Blogs Sobre Trilhos > Restos de locomotivas enterrados em SP contam muito do passado ferroviário Voltar
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O poder dos grandes empresários sempre estiveram acima das necessidades do paÃs como um todo. O abandono das ferrovias reflete essa situação porque atendeu à pressão da indústria automobilÃstica e dos EUA.
Dói o coração. A tristeza invade os pensamentos. Sou neto de ferroviário que atuou na região de São Carlos/SP. Viajei muito de trem com minha mãe partindo de Rio Claro/SP. A valorização das rodovias levou ao desprezo das ferrovias em um paÃs de contornos continentais. Absurdo! Espero que todo esse abandono seja revisto e voltemos a viajar de trem. Trem é sinônimo de modernidade e turismo.
"quando um amigo o enviou fotos" = "quando um amigo LHE enviou fotos".
Esse é um crime no qual nem gosto de pensar. E não foram os militares que iniciaram esse processo. Foram alguns governantes civis, mal-intencionados, cujos nomes nem vale a pena lembrar. Que fiquem enterrados na história.
Um dos maiores crimes contra o Brasil foi ter trazido, nos anos cinquenta, a indústria automobilÃstica. Graças a isso, acabou, num PaÃs Continental, com as Ferrovias. Agora, a falta de visão dos oportunistas polÃticos, vai,igualmente, punir o futuro, como no passado. Os oportunistas polÃticos só pensam no presente, não tem a visão de plantar hoje o futuro.
Foi o maior crime. Em vez de seguir o mundo, com uma agricultura capaz de gerar excedente para investimento na indústria, os polÃticos do Brasil assassinaram o transporte ferroviário. Fizemos a escolha da indústria automobilÃstica como carro chefe de um economia, que é manca até hoje. Porém, os polÃticos vivem como nababos. Para eles funcionou.
Cumprindo ordens do capitalismo predatório imposto ao Brasil pelo EUA, generais, juÃzes, polÃticos, venderam a alma em troca de grana e executaram e ou omitiram na destruição de todo sistema ferroviário no Brasil. Fomos o terceiro no mundo, hoje somos o último quando de trata de paÃs continental. Triste uma nação onde o vale tudo por dinheiro é quem manda.
Quem começou a acabar com as Ferrovias foi um Oportunista civil.
Acabar com as ferrovias, que funcionavam exemplarmente (meu avô, funcionária da Paulista, dizia que os cidadãos acertavam seus relógios pelos da empresa), foi um crime lesa-pátria.
Basta escavar qualquer rua principal do centro velho da cidade de São Paulo, que lá irão "aflorar" os trilhos e restos de linhas de bondes implantadas pelo Cons. Antonio Prado, quando Prefeito de SP no inicio do Século XX e que o incúria dos governantes seguintes enterraram, para que o povo de SP pudesse usufruir do excelente serviço de transportes públuicos dos dias atuais. Nos EUA as ferrovias foram fator de crescimento economico e riqueza, aqui viraram peças arqueológicas. Triste destino.
Muito triste! O Brasil ( governantes, empresários, acadêmicos , população em geral e , até a imprensa) enxerga a ferrovia como coisa do passado ou atração turÃstica. Estações , as pouquÃssimas que ainda estão de pé, viram museu e viajar de trem , somente em passeios de curta distância. Não a vemos como um meio de transporte seguro e mais barato. De fato, perdemos o trem da História.
Faltou governo no passado, para não permitir o abandono de uma estrada que já estava pronto. As ferrovias fazem falta, para um saudosista como eu.
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