-
Petrônio Alves Corrêa Filho
O poder dos grandes empresários sempre estiveram acima das necessidades do país como um todo. O abandono das ferrovias reflete essa situação porque atendeu à pressão da indústria automobilística e dos EUA.
-
José Ricardo Ferreira
Dói o coração. A tristeza invade os pensamentos. Sou neto de ferroviário que atuou na região de São Carlos/SP. Viajei muito de trem com minha mãe partindo de Rio Claro/SP. A valorização das rodovias levou ao desprezo das ferrovias em um país de contornos continentais. Absurdo! Espero que todo esse abandono seja revisto e voltemos a viajar de trem. Trem é sinônimo de modernidade e turismo.
-
Sandra de Amo
"quando um amigo o enviou fotos" = "quando um amigo LHE enviou fotos".
-
Antonio Neto
Esse é um crime no qual nem gosto de pensar. E não foram os militares que iniciaram esse processo. Foram alguns governantes civis, mal-intencionados, cujos nomes nem vale a pena lembrar. Que fiquem enterrados na história.
-
neli faria
Um dos maiores crimes contra o Brasil foi ter trazido, nos anos cinquenta, a indústria automobilística. Graças a isso, acabou, num País Continental, com as Ferrovias. Agora, a falta de visão dos oportunistas políticos, vai,igualmente, punir o futuro, como no passado. Os oportunistas políticos só pensam no presente, não tem a visão de plantar hoje o futuro.
-
Antonio Neto
Foi o maior crime. Em vez de seguir o mundo, com uma agricultura capaz de gerar excedente para investimento na indústria, os políticos do Brasil assassinaram o transporte ferroviário. Fizemos a escolha da indústria automobilística como carro chefe de um economia, que é manca até hoje. Porém, os políticos vivem como nababos. Para eles funcionou.
-
-
Severo Pacelli
Cumprindo ordens do capitalismo predatório imposto ao Brasil pelo EUA, generais, juízes, políticos, venderam a alma em troca de grana e executaram e ou omitiram na destruição de todo sistema ferroviário no Brasil. Fomos o terceiro no mundo, hoje somos o último quando de trata de país continental. Triste uma nação onde o vale tudo por dinheiro é quem manda.
-
Alfredo Placido Delatti
Basta escavar qualquer rua principal do centro velho da cidade de São Paulo, que lá irão "aflorar" os trilhos e restos de linhas de bondes implantadas pelo Cons. Antonio Prado, quando Prefeito de SP no inicio do Século XX e que o incúria dos governantes seguintes enterraram, para que o povo de SP pudesse usufruir do excelente serviço de transportes públuicos dos dias atuais. Nos EUA as ferrovias foram fator de crescimento economico e riqueza, aqui viraram peças arqueológicas. Triste destino.
-
amauri alvares
Muito triste! O Brasil ( governantes, empresários, acadêmicos , população em geral e , até a imprensa) enxerga a ferrovia como coisa do passado ou atração turística. Estações , as pouquíssimas que ainda estão de pé, viram museu e viajar de trem , somente em passeios de curta distância. Não a vemos como um meio de transporte seguro e mais barato. De fato, perdemos o trem da História.
-
adenor Dias
Faltou governo no passado, para não permitir o abandono de uma estrada que já estava pronto. As ferrovias fazem falta, para um saudosista como eu.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.