o mesmo sentimento que os EUA e paÃses da Europa têm em relação aos brasileiros.
Lula recebeu uma banana e Bolsonaro recebeu joias valiosas pelos serviços prestados.
Anete. Realpolitik não é "wishful thinking". Nós somente podemos estender um tapete para Maduro e receber uma banana em troca.
Anete. Refugiados politicos brasileiros nunca. Talvez algumas centenas. Inundação tem na Europa agora com milhares de refugiados chegando pelo mar e por terra.
Será mesmo que nunca inundamos os EUA de refugiados?
Se podemos ter alguma influência na Venezuela, vamos estender essa influência até Israel.
Anete. Nunca inundamos a Europa ou EUA de refugiados em um número considerável. Podemos ter alguma influência na Venezuela. Nenhuma no Oriente Médio. Justificar um crime com a existência de outro é um argumento puramente evasivo.
Será que podemos comparar os atos autoritários de Maduro com as atrocidades cometidas por Netanyahu contra o povo palestino, com o claro intuito de dizimá-los?
Os EUA e os paÃses da Europa sempre foram inundados de refugiados do Brasil.
Não. É por tratar-se de um paÃs fronteiriço, devedor contumaz do Brasil e caloteiro. Nos inunda de refugiados. Há outros paÃses cometendo crimes parecidos, mas isto não isenta Maduro. Existe um aspecto geopolÃtico. Sem falar que aqui podemos ter uma certa influência que é nula alhures.
Para mostrar seu patriotismo, os extremistas de direita brasileiros levam em suas manifestações bandeiras de Israel. Netanyahu, primeiro ministro de Israel, e amigo de Bolsonaro, segue com seu intuito de dizimar o povo palestino, através da fome, tortura e das mais diversas atrocidades. Se descobrem que há um lÃder terrorista em um prédio, hospital ou escola, lançaram uma bomba e matam todos os que ali se encontram.
Os atos de Maduro na Venezuela devem ser condenados e repudiados, mas o que representam eles frente ao que Netanyahu vem fazendo contra o povo palestino, com intuito de dizimá-los?
O os dirigentes do PT, com receio de serem presos, esconderam e receberam apoio da embaixada da Hungria, após perderem o passaporte em uma operação policial. Viktor Orban é um lÃder autoritário da extrema direita, que compartilha a mesma pauta conservadora de Jair Bolsonaro.
O PT mantém uma forte amizade com paÃses autoritários. Recebeu joias valiosas da Arábia Saudita. Trouxe esses presentes escondidos ou de maneira ilegal para o Brasil, tentou vender nos EUA, e foi pego pela polÃcia.
O processo em relação ao mandante e demais apoiadores do golpe já chegou à PGR. Aguardem!
Estou do lado do raciocÃnio lógico, dos fatos, da realidade.
Anete, a assessora criativa de Moraes para assuntos do PT.
Mais uma vez a ilustre autora mostrando e demonstrando com argumentos válidos e dados verdadeiros o que qualquer cidadão minimamente consciente e equilibrado intui, sabe e aponta: o caminho da decência e da ética exclui os posicionamentos estúpidos e militantes, distópicos e alienados, contraditórios e criminosos do PT.
Criminosos e amigos de governantes de paÃses com regimes autoritários, como Israel, Hungria, Turquia, PaÃses Ãrabes e outros.
Lygia sempre pondo em apuros o cercadinho do Lulad. Rebatem com ironias e com gracinhas sem graça! Argumentos embasados? Nenhum!
Lula não possui cercadinho ou picadeiro em frente ao Alvorada.
Discordo do PT em muitas coisas, algumas delas bastante óbvias. Mas o mau jornalismo bota meu saco na lua. Sem precisar de foguete do Elon musk, a folha deve achar que isso é progresso tecnológico. PelamordeLênin e do Jesus da Goiabeira...
Esse assunto requentado da Venezuela já deu… todos sabemos o que a Lygia defende, nem precisa mais disfarçar.
Quem vai dizer é Alexandre de Moraes, o STF. Aguardem! O processo já foi enviado à PGR.
Não deu ainda não. Lula ainda não disse com todas as letras que a eleição foi fraudada.
Já cansou! É como se fosse o único regime autoritário no mundo. E os outros, inclusive os apoiados pelo inelegÃvel?
Moro numa cidade de médio porte no interior de Minas, e vejo famÃlias de venezuelanos pedindo esmola na rua. Dos 8 milhões de venezuelanos que fugiram, muitos vieram para cá. Então a crise venezuelana é um assunto brasileiro que deve sim pesar nas escolhas dos eleitores.
E os brasileiros realizando no exterior serviços que os nativos não fazem?
Por que venezuelanos iriam pra uma cidade do interior de Minas Gerais, uai. Fala o nome da cidade pra gente, vai.
Parte da esquerda se apresenta como o monopólio da virtude. Mas as contratações são intensas. Como pedir prisão perpétua aos golpistas de 08 de janeiro e ao mesmo tempo legitimar Maduro? Mas os "progressistas" do PT entendem que está tudo certo.
Por aÃ...
Para mim, é fundamental o problema de não rechaçar uma ditadura latino americana sustentada pelas forças armadas, como é o caso da Venezuela. O governo do Chile, é de esquerda, mas compreende a gravidade da situação. O nosso governo deve ter um bom motivo para fazer vista grossa diante desse perigo, mas a imprensa nacional parece não querer investigar isso.
Anete, todas as ditaduras devem ser condenadas, e sou contra estados autoritários de qualquer natureza, mas a proximidade da Venezuela e a natureza da sustentação do poder neste paÃs, faz dela um caso muito perigoso para todos os paÃses da América do Sul. Alias, você poderia ter dito tudo que disse, mas sem esquecer de dizer que condena veementemente a ditadura do autocrata insensÃvel que é Maduro. Passar pano para um ditador citando outras ditaduras é um posicionamento inaceitável.
Vamos deixar de olhar apenas uma árvore pequena, subdesenvolvida, para poder observar a floresta inteira. Que tal rechaçar o imperialismo americano, os regimes autoritários, teocráticos, ditatoriais mundo a fora, de Israel, Turquia, Arábia Saudita, Hungria etc?
De fato. Não estão cobrando de Lula um posicionamento. Ainda não o ouvimos dizer que a eleição venezuelana foi fraudada.
Vamos rechaçar todos os regimes autoritários na Hungria, PaÃses Ãrabes, Israel, Rússia e outros.
Vista grossa ao retrocesso?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Ao separar a moral da política, esquerda mostra que é afeita à tirania Voltar
Comente este texto